Confira aqui o que fazer em São Luís no Maranhão, seus principais pontos turísticos, praias e passeios
São Luís é uma cidade no nordeste do Brasil, a capital do estado do Maranhão.
Ela tem como cartão postal o seu centro histórico, com quase 4 mil construções coloniais, tombados pelo Iphan.
No centro histórico da cidade encontra-se o bairro de Praia Grande, na área circundante da rua de Portugal, ficam os edifícios coloniais com azulejos portugueses e varandas em ferro fundido.
Tem até construções inteiras cobertos por azulejos portugueses em alto revelo, lindas demais!
Ao mesmo tempo a cidade conta com áreas modernas, como a parte litorânea entre a Ponta D’Areia e a Praia de Calhau.
Além disso, São Luis é conhecida como a Jamaica Brasileira, a capital brasileira do Reggae!
Começou na década de 70, todos escutavam reggae, mas não sabiam como dançar. Resolveram então dançar o reggae coladinho, misturando carimbó e merengue. Atualmente cerca de 80% da população maranhense é regueira.
O ideal para quem visita a capital, São Luís, é montar um roteiro incluindo também outros destinos e pontos turísticos do Maranhão, como os Lençóis Maranhenses e as cidades próximas como: Alcântara, Raposa e São José do Ribamar.
A cidade de São Luís merece pelo menos 3 dias e se você quiser visitar os Lençóis, reserve, pelo menos, mais uns 4 ou 5 dias.
Aperta o PLAY para conferir o vídeo que fizemos dessa hospedagem e já TE INSCREVE NO CANAL para não perder as nossas dicas!
O QUE FAZER EM SÃO LUIS NO MARANHÃO: CENTRO HISTÓRICO E PRINCIPAIS ATRAÇÕES
Com toda a certeza, o centro histórico de São Luís é um dos melhores passeios na capital maranhense. O Centro Histórico de foi tombado pelo Iphan em 1974 e inscrito como Patrimônio Mundial em 1997.
Toda a parte tombada do centro histórico tem fiação subterrânea.
Com suas construções coloniais, muitas delas cobertas por lindos azulejos portugueses, originais, pintados à mão.
Reserve pelo menos 2 dias inteiros para o centro histórico, um para visitar os museus e atrações e o outro para fazer um walking tour pela região.
Nós indicamos que você faça o passeio pelo Centro Histórico de São Luis, porque assim você terá acesso as curiosidades e muita informação enquanto visita um pedacinho do centro da cidade. Nós fizemos esse passeio guiado pela agencia abaixo.
Mas tente evitar os finais de semana e as segundas-feiras, quando a maioria das atrações fecham.
RUA PORTUGAL
A rua reúne o maior conjunto de casarões revestidos com azulejos portugueses da América Latina. A técnica de revestimento utilizada pelos portugueses servia para refletir a luz do sol e amenizar o calor que fazia (e faz) na região.
Os casarões revestidos de azulejos portugueses têm mais de três andares e tem portas embaixo.
Essa rua também é conhecida como a rua do Trapiche, porque era ela que levava até o antigo porto da cidade.
A rua também reúne atrações como a Casa do Nhozinho, e o mercado das Tulhas, com diversas lojinhas de artesanato e produtos regionais.
BECO CATARINA MINA
O Beco Catarina Mina é uma pequena rua localizada na cidade de São Luís, no Maranhão, no Centro Histórico.
Ela começa na Avenida Pedro II e termina na Travessa da Alfândega, nos muros da Câmara Municipal.
Em 1930, teve seu nome mudado para Rua Djalma Dutra (em homenagem a um dos heróis da revolta do Forte de Copacabana em 1922), embora seja mais conhecido como Beco Catarina Mina, sendo um dos poucos locais que homenageiam uma mulher negra no Centro Histórico de São Luis.
Catarina Mina, ou Catarina Rosa Pereira de Jesus, era uma escrava conhecida por sua beleza, dona de uma barraca ao pé da ladeira do beco, no século XIX.
Catarina conseguiu comprar sua alforria por meio do dinheiro recebido de muito trabalho e, segundo contam, de presentes recebidos de ricos comerciantes portugueses.
Esse beco é um dos pontos mais visitados por turistas na capital, que conta com lojas de artesanato, bares, restaurantes, agência de viagens e um museu.
PRAÇA DOS POETAS
A Praça dos Poetas foi criada para homenagear grandes poetas e escritores maranhenses e é um ótimo lugar para curtir uma vista bacana de São Luís, pois ela conta com um mirante.
Além disso a praça conta com bancos e muitas poesias de grandes nomes da literatura brasileira que nasceram no Maranhão, como Gonçalves Dias, Ferreira Gullar, Lucy Teixeira, entre outros.
O local ainda conta com uma cafeteria bem bacana. Vale a pena conhecer!
Endereço: Esquina da avenida D. Pedro II com a Rua Newton Bello – Centro, São Luís.
RUA DO GIZ
Essa rua é linda e um dos pontos turísticos mais instagramáveis de São Luís!
É na Rua do Giz que você vai se sentir em Portugal, pois ela conta com o mais preservado conjunto arquitetônico de origem portuguesa de São Luís.
Ela tem esse nome porque, antigamente, a comunidade ia para igreja e não pra assistir a missa e sim pra namorar. O padre pregava em latim de frente pro altar de costa para o público, além disso ninguém entendia o que o padre falava.
O homem e a mulher iam pra igreja pra namorar, por isso usavam suas melhores roupas, era um verdadeiro desfile de moda.
E naquele período o homem usava o terno clássico ‘Risca de Giz’ e passavam por essa rua que levava até a igreja.
Além disso, ela foi eleita como a sexta rua mais linda do Brasil pela revista Casa Vogue.
FEIRINHA DE DOMINGO
Se você já foi a São Luís e nunca soube da existência de uma feirinha no Centro Histórico, saiba que não foi desatenção sua, não. A Feirinha da Praça Benedito Leite existe apenas desde junho de 2017.
Mas assim que surgiu, virou uma febre. Afinal São Luis do Maranhão tem suas praias impróprias para banho, começar o domingo numa feirinha é um programão tanto para os moradores quanto para os turistas.
O que torna a Feirinha mais bacana do que outras do Nordeste é que, além das barraquinhas de artesanato e comida típica, há apresentações de música e dança — com sorte, você pode ver uma apresentação de boi.
Endereço: Praça Benedito Leite, Centro Histórico
Horários: todos os domingos das 9h às 15h.
Ingressos: Entrada gratuita
Além do tour guiado pelas ruas da capital maranhense tem também os museus e outras atrações, que são:
CASA DAS TULHAS
A Casa das Tulhas, também conhecida como Feira da Praia Grande, foi o primeiro Terreiro Público do Maranhão (1804-1805), que servia para guarda e comercialização de produtos variados: frutas, peixes, aves e farinha, mas a única exceção era a carne bovina. Por isso chama-se tulha, que significa depositar, guardar.
Em 1820, após a construção de um cais e aterro, foram cedidos terrenos aos comerciantes, onde estabeleceram barracas que deram origem à Casa das Tulhas. As barracas, administradas por um órgão público de forma inadequada fez com que a Câmara Municipal a extinguisse em 1833, então demoliram as barracas devido ao seu estado de degradação.
Em 1855 no neste mesmo terreno foi construído o que vemos hoje, uma construção circular com bancas de produtos regionais, em substituição à velha Casa das Tulhas. Mas essa obra só foi concluída em 1861, pela Companhia Confiança Maranhense.
Esse mercado no centro histórico ocupa um quarteirão inteiro entre as ruas da Estrela, Portugal, da Feira e Djalma Dutra.
Ela é uma mistura de mercado ‘de verdade’ (peixaria, açougue, bancas de frutas, farinhas e especiarias) e feirinha para turistas, onde dá para comprar vários produtos típicos e souvenires para levar pra casa.
Para ver as bancas do mercado de venda de produtos para os locais acontece de manhã. Mas as bancas de produtos típicos e lembrancinhas funcionam até de tarde.
Aqui você poderá comprar a famosa tiquira (cachaça (roxa) de mandioca) típica do Maranhão; o doce de espécie (queijadinha de coco feita em Alcântara); farinha grossa de mandioca, bem como garrafas de cachaça com caranguejos dentro (um presente bem exótico).
Endereço: Rua da Estrela, 171 (+3 entradas)
Horário de Funcionamento da Casa das Tulhas: de segundas a sábados das 07h às 20h. Fecha aos domingos.
CASA DO MARANHÃO
Esse museu incrível fica localizado próximo à Rua Portugal, no antigo prédio da Alfândega (1873), que agora é a sede do Centro de Produção de Artesanato do Maranhão.
A Casa do Maranhão possui uma exposição incrível que conta sobre a riqueza do folclore e da cultura popular maranhense.
Ela expõe obras e instalações de grande porte, como por exemplo um magnífico boi gigante (que parece um boi de Tróia, de tanta gente que precisa para ser carregado).
Fizemos uma vista guiada (gratuita), onde ficamos sabendo que o povo local chama de ‘sotaque’ os tipos de danças e músicas do São João, que tem o bumba meu boi como a maior atração, ele é o ator principal.
Mas vale destacar que nem todo boi homenageia o São João!
Endereço: Rua do Trapiche, s/n
Horários: de terças a sábados das 9h às 18h e aos domingos das 9h às 13h30.
Duração da Visita Guiada: cerca de 1 hora.
Ingressos: Entrada gratuita
PALÁCIO DOS LEÕES
A antiga e imponente fortaleza de São Luís, estrategicamente posicionada em frente ao mar, foi erguida pelos franceses em 1612, e atualmente abriga a sede do governo do Maranhão.
O local conta com 3 diferentes alas: a residencial, onde o governador do estado Maranhão mora (não é possível visitar), a ala administrativa (não tem visitação) e o museu, onde se faz a visita guiada.
A construção inicial é de 1612, mas dela nada restou. Posteriormente, em 1766 o prédio atual foi erguido pelos portugueses.
Os visitantes percorrem uma das alas do palácio, onde podem apreciar os móveis, quadros, esculturas, porcelanas e pratarias do acervo.
Nós fizemos a visita guiada, que foi super interessante e mostra parte do prédio que abriga hoje uma espécie de museu.
Vale lembrar que só é permitido tirar fotos com o celular e sem flash, eles não permitem o uso de câmera profissional, e tão pouco é possível filmar. O enorme palácio conta com linda mobília e lustres dos séculos 18 e 19.
Endereço: Av. Dom Pedro II, s/n
Horário de Funcionamento: 3ª a dom 9h às 16h50
Duração da Visita Guiada: 15 minutos
Ingressos: Entrada gratuita
IGREJA MATRIZ DA SÉ
No mesmo largo do Palácio dos Leões fica a Igreja Matriz da Sé, inaugurada em 1699 (mais de 300 anos), em estilo neoclássico e altar-mor revestido de ouro, uma referência da arte barroca.
Ela também é conhecida como Catedral Nossa Senhora da Vitória e foi tombado pelo IPHAN.
Na frente da igreja fica também a praça da Mãe d’Água com uma linda fonte.
Endereço: Av. Pedro II – Centro, São Luís – MA
Horário de visitação: diariamente das 08h30 às 18h30.
PRAÇA DA MÃE D’ÁGUA AMAZONENSE
A paisagem da Praça Dom Pedro II é composta por uma linda fonte, feita em homenagem a Iara (lenda) pelo artista maranhense Newton Sá.
A obra é toda em bronze, inspirada na lenda amazônica de Iracema, uma mulher sedutora, dona de uma voz encantadora, a Mãe D’Água envolve, apaixona e enfeitiça pescadores, caçadores e índios que atravessam dias navegando pelos rios em suas pescarias.
Endereço: Centro, São Luís – MA
Horário de visitação: livre, pois é um espaço público aberto 24 horas.
TEATRO ARTHUR AZEVEDO
Para chegar ao Teatro é só pegar a rua do Sol.
O teatro foi erguido por comerciantes portugueses no auge do ciclo do algodão no estado, o segundo teatro mais antigo do Brasil, construído em estilo neoclássico com detalhes em rococó.
Inaugurado em 1817, o Teatro Arthur Azevedo só perde para o de Ouro Preto (de 1770) no quesito teatro mais antigo do Brasil. (Para comparar: o Teatro Amazonas é de 1896; o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, de 1909; o Theatro São Pedro de Porto Alegre, de 1858).
Da mesma maneira que o Teatro Amazonas se deve à riqueza do ciclo da borracha, o Teatro Arthur Azevedo foi construído com a riqueza do ciclo do algodão maranhense.
Seus fundadores eram comerciantes portugueses, que lhe deram o nome de Teatro União para celebrar a relação entre Portugal e sua então colônia. O teatro só ganharia o nome do teatrólogo maranhense Arthur Azevedo em 1921.
As visitas guiadas acontecem a cada meia hora e além de gratuitas, são completas: os grupos visitam todos os andares do teatro, os camarins e, se não houver ensaios no momento da visita, a área técnica (onde está o maquinário) e o palco.
Quando fomos a visita não estava acontecendo, por isso não fizemos.
Deixe esta visita para o final do seu passeio: pode ser o ponto mais alto do seu dia no centro histórico.
Endereço: R. do Sol, 180 – Centro, São Luís – MA
Horários: por agendamento de terças à sábados às 14h, 14h30, 15h, 15h30, 16h, 16h30, 17h, 17h30.
Ingresso: Gratuito, mas é necessário agendar a visita, basta preencher o formulário de solicitação, disponível na bio do Teatro no Instagram @teatroarthurazevedooficial.
MUSEU DO REGGAE
Aberto em janeiro de 2018, o Museu do Reggae é uma das novidades do Centro Histórico. Um espaço dedicado ao mundo do reggae no Brasil e no mundo.
O Museu do Reggae Maranhão é o primeiro museu temático de reggae fora da Jamaica.
O acervo físico traz capas de discos jamaicanos e maranhenses, compactos raros, objetos de culto (como uma guitarra da Tribo de Jah) e uma réplica da radiola Voz de Ouro Canarinho, uma das primeiras a tocar reggae para os maranhenses dançarem (agarradinhos, como fazem no Maranhão).
Endereço: R. da Estrela, 124 – Centro Histórico, São Luís – MA
Horários: de terças a sábados das 13h às 18h e domingos das 10h às 13h.
Ingressos: Entrada gratuita com direito a visita guiada.
MUSEU DA GASTRONOMIA MARANHENSE
Na busca pela valorização e resgate da culinária maranhense, foi inaugurado o Museu de Gastronomia Maranhense em junho de 2019.
Ele possui uma exposição fixa representando a culinária típica maranhense, com destaque para pratos e bebidas tradicionais.
Dentre elas muitas iguarias, como por exemplo, o cuxá (do tupi “conserva azeda”), o arroz de cuxá, a casquinha de caranguejo e o doce de buriti.
Já as bebidas típicas estão expostas em prateleiras, no espaço que faz referência ao Mercado das Tulhas, estrutura do século XVIII.
Aqui você vai conhecer a tiquira (cachaça da mandioca), as cachaças saborizadas com frutas, ervas e mariscos, o guaraná Jesus e os licores das frutas típicas regionais (cupuaçu, bacuri, murici, juçara, jenipapo).
O museu fica em um sobrado de três pavimentos localizado na Rua da Estrela, sendo parte integrante do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico, tombado pela Unesco.
Endereço: R. da Estrela, 82 – Centro, São Luís – MA
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados das 10h às 08h.
Ingressos: Entrada gratuita
Você também vai gostar de ler: Onde Comer em São Luís do Maranhão
FONTE DO RIBEIRÃO
A Fonte do Ribeirão, construída em 1796 está situada num pequeno largo entre as ruas do Ribeirão, das Barrocas e dos Afogados, no Centro Histórico de São Luís e é considerada um dos pontos turísticos mais importantes da cidade.
Possui piso em cantaria e um grande frontispício, no topo do qual fica uma estátua do deus romano Netuno. Na parte central da fachada, encontram-se três janelas que dão acesso a galerias subterrâneas.
Na parte inferior, existem cinco carrancas esculpidas em cantaria com biqueiras em bronze pelas quais a água escorre.
Endereço: R. do Ribeirão, S/N – Centro, São Luís – MA
Horário de funcionamento: 24 horas, pois o espaço é publico
MUSEU FERROVIÁRIO – RFFSA
O Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão foi inaugurado em 2020 e funciona no prédio, que no passado, abrigou a extinta Rede Ferroviária Federal S.A. (REFFSA).
O local que era uma antiga estação ferroviária se tornou um complexo cultural, assim como um cartão postal para a cidade.
Ele conta com a exposição da locomotiva Benedito Leite, bem como de um vagão que integrou a frota de trem de passageiros na Estrada de Ferro Carajás durante as décadas de 1980 e 1990.
Endereço: Av. José Sarney, 137 – Centro, São Luís – MA
Horário de funcionamento: aberto à visitação de terça-feira a domingo, das 14h às 18h.
Ingressos: Entrada gratuita
QUAIS SÃO AS MELHORES ATRAÇÕES PARA VISITAR EM SÃO LUÍS?
As melhores atrações para visitar em São Luís são:
- Palácio dos Leões
- Teatro Arthur Azevedo
- Igreja da Sé
- Centro Histórico de São Luís
MELHORES PRAIAS DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO
De todas as praias de São Luís, as praias de São Marcos e Calhau são as mais visitadas da cidade, tanto por moradores como por turistas. Mas as praias de São Luís do Maranhão são diferentes das praias que amamos no Nordeste.
Porque aqui elas não têm mar azul nem areia branquinha, aliás aqui o mar de São Luís tem uma coloração marrom.
Isso porque dois grandes rios (Itapecuru e Mearim) deságuam no mar, além disso, preciso dizer que a maioria das praias de São Luís NÃO são próprias para banho.
SÃO JOÃO EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO: O MAIOR SÃO JOÃO DO BRASIL!
Todos os anos no mês de junho acontece a grande festa de São João na capital maranhense, que reúne mais de 20 arraiais que colorem São Luís com muita música, comida típica assim como apresentações de grupos de bumba meu boi.
Aqui no Maranhão, em vez de quadrilhas, são os grupos de bumba meu boi que animam o povo, com índias, vaqueiros e o boi, é claro, que comandam os arraiais durante todo o mês de junho!
Nós fomos nesta época, a cidade estava linda toda colorida e enfeitada, além disso conferimos 2 festas diferentes e adoramos participar dessa festa gigante que é o São João!
ONDE FICAR EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO
A cidade de São Luís do Maranhão é dividida em 2 polos hoteleiros, que são:
Centro histórico e a área entre a Ponta D’Areia e a Praia de Calhau, a beira mar.
Existem ótimas opções de hospedagem para quem quer ficar bem localizado em relação aos pontos turísticos de São Luís. Nós ficamos hospedados no Blue Tree Towers São Luís, um hotel com ótimo custo-benefício.
Ele fica na beira-mar e conta com quartos amplos e super confortáveis, além de ter uma infraestrutura incrível, com piscina, academia, quadra de tênis e sauna.
Aperta o PLAY para conferir o vídeo que fizemos dessa hospedagem e já TE INSCREVE NO CANAL para não perder as nossas dicas!
MAIS OPÇÕES DE HOSPEDAGENS NA REGIÃO DAS PRAIAS DE SÃO LUÍS:
Na mesma região, outra opção excelente é o Hotel Luzeiros, um bonito hotel na praia da Ponta do Farol. Os quartos são elegantes e confortáveis e o hotel também conta com uma boa infraestrutura.
HOSPEDAGENS NO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUIS
Mas se você quer ficar no coração do Centro Histórico recomendamos:
Casa São Luís: essa pousada charmosa fica em um casarão histórico e apresenta acomodações com design clean.
Confira aqui as melhores ofertas de hotéis e pousadas em São Luís!
QUANDO IR PARA SÃO LUÍS MA
Assim como a maioria das cidades da região Nordeste do Brasil, em São Luís as temperaturas são elevadas durante praticamente todo o ano. Contudo, é preciso ficar de olho na temporada das chuvas e na temporada seca.
Janeiro a junho: as chuvas são constantes.
Julho a dezembro: o tempo, normalmente, é quente e seco, mas sempre tem ventos frescos para amenizar o calor.
Melhores festas no Maranhão (São João e Bumba-Meu-Boi): junho e julho.
Melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses: entre junho e agosto, quando normalmente as lagoas ainda estão cheias, mas já não chove mais.
Sendo assim, a melhor época para visitar São Luis do Maranhão é entre junho e julho!
COMO FUNCIONA A MARÉ EM SÃO LUÍS NO MARANHÃO?
A maré desce 7,20 metros em 6 horas, ela desce 1,20 metros por hora.
Mas ela estaciona 15 minutos a cada 6 horas, chamada de preamar, como ela estaciona quinze minutos 4 vezes por dia, todo dia ela sobe 1 hora mais tarde.
Ou seja, a cada dia o horário da maré é diferente.
LUGARES PARA TIRAR FOTOS EM SÃO LUÍS
No Centro Histórico de São Luís do Maranhão você vai encontrar praças, ruelas, becos, assim como largos altamente fotogênicos.
DICAS DE ROTEIROS E O QUE FAZER EM SÃO LUIS NO MARANHÃO
O QUE FAZER EM SÃO LUÍS EM 1 DIA
- Passeio guiado no Centro Histórico
- Igreja da Sé e Praça Mãe D’Água
- Almoço Cafofinho da Tia Dica
- Casa Maranhão
- Palácio dos Leões
- Rua do Giz vista de cima
O QUE FAZER EM SÃO LUÍS EM 3 DIAS
DIA 1
Visitar as seguintes atrações no Centro Histórico:
- Palácio do Leões
- Casa Maranhão
- Almoço no Cafofinho da Tia Dica
- Museu do Reggae
- Museu da Gastronomia
- Teatro Arthur Azevedo
DIA 2
- Visita guiada no Centro Histórico
- Almoço no Flor de Vinagreira
DIA 3
Passeio bate e volta para Raposa ou Alcântara (neste último caso, confira os horários dos barcos, porque eles variam conforme a maré).
O QUE COMPRAR EM SÃO LUÍS DO MARANHÃO
Se você quer trazer alguma coisa bacana do Maranhão, então visite o Mercado das Tulhas em São Luís e a lojinha de artesanato em cerâmica esmaltada LUAYMAR que fica no Centro Histórico.
Dicas de Presentes e Artesanato Típico do Maranhão:
- Boi em Cerâmica esmaltada;
- Algo feito com a palha do Buriti, palmeira típica da região (bolsas, vasos, chinelos, toalhas de mesa, redes, chapéus, bijuterias e muito mais);
- Cachaça Tiquira (feita com mandioca);
- Artesanato em Azulejaria;
- Doces típicos feitos com frutas regionais.
Qualquer dúvida que tiver, não hesite em me perguntar abaixo nos comentários, pois terei o maior prazer em te ajudar.
Imprevistos acontecem! Se você não tem plano de saúde ou se a sua cobertura médico-hospitalar não atende a região para onde está indo viajar, contrate um seguro viagem nacional.
Ele é indispensável para evitar gastos extras e não planejados longe de casa e, além disso, é muito barato – a partir de R$ 5 por dia – e com ele você viaja tranquilo, evitando gastos não planejados. SAIBA MAIS AQUI!
Gostou das Dicas de o que fazer em São Luís no Maranhão? Então Salve uma das fotos deste artigo no seu Pinterest!
RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!
PASSAGEM AÉREA
Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial do NOSSO PARCEIRO!
HOSPEDAGEM
RESERVE AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!
CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL COM INTERNET
COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo e use nosso cupom para ganhar 15% de DESCONTO: GARFOEMALA. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!
ALUGUEL DE CARROS
Precisa ALUGAR um CARRO? Na nossa parceira de aluguel de carros a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
SEGURO VIAGEM
E não se esqueça de contratar o seu SEGURO VIAGEM com o nosso link comparador de seguradoras e garanta o melhor preço!
PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?
Peça já a sua indenização de até 15 mil! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2 anos. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo NOSSO PARCEIRO
PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NO BRASIL E NO MUNDO
Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, tours guiados gratuitos (free walk), compra de ingressos de atrações e opções de gastronomia. Então fique a vontade para pesquisar aqui no NOSSO LINK e explorar seu destino!Já fez as malas?
CONHEÇA O YOUTUBE E INSTAGRAM DO BLOG!
7 comentários
amei seu blog. Estou agora começo de julho. Para São Luis e lençois. suas dicas foram otimas.
Oi Edna! Tudo bem? Fico muito feliz que gostou! Toda semana tem dica nova por aqui de destinos no Brasil e no mundo. Você vai amar São Luís e os Lençóis Maranhenses, que são um paraíso exclusivo do Brasil. Tenho certeza que essa viagem será inesquecível! Aproveite muito e depois passe aqui pra contar como foi! Bjs
São Luiz do Maranhão está no meu radar faz tempo… Já anotei suas dicas, pois vou tirar essa viagem do papel em breve.
Gostei das sugestões de atrações e o que fazer e, São Luiz do Maranhão, quero conhecer a região para ir nos lençóis.
Quanta coisa boa para fazer em São Luis no Maranhão! Achei as fotos lindíssimas e fiquei muito curiosa para conhecer o Museu do Reggae. Obrigada por compartilhar!
Amei suas dicas para conhecer Sâo Luís! O Maranhão está na minha lista de desejos faz é tempo!
Puxa, estou ensaiando uma viagem aos Lençóis com paradinha em São Luís do Maranhão, mas não sabia que tinha tanta coisa pra ver e fazer!