Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Onde Comer em Belém do Pará: Restaurantes, Bares e Mais

melhores restaurantes de belém do pará

Índice


A gastronomia é um dos grandes motivos para conhecer o Pará, um dos estados mais interessantes do Brasil!

Para te ajudar a planejar uma aventura gastronômica no Pará, fiz uma seleção caprichada com dicas testadas e aprovadas de lugares onde comer em Belém do Pará.

Então vamos começar?

 

ONDE COMER EM BELÉM DO PARÁ: 13 LUGARES INCRÍVEIS

casa do saulo das onze janelas

Belém recebeu o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia concedido pela Unesco e tornou-se uma referência mundial em gastronomia.

Com ingredientes únicos, sabores inusitados e muita personalidade, a gastronomia paraense é uma verdadeira aventura e, Belém do Pará é o epicentro de toda essa originalidade gastronômica.

Mas vale lembrar que essa lista é resultado da nossa viagem a Belém, onde visitamos diversos restaurantes incríveis, os melhores restaurantes da cidade.

 

O QUE COMER EM BELÉM: PRATOS TÍPICOS

Remanso do peixe belém

Mojica de caranguejo

Considerada uma das culinárias mais “brasileiras” do Brasil, a gastronomia do Pará tem cultura indígena como sua maior influência, mas também carrega heranças portugueses e africanos.

Os elementos encontrados na região da Amazônia formam a base de seus pratos, mas você vai encontrar  também camarão, caranguejo, pato, assim como peixes, nas receitas. Mas todos temperados com folhas e frutas nativas da região.

PATO NO TUCUPI

bolinho de pato no tucupi

Bolinho de pato no tucupi!

Esse é provavelmente o prato típico mais conhecido do Pará!

Feito com o tucupi, que nada mais é que um caldo amarelo extraído da mandioca e com um sabor azedo. Logo após ser extraído, ele é venenoso e não pode ser consumido imediatamente. Por isso, é necessário que ele passe por um longo cozimento, que pode levar até uma semana.

Seguro Viagem 12x sem juros

Provavelmente você vai encontrar o tucupi com outras carnes e peixes, mas o pato é com certeza a melhor escolha. Ele é servido com arroz, folhas de jambu refogadas e farinha de mandioca.

MANIÇOBA

maniçoba

 

Do tupi Maní, deusa da mandioca. A maniçoba é conhecida como “feijoada paraense” por levar praticamente os mesmos ingredientes que a nossa famosa feijoada.

Mas ao invés do feijão, é a maniva (a planta da mandioca) o ingrediente principal, que depois de moída, deve ser cozida durante, pelo menos, uma semana para eliminar a toxicidade (ácido cianídrico) para perder a toxicidade. Depois desse processo, adicionam-se as carnes.

O prato costuma ser servido com arroz, farinha d’água e molho de pimenta-de-cheiro a gosto.

TACACÁ

Restaurante Ver o açai

Tacacá

De origem indígena, o Tacacá carrega cultura e história de gerações para as mesas dos paraenses.

Ele lembra uma sopa, é servido em cuias e vendido pelas “tacacazeiras“, geralmente ao entardecer, nas esquinas das principais ruas das cidades paraenses, sobretudo em Belém.

Essas cozinheiras que fazem o tacacá, são consideradas Patrimônio Cultural Imaterial de Belém. O prato é constituído de uma mistura que leva tucupi, goma de tapioca cozida, jambu e camarão seco.

CARURU

O caruru é uma espécie de pirão feito com quiabo, camarões secos e inteiros, tempero verde (alfavaca e chicória), farinha de mandioca bem fina e azeite de dendê.

É um prato que também se encontra na culinária baiana e está ligado às práticas religiosas do candomblé. No Pará, ele é servido com arroz e molho de pimenta.

CARANGUEJO

unha de caranguejo

O caranguejo é uma proteína muito consumida no Norte brasileiro e pode ser achado facilmente nos mercados municipais das cidades. São inúmeros os pratos que tem essa iguaria com ingrediente principal.

Os que eu mais gostei foi a Unha de Caranguejo (uma espécie de coxinha de galinha, mas feita com a carne do caranguejo desfiada, uma delícia!), a mojica e a casquinha.

AÇAÍ

Point do Açaí

Açaí paraense

Muito conhecido e adorado pelos brasileiros, no Pará e em todos os estados da região amazônica, o açaí é um acompanhamento indispensável na hora da comer: ele pode ser consumido de diversas formas com farinhas, grãos e peixes (sim, peixes!).

No Norte, o açaí não leva açúcar, nem frutas, nem xarope de guaraná para adoçá-lo. Além disso, ele é servido in natura, consumido em temperatura ambiente, o que preserva o gosto forte e bem característico da própria fruta, além de uma cor mais encorpada e textura mais cremosa.

Provei o açaí sozinho com as farinhas. Mas preferi comer ele com um pouco de açúcar e com farinha de tapioca.

PEIXES DE RIO (ÁGUA DOCE)

O Pará conta com uma grande extensão de rios nos quais habitam as mais diversas espécies de peixe de água doce, como por exemplo, o Pirarucu, o tambaqui, o filhote (meu preferido pra sempre!) e muitos outros transitam entre os pratos paraenses em diferentes preparos.

Sejam eles cozidos, grelhados, fritos, com molhos, na moqueca, na caldeirada e até mesmo com crosta de ervas ou castanha-do-pará! Além disso, eles costumam comer estes peixes acompanhados de legumes, farinha, arroz e até mesmo açaí!

FRUTAS REGIONAIS

Especialmente no Mercado Ver o Peso e redondezas, quanto na Ilha do Marajó, as frutas estão por todo canto, nas bancas, nos bancos, carregadas nos carrinhos e nos quintais, ainda por colher ou caídas no chão.

Não volte do Pará sem ter provado as frutas que só tem por lá, como por exemplo, o bacuri, o taperebá, cacau, cupuaçu, gabiroba, bacaba, biribá e tantas outras.

CHOCOLATE DA ILHA DO COMBU

Chocolates da Ilha do Combu

Chocolates da Filha do Combu

Esse chocolate é diferente do chocolate industrializado que estamos acostumados a comer. Um dos melhores que já comi, porque é feito de forma artesanal com produtos naturais, sem adição de nenhum ingrediente industrializado.

Seu sabor é intenso! Você pode comprar as barrinhas na lojinha da Casa do Chocolate da Ilha do Combu, ou também em vários estabelecimentos de Belém.

Comprei várias na lojinha da Ilha e, foi aqui que provei o melhor brigadeiro da vida. Trouxe, também, os nibs de cacau, que são maravilhosos, pena que logo acaba! Não saia de lá sem provar essas maravilhas!

BISCOITOS MONTEIRO LOPES

Biscoito Monteiro Lopes

Biscoito Monteiro Lopes

Esse biscoito é o queridinho dos paraenses, ele nasceu em Belém do Pará em homenagem à duas famílias, cujos filhos se casaram e criaram a receita, no século XIX.

Lembrou da história de Romeu e Julieta, mas não é! Esse casamento rendeu a união de cores e sabores num só biscoito, nascendo assim o Monteiro Lopes.

Ele tem um sabor especial, é daqueles que derretem na boca e tem recheio de cupuaçu. Há quem diga que ele só existe no Pará.

OUTRAS IGUARIAS

É óbvio que você não vai deixar de provar a típica Castanha do Pará, deliciosa e fresquinha. No ver o peso você poderá prová-la inclusive crua, assim que é retirada da casca.

As farinhas também são bem diferentes das nossas. Como por exemplo a Farinha d’água, que é uma farinha bem mais grossa e crocante, que no Pará eles comem com praticamente tudo, principalmente no açaí. Provada e aprovada!

Já a Farinha Amarela, a que eu mais gostei, com ela é possível fazer uma farofa incrível. E não podemos esquecer de falar da Farinha de Tapioca também é muito apreciada na região, super leve e branquinha como a neve, lembra até isopor picado.

farinhas paraenses

Farinha de Tapioca e a Amarela – Belém (PA)

O Jambu é uma planta da região que eles usam em quase tudo! Ou seja, você com certeza vai provar tanto na comida quanto na cachaça. Na comida, ele me pareceu mais leve e sem muita sensação de treme-treme.

na cachaça o jambu é bem mais aparente, tem que prova para perceber, mas posso já adiantar que sua língua ficará formigando um pouquinho. Isso porque esta planta tem uma substância anestésica natural.

cachaça de jambu

 

ONDE COMER BEM EM BELÉM DO PARÁ: MELHORES RESTAURANTES

  1. REMANSO DO PEIXE

Remanso do Peixe é conhecido como um dos melhores restaurantes de Belém do Pará. Tradicional e clássico, ele também é conhecido como “Velho Remanso”.

Com a cozinha especializada em peixes, serve moquecas, caldeiradas paraenses, bolinhos em um espaço simples, mas bastante acolhedor.

O mais difícil foi achar o local, porque o restaurante fica em uma ruela, que durante a noite fica fechada por um portão.

Isto é, ele fica no final desta rua estreita, e vale lembrar que não existe nenhuma placa indicando o local. Além disso, olhando de fora, parece uma casa.

Nós comemos de entrada uma casquinha e uma mojica de caranguejo e como prato principal uma moqueca (para duas pessoas).

Para arrematar, de sobremesa, pedimos um pavê de cupuaçu com farofinha de chocolate da Ilha do Combú. Amamos, vale a visita!

Endereço: Conj. Célso Malcher, 64. Belém – PA

Horário de Atendimento: de terças à sábados das 11h30 às 15h30 e das 19h às 22h30. Domingos aberto somente para o almoço, das 11h30 às 15h30. Fecha nas segundas-feiras.

 

  1. CASA DO SAULO DAS ONZE JANELAS

Esse restaurante foi uma grata surpresa na nossa visita a Belém, ninguém havia indicado, fomos jantar lá, sem pretensões.

Aqui funciona uma restaurante e pub, que serve cervejas especiais, bem como drinks.

Provamos vários de autoria da casa, mas também tem os clássicos. Para comer o local serve releituras incríveis da cozinha brasileira e paraense.

Aliás, o serviço é simplesmente impecável! Além disso, o local conta com um lindo salão e mesas na varanda com vista para o rio. Uma delícia de ambiente, voltaria mais mil vezes lá, vale cada real gasto!

Endereço: Na Casa das Onze Janelas – R. Siqueira Mendes, S/N – Cidade Velha. Belém – PA

Horário de Atendimento: de terças a domingos das 11h às 22h.

 

  1. POINT DO AÇAÍ

Restaurante point do açaí

Point do Açaí

O restaurante Point do Açaí  também é um clássico de Belém. Porque ele serve comida paraense típica e tem açaí e peixes para todos os gostos.

Esse restaurante fica bem pertinho da Estação das Docas. A dica aqui é que você experimente o peixe (recomendo o filhote) com açaí e farinha, bem do jeitinho que os paraenses amam!

Endereço: Blvd. Castilhos França, 744 – Campina. Belém – PA

Horário de Atendimento: de segundas a sábados das 08h às 22h30. Fecha aos domingos.

 

  1. VER O AÇAÍ RESTAURANTE

Fomos conhecer este restaurante que homenageia o mercado Ver-o-Peso e o açaí. A culinária paraense é exaltada por aqui. Então se quer provar algo bem regional, sem releituras, esse é o lugar para provar a culinária regional.

O local é bem colorido, bonito e descolado, com vários ambientes diferentes e bacanas. Além disso, o restaurante possui uma boa linha de cervejas artesanais, inclusive com rótulo próprio, a Ver-a-Cerva, além de servir e fazer drinks com a sua própria cachaça de Jambú, a Ver-a-Cana.

Por aqui provamos o tacacá, assim como a maniçoba. Amei a maniçoba, a cara dela não é das mais bonitas, mas o gosto é incrível, recomendo!

Endereço: Tv. Dom Pedro I, 599 – Umarizal. Belém – PA

Horário de Atendimento: diariamente das 11h30 às 16h. E a noite de quarta a sábado das 18h30 às 23h45.

 

  1. SORVETERIA CAIRU

Se você já pesquisou sobre Belém, certamente já ouviu falar desta sorveteria. Ela é mais um clássico da cidade porque serve sorvetes incríveis feitos com as frutas regionais.

Possui mais de 50 anos de história produzindo sorvetes artesanais feitos com frutas típicas do Pará. Além disso, ele é uma excelente opção para o calor de Belém.

Experimentei os sabores: mestiço (tapioca com açaí) e o carimbo (castanha do Pará com cupuaçu), amei os dois! Mas tem também de bacuri, tapereba, castanha do pará, cupuaçu, muruci, araçá, uxi e muitos outros.

Você pode pedir uma provinha antes de comprar, o preço não é dos mais baratos, mas vale a pena!

Endereço: Av. Boulevard Castilhos França | Estação das Docas, Belém – Pará

Horário de Atendimento: diariamente das 10h às 24h.

 

  1. AMAZON BEER GASTROPUB

Aproveite a visita na Estação das Docas para sentar neste restaurante e cervejaria. Foi aqui que comemos os melhores petiscos e a melhor Unha de Caranguejo. Mas o cardápio tem desde petiscos até refeições.

A marca é produtora de cervejas artesanais, feitas com ingredientes locais. Ou seja, aqui é o lugar perfeito para você experimentar a cerveja da Amazônia e comer bem em Belém.

Eu não sou a maior fã de cervejas, mas o Carlo que ama, adorou a IPA Cumaru, feita com a baunilha da Amazônia, levemente picante.

Endereço: Av. Boulevard Castilhos França | Estação das Docas, Belém – Pará

Horário de Atendimento: diariamente das 10h às 24h.

 

  1. RESTAURANTE KAKURÍ NA ILHA DO COMBU

Para almoçar na Ilha do Combu, você precisa pegar um barco/lancha na Estação Hidroviária Princesa Isabel. A travessia leva só 10 minutos, pois a ilha fica bem perto da capital paraense.

Ao pegar a lancha vão te perguntar onde quer ir, em qual restaurante. Os restaurantes mais bacanas da Ilha do Combu são: kakuri, Chalé da Ilha, Saldosa Maloca e o Aho. Nós paramos no Kakuri, onde almoçamos uma moqueca de peixe filhote, maravilhosa!

Não faça que nem eu, que não fui com roupa de banho. Todos os restaurantes tem entrada para tomar banho de rio, esse fica na margem do Rio Guamá. Fiquei bem frustrada por não ter levado meu maiô.

Ah, esse restaurante fica de frente para Belém, que está na outra margem, a vista é bem linda!

Endereço: Ilha do Combú, Belém – PA
Horário de Atendimento: sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

 

  1. CASA DO CHOCOLATE DA ILHA DO COMBU

Izete Costa, mas mais conhecida como dona Nena, é a responsável pela Casa do Chocolate da Ilha do Combu. Ela comanda uma produção de chocolate e cacau amazônico 100% orgânico na Ilha do Combu.

Ela produz cerca de 80kg de chocolate por mês, que são feitas barras, pó de cacau, nibs, brigadeiros e outros produtos que são vendidos ali na lojinha no Combu e em alguns lugares em Belém.

O sabor do chocolate da Ilha do Combu é intenso e maravilhoso, ou seja, merece muito a visita!

Endereço: Ilha do Combú, Belém – PA

Horário de Atendimento: sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

Como ir até a Ilha do Combu!

 

MAIS RESTAURANTES EM BELÉM DO PARÁ

Vou deixar aqui mais dicas de restaurantes que me indicaram, mas que não deu tempo para a gente conhecer. Ou seja, temos motivos para uma próxima visita!

 

  1. RESTAURANTE MANJAR DAS GARÇAS

Recebemos indicação de várias pessoas para conhecer esse restaurante. Ele é uma referência de onde comer em Belém e já foi eleito o melhor restaurante da cidade.

Fica dentro do parque ecológico Mangal das Garças.

No almoço ele funciona no sistema de buffet e no jantar à la carte.

Endereço: Rua Dr. Assis s/nº – Parque Ambiental Mangal das Garças, Cidade Velha

Horário de Funcionamento: De terças à sábados, das 12h às 16h e das 20h às 24h. Domingo, das 12h às 16h.

Leia também: Parque Mangal das Garças em Belém do Pará: Passeio Imperdível

 

  1. COMPLEXO TURÍSTICO VER-O-RIO

Ver-o-Rio é um ponto turístico bastante visitado, em Belém do Pará. Ele é uma grande área que fica de frente para a baía do Guajará no bairro do Umarizal.

O local conta com muita natureza, banquinhas de comidas típicas, bares, shows musicais, cultura e uma exuberante paisagem.

Além disso, você pode passear pelo calçadão, feito com pedras portuguesas e um marégrafo (aparelho que mede o nível da maré).

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº

Horário de atendimento: Local público aberto 24 horas.

 

  1. RESTAURANTE AVENIDA

Restaurante Avenida é um tradicional local onde comer em Belém do Pará, assim como um dos mais antigos da capital paraense, construído em 1945, com uma linda vista para a Basílica de Nazaré.

Esse tradicional restaurante, com ambiente simples, serve pratos típicos do Pará como a pescada amarela e o pirarucu, conta com pratos que servem duas pessoas.

Endereço: Avenida Nazaré, 1086. Belém – PA

Horário de Atendimento: de terças a domingos das 11h30 às 15h45 e das 19h30 às 23h45.

Cardápio: Restaurante Avenida

 

  1. PIZZARIA XÍCARA DA SILVA

Localizada no bairro Umarizal, a pizzaria Xícara da Silva possui 6 pizzaiolos que preparam a massa e a cobertura de todas as pizzas assadas no forno a lenha.

São cerca de 27 sabores e entre as mais pedidas estão a marguerita, portuguesa, vêneto (mussarela, parmesão e berinjela ao alho) e a que leva o nome da casa, com presunto cru, azeitona e parmesão salpicados com manjericão.

Outra muito procurada é a paraense, com molho de tomate, jambu (também conhecido como agrião do pará), mussarela e parmesão, tremeee!

A decoração do salão interno da casa é toda feita com peças de artesanato, lustre de ferro, cadeiras de vime com toalhas feitas a mão.

Xícara da Silva é uma pizzaria bem concorrida e uma das indicações que recebemos de onde comer uma boa pizza em Belém.

Endereço: Av. Visc. de Souza Franco, 978A – Reduto, Belém – PA

Horário de Atendimento: diariamente das 18h30 às 23h30.

Pizzaria Xícara da Silva

 

  1. SANTA CHICÓRIA

A chef Ilca Carmo está à frente do Santa Chicória, um espaço gastronômico que engloba restaurante e empório que prioriza a experiência da comida artesanal.

Azeites, pães, temperos, tudo preparado de um jeito cuidadoso. Além disso, o espaço é bem decorado e aconchegante, que nas paredes painéis e tem uma das famosas grafitagens da artista plástica Dri-k Chagas.


O destaque do cardápio vai para a deliciosa cheesecake de frutas vermelhas.

Endereço: Avenida Senador Lemos, 565, Umarizal Belém/PA

Horário de Atendimento: de terças a sábados das 12h às 15h e das 19h às 23h30. Domingos e segundas abre somente para o almoço das 12h às 15h.

Santa Chicória

 

Depois dessas dicas incríveis que trouxemos aqui de onde comer bem em Belém do Pará para facilitar sua vida e seu roteiro de viagem pela capital paraense.

Me conta nos comentários se gostou das dicas de onde comer e se tem algum restaurante top para nos indicar em Belém!

 

ONDE SE HOSPEDAR EM BELÉM

Quando visitamos Belém nos hospedamos em 2 hotéis diferentes, um antes de irmos a Alter do Chão e outro na volta.

Ambos muito bem localizados, o Mercure Belém e o Ibis Styles Nazaré. Adoramos os dois e conseguimos um preço bem bom com uma oferta do Booking!

Mas, também tem outras opções com excelente localização como o Gran Mercure Belém, Atrium Quinta das Pedras Belém, Radisson Belém ou Bristol Umarizal Belém.

Para opções ainda mais econômicas, inclusive hostels, faça uma busca aqui!

 

CONFIRA ABAIXO MAIS DICAS DE VIAGEM PARA O PARÁ

 

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é essencial para qualquer viagem, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados longe de casa. Então, não fique sem proteção na sua viagem.

Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!

 

Gostou das Dicas de Onde Comer em Belém do Pará? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!

PASSAGEM AÉREA

Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial do NOSSO PARCEIRO!

HOSPEDAGEM

RESERVE AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL COM INTERNET

COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo e use nosso cupom para ganhar 15% de DESCONTO: GARFOEMALA. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!

ALUGUEL DE CARROS

Precisa ALUGAR um CARRO? Na nossa parceira de aluguel de carros a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

SEGURO VIAGEM

E não se esqueça de contratar o seu SEGURO VIAGEM com o nosso link comparador de seguradoras e garanta o melhor preço!

PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?

Peça já a sua indenização de até 15 mil! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2 anos. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo NOSSO PARCEIRO

PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NO BRASIL E NO MUNDO

Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, tours guiados gratuitos (free walk), compra de ingressos de atrações e opções de gastronomia. Então fique a vontade para pesquisar aqui no NOSSO LINK e explorar seu destino!

Já fez as malas?

CONHEÇA O YOUTUBE E INSTAGRAM DO BLOG!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

5 comentários

  • Deisy disse:

    Adorei esse roteiro gastronômico, já salvei para quando tiver com viagem marcada para Belém.

  • LIDIANE MARA SILVA COSTA disse:

    Adorei suas dicas de onde comer em Belém do Pará! Esses dias achei uma sorveteria que tem essas frutas diferentes que você comentou. Eu experimentei o bacuri e o taperebá, gostei! Já o açaí, não me adaptei, prefiro esse que temos no Sudeste, que é doce (menos saudável).

  • Dani Mi disse:

    Belém é uma delícia! Tirando o calor, claro kkkk Eu também fui a Ilha só Combu e Marajo. Amei!
    Os sabores do norte são bem marcantes e inesquecíveis!

  • Marcella disse:

    A comida paraense é a melhor do Brasil!!! Fiquei salivando de vontade de conhecer esses bares e restaurantes em Belém! Que delícia!

O Blog tem mais vida quando você participa. Deixe seu comentário!

error: Conteúdo protegido!

Inscreva-se Agora!

Receba uma planilha de Planejamento de Viagens, descontos e novidades!