Garfo-e-Mala-Blog-de-viagens-logo.webp

Garfo & Mala

Garfo-e-Mala-Blog-de-viagens-logo.webp

Garfo & Mala

20 Pratos de Comida Típica do Rio Grande do Sul

Índice


A comida típica do Rio Grande do Sul é bastante conhecida por todo o país, por ser diversa e deliciosa.

Com temperos, ingredientes e modos de preparo que descendem de anos de tradição e história, mas a comida típica gaúcha vai muito além do churrasco e chimarrão.

Uma das coisas que nós como gaúchos valorizamos muito é a culinária gaúcha. Saborosa e rica em variedades, não deixa nada a desejar para nenhuma outra.

A gastronomia gaúcha é uma mistura do tempero brasileiro, português, italiano e alemão, mas com muita carne.

O resultado dessa mistura são pratos e doces típicos do Rio Grande do Sul deliciosos, churrasco e chimarrão. E se eu fosse listar todos aqui, ficaria escrevendo eternamente, hahhaha.

Por isso vou falar apenas das comidas típicas gaúchas, doces e petiscos que fazem sucesso no Rio Grande do Sul.

Então, veja abaixo algumas delícias e pratos de comida típica da culinária gaúcha, que você não pode deixar de provar quando vier para o RS.

 

UM POUCO DA HISTÓRIA DA COMIDA TÍPICA DO RIO GRANDE DO SUL

O vento minuano corta o Rio Grande do Sul no inverno e, é tão forte que congela os campos e castiga os gaúchos.

Então, somente com uma alimentação rica em calorias, carnes gordas, carreteiros e sopas quentes, para dar aquele ânimo na gente para enfrentar um frio tão intenso.

O churrasco é o nosso prato típico, que costumamos comer todos os finais de semana e em dias festivos. Então, para utilizar a carne não consumida do churrasco, fazemos o arroz carreteiro, que também é muito consumido na tradicional cozinha gaúcha.

Outros pratos, como o feijão mexido (feijão com farinha de mandioca), o quibebe (purê de moranga), o espinhaço de ovelha, o charque com mandioca, a paçoca de pinhão com carne assada, o arroz com galinha e o peixe, fazem parte da nossa culinária rio-grandense.

Além disso, também são comuns os pratos com carnes de caça, como por exemplo, perdizes, patos e animais de médio porte, como o javali, a cutia e a capivara.

Em resumo, se você quer comer bem aqui no sul, prefira os pratos feitos com carnes.

Seguro Viagem 12x sem juros

 

PRATOS DA COMIDA TÍPICA DO RIO GRANDE DO SUL

1. CHURRASCO OU ESPETO CORRIDO

Não se sabe bem a origem do churrasco, mas acredita-se que está relacionado aos países dos pampas do Sul da América Latina. Como Argentina, Uruguai e Brasil (mais especificamente, o Rio Grande do Sul)

O churrasco aqui no RS é feito à base de carne, assada sobre fogo ou brasas, com a utilização de espetos e grelhas.

Mas ele por ter vários acompanhamentos, como por exemplo, pão de alho, vegetais (cebola, pimentão, etc), vinagrete, chimichurri, farofa, queijo, abacaxi com canela, entre outros.

O espeto corrido é uma forma de servir as carnes nos espetos, na mesa, onde os clientes que escolhem a parte de seu agrado. Além disso, as churrascarias disponibilizam um buffet de saladas e acompanhamentos tipo self-service.

 

2. ARROZ CARRETEIRO

Mas popularmente conhecido só como “carreteiro”, é um dos mais populares pratos do Rio Grande do Sul.

Ele é feito de arroz e sobra de carne de churrasco picado. Também pode ser feito com charque (como era originalmente feito), refogado com alho, cebola, tomate e tempero-verde.

O prato surgiu quando os carreteiros (transportadores de cargas) atravessavam o sul do Brasil em carroças puxadas por bois.

Quando eles cozinhavam, em panela de ferro, uma mistura de charque picada com arroz. Essa forma de fazer continua praticamente a mesma até hoje.

 

3. TAINHA NA TAQUARA

A tainha na taquara é um prato de comida típica do Rio Grande do Sul, sobretudo no litoral sul e na região do lago Guaíba e suas ilhas, como a ilha da Pintada.

Esse prato constitui-se de uma tainha, ou anchova, assada sobre a lenha em brasa, dentro de um espeto feito de taquara (espécie de bambu).

Aliás, ele também é o prato típico mais vendido na Festa do Mar, realizada de dois em dois anos na cidade de Rio Grande.

 

4. MATAMBRE RECHEADO

Mais um prato feito à base de carne é o matambre recheado. Típico do Rio Grande do Sul e de países vizinhos, como Uruguai, Argentina e Paraguai.

O matambre é uma peça de carne bovina que fica entre a costela e o couro do animal. A origem do nome está nos colonizadores espanhóis, que chamavam de “mata hambre”, ou seja, “mata a fome”.

O matambre recheado é feito com a carne e recheio de salsa picada, fatias de cenoura, pimentão moído, ovos cozidos e temperado com um azeite e sal.

 

5. ESPINHAÇO DE OVELHA COM AIPIM

A carne de ovelha é muito usada na culinária gaúcha. O espinhaço é uma parte da ovelha que vai do pescoço ao lombo e, normalmente, é dividido em pedaços.

Esse corte é conhecido por ser extremamente macio. Aqui no Sul ele normalmente é acompanhado de aipim cozido. Fica uma delícia!

 

5. XIS – CLÁSSICO E UMA COMIDA TÍPICA DO RIO GRANDE DO SUL

O Xis é o legítimo hambúrguer gaúcho. Bem melhor (e maior) do que o hambúrguer do resto do Brasil. O nosso xis é um pão recheado e prensado.

Os sabores são os mais diversos, como salada, frango, coração, filé, estrogonofe, entrevero e vários outros. Também tem xis vegetariano para quem não come carne.

Aliás, não conheço nenhum outro lugar no Brasil que tenha xis deliciosos como os nossos. Então quando vir pro RS, não deixe de provar um xis!

 

7. GALETO

Desenvolvido com pequenos pedaços de frango assado, o galeto é uma receita típica gaúcha. Esse prato faz parte da culinária gaúcha desde a década de 30 e sua criação envolve a história da imigração do estado.

O galeto era uma refeição tradicional das colônias italianas localizadas no sul do Brasil, que preparavam o prato em dias de festas. Atualmente, o galeto é um prato típico.

Para provar esta delicia em Porto Alegre, sugiro que você visite a DiPaolo, que também tem restaurante na Serra.

Eles servem além do galeto assado, sopa de capeletti, polenta frita, espaguete e salada e outras delícias inclusas neste rodízio.

 

8. PINHÃO

O Rio Grande do Sul é um dos maiores produtores de pinhão. Além disso, nós gaúchos amamos comer esta delícia.

Mas além de ser consumido como aperitivo com sal, ele também aparece como ingrediente em várias receitas aqui no RS. Pode ser preparado assado ou cozido.

 

9. ENTREVERO

Outro prato muito consumido da culinária gaúcha é o entrevero. Ele é uma mistura de vários ingredientes, que pode conter carne de porco, coraçãozinho, bacon e bem como pinhão.

A receita é basicamente uma mistura de carnes cozidas com alguns legumes. Mais um prato de comida típica do Rio Grande do Sul.

 

10. CAFÉ COLONIAL

A forte influência da imigração alemã aqui no Sul do Brasil, nos trouxe o café colonial. Um antigo costume familiar que reunia a família para um café da tarde de domingo com uma mesa cheia de tortas, pães e frios.

Atualmente você vai encontrar um pouco de tudo no café colonial servido nos restaurantes.

Como por exemplo, massas, pães variados e caseiros, tortas, bolos, cuca, bolo de milho, rosca de polvilho, costelinha de porco e muito mais. Vale a pena, mas vá com fome porque é comida que não acaba mais!

 

DOCES DA CULINÁRIA GAÚCHA

Confira alguns doces típicos do Rio Grande do Sul:

1. CUECA VIRADA

A cueca virada é um doce crocante por fora e macio por dentro, de origem portuguesa. Feito de massa de farinha de trigo e ovos, estendida numa tira larga e fina, que é frita e depois polvilhada com açúcar e canela.

Aliás, uma característica dela é que antes de fritar, a tira de massa leva um corte no meio para se poder fazer um nó.

 

2. CUCA

A cuca é uma espécie de bolo doce, típico da culinária alemã. Devido à forte colonização deste povo europeu, o prato acabou se popularizando e hoje é muito comum você tomar um café, acompanhado de uma boa cuca.

Em Santa Cruz do Sul existe até a Festa da Cuca. Ela pode ter recheios e coberturas variadas, mas normalmente é de uva, banana, maçã, doce de leite, chocolate ou goiabada. Eu amo cuca!

 

3. SAGU COM CREME

Impossível falar de doces típicos do Rio Grande do Sul, sem falar no sagu de vinho com creme. Ele é uma sobremesa originária da Serra Gaúcha, mas bastante popular em toda a região Sul do país.

Ela é feita com bolinhas de fécula de mandioca cozidas no suco de uva ou vinho tinto. Essa sobremesa é super comum por aqui, servida acompanhada de um creme feito de leite ou leite condensado. Uma das sobremesas preferidas dos gaúchos.

 

4. PAPO-DE-ANJO

O Papo-de-Anjo é um doce típico português, assim como a maioria dos doces a base de ovos, feito com gemas. Mais um doce trazido pelos colonizadores e muito tradicional na culinária gaúcha.

 

5. AMBROSIA

Um doce nascido na Grécia Antiga, considerado o “manjar dos Deuses”. Ele dava imortalidade àquele que o provasse, segundo a mitologia grega.

No Brasil, trazido pelos portugueses e tornou-se um prato típico tanto dos mineiros como dos gaúchos. Feita a base de ovos batidos, cozidos em leite, a ambrosia é um doce de colher maravilhoso.

 

6. ARROZ DOCE

O arroz-doce, ou arroz de leite, é um prato de origem asiática trazido para o Brasil pelos portugueses com um novo condimento: a canela.

Consumido em diferentes regiões brasileiras, o que o faz um prato típico gaúcho é seu preparo com o leite de vaca, diferente da receita nordestina que costuma ser feito com leite de coco.

A sobremesa consiste no cozimento do arroz com o leite. Com toques cítricos de cascas de limão, laranja e canela são o contraste perfeito para o sabor doce da sobremesa. Eu não gosto, mas a maioria adora. Então vale a pena experimentar!

 

7. CHIMIA

A palavra chimia é um aportuguesamento de Schmier, conjugação do verbo alemão Schmieren, que significa “passar algo, em outra coisa”. Como por exemplo, passar manteiga ou geleia em uma fatia de pão.

Essa “geleia” alemã foi a forma encontrada pelos imigrantes de manter o sabor das frutas que eram colhidas apenas uma vez ao ano.

Ela é uma tradição na mesa das avós gaúchas. Feita com as mais diversas frutas, como goiaba, uva, maçã, figo, morango, abóbora, entre outras. Eu amo uma chimia de goiaba!

 

PETISCOS GAÚCHOS: SALGADINHOS, BISCOITOS E OUTROS

1. PASTELINA

É um salgadinho feito com uma massa fininha, salgada e crocante. Ela faz parte da memória afetiva da maioria dos gaúchos, que costumavam comer esse delicioso petisco nos recreios das escolas.

A Pastelina é um dos salgadinhos mais tradicionais de Porto Alegre. Pastelina é amor num saquinho! Então, não deixe de provar!

 

2. VOVÓ SENTADA

Um petisco tipicamente gaúcho, de nome diferente e pouco conhecido pelo Brasil. A Vovó Sentada é um salgadinho assado em formato de V, crocante e delicioso para beliscar. Você vai encontrar na maioria dos supermercados do RS.

 

3. BISCOITO AMANTEIGADO COM GOIABADA STOFFEL

Essa bolacha (biscoito) amanteigado é uma delícia que desmancha na boca. Com uma cobertura de goiabada e açúcar cristalizado. Essa delícia possui a mesma receita há décadas. Confesso que amo e é super fácil comer um pacote em uma sentada!

 

MAS QUAL É O PRATO MAIS TÍPICO DA REGIÃO SUL?

Com toda a certeza é o Churrasco, um dos principais pratos da culinária da região sul, teve origem nos países dos pampas do Sul da América Latina.

Todavia hoje, o prato ganhou a mesa do país inteiro e preparado com diferentes carnes, acompanhado de farofa, pão de alho, queijos grelhados, salada de batata, entre outros acompanhamentos.

Agora que você já conhece um pouco sobre a nossa comida típica do Rio Grande do Sul, não deixe de inserir estas delicias na sua lista do que provar quando vier ao Rio Grande do Sul.

Afinal, além das atrações e pontos turísticos, todos os destinos carregam muita história na sua gastronomia.

 

CONFIRA MAIS DICAS DO RIO GRANDE DO SUL AQUI!

 

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é essencial para qualquer viagem, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem.

Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!

 

Gostou das Dicas de Comidas Típicas do Rio Grande do Sul? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

 

RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!

PASSAGEM AÉREA

Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial do NOSSO PARCEIRO!

HOSPEDAGEM

RESERVE AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL COM INTERNET

COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo e use nosso cupom para ganhar 15% de DESCONTO: GARFOEMALA. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!

ALUGUEL DE CARROS

Precisa ALUGAR um CARRO? Na nossa parceira de aluguel de carros a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

SEGURO VIAGEM

E não se esqueça de contratar o seu SEGURO VIAGEM com o nosso link comparador de seguradoras e garanta o melhor preço!

PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?

Peça já a sua indenização de até 15 mil! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2 anos. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo NOSSO PARCEIRO

PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NO BRASIL E NO MUNDO

Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, tours guiados gratuitos (free walk), compra de ingressos de atrações e opções de gastronomia. Então fique a vontade para pesquisar aqui no NOSSO LINK e explorar seu destino!

Já fez as malas?

CONHEÇA O YOUTUBE E INSTAGRAM DO BLOG!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

O Blog tem mais vida quando você participa. Deixe seu comentário!

error: Conteúdo protegido!

Inscreva-se Agora!

Receba uma planilha de Planejamento de Viagens, descontos e novidades!