Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

O Que Fazer nos Lençóis Maranhenses em 5 Dias de Roteiro

Índice


A primeira coisa que você precisa saber é que o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses precisa entrar em sua lista de viagem!

Esse lugar único no mundo é de uma beleza natural estonteante!

Os Lençóis Maranhenses são um imenso deserto de dunas e lagoas com cerca de 70 km de litoral e área total de 155 mil hectares, quase do tamanho da cidade de São Paulo!

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o destino perfeito para aqueles que buscam aventura e contemplação da natureza!

Nos Lençóis você pode caminhar sobre as areias brancas, se refrescar em lagoas de água azul cristalina, assim como observar o pôr-do-sol de cima de uma das dunas. Essas são experiências únicas que você levará para o resto da vida.

Pôr do sol em Atins

Pôr do sol em Atins

Você poderá optar por fazer os passeios com veículos 4×4 credenciados especialmente adaptados para percorrer o terreno arenoso e alagado da restinga dos Lençóis Maranhenses.

Ou então, percorrer as dunas caminhando por longos períodos, passando por povoados e pernoitar em alguns dos oásis do “deserto brasileiro”.

Então se você ainda não conhece os Lençóis Maranhenses, prepare suas malas que o resto a gente vai te contar neste guia completo com tudo o que você precisa saber sobre este destino e ainda vou deixar um roteiro de 7 dias, com dicas de o que fazer nos Lençóis Maranhenses nos 5 dias que você terá por lá.

Então aperta o PLAY abaixo para conferir o vídeo da nossa experiência e já TE INSCREVE NO CANAL para não perder as nossas dicas!

 

O QUE FAZER NOS LENÇÓIS MARANHENSES EM 5 DIAS

  • 1º Dia – São Luís – Barreirinhas
  • 2º Dia – Barreirinhas / Rio Preguiças / Atins
  • 3° Dia – Atins: Canto do Atins
  • 4º Dia – Atins: Ponta do Mangue + Revoada dos Guarás
  • 5° Dia – Atins / Barreirinhas / Santo Amaro: Lagoa das Emendada
  • 6º Dia – Santo Amaro: Betânia + Rio Alegre + Lagoa do Junco
  • 7° Dia – Santo Amaro – São Luís

 

O QUE FAZER EM BARREIRINHAS NOS LENÇÓIS MARANHENSES

Barreirinhas é a base principal, que tem mais infraestrutura, mais opções de restaurantes e onde ficam os melhores hotéis e pousadas da região dos Lençóis Maranhenses.

Seguro Viagem 12x sem juros

Daqui partem muitos passeios para os Lençóis Maranhenses. Aliás, só em Barreirinhas que você poderá fazer o sobrevoo nos Lençóis Maranhenses.

Além disso, tem os passeios da Lagoa Azul e Lagoa Bonita, o passeio de lancha até Caburé (que inclui a visita a Vassouras e Mandacaru) e a flutuação no Rio Formiga.

Então se você tem poucos dias, esse é o melhor lugar para você se hospedar!

 

PASSEIO PELO RIO PREGUIÇAS

passeio de lancha rio preguicas

O passeio começa pela manhã, por volta das 09h, em uma lancha voadeira que percorrerá o Rio Preguiças.

Esse passeio percorre as águas do Rio Preguiças e conta com três paradas: povoado de Vassouras, povoado de Mandacaru e na península de Caburé.

Durante o passeio você poderá contemplar as belezas naturais as margens do rio: buritizais, juçarais, manguezais e as dunas.

A primeira parada é em Vassouras para conhecer os Pequenos Lençóis, com direito ao primeiro contato com uma lagoa, dunas e os macaquinhos que moram na região.

Aqui você encontrará os pequenos lençóis com lagoas, onde você poderá se refrescar e também apreciar o Parque Eólico.

Pequenos Lençóis em Vassouras

Em seguida você visitará o povoado de Mandacaru, onde fica o Farol das Preguiças, um monumento construído pela marinha em 1940. Ele possui 45 metros de altura, com 160 degraus.

farol preguicas

Nesta parada você poderá subir o farol (sem custo) e desfrutar de uma das mais belas vistas do Caburé, Rio Preguiças, Oceano Atlântico e o início dos Lençóis Maranhenses.

vista de cima do farol preguiças em mandacaru

Vista do Farol Preguiças

Depois aproveite o tempo para visitar as lojinhas de artesanato, bares, lanchonetes e sorveteria.

artesanato em mandacarru

Artesanato feito com palha de buriti

A última parada é na península de Caburé, onde você poderá almoçar (não incluso).

restaurante no caburé

Camarão empanado – nosso pedido de almoço no Caburé

O local é uma vila de pescadores, situada em uma faixa de areia que divide o mar e o rio Preguiças. Oferece restaurantes com especialidade em frutos do mar, aqui é possível tomar banho de mar e de rio, além de poder alugar um quadriciclo para explorar a região.

Logo depois do almoço você seguirá com a lancha até o “porto de Atins”, onde um carro 4×4 estará te esperando para te levará até a pousada.

local onde as lanchas param em Atins

Esse passeio é de meio-período.

ONDE COMER EM BARREIRINHAS

Vou compartilhar uma dica de um restaurante que conhecemos e gostamos bastante em Barreirinhas, para que você possa desfrutar da culinária local.

BAMBAÊ BAR, RESTAURANTE E PIZZARIA

Esse restaurante é super charmoso e a gastronomia uma delícia. O local é super agradável, com diversos ambientes e música ao vivo.

Adoramos a comida e o ambiente, que fica em um amplo jardim nas margens do Preguiça, nos fundos da maravilhosa pousada Encantes do Nordeste.

Pratos variam de R$30 a R$200.

Endereço: Rua Boa Vista, 950 Boa Vista, Barreirinhas – MA

Horário de Funcionamento: abre diariamente das 11h às 22h.

 

O QUE FAZER EM ATINS NOS LENÇÓIS MARANHENSES

Vila de Atins

Atins é a base mais primitiva e descolada dos Lençóis Maranhenses.

Esse povoado lembra muito Jericoacoara antigamente, com sua rusticidade e ruas de areia, é um paraíso rústico e cheio de charme.

Ele fica localizado entre o mar e as lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Além disso, Atins atrai muitos praticantes de kitesurfe.

 

PASSEIO: CANTO DO ATINS

Localizado dentro do Parque Nacional, o canto dos lençóis, antigamente chamado de Canto do Atins, é um pequeno povoado formado por pescadores tradicionais. Apresenta uma bela vista do campo de dunas e é próximo a praia.

O povoado não tem energia, mas há restaurantes comunitários que servem comida típica.

O passeio é de meio período e parte às 15hs da pousada em um veículo 4×4.

Nossa primeira parada foi em uma cachoeira na beira da praia do Parque Nacional, acredita? Nunca tinha visto isso e amei!

Ficamos curtindo e tomando banho nas cachoeiras, tem mais de uma queda por lá, por cerca de 40 minutos. Mas vale destacar que estas quedas só aparecem logo após a época das chuvas, quando o rio Negro tem água.

Em seguida fomos visitar as lagoas entre as dunas, uma mais linda que a outra, olha aí embaixo!

Vimos o pôr do sol de cima das dunas, sentados em cadeiras de praia, mais um espetáculo da natureza.

No caminho de volta, paramos para jantar (opcional) no Restaurante do Sr. Antônio que fica no Canto do Atins.

Lembrando que o jantar não está incluso no preço do passeio, ele deve ser pago a parte. Confesso que achei caro o valor dos pratos para a estrutura e o que oferecem no restaurante.

Logo depois do jantar voltamos pelas dunas em direção à Atins, curtindo o lindo céu estrelado. Chegamos na pousada por volta das 20h.

 

PASSEIO: MANGUE SECO

Esse passeio para as lagoas sai pela manhã, por volta das 09h. Mais uma vez o 4×4 nos pegou na porta da Pousada Jurará e seguimos para o outro lado do parque, conhecido como a Ponta do Mangue.

Fomos conhecer as Lagoas da época com direito a uma incrível parada para banho. Nesse passeio vistamos uma lagoa de coloração bem verde e mais tarde seguimos para outra de um azul transparente maravilhoso!

Perto do horário do almoço fomos conhecer o Restaurante da Carminha, que fica no trajeto de volta, mas ainda nas dunas. O restaurante é uma gracinha, ele fica na beira de uma lagoa.

Mas diferente daquelas que visitamos anteriormente, porque essa já possui vegetação ao redor e é perene.

Lagoa no restaurante da Carminha

Os pratos estavam deliciosos (almoço é pago a parte do passeio). Recomendo muito fazer essa parada!

Redário no restaurante da Carminha

Aproveite para descansar nas redes da propriedade após o almoço.

Redário no restaurante da Carminha

Redário no restaurante da Carminha

Retornamos à Atins por volta das 14h para termos tempo de tomar banho e trocar de roupa para fazermos o próximo passeio.

 

REVOADA DOS GUARÁS

passeio de lancha rio preguicas

Passeio da Revoada dos Guarás

Por volta das 16h30, novamente um carro 4×4 nos pegou na pousada e nos levou até o ponto de embarque da lancha voadeira.

Como fizemos todo o roteiro de forma privativa, todos os passeios estávamos sozinhos nos carros e embarcações. O que facilita o roteiro quanto ao tempo e ainda tem alguns confortos extras.

O nosso piloto foi o Edi, que nos mostrou o mangue e nos levou até o ponto onde poderíamos assistir ao pôr do sol e a chegada dos lindos guarás.

Os guarás são pássaros típicos do litoral atlântico da América do Sul, que vivem nas regiões de mangue. Eles nascem cinzas, mas ganham coloração vermelha pois se alimentam de caranguejos vermelhos que vivem nos mangues.

revoada dos guarás

Revoada dos guarás

Dica: se quiser leve uma espumante ou cervejinha para brindar enquanto aguarda a revoada e o pôr do sol.

Todos os dias, quando o sol começa a se pôr, as famílias de guarás se deslocam até o ponto onde se aninham para dormir (revoada). Depois do pôr do sol, voltamos para a pousada.

 

ONDE COMER EM ATINS

Vou compartilhar dicas de restaurantes incríveis, que fomos jantar em Atins. Isso porque durante o dia almoçamos em locais definidos nos passeios.

Em cada um dos restaurantes você vai, com toda a certeza, aproveitar ao máximo a culinária local e da experiência gastronômica única em região.

CASA DE JUJA ATINS

Esse restaurante foi uma grata surpresa, pois ficava em frente a Pousada Jurará, em que estávamos hospedados. Ele conta com um lindo ambiente, com espaços ao ar livre, com arvores e uma piscina compondo o cenário.

A comida é uma delícia e vale cada caloria, além disso, os pratos tem preços super justos. Vale a pena chegar logo cedo para assistir ao pôr do sol que é lindo e garantir seu lugar, porque normalmente enche rápido.

Endereço: Rua Da Esperança, S/n. Rua Principal, Atins – MA

Horário de Atendimento: de terças a domingos das 18h às 22h.

 

RESTAURANTE LA FERME DE GEORGES

O restaurante da luxuosa pousada La Ferme de Georges, comando pelo chefe cozinha de forma muito intuitiva, que procura os melhores ingredientes da estação, fazendo com que a qualidade e o sabor fresco do alimento sejam o destaque principal do prato.

O restaurante serve cozinha com inspiração internacional, utilizando ingredientes locais de suas hortas orgânicas para uma deliciosa experiência de jantar “garten-to-plate”.

Nós adoramos os pratos, ambiente e atendimento, mas reserve sua mesa com antecedência.

Endereço: La Ferme de Georges, Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Atins – MA

 

O QUE FAZER EM SANTO AMARO NOS LENÇÓIS MARANHENSES

Santo Amaro é mais uma das bases dos Lençóis Maranhenses, além disso ela é conhecida por guardar as lagoas mais bonitas entre as três cidades base dos Lençóis Maranhenses.

Não conheci todo o parque, mas a parte que conheci realmente passou muitas vezes na fila da beleza.

A cidade é bem simples, não tem muita beleza nela em si, mas está praticamente dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e é possível, até mesmo, chegar a pé em algumas lagoas.

As lagoas mais acessíveis de Santo Amaro são a Lagoa da Andorinha e a Lagoa da Gaivota. Ambas podem ser visitadas no mesmo dia e, o que é melhor, elas contam com um lindo pôr do sol.

Barreirinhas, com toda a certeza, tem muito mais a oferecer em termos de cidade, com mais infraestrutura e opções de passeio. Mas não deixe de se hospedar em Santo Amaro, porque facilitará muito para você visitar essas lagoas maravilhosas!

Além disso, vale ressaltar que as lagoas de Santo Amaro são maiores e mais profundas. Por isso, elas demoram mais para secar. Então se você pretende viajar no final da temporada (setembro e outubro) Santo Amaro é a base perfeita para você!

Na cidade você encontrará bons restaurantes, mercadinhos e o agito à noite é na pracinha, em frente à igreja.

Aliás, se você tiver tempo, aproveite para curtir o Rio Alegre, que corta a região. Lá é possível tomar um delicioso banho e ainda aproveitar os quiosques, que vendem bebida gelada e petiscos fresquinhos.

 

PASSEIO: LAGOA DAS EMENDADAS

lagoas emendadas

Esse passeio de meio período é um dos mais lindos.

Como o nome diz, são várias lagoas interdunares (em meio as dunas) ligadas, que somam quilômetros em extensão.

Por ser um atrativo no interior do campo de dunas, aqui você poderá ter uma dimensão do tamanho dos Lençóis Maranhenses.

Porém esse passeio é feito parte de 4×4 e outra somente caminhando entre lagoas paradisíacas e límpidas quase não visitadas, até chegar na Lagoa das Emendadas, onde você terá tempo livre para banho e fotos.

Então prepare as pernocas para caminhar na areia fofa das dunas por quase 2 horas de ida e 2 de volta. Mas nada que vários mergulhos nas lindas lagoas e o pôr do sol em uma duna gigante não façam você esquecer o quanto caminhou.

Após o pôr do sol, você começará a caminhada de volta até o carro, podendo contemplar esse mar de dunas, estrelado!

Por fim, você pode optar por ir até a sorveteria mais conhecida da cidade, que produz sorvetes com as principais frutas da região. Aproveite para experimentar todos os sabores antes de pedir o seu.

Eu amei o sorvete de Buriti, o de Murici por exemplo me lembrou queijo, são sabores exóticos para todos os gostos. O sorvete é um pouco caro (R$12 a bola – pago a parte), mas vale a pena!

 

PASSEIO: CIRCUITO DA BETANIA

Esse passeio é de dia inteiro, com saída por volta das 09h da pousada de Santo Amaro.

A trilha é feita de 4×4 pelas dunas do parque em direção ao povoado de Betânia.

Nossa primeira parada foi na Lagoa da Ilha, maravilhosa, com uma ilha de areia branca no centro. Ficamos aproveitando esta lagoa um bom tempo.

Aqui em Santo Amaro nosso tour além de cadeiras e guarda-sol, nos ofereceram castanhas, guaraná Jesus, coco verde, cocada e outras delicias. Vale destacar que é proibida a entrada de bebidas alcoólicas no Parque.

Depois fomos até outra lagoa linda também. Confesso que é difícil descrever a beleza desse lugar único no mundo!

Pelas 13h fomos de carro até o estacionamento para pegar o barquinho “popó” (como eles chamam lá), para ir até o restaurante. Navegamos pelo Rio Alegre até o restaurante Novo Horizonte em Betânia para almoço (não incluso), que fica na beira do rio.

Depois de comer, pedimos peixe frito e galinha caipira, ambos deliciosos, deitamos em uma das redes descansando e jiboiando.

Quem quiser também pode tomar banho de rio, que tem águas mornas cor de Coca-Cola.

Após o descanso, demos uma volta até o povoado para conhecer e voltamos para o local onde estava o carro para seguir para mais uma lagoa.

Fomos visitar a lagoa do Junco, assistimos ao pôr do sol e, para quem quiser, pode fazer a parada na sorveteria.

Mas como já tínhamos ido, optamos por ir para a pousada, tomar banho para sair depois para jantar.

 

ONDE COMER EM SANTO AMARO NOS LENÇÓIS MARANHENSES

A gastronomia do estado do Maranhão é caracterizada pelos sabores regionais e temperos típicos nordestinos, com influências dos indígenas, portugueses e franceses.

Entre as opções de pratos tradicionais, se destacam, a peixada, caldeirada, camarão no abacaxi, arroz de cuxá, galinha caipira e carne de sol.

Deixaremos aqui sugestões de onde comer em Santo Amaro para você conhecer durante a visita.

 

RESTAURANTE ÁGUA DOCE

O restaurante Água Doce fica dentro na pousada de mesmo nome, e conta com uma grande variedade gastronômica, além de muito sabor.

Nós tomamos aqui a melhor caipirinha de cajá feita com tiquira de toda a nossa viagem! Para comer pedimos a camaroada, que estava deliciosa também.

O atendimento foi excelente e o ambiente é simples e descontraído. O restaurante abre para o almoço e o jantar.

Endereço: R. Oswaldo Cruz, S/N – Centro, Santo Amaro do Maranhão – MA

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 11h às 21h.


 

DUNAS BISTRÔ

O Dunas Bistrô conta com um cardápio com comidas típicas da região em seu cardápio.

Mesmo sem ter visitado todos os restaurantes da cidade, eu arriscaria dizer que esse é o restaurante mais instagramável de Santo Amaro.

Pedimos a torta de caranguejo que estava boa, mas não espetacular. Como sobremesa um sorvete de tapioca.

Endereço: Tv. das Palmeiras, 44 – Centro, Santo Amaro do Maranhão – MA

Horário de funcionamento: de terças a domingos das 12h às 15h e das 18h às 22h .

 

DICA DE ROTEIRO NOS LENÇÓIS MARANHENSES

  • 1 Dia (Barreirinhas): Manhã: trajeto São Luís – Barreirinhas (4 horas). Tarde: Passeio Mirar das Estrelas (dia inteiro)
  • 2 Dia (Barreirinhas – Atins): Manhã: Passeio de Lancha até Atins. Tarde: livre.
  • 3 Dia (Atins): Manhã: Livre. Tarde: Passeio Canto do Atins.
  • 4 Dia (Atins): Manhã: Passeio Ponta do Mangue. Tarde: Passeio Revoada dos Guarás.
  • 5 Dia (Atins – Barreirinhas – Santo Amaro): Manhã: retorno de lancha para Atins e traslado para Santo Amaro. Tarde (Santo Amaro): Passeio Lagoa das Emendadas.
  • 6 Dia (Santo Amaro): Manhã: Passeio Circuito da Betânia. Tarde: Lagoa do Junco.

 

ONDE FICAM OS LENÇÓIS MARANHENSES

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica no litoral oriental do estado do Maranhão, a cerca de 250 km da capital, São Luís.

Ele abrange três municípios maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.

As principais cidades que dão acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são: Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, mas você também pode ter acesso por Humberto de Campos e Primeira Cruz.

 

COMO CHEGAR NOS LENÇÓIS MARANHENSES? COMO IR DE SÃO LUÍS PARA BARREIRINHAS?

Agora existem 3 formas de você chegar aos Lençóis Maranhenses. Barreirinhas é a cidade com melhor infraestrutura das três, que agora também recebe voos vindos de São Luís, da Azul Conecta.

O povoado de Atins, por exemplo, não tem como chegar por estradas, somente de 4×4 pelas dunas ou então de barco.

Já Santo Amaro, que fica aos pés do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é possível chegar de carro, mas o trajeto é longo e a estrada cheia de buracos.

Confira abaixo as nossas dicas!

 

TRANSFER ou CARRO

O transfer de São Luís para Barreirinhas está custando cerca de R$800 o trecho, por carro (até 4 pessoas).

Se você optar por ir por terra, eu super recomendo você contratar um transfer, porque a estrada está horrível e perigosa. O trajeto é de cerca de 250 km e pode levar até 4h30.

Por isso, não aconselho você alugar um carro. Até porque na região você não conseguirá utilizá-lo e vai ter que deixar parado, pois tudo tem que ser feito em carros 4×4, isso sem falar no preço da gasolina que está beirando os 8 reais por litro na região.

 

AVIÃO

Com toda a certeza, essa é a melhor e a mais rápida forma de chegar na base dos lençóis maranhenses.

O aeroporto mais próximo dos Lençóis Maranhenses é o de São Luís e o de Barreirinhas – MA.

O voo que sai de São Luís leva cerca de 50 minutos e por muitas vezes sai mais barato que alugar um carro (somando com a gasolina que está 7 reais o litro – 2022) ou contratar um transfer. Dessa forma você economiza tempo e dinheiro!

Então antes de qualquer coisa, sugiro que você verifique o valor da passagem de avião com a Azul Conecta aqui.

 

ÔNIBUS

Você também pode ir de ônibus direto de São Luís para Barreirinhas, com a Buser, com certeza, essa é forma mais barata de chegar até a porta de entrada dos Lençóis Maranhenses.

As passagens custam cerca de R$60 por pessoa por trecho.

A viagem tem uma duração média de 5h e possui vários horários durante o dia, clique aqui para ganhar um desconto e já verificar os horários e valores das passagens de ônibus.

 

MAPA DO TRAJETO DE SÃO LUÍS ATÉ OS LENÇÓIS MARANHENSES

 

LENÇÓIS MARANHENSES QUANDO IR: QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR OS LENÇÓIS MARANHENSES?

Aqui as estações são divididas em duas: chuvas e seca.

Época das Chuvas: vai de meados de dezembro a maio. Essa época serve para encher as lagoas.

Época da Seca: vai de junho a dezembro. Esse é o período bom para visitar porque faz calor e o final dele é quando as lagoas já estão secas.

Logo após a estação chuvosa o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica com o seu mais belo cenário, pois as lagoas entre as dunas estão cheias.

Mas conforme o período de seca avança as lagoas vão secando aos poucos, chegando em novembro num nível bem baixo.

A melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses é do final de junho até meados de outubro.

Porque no início do ano (janeiro, fevereiro e março) são os meses que mais chove na região e é quando as lagoas estão se formando.

As chuvas começam a dar trégua em junho, mas a partir de novembro as lagoas já começam a secar.

A alta temporada dos Lençóis Maranhenses acontece durante e logo após as chuvas, especialmente entre os meses de maio e agosto.

A baixa temporada nos Lençóis Maranhenses acontece no auge da seca, de outubro a dezembro, quando quase todas as lagoas desaparecem e a paisagem se transforma em um imenso deserto, que não deixa de ser lindo também. Mas se você quer ver as lagoas, tente não ir neste período.

Por isso, recomendamos que você visite os Lençóis Maranhenses de junho a setembro, quando o clima está ensolarado, quente e as lagoas cheias.

A partir de outubro, também é possível curtir um pouco, mas as lagoas já começam a secar e em dezembro as chuvas começam na região.

 

COMO FAZER OS PASSEIOS NOS LENÇOIS MARANHENSES?

Nós fizemos toso o nosso roteiro, inclusive os traslados de ida e volta para São Luís, com a empresa Caetés Expedições. Uma empresa experiente, com mais de 10 anos de mercado e expertise nos roteiros dos Lençóis Maranhenses.

O serviço foi impecável, sem nenhum problema e com o maior conforto (lembrando que fechamos o pacote de forma privativa!

Adoramos a experiência com eles e por isso, super indicamos.

Clique aqui e faça seu orçamento com a Caetés Expedições!

 

QUAL A BASE DOS LENÇÓIS MARANHENSES?

As três bases mais conhecidas dos Lençóis Maranhenses são: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro.

E o ideal, para ver boa parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é conhecer as três.

 

QUANTOS DIAS É RECOMENDADO FICAR NOS LENÇÓIS MARANHENSES?

Vai depender de cada um, mas consideramos que 10 dias de viagem é o ideal para conhecer bem os três principais pontos (Barreirinhas / Povoado de Atins / Santo Amaro) dos Lençóis Maranhenses.

Pois assim será possível visitar as principais atrações de Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Mas se você pretende conhecer somente duas das cidades, 7 dias é o ideal!

 

Você também vai gostar de ler: Onde Comer nos Lençóis Maranhenses (Barreirinhas / Atins / Santo Amaro)

 

ONDE FICAR NOS LENÇÓIS MARANHENSES

Pousada Encantes do Nordeste

Quem visita os Lençóis Maranhenses pode visitar e se hospedar nas três bases principais: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro.

Mas você deve estar pensando: porque mudar de base? Porque apesar de estarem na mesma região, cada uma das bases tem características bem distintas e te ajudarão a economizar tempo no deslocamento pra os passeios.

Vem ver as nossas dicas de onde ficar em cada base: pousadas e hotéis nos Lençóis Maranhenses!

 

BARREIRINHAS

Encantes do Nordeste (pousada incrível $$$)

 

ATINS

Pousada Jurará (excelente localização $$)

 

SANTO AMARO

Pousada Paraíso (simples, mas localizada no centro da cidade $$)

Rancho das Dunas (uma das melhores, distante do centro $$$)

 

O QUE LEVAR PARA OS LENÇÓIS MARANHENSES?

Roupas:

  • Roupas leves e frescas (faz bastante calor!);
  • Blusa com proteção UV;
  • Boné ou chapéu;
  • Óculos de sol;
  • Roupas de banho (várias porque serão usadas em todos os passeios);
  • Meias;
  • 2 chinelos de dedo (caso rompa um, melhor levar dois);
  • 1 tênis e/ou rasteirinha;
  • 1 casaquinho, caso faça vento e refresque um pouco.

Equipamentos e Outros:

  • Câmera fotográfica;
  • GoPro e Dome (se tiver);
  • Cartões de memória;
  • Máscara de mergulho;
  • Protetor Solar;
  • Repelente contra insetos;
  • Medicamentos de uso pessoal;
  • Sabonete, shampoo e condicionador (nem sempre terá nas pousadas);
  • Mochila para os passeios;
  • Toalha e canga;
  • Carregador externo de bateria;
  • Bolsa impermeável (para proteger os equipamentos de água e areia);
  • Protetor labial (sol pode rachar os lábios).

 

O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR AOS LENÇÓIS MARANHENSES

As lagoas dos Lençóis Maranhenses se formam com as chuvas, que acontecem no primeiro semestre de cada ano.

Essa é uma informação importante porque explica como as lagoas se formam e o motivo pelo qual elas aparecem apenas alguns meses no ano.


A temporada das lagoas cheias vai de junho até agosto. Normalmente, em setembro elas começam a secar. Mas vale lembrar que tudo pode mudar, pois depende do clima.

Por isso, sugiro que antes de você agendar a sua visita aos Lençóis, verifique como estão as condições das lagoas.

 

SEGURO VIAGEM NACIONAL

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é essencial para qualquer viagem, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados longe de casa. Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado você compra seu seguro mais barato! E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!

 

LEIA TAMBÉM

 

Gostou das Dicas? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!

PASSAGEM AÉREA

Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial do NOSSO PARCEIRO!

HOSPEDAGEM

RESERVE AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL COM INTERNET

COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo e use nosso cupom para ganhar 15% de DESCONTO: GARFOEMALA. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!

ALUGUEL DE CARROS

Precisa ALUGAR um CARRO? Na nossa parceira de aluguel de carros a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

SEGURO VIAGEM

E não se esqueça de contratar o seu SEGURO VIAGEM com o nosso link comparador de seguradoras e garanta o melhor preço!

PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?

Peça já a sua indenização de até 15 mil! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2 anos. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo NOSSO PARCEIRO

PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NO BRASIL E NO MUNDO

Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, tours guiados gratuitos (free walk), compra de ingressos de atrações e opções de gastronomia. Então fique a vontade para pesquisar aqui no NOSSO LINK e explorar seu destino!

Já fez as malas?

CONHEÇA O YOUTUBE E INSTAGRAM DO BLOG!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

9 comentários

  • Marcella disse:

    Que coisa mais linda esses Lençóis Maranhenses!! Vou viajar pra lá mês que vem e vou ter exatamente 5 dias, vou usar seu roteiro e vai encaixar direitinho! Obrigada pelas dicas, adoro o blog

    • Oi Marcella! Os Lençóis parecem mesmo um paraíso, difícil não ficar de queixo caído! Que bom que o roteiro vai te ajudar, fico mto feliz! Se precisa de qualquer outra dica, só pedir , tá?! Tô a disposição! Fico muito feliz que gosta do blog! 🙂 bjbj

  • aplandeiro disse:

    Gostei das opções do que fazer nos Lençóis Maranhenses, esse destino está na minha lista prioritária rs

  • Lilian Azevedo disse:

    Excelente post! Esse ano quando fui pesquisar descobri que já não tinha mais hospedagem legal em Barreirinhas. Gostei de saber da possibilidade de ficar tb em outras cidadezinhas base. Quero fazer um passeio privativo pois acho que apesar de mais caro a gente aproveita muito mais. Já salvei o post.

    • Oi Lilian! Tudo certinho? Obrigada, sim, são 3 as bases dos Lençóis, pode ficar nas 3 ou então escolher uma delas. Eu adorei o passeio privativo, pq assim tu escolhe quando tempo ficar em cada lugar e tem mais privacidade e silencio para contemplar a paisagem! Volte sempre! Abs

  • Fernanda disse:

    Super guia sobre Lençóis Maranhenses! Este post está bastante completo e já vou encaminhar pra uma amiga que me pediu dicas de lá – como já faz muito tempo que fui, lembro bem pouco sobre o rio Preguiças, Atins, Barreirinhas etc.

  • Que guia completíssimo de o que fazer nos Lençois Maranhenses em 5 dias!!! Eu acompanhei sua viagem no Ig e fiquei encantada. Já salvei seu post, porque sonho com essa trip. As lagoas, a revoada dos guarás… tudo parece ser sensacional 🙂

O Blog tem mais vida quando você participa. Deixe seu comentário!

error: Conteúdo protegido!

Inscreva-se Agora!

Receba uma planilha de Planejamento de Viagens, descontos e novidades!