Procurando dicas de o que fazer em Belém do Pará?
Então você chegou no lugar certo. Reuni aqui dicas do que você não pode deixar de fora do seu roteiro na capital paraense.
Vou te apresentar lugares lindos, bem como cheios de história, cores e sabores da capital do Pará.
Esse destino incrível é uma mistura maravilhosa da cultura dos negros escravizados, com os índios e europeus. Éééééégua, Belém é bom demais!
O QUE FAZER EM BELÉM DO PARÁ: DICAS IMPERDÍVEIS DA CAPITAL PARAENSE
Belém é a capital do estado de Pará, uma cidade portuária que é a porta de entrada para Amazônia.
Banhada pelo rio Guajará, seu bairro Cidade Velha à beira-rio, preserva a arquitetura colonial portuguesa, tanto nas igrejas como nas casas com azulejos coloridos e ainda preserva uma fortificação do século XVII.
Além disso, é aqui que acontece a famosa festa do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do mundo!
Belém é terra de gente hospitaleira e simpática, de sabores únicos, belezas amazônicas e muita história.
Neste post vou deixar minhas dicas das melhores atrações para visitar em Belém do Pará, assim como uma sugestão de roteiro para você aproveitar ao máximo sua visita a capital paraense.
Mas antes de você começar a planejar sua viagem à Belém do Pará, preciso dizer que nas segundas-feiras quase nada está aberto! Então tente usar uma segunda-feira para o dia de deslocamento para outro local ou para relaxar!
Então, quer saber o que fazer em Belém? Vem comigo!
QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA IR A BELÉM DO PARÁ?
A diferença aqui é entre os meses mais chuvosos e menos chuvosos. Apesar que os belenenses nos falaram que lá chove todos os dias, quase sempre mesma hora, mas por pouco tempo.
De qualquer forma, vou passar para você, com base na média, quais os meses mais e menos chuvosos, ok?!
Meses que chove menos: de junho a novembro.
Meses que chove mais: dezembro a maio.
Vale lembrar que a altíssima temporada acontece em outubro, especialmente no segundo final de semana, quando acontecem as principais procissões do Círio de Nazaré!
Então se decidir vier nesta época, prepare-se para transitar entre multidões.
Sendo assim, com base na quantidade de chuva, a melhor época para ir a Belém é de junho a novembro.
COMO CHEGAR E SE DESLOCAR EM BELÉM DO PARÁ
A forma mais comum de chegar à Belém do Pará é de avião. Afinal, o Aeroporto Internacional de Belém Val-De-Cans (BEL) recebe voos diretos das principais capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, entre outras.
COMO ALUGAR UM CARRO EM BELÉM DO PARÁ:
Um ótimo meio de transporte para conhecer Belém é um carro alugado. Nós sempre usamos o site da Rentcars, que é um comparador, perfeito para você escolher a locadora e a categoria de carro para alugar, mas sempre comparando os preços!
Além disso, esta plataforma garante o melhor preço, as melhores condições, com pagamento em reais podendo ainda ser parcelado no cartão de crédito e sem IOF. FAÇA JÁ UMA COTAÇÃO!
O QUE FAZER EM BELÉM: DICAS IMPERDÍVEIS DE PASSEIOS PELA CIDADE E ARREDORES
Vamos então as 20 dicas imperdíveis de o que fazer em Belém do Pará!
E para você que nos acompanha aqui no blog, vou deixar de bônus no final deste post: 3 dicas de roteiros de viagem em Belém, redondinhos, com dicas de o que fazer em Belém em 2, 3 e 4 dias de viagem. Se prepare, porque Belém é de tremer!
- Visite o Mercado Ver-o-Peso
- Forte do Presépio
- Museu do Encontro
- Museu do Círio
- Casa das Onze Janelas
- Museu de Arte Sacra de Belém
- Catedral Metropolitana de Belém
- Ladeira do Castelo
- Estação das Docas
- Mangal das Garças
- Espaço São José Liberto
- Theatro da Paz
- Parques e Praças de Belém
- Igrejas de Belém
- Círio de Nazaré
- Museu Paraense Emílio Goeldi
- Culinária paraense
- Complexo Turístico Ver-o-Rio
- O Que Fazer a Noite em Belém
- Ilha do Combu: Bate-e-volta de Belém
- Ilha do Marajó: Bate-e-volta de Belém
- Igarapé de Santa Isabel do Pará: Bate-e-volta de Belém
- Ilha de Cotijuba: Bate-e-volta
- Ilha de Mosqueiro: Bate-e-volta de Belém
- Ourém: Bate-e-volta de Belém
-
MERCADO VER-O-PESO
A primeira e talvez a mais importante dica de o que fazer em Belém do Pará, assim como a mais óbvia, é visitar o Mercado Ver-o-Peso, que fica localizado no bairro Campina, às margens do rio Guamá.
Ele fica entre a Estação das Docas e o Forte do Presépio.
O nome Ver-o-Peso tem origem no posto de fiscalização alfandegária onde se media o peso das mercadorias e os impostos devidos à Coroa Portuguesa.
Desde 1626, até hoje, ele é o coração pulsante de Belém. Aliás, seu conjunto arquitetônico foi tombado pelo IPHAN em 1977.
Com o tempo o Ver-o-Peso, se tornou um dos maiores mercados a céu aberto da América Latina, assim como um importante ponto turístico, cultural e econômico de Belém.
Por isso ele é um ponto imperdível, apesar de não muito organizado, onde você encontrará os aromas e sabores do Pará. Além disso, tem plantas medicinais, condimentos e essências da floresta.
Ah, mas não deixe de conferir as garrafinhas da Beth Cheirosinha são verdadeiras poções mágicas! Porque aqui todos os ‘problemas’ tem uma solução, como o amansa sogra, afasta chifre, entre outros!
Os peixes são vendidos dentro do Mercado de Ferro. Já a feira ao ar livre fica colada ao Mercado e é gigante, onde você vai encontrar de tudo um pouco.
Desde frutas, castanhas, tucupi, maniva, farinhas e muito outros itens comestíveis! Até artesanato, que vale a pena comprar umas lembrancinhas e pechinchar valores.
Aliás, este é o lugar para comprar cachaça de jambu e experimentar a castanha do Pará, descascada na hora e crua.
Mas se quiser provar uma comida autêntica, a dica é almoçar no Box da Lucia (nº 37/38).
Endereço: Blvd. Castilhos França – Campina, Belém – PA
Horário de Funcionamento: de segundas à sábados das 05h às 18h30. Fecha aos domingos.
Valor Entrada: Gratuito
-
COMPLEXO TURÍSTICO FELIZ LUSITÂNIA
Essa parte fica na Cidade Velha, chamada de Complexo Feliz Lusitânia, que era como os colonizadores portugueses costumavam chamar a antiga cidade de Belém.
Esta região fica em torno da Praça Dom Frei Caetano Brandão, no centro histórico de Belém (a 350 metros do Mercado Ver-o-Peso) e inclui outras atrações.
Um dos seus principais atrativos é a vista para a baía do Guajará e do Forte do Castelo. Além disso, você encontrará:
- Forte do Presépio
- Museu do Encontro
- Casa das Onze Janelas
- Museu de Arte Sacra (Igreja de Santo Alexandre)
- Museu do Círio
- Catedral Metropolitana de Belém
- Ladeira do Castelo (Rua Siqueira Mendes)
FORTE DO PRESÉPIO
Um lugar lindo, que tem que ser visitado! Ele também é chamado de Forte do Castelo de Belém e foi construído em 1616.
O Forte do Presépio faz parte deste Complexo chamado Feliz Lusitânia e, foi a primeira construção da cidade, bem como o local de sua fundação. Esta fortaleza tinha o intuito de proteger a cidade e a região amazônica de invasores holandeses e franceses.
Hoje em dia ele funciona como museu, que guarda relíquias de guerra, como por exemplo, canhões originais intactos e uma linda vista da baía do Guajará.
O circuito externo do forte é chamado de “Sítio Histórico da Fundação da Cidade“, onde estão expostos os vestígios arquitetônicos, canhões e metralhadoras de diversos períodos da fortaleza. Atualmente, no seu interior, fica o Museu do Encontro.
Endereço: Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha, Belém – PA
Horário de Funcionamento: parte externa do forte – 24 horas
Valor Entrada: parte externa do Forte não tem custo de entrada.
MUSEU DO ENCONTRO
No interior do forte fica o Museu do Encontro, que conta com uma sala de exposição permanente, onde você encontrará peças de cerâmica tapajônica e marajoara.
Além disso, você encontrará muita cultura material recolhida no próprio sítio histórico: fragmentos de cerâmica e porcelana, balas, moedas, entre outros objetos.
Mas não deixe de reparar nos muiraquitãs, que são amuletos indígenas de pedra talhada em formato de sapo.
Endereço: dentro do Forte do Presépio
Horário de Funcionamento: de terças a domingos das 09h às 17h. Fecha nas segundas-feiras (lembra que eu falei né?!)
Valor Entrada: R$5,00 por pessoa (abril 2021). Para idosos, PCDs, crianças de até 12 anos, professores e estudantes com identificação, a entrada é gratuita.
CASA DAS ONZE JANELAS
Essa casa linda vai te levar para uma viagem no tempo, para a época da colônia portuguesa. O prédio que abriga a Casa das Onze Janelas é hoje um dos mais importantes centros culturais do Pará e da região Norte do Brasil.
Ela foi originalmente projetada pelo arquiteto italiano Antonio Landi, no século XVIII, em estilo colonial. E abriga um bonito acervo de arte contemporânea, um restaurante e café, ou seja, um excelente lugar para relaxar e tomar algo às margens da baía do Guajará.
Endereço: Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n. Cidade Velha, Belém – PA
Horário de Funcionamento da Sala Ruy Meira: de terça-feira a domingo, de 9h às 17h, fecha às segundas-feiras.
Valor Entrada: preço único de R$5. Para pessoas a partir de 60 anos, PCDs, crianças de até 12 anos, professores e estudantes com identificação atualizada, a entrada é gratuita.
MUSEU DE ARTE SACRA DE BELÉM
A Igreja e Colégio de Santo Alexandre foram a sede da Companhia de Jesus na cidade de Belém do Pará na época do Brasil Colônia.
A igreja teve o início da sua construção por volta de 1698 e a inauguração em março de 1719 e, é um belo exemplo da arquitetura jesuítica no Brasil (barroco Amazônico). Este antigo complexo jesuíta é um dos mais importantes do país e hoje abriga o Museu de Arte Sacra do Pará.
Ele conta com um acervo com cerca de 320 peças expostas no primeiro andar do palácio episcopal e no corpo da igreja. Entre elas: pintura, talha, gesso, prataria e outros objetos litúrgicos. Todos eles são provenientes do acervo jesuítico, assim como da cúria metropolitana da cidade.
O prédio também conta com áreas dedicadas ao restauro e biblioteca, além de loja e galeria de arte.
Endereço: Praça Frei Brandão, s/n – Cidade Velha, Belém – PA
Horário de Funcionamento: de terças a sextas-feiras das 10h às 17h. Sábados e domingos das 09h às 13h. Fecha nas segundas-feiras.
Valor Entrada: R$5,00 por pessoa.
MUSEU DO CÍRIO
Se você não visitar Belém na época do Círio de Nazaré, a visita neste museu pode ser uma boa opção para conhecer mais sobre esta manifestação religiosa tão importante.
Porque neste museu você vai encontrar tudo sobre a fé e devoção a Santa. Isso tudo, através de fotos das procissões, da réplica da imagem de ‘Nazinha” (apelido carinhoso a Senhora de Nazaré), pedaços da corda e muito mais.
O local é pequeno, mas emocionante. Vale a pena conhecer!
Endereço: Rua Padre Champagnat, s/n – Cidade Velha, Belém – PA
Horário de Funcionamento: fechado temporariamente pela pandemia
Valor Entrada: R$5,00 por pessoa
CATEDRAL METROPOLITANA DE BELÉM
Essa catedral é a sede da Arquidiocese de Belém e também parte integrante do complexo histórico e religioso da cidade velha, chamado de Feliz Lusitânia.
Também conhecida como Sé de Belém, ela foi fundada em 1616, e fica quase em frente ao Forte do Presépio.
Essa Catedral Metropolitana é um dos importantes palcos das comemorações do Círio de Nazaré.
Então quando visitar a igreja, não deixe de olhar para os lindos afrescos que decoram o teto, para as varandas laterais e o belo órgão que fica no segundo andar, considerado o maior da América Latina.
Endereço: Praça Dom Frei Caetano Brandão – Cidade Velha, Belém – PA
Horário de Funcionamento: durante a semana das 08h às 12h e das 14h às 19h. Finais de semana das 08h às 12h e das 16h às 20h.
Valor Entrada: gratuita
LADEIRA DO CASTELO
Também conhecida como Rua Siqueira Mendes, essa foi a primeira rua de Belém! Ela fica localizada ao lado do Forte do Presépio, ligando a Praça da Sé com a Feira do Açaí.
Endereço: Rua Siqueira Mendes
Horário de Funcionamento: aberta 24 horas – local público
-
ESTAÇÃO DAS DOCAS
Nós nos apaixonamos por este local, fomos mais de uma vez lá para almoçar. Por isso, considero a Estação das Docas uma atração imperdível em Belém.
Ele é um complexo turístico e gastronômico que se estende por 500 metros de orla fluvial, no antigo porto de Belém, construído no século XIX.
Três dos galpões de ferro inglês foram restaurados, e dentro deles você encontrará restaurantes, bares, lojas, espaço culturais, bem como um terminal de passageiros.
Ou seja, aqui na Estação das Docas você poderá aproveitar pelo menos algumas horas do seu dia!
Minha dica aqui é que você coma uns petiscos, como uma unha de caranguejo na Amazon Beer enquanto degusta uma das cervejas artesanais da marca.
E por fim, experimente um dos exóticos sabores de sorvete da famosa Sorveteria Cairu que tem um quiosque nas Docas.
Se o calor não incomodar, sente na parte externa, que tem uma vista incrível e uma boa pedida é curtir o pôr do sol.
Ah e não deixe de tirar uma bela foto neste cartão postal de Belém. Os lindos guindastes amarelos que ficam na orla foram fabricados nos Estados Unidos, no começo do século XX.
Endereço: Av. Mal. Hermes, S/N – Campina, Belém – PA
Horário de Funcionamento: de segundas a sábados das 10h às 24h. Domingos das 09h às 24h.
Valor Entrada: Gratuito
-
PARQUE MANGAL DAS GARÇAS
Mesmo se tiver pouco tempo na cidade, tente visitar este belo parque zoobotânico. Ele foi criado com a intenção de revitalizar uma área alagada de 40.000 m², às margens do Rio Guamá.
Aqui fica o Farol de Belém, o mirante do rio, o borboletário, um viveiro de aves, um pequeno museu, muita vegetação e, obviamente, muitas garças brancas glamurosas.
Além disso, o local conta com um dos mais renomados restaurantes de Belém do Pará, o Manjar das Garças.
Por isso afirmo novamente, o Mangal das Garças é um passeio que não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em Belém!
Endereço: R. Carneiro da Rocha, s/n – Cidade Velha, Belém – PA
Horário de Funcionamento: de terças a domingos das 9h às 18h
Valor Entrada: Saiba Mais clicando aqui!
-
ESPAÇO SÃO JOSÉ LIBERTO
Não sabíamos que ele fechava nas segundas-feiras e fomos até lá, mas não pudemos entrar. O antigo prédio São José é hoje, um espaço repleto de história.
Construído em 1749 para ser um convento, posteriormente ele abrigou um quartel militar, um hospital e foi por longos anos, uma cadeia pública e em seguida um presídio.
A fachada dele já encanta e conta um pouco desta história através das grades das janelas.
Hoje o espaço funciona como um polo joalheiro, repleto de gemas e joias. Mas além disso, ali você encontrará lojas de artesanato, moda, ateliês de artistas.
Além disso, poderá visitar a capela, o museu das gemas, jardim da Liberdade, memorial da cela, e uma praça de alimentação.
Endereço: Praça Amazonas, s/n – Jurunas, Belém – PA
Horário de Funcionamento: de terça à sábados das 10h às 18h. Domingos e feriados das 10h às 14h.
Valor Entrada: Entrada Gratuita
-
THEATRO DA PAZ
Outro lugar que não deu tempo de conhecermos, mas foi super indicado para a visita. Por isso recomendo aqui. Afinal de contas ele é um ícone da cidade e um dos símbolos dos tempos áureos do Ciclo da Borracha no Brasil.
Este teatro foi construído em estilo neoclássico em 1878, com inspiração no Scalla de Milano, com capacidade para 900 pessoas sentadas.
A recomendação aqui é para fazer uma visita guiada!
Endereço: Rua da Paz S/N – Centro. Belém-PA
Horário de Funcionamento: as visitas guiadas acontecem de terça a sexta, das 9h às 17h (fecha das 13h às 14h), nos sábados das 9h às 12h e nos domingos das 9h às 11h.
Preço da Visita ao Theatro da Paz: visita guiada é paga, mas super em conta, R$6,00 por pessoa. Vale lembrar que nas quartas-feiras a visita guiada é gratuita.
Saiba Mais Aqui: Theatro da Paz
-
PARQUES E PRAÇAS DE BELÉM
Para quem curte passear ao ar livre e visitar parques, ou até mesmo curte fazer exercícios, visitar os parques de Belém pode ser uma excelente ideia! Vamos a eles?
PRAÇA DA REPÚBLICA
Essa praça fica em frente ao Theatro da Paz e também é um dos palcos do Círio de Nazaré. Nos domingos aqui acontece uma feirinha de artesanato, que ocorre das 8h às 14h. Aproveite a visita para passear pela praça!
Endereço: Praça da República, Belém – PA
Horário de Funcionamento: Aberta ao público 24 horas
Valor Entrada: Entrada Gratuita
PRAÇA BATISTA CAMPOS
Construída no século XIX, inspirada no estilo francês romântico. Com toda a certeza, essa é uma das mais belas praças de Belém. Caminhe por ela.
Mas cuidado com as garças nas árvores, pois você pode ser premiado bem na cabeça!
Ela possui coreto, lagos, pontes e está jardinada com mangueiras.
Endereço: Praça Batista Campos Batista Campos, Belém – PA
Horário de Funcionamento: Aberta ao público 24 horas
Valor Entrada: Entrada Gratuita
BOSQUE RODRIGUES ALVES
É aqui que fica o Jardim Zoobotânico da Amazônia, que foi inaugurado em 1883. O lugar é um ótimo refúgio para quem busca fugir um pouco do calor de Belém, pois ele abriga mais de 80 mil espécies da flora e da fauna amazônica.
Aqui você vai encontrar muitas plantas típicas da Amazônia, assim como muitos animais soltos e alguns em cativeiro.
Endereço: Av. Alm. Barroso, 2305 – Marco, Belém – PA (entre as Travessas Perebebuí e Travessa Lomas Valentina).
Horário de Funcionamento: de quarta a domingos das 09 às 16h.
Valor Entrada: R$ 2,00 por pessoa. Entrada gratuita para crianças até 6 anos, idosos e estudantes da rede pública de ensino.
PARQUE DA RESIDÊNCIA
Uma linda área verde preservada em plena cidade. O local conta com este nome, pois foi residência oficial dos governadores do estado a partir de 1934.
Este parque é cercado, por isso tem horário de visitação. Aqui você encontrará diversas atrações como um lindo orquidário, um coreto, além de um antigo vagão de trem.
O local também conta com um restaurante, o Restô do Parque, que serve café ou almoço com mesas ao ar livre.
Aqui você vai compreender porque Belém já foi chamada ‘a cidade das mangueiras’.
Endereço: Av. Gov. Magalhães Barata, 830 – São Brás, Belém – PA
Horário de Funcionamento: de terças a domingos das 09h às 19h.
Valor Entrada: Entrada Gratuita
PARQUE ZOOBOTÂNICO E MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI
Mais um parque zoobotânico de Belém, que abriga o Museu Goeldi, fundado em 1895.
Ele conta com uma imensa área verde, de quase de 5.4 hectares praticamente no centro de Belém.
Ele é cheio de grandes espécies de plantas e animais. Aliás, é aqui que fica a linda samaúma (árvore imponente com raízes largas), só por ela já vale a visita.
Endereço: Av. Gov. Magalhães Barata, 376 – São Brás, Belém – PA
Horário de Funcionamento: fechado temporariamente durante a pandemia
Valor Entrada: Entrada Gratuita
-
IGREJAS DE BELÉM
É quase impossível não colocar na lista de o que fazer em Belém suas igrejas. Porque a fé que mora nesta cidade é muito forte!
Recomendo que você visite pelo menos 2 igrejas famosas da cidade: a Catedral de Belém que citei acima e fica dentro do Complexo Feliz Lusitânia e também a Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré.
Afinal esta é uma das únicas basílicas da Amazônia Brasileira, que começou a ser erguida em 1909, no lugar onde foi encontrada a imagem de Nossa Senhora de Nazaré por Plácido José de Souza na cidade de Belém.
Quando acontece o Círio de Nazaré a Imagem da “Nazinha” sai da Catedral Metropolitana de Belém e segue em procissão até a Basílica.
-
EVENTO DO CÍRIO DE NAZARÉ EM BELÉM
Se você for visitar Belém em outubro, não deixe de viver a experiência do Círio de Nazaré. Essa é uma forma de conhecer o evento mais famoso de Belém! Afinal, ele é a maior manifestação religiosa do Brasil e, também, uma das maiores do mundo.
Esta procissão acontece no segundo final de semana de outubro. Neste período milhares de fiéis (de todos os cantos do Brasil e do mundo) se aglomeram nas ruas de Belém para homenagear a Nossa Senhora de Nazaré, que tem sua imagem carregada por cerca de 140km.
Quem já visitou Belém neste período diz que é uma experiência indescritível e cheia de energia. Então, se for neste período lembre-se que vai ter que lidar com a multidão.
-
PROVE OS PRATOS TÍPICOS DA GASTRONOMIA PARAENSE
Confesso que a gastronomia paraense foi um dos principais motivos que eu tive para visitar Belém. Que me surpreendeu bastante, inclusive! Afinal o Pará possui ingredientes únicos, sabores diferentes e muita peculiaridade.
Além disso, Belém ganhou o título internacional de Cidade Criativa da Gastronomia concedido pela Unesco, por isso acabou se tornando uma referência mundial em gastronomia.
Então, experimente tudo que puder e principalmente, os pratos típicos daqui.
-
COMPLEXO TURÍSTICO VER-O-RIO
O Ver-o-Rio é um ponto turístico muito visitado em Belém do Pará. Ele ocupa uma área de 5mil metros quadrados em frente a baía do Guajará, no bairro do Umarizal em Belém.
Este projeto alia a contemplação da natureza com barracas de comidas típicas, shows musicais, cultura e uma exuberante paisagem.
O Complexo Turístico Ver-o-Rio é uma espécie de praça pública, que conta também com bares, playground, calçadão feito com pedra portuguesa e um marégrafo (aparelho que mede o nível da maré).
Endereço: Av. Mal. Hermes, 1374 – Umarizal, Belém – PA
Horário de Funcionamento: Aberto ao público 24 horas
Valor Entrada: Entrada Gratuita
O QUE FAZER A NOITE EM BELÉM DO PARÁ: DANÇAR CARIMBÓ
O carimbó é a dança típica do Pará, linda, animada e cheia de cores. A dica para curtir e se divertir ao som desse estilo musical típico do Pará é no Espaço Apoena ou no Raio Que o Parta.
Esses são dois lugares perfeitos para escutar Carimbó e dançar até cansar!
PASSEIO DE BARCO AO ENTARDECER EM BELÉM DO PARÁ!
ESPAÇO CULTURAL APOENA
No Espaço Cultural Apoena você pode aproveitar tudo relacionado a cultura paraense, como comida típica, arte, shows e festas animadas pelo carimbó.
Confira a programação, porque alguns dias não tem Carimbó. O ambiente é rústico e com muitas pinturas indígenas. Eles abrem de quarta a domingo, e geralmente aos sábados é que toca um grupo de Carimbó.
Endereço: Av. Duque de Caxias, 450 Altos – Marco, Belém – PA
Horário de Funcionamento: de terças a domingos das 11h às 15h e das 18h às 24h.
Valor Entrada e Reservas: whatsapp.com
RAIO QUE O PARTA
O espaço Raio Que o Parta é uma casinha que conta com piscina (que você pode se jogar se quiser) e um palco onde acontecem apresentações de músicos locais.
Esse local é bem simples e alternativo, assim como um espaço de resistência. Vale ressaltar que servem bebidas simples e baratas, além de servirem alguns salgados.
Endereço: R. Ferreira Cantão, 278 – Campina, Belém – PA
Horário de Funcionamento e Valor Entrada: (91) 98059-9096
O QUE FAZER EM BELÉM: PASSEIOS BATE-E-VOLTA
Outra boa surpresa em Belém são os passeios de bate e volta. Então se tiver tempo, não deixe de conhecer estas atrações nos arredores de Belém.
-
ILHA DO COMBU
Nós amamos este passeio, de fato, não esperávamos que fosse tão legal.
Essa é a praia de Belém e o passeio mais frequentado pelos belenenses, que pegam uma lancha para curtir o dia e tomar banho de rio!
Mas não espere encontrar praias de areia por lá. Mas é possível tomar banho de rio, fazer trilhas ecológicas e provar da culinária regional em um dos vários restaurantes localizados nas palafitas da ilha.
O trajeto de barco leva cerca de 15 minutos e você escolhe um dos restaurantes para passar o dia e aproveitar o rio. Então, não faça como nós, vá com roupa de banho para aproveitar um dia quente na beira do rio!
Dicas por lá são:
-Visite a Filha do Combu, mais conhecida por aqui como dona Nena. Ela produz chocolates com cacau 100% orgânico colhido na própria ilha. Ah, aqui eu provei o melhor brigadeiro da vida!
– Não deu tempo para conhecermos os grafittis do projeto Street River. Mas pelo que li sobre ele, super vale a pena visitar esse projeto de arte urbana em plena Ilha do Combu.
– Nós ficamos no restaurante Kakuri (super bom e recomendo), além dele o Saldosa Maloca (sim com “l”) também faz bastante sucesso por lá.
Como ir para a Ilha do Combu: vá até a estação hidroviária Princesa Izabel, compre seu tíquete na bilheteria de ida e volta (R$20 por pessoa = R$10 o trecho) para a Ilha do Combu e bom passeio! Das 8h às 19h. Leia mais sobre a Ilha do Combu aqui!
-
ILHA DE MARAJÓ
Esse não conseguimos fazer por falta de tempo, ficou para uma próxima visita ao Pará. Sou apaixonada pela arte marajoara, então imagino que deva ser um super passeio!
Muitas pessoas preferem dormir 1 noite na ilha, mas outros fazem o bate e volta. Por não ter feito esse passeio, fica difícil eu opinar em qual opção fazer.
Algumas agências de receptivo de Belém vendem o tour de 1 dia na Ilha do Marajó, que visita à Fazenda Araruna onde são criados os búfalos do Marajó.
Sendo assim, se você estiver com tempo, reserve 2 dias para conhecer mais da Ilha e suas duas principais cidades turísticas, que são Soure e Salvaterra.
Como ir para a Ilha de Marajó: essa ilha fica a duas horas de catamarã e a três horas de barco de Belém. As embarcações saem do Terminal Hidroviário de Belém, que aliás, fica bem pertinho da Estação das Docas. Existem dois serviços que ligam Belém a Soure, os barcos de linha e os catamarãs (mais rápidos).
Os barcos de linha são barcos de madeira, comuns na região amazônica, a alternativa mais barata para chegar na Ilha do Marajó. A passagem custa R$20 o trecho, contudo, a viagem é mais lenta e leva cerca de 3h30.
Já os catamarãs fazem essa mesma viagem em 2 horas e a passagem custa R$50 o trecho. Com toda a certeza, esta é a melhor opção para quem quiser fazer um bate-volta.
Elas são confortáveis e contam com ar condicionado, poltronas espaçosas, TV e wi-fi. As passagens podem ser compradas na hora no guichê da estação ou pela internet.
Aqui tem uma opção de viagem completa para a Ilha de Marajó!
Mas para quem vai de carro deve usar a balsa diária de Icoaraci, a 20 km do centro, para Porto Camará.
-
ILHA DE COTIJUBA
Essa é uma das maiores ilhas da região de Belém, cortada por seis igarapés e braços de rios, desaguando em 16 lagos. A ilha de Cotijuba possui uma área de cerca de 60 km² e uma costa com 20 km de praias praticamente inexploradas.
Por isso, seu maior atrativo são suas praias de água doce e areia branquinha, banhadas pela Baía do Marajó e Baía do Guajará, declarada como área de proteção ambiental desde 1990. Por isso, não é permitido o trânsito de carros e ônibus.
Então, se você quiser se locomover dentro da Ilha, a opção é contratar um motorrete (meio moto, meio charrete) ou usar o bondinho puxado por um trator. Você vai encontrar os dois logo na entrada da ilha, em frente ao terminal fluvial.
As melhores praias da ilha são: Vai-quem-quer, Praia Funda e Farol (mais movimentada, porque é possível ir caminhando).
Como ir para a Ilha de Cotijuba: O acesso à ilha de Cotijuba é possível por meio de embarcações que saem do trapiche da orla de Icoaraci, em Belém. A travessia demora cerca de 45 minutos, e os barcos partem a partir das 7 horas da manhã, de hora em hora.
-
ILHA DE MOSQUEIRO
Todo belenense vai te indicar para conhecer Mosqueiro, que conta com cerca de 20 praias de rio. Essa região fica cerca de 72 quilômetros distante do centro de Belém.
Ele é o principal balneário da região, recebendo uma média de 500 mil visitantes durante a alta temporada (julho).
Por aqui as melhores praia são: Chapéu Virado, Marahú (única que nesta época do ano tem ondulações favoráveis para a prática de surfe), Murubira, bem como Paraíso.
Como ir para a Ilha de Mosqueiro: De carro ou transporte público (ônibus e micro-ônibus) via BR-316 e Rodovia Engenheiro Augusto Meira Filho (PA-391).
RESERVE AQUI SEU TOUR PELA ILHA DO MOSQUEIRO!
-
IGARAPÉ DE SANTA ISABEL DO PARÁ
Santa Isabel fica a 44km do centro de Belém, apesar de ser um dos passeios mais distantes da capital, você vai ver que vale a pena quando chegar lá, devido a beleza das suas águas.
O local é banhado pelo maior e mais imponente rio da região, o Caraparu, de águas escuras e geladas.
Sua orla conta com diversos restaurantes, onde é possível fazer passeios de canoa, mergulhar, andar de jet ski e experimentar as delícias gastronômicas acompanhadas da farinha de mandioca produzida na região.
Como chegar ao Igarapé Santa Isabel: Saindo de carro de Belém, a viagem dura aproximadamente 40 minutos, pela BR-316.
Quando chegar na cidade de Santa Isabel, siga até a Praça Matriz e pegue a PA-140. Então, ande por mais 5 quilômetros nesta rodovia estadual até ver uma placa que indica a estradinha que dá aceso ao Igarapé.
-
OURÉM
Essa cidade tem diversas opções de banho de rio e contato com natureza, assim como sua culinária simples.
O igarapé da Loura é o ponto turístico mais conhecido da região por suas águas cristalinas. Além dele, a cidade também tem outros pontos, como o Igarapé das Pedras, espécie de fazenda urbana que fica no bairro de Cafeteua, perto do centro da cidade.
As águas avermelhadas desse igarapé de mesmo nome vêm de um braço do rio Caeté, sobre enormes pedras. Por isso, essa região vale uma visita.
Como ir de Belém para Ourém: Ourém fica no nordeste paraense, cerca de 190 Km distante da capital Belém (cerca de 3h de estrada). Todas as passagens de ônibus de Belém para Ourém em média R$44 por assento, saindo do terminal rodoviário de Belém.
TOUR DA CERÂMICA ARTESANAL EM ICOARACI!
PASSEIOS MAIS RESEERVADOS POR QUEM VISITA BELÉM DO PARÁ
Passeio de barco ao entardecer por Belém
Passeio de barco pela ilha do Combú
Tour da cerâmica artesanal em Icoaraci
ROTEIRO DE VIAGEM EM BELÉM
Como tem coisas bacanas para visitar e conhecer em Belém e na volta da capital paraense, né?!
Então, como prometido, para te ajudar a organizar tua viagem para Belém, montei 3 roteiros diferentes com as principais e melhores dicas de o que fazer em Belém para você aproveitar ao máximo sua viagem! Espero que goste 😊
Confira abaixo os roteiros de o que fazer em Belém em 2, 3 ou 4 dias!
O QUE FAZER EM BELÉM DO PARÁ EM 2 DIAS OU FINAL DE SEMANA
Dia 1 em Belém do Pará: Principais pontos turísticos
- Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré
- Praça da República, Cine Olympia e Theatro da Paz
- Mangal das Garças
- Almoço no Manjar das Garças
- Forte do Presépio e Complexo Feliz Lusitânia
- Passeio no Mercado Ver-o-peso
- Estação das Docas + Sorveteria Cairu + pôr do sol + cerveja local na cervejaria Amazon Beer OU passeio de barco na baía do Guajará
- Jantar no Remanso do Peixe
Dia 2 em Belém do Pará: Passeio bate e volta e mais
- Passeio de barco até a Ilha do Combu
- Visita na Filha do Combu e sua produção de chocolate artesanal
- Almoço e banho de rio no Saldosa Maloca / Kakuri
- Pôr do sol no Ver-o-Rio
- Jantar na Casa de Saulo das Onze Janelas
O QUE FAZER EM BELÉM DO PARÁ EM 3 DIAS OU FERIADO PROLONGADO
Primeiro Dia em Belém do Pará: Principais pontos turísticos
- Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré
- Mangal das Garças
- Almoço no Manjar das Garças
- Forte do Presépio e Complexo Feliz Lusitânia
- Mercado Ver-o-peso
- Estação das Docas + Sorveteria Cairu + pôr do sol + cerveja local na cervejaria Amazon Beer OU passeio de barco na baía do Guajará
- Jantar no Remanso do Peixe
Segundo Dia em Belém do Pará: Passeio bate e volta e mais
- Passeio de barco até a Ilha do Combu
- Visita na Filha do Combu e sua produção de chocolate artesanal
- Almoço e banho de rio no Saldosa Maloca / Kakuri
- Pôr do sol no Ver-o-Rio
- Jantar na Casa de Saulo das Onze Janelas
Terceiro Dia em Belém do Pará: Visite Parques e a Amazônia de Belém
- Bosque Rodrigues Alves (Jardim Botânico da Amazônia)
- Praça da República + Cine Olympia + Theatro da Paz
- Espaço São José Liberto
- Praça Batista Campos
- Parque da Residência
ROTEIRO DE 4 DIAS EM BELÉM DO PARÁ
Primeiro Dia em Belém do Pará: Principais pontos turísticos
- Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré
- Mangal das Garças
- Almoço no Manjar das Garças
- Forte do Presépio e Complexo Feliz Lusitânia
- Mercado Ver-o-peso
- Estação das Docas + Sorveteria Cairu + pôr do sol + cerveja local na cervejaria Amazon Beer OU passeio de barco na baía do Guajará
- Jantar no Remanso do Peixe
Segundo Dia em Belém do Pará: Passeio bate e volta e mais
- Passeio de barco até a Ilha do Combu
- Visita na Filha do Combu e sua produção de chocolate artesanal
- Almoço e banho de rio no Saldosa Maloca / Kakuri
- Pôr do sol no Ver-o-Rio
- Jantar na Casa de Saulo das Onze Janelas
Terceiro Dia em Belém do Pará: Bate e Volta para a Ilha de Marajó
- Aproveite para visitar a Ilha de Marajó ou outro passeio bate-volta saindo de Belém.
Quarto Dia em Belém do Pará: Visite Parques e belezas amazônicas
- Bosque Rodrigues Alves (Jardim Botânico da Amazônia)
- Praça da República + Cine Olympia + Theatro da Paz
- Espaço São José Liberto
- Praça Batista Campos
- Parque da Residência
MAPA DOS PONTOS TURÍSTICOS DE BELÉM DO PARÁ
ONDE FICAR EM BELÉM
Os principais bairros para se hospedar em Belém são: Umarizal, Nazaré, Batista Campos e Campina.
Mas há opções também em outras regiões, como a Cidade Velha e os arredores do Aeroporto Internacional de Belém. São todos vizinhos e próximos, mas a pouca distância entre eles já faz muita diferença.
UMARIZAL
Esse é um bairro boêmio de Belém e uma região de residências, porém também abriga bons restaurantes, bares e centros comerciais. Considero uma ótima opção na cidade.
Confira aqui o Mercure Belém Boulevard e o Bristol Umarizal Belém.
NAZARÉ:
Esse é um bairro histórico que oferece uma excelente localização em meio às principais atrações de Belém. Considerada uma região boa para quem viaja a turismo e também para quem irá acompanhar o Círio.
O bairro tem boas opções de restaurantes e comércio e oferece como principal atração a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, além disso ele fica bem próximo das atrações do centro histórico.
Esse bairro tem uma boa oferta de hotéis, por isso sugiro que confira os seguintes: Radisson Hotel Belém, Grand Mercure Belém, Ibis Styles Belém Nazaré, Hotel Marajoara e o Belém Soft Hotel. Para quem busca preços mais em conta, veja o Antonieta e o OVibe Hostel & Arts.
BATISTA CAMPOS
Esse é um bairro residencial nobre e elegante de Belém, assim como tranquilo e seguro. Ele é vizinho do bairro Nazaré e também está a poucos minutos de caminhada das principais atrações do centro histórico.
Então se o que você busca é uma região mais tranquila e segura, mas ainda bem localizada, vale conferir o New Inn Batista Campos e o Ibis Styles Belém Batista Campos.
CAMPINA
Campina (também conhecido como Bairro do Comércio) concentra grande parte das atrações turísticas de Belém. Ele marca parte do centro histórico da cidade e tem como principais atrações o Mercado Ver-o-Peso, a Estação das Docas e o Theatro da Paz, além disso essa região é ponto de passagem do Círio de Nazaré.
Boas opções de hospedagem aqui são o Hotel Grão Pará e, se a ideia for economizar, veja o Gran Hostel Bahia.
CIDADE VELHA
O bairro da Cidade Velha está afastado das principais atrações do centro histórico de Belém, porém é vizinho ao charmoso Mangal das Garças.
Para quem busca conforto uma boa opção é o Atrium Hotel Quinta de Pedras.
ILHA DO COMBU
A ilha do Combu conta com um hostel super charmoso e de frente para o rio. Então, se essa for sua vibe, confira o Olaria Hostel.
HOTÉIS PROXIMOS AO AEROPORTO INTERNACIONAL DE BELÉM
Aqui a melhor opção é o Ibis Belém Aeroporto, que fica a 2 km. Mas vale lembrar que esta região não é recomendada para quem quer conhecer a cidade e visitar as atrações.
Porém este hotel pode ser uma boa pedida para quem precisa ficar perto do aeroporto e não quer se deslocar até o centro de Belém.
E você, tem mais dicas sobre o que fazer em Belém do Pará? Então conta pra nós nos comentários!
Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é essencial para qualquer viagem, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados longe de casa.
Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!
Gostou das Dicas de o que fazer em Belém do Pará? Então Salve este PIN no seu Pinterest!
PIN IT!
RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!
PASSAGEM AÉREA
Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial do NOSSO PARCEIRO!
HOSPEDAGEM
RESERVE AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!
CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL COM INTERNET
COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo e use nosso cupom para ganhar 15% de DESCONTO: GARFOEMALA. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!
ALUGUEL DE CARROS
Precisa ALUGAR um CARRO? Na nossa parceira de aluguel de carros a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
SEGURO VIAGEM
E não se esqueça de contratar o seu SEGURO VIAGEM com o nosso link comparador de seguradoras e garanta o melhor preço!
PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?
Peça já a sua indenização de até 15 mil! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2 anos. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo NOSSO PARCEIRO
PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NO BRASIL E NO MUNDO
Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, tours guiados gratuitos (free walk), compra de ingressos de atrações e opções de gastronomia. Então fique a vontade para pesquisar aqui no NOSSO LINK e explorar seu destino!Já fez as malas?
CONHEÇA O YOUTUBE E INSTAGRAM DO BLOG!