Roteiro Gramado e Canela: Final de Semana ou 2 Dias

1 01-03:00 dezembro 01-03:00 2019 7 Por Equipe Garfo & Mala
(Last Updated On: 26 26-03:00 novembro 26-03:00 2019)

Viajar é estar em movimento, certo?

Então não importa se o roteiro é curto ou longo, o que importa é estar passeando e conhecendo novos lugares sempre. Por isso montei este roteiro que acabamos de fazer em Gramado, na Serra Gaúcha de um final de semana.

Conhecida por ser um destino de inverno e pelo seu Natal iluminado, Gramado e Canela são destinos para visitar o ano inteiro. Afinal, tem eventos e atrações para todo o ano.

Todavia, tem algumas atrações clássicas e ainda por cima gratuitas, que você não pode deixar de conhecer! Fiz este roteiro juntamente com a M Consultoria de Viagens. Mesmo que o seu tempo por lá seja curto. Então, veja a seguir uma sugestão de final de semana pela Serra Gaúcha.

MELHOR FORMA DE USAR O ROTEIRO DE FINAL DE SEMANA EM GRAMADO, NA SERRA GAÚCHA

• Esse roteiro foi feito em ordem do que fazer em Gramado. Isto é, chegando num sábado de manhã e indo embora final de tarde de um domingo.
  • Todas as visitas e passeios em Gramado eu fiz sem correria, considerando um tempo para curtir e tirar fotografias, que adoro. Fiz maior parte delas com o celular (Iphone XS) e outras com a câmera (Canon).
  • Ao final do post deixei um link com várias outras dicas de locais para visitar em Gramado, caso estique seu final de semana por lá.
  • Divirta-se, porque Gramado e Canela são duas cidades encantadoras!

Leia também: Snowland Gramado, o Parque de Neve das Américas

ROTEIRO DE FINAL DE SEMANA EM GRAMADO E CANELA COM A M CONSULTORIA DE VIAGENS

Preciso contar para vocês como foi que montei este roteiro com a M Consultoria de Viagens. A primeira coisa que a consultoria fez foi me perguntar que o tempo que eu tinha disponível, valores que consideraria gastar e as minhas preferências, já que o roteiro é montado de forma customizada.

Com meu perfil de viajante montado, a M Consultoria de Viagens montou um roteiro e agenda com os lugares e atrações para eu visitar. Dessa forma, o meu trabalho como viajante foi ir apara Gramado e aproveitar as atrações. A única coisa que não definimos antecipadamente foi onde faríamos as refeições, porque gosto de fazer isso no meu tempo e conforme minha fome.

ROTEIRO DE FINAL DE SEMANA EM GRAMADO E CANELA

Esse roteiro de final de semana em Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, é perfeito para você conhecer esse lugar lindo e alguns dos seus pontos turísticos clássicos.  Sugiro chegar à cidade de Gramado ou Canela ainda de manhã. Isso vai te ajudar a economizar uma noite de hotel e ainda fica com o dia inteiro para aproveitar.

Vou sugerir este roteiro, baseado no que fiz em Gramado juntamente com a M Consultoria de Viagens. Ou seja, considerarei um sábado e um domingo.

SÁBADO – ROTEIRO GRAMADO

1.    CENTRO DE GRAMADO

Comece passeando pela Avenida Borges de Medeiros, a principal de Gramado. Sugiro que visite a Igreja Matriz, a Fonte do Amor Eterno, logo depois dê uma passadinha no Palácio dos Festivais e escolha um local para almoçar na Rua Coberta ou escolha entre um dos restaurantes a quilo da rua São Pedro (a rua paralela atrás da Igreja da Borges de Medeiros).

Depois do Almoço, ali mesmo na Rua Coberta, dê uma passadinha no Rasen Platz (local que serve petiscos e pratos germânicos, além de cerveja artesanal de Gramado e música folclórica). Se animar, conheça o Bier Park, o museu da cerveja interativo que fica ali dentro do Rasen.

Endereço: Rua Coberta

Como chegar: sugiro que vá com o carro ou pegue um Uber da rodoviária.

*Fui assim que cheguei passear pelo centrinho de Gramado, porque ainda não estava no horário de fazer o checkin na Pousada. Se for se hospedar em Canela, sugiro que faça o mesmo em Canela, passeie pelo centrinho da cidade que também é super fofo.

2.    CHECKIN NA POUSADA

Assim que estiver com o horário liberado e já tiver curtido estes pontos turísticos do centro, pegue o carro e vá até a pousada para fazer o checkin, tomar um banho e deixar as coisas. Eu fiquei hospedada na Pousada Recanto da Lua, linda e super confortável, além de próxima do centro – 25 minutos caminhando ou 6 minutos de carro.

Seguros Promo

Endereço: Rua Antônio Accorsi, 322, Bairro Bavária, Gramado

Como chegar: de aplicativo, carro ou caminhando.

Horário: Checkin das 14h às 23h. Checkout das 6h às 12h.

Valor: faça sua reserva na Pousada Recanto da Lua aqui!

** Mas se você preferir descansar um pouco e sair mais tarde sugiro que reserve pelo menos 3h para os passeios que vou recomendar a seguir.

5. MINI MUNDO

Mini Mundo é uma das atrações mais antigas de Gramado. Com 36 anos de existência, adoro passear por lá desde pequena e não me canso de admirar as pequenas réplicas de lugares de todo o mundo. Um mundo visto em formato miniatura, ao ar livre, onde foram recriados cenários do cotidiano, em sua maioria brasileiro e europeu. Este parque mantém viva a criança que existe dentro nós!

Endereço: Rua Horácio Cardoso, 291 – Gramado

Como chegar: com o Bustour que tem parada bem em frente do Mini Mundo, de carro ou Aplicativo.

Horário: diariamente das 9h às 17h.

Valor: Ingresso Infantil (de 3 a 15 anos) ou Sênior (acima de 60 anos) custa R$21. Ingresso Adulto é R$42.

***O Mini Mundo é um lugar incrível e vai encher seus olhos com tantos cenários lindos. Vale a pena a visita. Se estiver ficando tarde e não quiser is hoje ao Lago Negro não tem problema, porque amanhã passaremos por lá. Mas mais rápido…

4. LAGO NEGRO

Um dos símbolos e dos locais mais românticos de Gramado é o Lago Negro. Mas ele foi construído não com este intuito e sim, a partir de uma pequena nascente, para recuperar a área depois de um grande incêndio. Aliás, os pinheiros das margens foram trazidas da Floresta Negra, na Alemanha. E no verão as hortênsias azuis é que dão o colorido ao local, já no inverno são as azaleias que florescem no seu entorno. Aliás, vai ser difícil você resistir a um passeio de pedalinho pelo lago.

Endereço: Rua A. J. Renner, s/n, Gramado

Como chegar: com o Bustour (tem parada ali), vá de carro alugado (tem estacionamento no parque em volta – cuidado com os locais com placas de proibido estacionar) ou peça um aplicativo (uber, 99pop) até o local.

Horário dos Pedalinhos: diariamente das 8h30 às 18h.

Valor: pedalinho cisne: R$ 20 (2 pessoas, 20 min.); pedalinho caravela: R$ 30 (2 adultos e 2 crianças, 20 min.)

**** Dê uma volta na pista em volta do Lago Negro e se estiver no clima das compras, tem várias lojinhas de souvenires no entorno. Para os amantes do Chimarrão, vale a pena levar uma canga e tomar um chimarrão no gramado em volta do Lago Negro. Se organize pra ir direto dali jantar ou passe na pousada/hotel para tomar banho e trocar de roupa.

5. JANTAR EM GRAMADO

Minha dica de jantar em Gramado é você provar a clássica fondue e para degustar esta delicia eu recomendo dois lugares, os quais provei e gostei muito. Confira aqui:

Fondue em Gramado: Conheça a Sequencia Suíça do Malbec

Onde Comer o Melhor Fondue em Gramado: Restaurante Colosseo

**** Já deve estar cansado. Mas depois do jantar, podes dar uma voltinha pra baixar a comida pelas ruas da volta ou volto para o hotel/pousada para descansar.

DOMINGO – ROTEIRO GRAMADO E CANELA

1. CAFÉ DA MANHÃ NO HOTEL/POUSADA

Agora é acordar e desfrutar de um belo café da manhã na Pousada que estávamos hospedados (Pousada Recanto da Lua). Um café da manhã reforçado faz toda a diferença durante uma viagem, você concorda? Afinal, ele propicia ânimo para que o dia comece bem!

Endereço: na Pousada Recanto da Lua – Gramado

2. BUSTOUR GRAMADO E CANELA

Ali próximo da pousada fica uma das paradas do Bustour de Gramado. Neste caso bem em frente ao Hotel Laghetto, que fica na Av. das Hortênsias. Fomos até ali caminhando (cerca de 5 minutos caminhando – 500m). Chegamos ali, utilizamos a câmera do celular para ler o QR Code que nos mostrou o tempo que demoraria a chegar o ônibus (8 minutos). Foi ele chegar e embarcamos em direção ao Snowland.

Endereço: Parada 21 do Bustour – Av das Hortênsias, 829 – Gramado

Como chegar: Fomos caminhando da Pousada.

Horário: diariamente das 8h50 às 18h30.

Valor: Compre aqui o seu ticket do Bustour.

*** Sugiro que pegue o ônibus o mais cedo possível para que tenhas tempo de conhecer e fazer as paradas nas atrações que queres conhecer e também tempo para almoçar.

3.    PARADAS

Escolha as paradas que queres fazer. Mas lembre-se que tens que controlar o tempo, caso contrário não conseguirás fazer todo o planejado. Nós optamos por parar no Parque do Caracol para conhecer. Ficamos ali cerca de 2h30 para que pegássemos novamente o ônibus. Pegamos ele então voltando do Parque dos Bondinhos Aéreos que já visitamos e amamos em direção a Gramado. No trajeto paramos também na Parada 18, da Sapatus porque queríamos conhecer o Museu do Perfume. Ali ficamos cerca de 1h, porque o local é pequeno. Bora embarcar novamente no Bustour. Então fomos até o centro de Gramado para almoçar. Optamos pela galeteria Di Paolo, que a agente ama. Depois de comer uma voltinha pela Praça das Etnias e pegamos o Bustour novamente para irmos até a nossa parada final e voltar apara a Pousada para fazer as malas e descer a Serra.

DICAS GERAIS DA SERRA GAÚCHA

ONDE FICAR EM GRAMADO E CANELA

Confesso que não é difícil escolher onde ficar em Gramado. Basta definir as suas prioridades e o quanto quer gastar, porque opções não vão faltar. Meus bairros favoritos são o Planalto, o Centro e o Bavária. Para hospedagem mais barata você tem que buscar em Canela, cidade vizinha, neste link! Mas antes veja a lista por bairros em Gramado:

A. CENTRO

• Eleganz Hostel & Suites: localização incrível, seguro, limpeza excelente, bom atendimento e café da manhã ótimo. Dormitórios masculinos, femininos, suítes, quartos quádruplos, quarto família com banheiro compartilhado.
  • Hospedagem Saint Peter: preço super em conta, bem localizado, quarto simples, limpo e bem cuidado. Quartos com banheiros privativos.
  • Apartamento Vacanze Parque da Vinícola: apartamento de 3 dormitórios, excelente localização, silencioso, confortável.
  • Hotel Laghetto Stilo Borgeslocalização perfeita, café da manhã incluído, quartos super limpos, localizado a 3 minutos caminhando da Rua Coberta.
  • Pousada Belluno: apartamento mobiliado e bem decorado, localização excelente, confortável.
  • Wood Hotel: hotel boutique super estiloso, aconchegante, bem localizado, quartos privativos e gastronomia incrível.

B. BAIRROS PRÓXIMOS

• Hostel Britânicoboa localização, organizado, com café da manhã excelente, bom para conhecer outros viajantes, dormitórios mistos, dormitórios femininos, quartos privativos e suite família.
  • Pousada Tango: simples, mas com atendimento excelente, boa localização, café da manhã caseiro.
  • Pousada Recanto da Lua: quartos individuais, excelente localização, bom atendimento, confortável, limpo, com café da manhã incluído e bom.
  • Suite Lago Negro: 400m do Lago Negro, suite com ar condicionado, wifi, recepção 24 horas, limpeza excelente, atendimento incrível.
  • Hotel Ritta Höppner: quartos privativos, super limpos, café da manhã delicioso e localização próxima ao centro.
  • Villa Berti: hotel boutique, boa localização (5 minutos carro do centro), decoração incrível, atendimento incrível, café da manhã exclusivo.

Leia Também: O 1º Resort da Serra Gaucha: Whyndham Gramado Termas Resort & Spa

QUANDO IR PARA A SERRA GAÚCHA – GRAMADO E CANELA

Não existe melhor época para ir pra Gramado na minha opinião, porque na realidade depende do que você quer ver. Durante o inverno as temperaturas são mais baixas, já nos meses de verão acontece o Natal Luz. Se você quiser ver a Serra Gaúcha florida tem que ir na época de primavera. Já no outono vai poder aproveitar a Páscoa e ver as cores do outono nos plátanos e arvores da cidade. Ou seja, tem Serra Gaúcha para todos os gostos, durante o ano todo. Qualquer hora é hora de ir! Mas se é frio que procura, a melhor época é entre maio e agosto.

• Janeiro: o mês mais quente do ano em Gramado e Canela. A temperatura de Gramado em janeiro pode chegar a 32C° (de dia) e 14C° (à noite). E para aproveitar os dias mais quentes, nada melhor que conhecer as atrações de natureza ou fazer um Tour das Cervejas Artesanais, concordas? E se fores no início do mês ainda pode aproveitar o Natal Luz que se estende até a segunda semana do mês.
  • Fevereiro: este é considerado um mês de baixa temporada em Gramado e Canela, mas lógico, tirando a época de Carnaval. Uma dica de passeio para o mês de fevereiro na Serra Gaúcha é fazer o Passeio da Vindima. Inclusive, nessa época, muitos hotéis fazem promoções, perfeito para aproveitar a Serra Gaúcha gastando menos. A temperatura varia entre 16 e 28° C.

• Março: as temperaturas começam a cair um pouco, mostrando que o outono se aproxima: mínima de 15° C e máxima de 25° C. A cidade neste mês ganha decoração com motivos de Páscoa.
  • Abril: mês que dá inicio ao outono. Uma dica de passeio nessa época do ano é conhecer a Rua João Alfredo Schneider que é arborizada e as folhas das árvores começam a ganhar tons laranja e vermelhos e a cair. É lindo! As temperaturas variam entre 12 e 22° C.
  • Maio: mais um mês considerado de baixa temporada e bom para aproveitar os dias de sol, sem chuva. Bom para fazer passeios ao ar livre em Gramado e Canela. As temperaturas já estão mais baixas e variam de 10 a 18°C. A paisagem fica linda com as cores do outono.
  • Junho: mês que dá início ao inverno na Serra Gaúcha, uma das estações mais charmosas do ano e muito procurada pelos viajantes. Também é o mês do dia dos Namorados, quando os casais apaixonados escolhem a Serra Gaúcha para comemorar a data. A Noite Suíça do Malbec, com degustação de fondues é uma ótima opção para a época. As temperaturas variam entre 8 e 16°C.

• Julho: este é o mês mais frio do ano em Gramado e não é raro os termômetros marcarem mínimas abaixo dos 10ºC. Além disso, pode registrar temperaturas negativas, quando acontecem as geadas. Mas não é muito comum nevar nesta época. Aliás, a última vez que nevou em Gramado foi em 2013, mas no final do mês de agosto. Esse também é o período de férias escolares e considerado altíssima temporada. Por isso, reserve sua hospedagem com bastante antecedência.
  • Agosto: mês de inverno e frio em Gramado, mas as temperaturas já sobem um pouquinho, variando entre 9 e 18°C. Esse é o mês do Festival de Cinema de Gramado, muito badalado pelas celebridades que circulam por lá.
  • Setembro: o início da primavera deixa Gramado e Canela ainda mais bonitos, repletos de cores e flores. Contudo é um mês considerado de baixa temporada e quando mais chove por lá. Perfeito para quem quer economizar nas hospedagens e ainda curtir as cidades mais calmas.

• Outubro: neste mês começa o movimento em Gramado e Canela. Pois o Natal Luz inicia e em outubro acontece o Festival de Gastronomia também. As hortênsias começam a florescer no final deste mês e as temperaturas começam a subir, variando entre 12 e 22°C.
  • Novembro: a época de primavera deixa Gramado e Canela mais coloridas e neste mês você já pode passear a pé pelas cidades para conferir a decoração de Natal e a iluminação noturna que deixa ambas as cidades ainda mais lindas! É também quando começa a ficar mais quente, variando entre 14 e 24°C
  • Dezembro: mês de altíssima temporada na Serra Gaúcha. É também mês de férias escolares e Natal Luz. Durante o dia faz muito calor, mas a noite esfria um pouco, então é bom levar um casaquinho! As temperaturas variam entre 15 e 28ºC.

TRANSPORTE EM GRAMADO E CANELA

• Uber / 99pop: Tem Uber e 99pop em Gramado e Canela.
  • Bustour: um dos transportes que vale a pena utilizar, principalmente para quem viaja sozinho ou quer conhecer mais de uma atração no dia.
  • Carro Alugado: minha sugestão de transporte em Gramado e Canela, acho que o carro te ajuda a visitar de forma confortável vários lugares no mesmo dia, principalmente se está em família. Faça uma cotação de aluguel de carro com retirada no Aeroporto de Porto Alegre aqui!

CHEGANDO E SAINDO DA SERRA GAÚCHA

• Aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre): Você pode alugar um carro e pegá-lo no aeroporto ou reservar um transfer direto para sua pousada.
  • De Porto Alegre de Ônibus: A empresa Citral de ônibus possui linhas regulares e translado no trajeto do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, direto até Gramado e Canela com tickets que custam entre: R$43,60 e R$ 62,20. Confira e compre sua passagem aqui!

Agora não tem mais desculpa para adiar a viagem para a Serra Gaúcha, né?!

Ficou com dúvida? Tem sugestões? Escreve aqui nos comentários!

VEJA TODOS OS ARTIGOS DO QUE FAZER E CONHECER EM GRAMADO E CANELA!

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem para qualquer local, mesmo no Brasil. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!

Gostou deste Roteiro de Gramado? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!

PASSAGEM AÉREA

Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial da Passagens Promo!

HOSPEDAGEM

Reserve AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

AIRBNB

Se preferir tem o AIRBNB, que disponibiliza um cupom de até R$179 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo nosso cupom. Receba o seu CUPOM DE DESCONTO AIRBNB e use em qualquer destino.

CHIP DE CELULAR

COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo. É fácil de usar e você terá internet sempre!

ALUGUEL DE CARROS

Precisa ALUGAR um CARRO? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

SEGURO VIAGEM

E não se esqueça do SEGURO VIAGEM. Na Seguros Promo além de ser a mais barata, usando nosso código GARFOEMALA5 você garante 5% de desconto e se pagar no boleto garante ainda mais 5%. Se preferir pagar no cartão de crédito, poderá parcelar em até 6x sem juros.

PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?

Peça já a sua indenização! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo VOETRANQUILO.

PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NOS DESTINOS BRASILEIROS

Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, compra de ingressos de atrações turísticas e opções de gastronomia. Atividades turísticas em várias cidades do Brasil. Fique a vontade aqui no nosso link e Explore Seu Destino!

Já fez as malas?

CONHECE O FACEBOOK E INSTAGRAM DO BLOG?

Receba nossas novidades por e-mail!

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )