Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

O Que Fazer em Montevideo no Uruguai: Guia Completo e Melhores Atrações

Índice


 Pronto para embarcar numa viagem cheia de charme e descontração? Então, preparem-se para descobrir comigo o que Montevideo, a pérola do Rio da Prata, tem a oferecer!

A capital do Uruguai parece estar em outra esfera, porque aqui o tempo parece desacelerar para que você possa saborear cada momento ao máximo.

Montevideo tem uma atmosfera encantadora, perfeita para uma viagem no ritmo “slow travel”. Mas antes de viajar pro Uruguai, confira aqui os documentos necessários para brasileiros entrar no país!

Além disso, a cidade oferece uma boa quantidade de cafés e restaurantes incríveis.

Ah e não podemos nos esquecer das vinícolas próximas, prontas para receber os turistas em experiencias e degustações incríveis.

E quando se trata de beleza natural, Montevideo não deixa nada a desejar. A costa, banhada pelo majestoso Rio da Prata, que os uruguaios chamam de mar, é um convite para relaxar e apreciar as vistas deslumbrantes.

Percorrer a Rambla, o calçadão à “beira-mar”, é um programa obrigatório, onde você pode caminhar tranquilamente enquanto admira as praias e sente a brisa refrescante acariciar seu rosto.

Então, prepare-se para se perder nas ruas históricas, saborear os aromas e sabores locais, e se encantar com a beleza natural deslumbrante que esta cidade tem para oferecer.

Neste guia, vou compartilhar com vocês as experiências imperdíveis que vivi nessa cidade encantadora.

Desde os passeios pelas ruas históricas da Ciudad Vieja até os sabores inigualáveis do autêntico churrasco uruguaio no Mercado del Puerto, há muito para explorar e aproveitar.

Então, peguem seus sapatos confortáveis, preparem suas câmeras e vamos nos aventurar juntos pelas maravilhas de Montevideo!

 

COMO É MONTEVIDEO, A CAPITAL DO URUGUAI

A cidade de Montevideo, fundada no século XVIII, é a capital e maior cidade do Uruguai. Localizada na costa sul do país, Montevideo é conhecida por sua atmosfera descontraída e acolhedora, além de sua rica história e cultura.

Com sua fascinante mistura de história, cultura e beleza natural, Montevidéu oferece uma infinidade de atrações a serem exploradas. Quer você seja um aficionado por arte, história ou gastronomia, essa cidade cativante tem algo para todos.

Seguro Viagem 12x sem juros

Embarque em uma viagem no tempo enquanto passeia pela Ciudad Vieja, Patrimônio da Humanidade, o bairro histórico da cidade.

Passeie pela pitoresca Rambla, um calçadão costeiro que se estende por quilômetros, oferecendo vistas de tirar o fôlego do Oceano Atlântico.

Ou então satisfaça seus sentidos com uma visita ao Mercado del Puerto, um movimentado mercado de alimentos onde você pode saborear um churrasco uruguaio de dar água na boca e iguarias locais.

Tem ainda muitos museus e praças lindas para conhecer!

A Rambla, uma avenida costeira que se estende por vários quilômetros, é o lugar perfeito para um passeio relaxante.

Para quem ama esportes aquáticos, Montevideo oferece a prática de surf nas praias de Malvin e Pocitos.

Mas se preferir uma experiência mais tranquila, alugue uma bicicleta e explore a cidade em duas rodas. O hotel Cala Di Volpe, por exemplo, empresta bicicletas aos hóspedes.

Montevideo também oferece uma série de atrações gratuitas para os visitantes aproveitarem.

De praias de rio que parecem mar a mercados movimentados e museus cativantes, Montevidéu é um destino que promete cativar e deixar uma impressão duradoura.

Então descubra as melhores atrações que essa cidade tem a oferecer e crie memórias inesquecíveis na encantadora capital do Uruguai.

 

ONDE FICAR EM MONTEVIDEO

Hotel em carrasco, montevidéu, Uruguai

Hotel Sofitel Carrasco

Quando se trata de escolher onde ficar em Montevidéu, as opções são vastas e variadas, atendendo a todos os gostos e estilos de viagem.

Para começar sua viagem com o pé direito, a localização é fundamental, e os bairros mais populares entre os brasileiros oferecem uma variedade de opções encantadoras.

Pocitos e Punta Carretas são os bairros mais populares, devido à sua proximidade com a Rambla, a deslumbrante orla de Montevidéu.

Nesses bairros você pode desfrutar de belas vistas do Rio da Prata enquanto passeia pelo calçadão ou relaxam em um dos muitos cafés e restaurantes à beira-mar.

Entre as opções de hotéis de luxo em Montevideo, em Pocitos, destacam-se o Hyatt Centric e o Costanero MGallery, que oferecem conforto e elegância em meio à paisagem deslumbrante.

Enquanto isso, o bairro de Carrasco é conhecido por seus hotéis bacanas, como o Sofitel e o Hampton By Hilton Montevideo Carrasco, onde os viajantes podem desfrutar de uma estadia sofisticada e tranquila.

Independentemente de onde você escolher se hospedar, Montevidéu oferece uma hospitalidade calorosa e uma variedade de opções de acomodação para tornar sua estadia inesquecível.

Para isso, confira essas opções que misturam conforto e conveniência, como o Radisson Montevideo Victoria Plaza Hotel, o Regency Golf e o Pocitos Plaza Hotel, que garantem uma experiência memorável na capital uruguaia.

CONFIRA AQUI MAIS OPÇÕES DE HOSPEDAGENS EM MONTEVIDEO!

 

O QUE FAZER EM MONTEVIDEO NO URUGUAI

Se você está se preparando para desembarcar em Montevidéu, Uruguai, está prestes a viver uma experiência incrível!

Por isso eu vou deixar aqui dicas sobre o que fazer em Montevideo, uma cidade encantadora do Uruguai. Prepare-se para explorar uma mistura única de história, cultura, gastronomia e paisagens deslumbrantes que vão te conquistar em cada esquina.

Primeiro, vamos mergulhar na fascinante história da cidade, passeando pela Ciudad Vieja, o coração histórico de Montevidéu. Onde nas ruas de paralelepípedos, prédios coloniais e praças charmosas, você encontrará uma atmosfera cativante que nos transporta para o passado.

Não se esqueça de visitar o emblemático Mercado del Puerto, onde aromas tentadores e a vibração animada dos locais criam uma experiência gastronômica inesquecível. Prove as delícias da culinária uruguaia, como o famoso churrasco e os suculentos chivitos, e descubra por que a comida aqui é tão aclamada.

Para os amantes da natureza, reserve um tempo para relaxar na Rambla de Montevidéu, um calçadão à beira-mar que oferece vistas deslumbrantes do Rio da Prata. Caminhe, corra ou simplesmente sente-se para apreciar o pôr do sol enquanto as cores do céu se fundem com as águas tranquilas.

Não deixe também de explorar os museus e galerias de arte da cidade, que destacam a rica herança cultural do Uruguai e oferecem um vislumbre da arte local e internacional.

À noite, Montevidéu ganha vida com uma cena vibrante de bares, pubs e casas de shows.

Experimente um dos muitos cafés espalhados pela cidade ou dance a noite toda ao som de música ao vivo em lugares como o Bar Fun Fun, um ponto de encontro tradicional com atmosfera única.

Pronto? Nesse artigo vou contar tudo que você precisa saber, visitar e provar nessa viagem a Montevidéu!

RESERVE AQUI SEU TOUR GUIADO PELA CIUDAD VIEJA EM MONTEVIDEU!

 

PLAZA INDEPENDENCIA E A PORTA DA CIUDADELA

Não deixe de explorar a Plaza Independencia, que durante a época colonial, abrigava a fortaleza da cidade, conhecida como a cidadela.

Este local era o centro de defesa de Montevidéu em caso de ataques. A cidadela incluía a casa do comandante, alojamento para as tropas, uma capela e espaços para tarefas administrativas.

No centro da praça, ergueu-se em 1923 uma estátua equestre de José Gervasio Artigas, o herói máximo do Uruguai.

A Praça Independência também abriga 33 palmeiras em honra aos 33 orientais, protagonistas chave da batalha libertadora.

A Praça Independência é o ponto de início da principal avenida 18 de Julho. Esta avenida foi criada após a demolição das muralhas de Montevidéu, marcando o início da expansão da cidade.

A Porta da Cidadela, emblemática de Montevidéu, era a entrada principal para a fortaleza militar da Cidadela durante o século XVIII, construída pelos espanhóis para proteger a cidade murada.

Com o crescimento demográfico, em 1877, as muralhas e a Cidadela foram demolidas. A porta, caracterizada por ranhuras verticais para as correntes da ponte levadiça, foi restaurada em 2009.

Embora a maioria das pedras sejam originais, a restauração foi realizada em duas áreas onde faltavam elementos. Hoje, a Porta da Cidadela é um símbolo icônico de Montevidéu e um ponto turístico chave.

 

MAUSOLEU DE ARTIGAS

Na parte subterrânea da praça fica o Mausoléu de Artigas, com entrada gratuita.

Artigas nasceu em 1764 em Montevidéu e faleceu em 1850 no Paraguai, onde se autoexilou após ser derrotado.

Em 1854 seus restos mortais foram trazidos para o Uruguai e atualmente repousam em um mausoléu subterrâneo sob seu monumento.

O mausoléu é guardado por soldados do Regimento de Blandengues, um corpo de polícia rural a que Artigas pertenceu.

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta das 10h às 14h, sábados e domingos das 10h às 16h.

Entrada: gratuita

 

PALÁCIO SALVO

O Palácio Salvo, um icônico edifício de estilo neoclássico, é um dos principais pontos turísticos da cidade.

O Palácio Salvo foi construído em 1928 por uma família de imigrantes italianos, os irmãos Salvo, comerciantes e pioneiros na indústria uruguaia. Um dos irmãos foi o fundador da primeira fábrica têxtil do país.

Com seus 95 metros e 27 andares, foi por cerca de duas décadas, o edifício mais alto da América do Sul, e em seu topo havia um vigia para monitorar o tráfego marítimo no porto de Montevidéu.

Possui um edifício gêmeo em Buenos Aires, o Palácio Barolo, ambos projetados pelo mesmo arquiteto, italiano Mario Palanti. Estes edifícios estavam unidos simbolicamente por duas grandes luminárias, uma em cada cidade.

O Palácio Salvo está intimamente ligado à cultura, sendo inspiração para poetas das novas correntes literárias do início do século vinte em Montevidéu.

Ademais, no local onde foi construído, anteriormente havia a confeitaria La Giralda, onde em 1917 foi tocado pela primeira vez o tango ‘La Cumparsita’ de Matos Rodríguez, declarado Patrimônio Imaterial pela UNESCO e considerado o hino mundial do tango.

Endereço: Plaza Independencia, 848

Entrada e Visitas: É possível visitar o edifício por dentro, em uma visita guiada em português, que acontece de segundas a sextas, às 14h30 e aos sábados as 12h. As visitas duram cerca de 45 minutos.

Preço da visita guiada: compre sua visita guiada antecipada aqui!

 

MUSEO DE LA CASA DE GOBIERNO

O Museu da Casa do Governo fica dentro do Palácio Estévez, antiga sede do governo uruguaio.

Nele você conhece os detalhes da história política do Uruguai e ainda pode ver pinturas, móveis, vestimentas e objetos pessoais dos presidentes anteriores do país.

O edificio foi construído em 1874 como um palacete residencial, mas pouco tempo depois foi comprado pelo governo, remodelado e utilizado durante um século como sede da presidência do Uruguai.

É um local interessante, mas pode ser um pouco chato se você optar pela visita não guiada.

Endereço: Plaza Independência

Horário de Funcionamento: As visitas guiadas estão disponíveis gratuitamente de segunda a sexta, das 10h às 17h.

Entrada: gratuita.

 

TEATRO SOLIS

Outro marco histórico imperdível é o Teatro Solís, um dos teatros mais antigos da América do Sul.

Inaugurado no dia 25 de agosto de 1856, tem capacidade aproximada de 1800 pessoas. Foi construído por uma sociedade privada e inaugurado com a ópera ‘Hernani’ de Verdi, um espetáculo especialmente preparado para a abertura.

Este teatro é o palco principal da Comédia Nacional e hospeda uma variedade de atividades culturais, como balé, concertos sinfônicos e corais, e teatro de vanguarda, sendo o coração da cultura artística de Montevidéu.

Originalmente, o teatro incluía apenas a parte central, um corpo de estilo neoclássico com um pórtico sustentado por seis colunas de estilo grego. Duas ou três décadas depois, dois corpos laterais foram adicionados, expandindo a estrutura original.

Tem visitas guiadas, em português e outros idiomas, de terças a domingos, sempre as 16h. Ela tem um custo de 150 pesos uruguaios para estrangeiros, mas saiba que o pagamento é somente em pesos uruguaios e em dinheiro na bilheteria do local. Eles não aceitam cartões! Ah e nas quartas-feiras a visita é gratuita.

A noite a programação do teatro segue normal, com muitos espetáculos incríveis.

Endereço: Reconquista S/ N esq, Bartolomé Mitre

 

PLAZA MATRIZ

Caminhando um pouco você chega ao coração da cidade colonial de Montevidéu, na Praça da Matriz, mas também conhecida como Plaza de la Constitución.

Essa praça foi palco de eventos vitais desde os tempos coloniais, incluindo o mercado público, atos governamentais e celebrações da coroa espanhola.

Também conhecida como Praça da Matriz, em referência à primeira igreja paroquial da cidade, considerada a “igreja mãe” do catolicismo romano em Montevidéu.

Desde 1830, esta praça é conhecida como Praça da Constituição, em comemoração ao juramento da primeira Constituição da República.

No centro da praça você vai encontrar uma fonte de mármore Carrara, instalada em meados do século XIX por uma empresa britânica em colaboração com empreendedores locais.

Esta fonte não era apenas um ponto de acesso à água potável, mas também um monumento que celebra o acesso universal à água, com detalhes que refletem o escudo nacional.

 

CATEDRAL BASÍLICA DA IMACULADA CONCEIÇÃO, SÃO FELIPE E SÃO TIAGO DE MONTEVIDÉU

A catedral fica bem em frente ao Cabildo de Montevidéu e da Plaza de la Constitución, na Cidade Velha.

Dedicada à Imaculada Conceição e aos Santos Filipe e Tiago, é um emblema da confluência entre religião e história no Uruguai.

A Catedral Católica Romana de Montevidéu teve vários edifícios e também esteve situada em diferentes locais desde seu humilde início.

Inicialmente, era uma modesta igreja de madeira, barro e palha, perto do porto onde os espanhóis desembarcaram em 1724, até sua localização atual.

O edifício que hoje conhecemos como a Catedral levou 14 anos para ser terminado; as obras começaram em 1790 e foi aberta ao público em 1804, embora não estivesse completamente terminada, pois faltavam os pisos e alguns detalhes em uma das torres.

Com fachada em estilo neoclássico, conta com três naves e cúpula sobre o cruzeiro, um modelo semelhante a de igrejas de influência jesuítica da região.

Nela repousam heróis ou figuras culminantes da história militar e política do Uruguai, bem como figuras religiosas da época.

Ao visitar a Catedral, não se entra apenas em um espaço de tranquilidade espiritual, mas também em um local que protege e rememora capítulos cruciais da história uruguaia.

Endereço: Ituzaingó 1373 – Montevideo

Horário de Funcionamento: de segundas a sábados das 09h às 18h e domingos das 10h às 12h30.

Entrada: gratuita

 

EL CABILDO DE MONTEVIDEO

Esse prédio colonial, charmoso, fica em frente na Praça Constituição e é um daqueles lugares que respiram passado.

Construído entre 1804 e 1812, quando Montevidéu fazia parte do Vice-Reino do Rio da Prata, o Cabildo servia como a sede administrativa da cidade naquela época e desde então virou um ponto político e histórico super importante na cidade.

O edifício é imponente e em estilo neoclássico, projeto do arquiteto espanhol Tomás Toribio.

Em 1830, o primeiro presidente do Uruguai, Fructuoso Rivera, prestou juramento lá! E esse costume pegou, pois por 90 anos, todos os presidentes seguiram a tradição de jurar no Cabildo.

Além de sede do governo, também serviu como cadeia e como sede Legislativa. Inclusive, uma das salas reproduz como era a Assembleia Constituinte e Legislativa.

No andar térreo, no coração do prédio, você vai encontrar um espaço que parece um jardim de inverno. E no centro desse jardim, tem uma fonte que foi inaugurada em 1868.

Em 1958, o Cabildo foi transformado em um arquivo e museu. Então, se você curte uma dose de história, não pode deixar de visitar esse lugar emblemático. É garantia de mergulho no passado!

Endereço: Juan Carlos Gómez 1362 – Montevideo

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h45; sábados e feriados, das 11h às 17h.

Ingressos: as visitas são gratuitas.

 

MUSEO TORRES GARCIA

O Museu Torres García é um dos principais museus de Montevidéu, em homenagem a Joaquín Torres García.

Ele surgiu por iniciativa da esposa do renomado pintor uruguaio, logo após o falecimento dele, em 1949. Nascido em Montevidéu, em 1874, Joaquín Torres-García mudou-se para Barcelona com sua família ainda na infância.

Frequentou a Escola de Belas Artes, onde desenvolveu sua paixão pela arte. Lá, Torres-García tornou-se amigo próximo de Antonio Gaudí, o renomado arquiteto catalão, e foi significativamente influenciado por ele.

Apesar de sua amizade com Gaudí, a colaboração de Torres-García na Basílica da Sagrada Família foi breve e pouco notável.

Embora tenha desenhado alguns vitrais para a basílica, esses projetos não foram amplamente utilizados, deixando uma história curiosa nos bastidores da famosa obra arquitetônica.

No entanto, é inegável o impacto de Torres-García como um dos artistas mais influentes da América do Sul no século XX, especialmente por sua estreita ligação com os movimentos vanguardistas europeus e sua busca incessante por inovação na arte.

O espaço abriga uma coleção de pinturas e réplicas fotográficas das obras do artista, distribuídas pelos quatro andares do edifício, além de exposições dedicadas a outros artistas associados a ele.

Ele ganhou fama por virar o mapa da América do Sul de ponta-cabeça, em um desenho de caneta e tinta chamado América Invertida.

Situado a poucos passos da Porta da Cidadela, o museu é uma parada imperdível para quem deseja mergulhar na rica história da arte uruguaia. Vale lembrar que o museu tem acessibilidade.

Endereço: Sarandí 683, Ciudad Vieja.

Horário de Funcionamento: segunda a sábados das 10h às 18h e aos domingos das 10h às 18h. Fecha nos feriados de 1º de janeiro, 1º de maio, 18 de julho, 25 de agosto e 25 de dezembro.

Entrada: 200 pesos uruguaios (cerca de 25 reais).

 

CASA DE RIVERA – MUSEU HISTÓRICO NACIONAL

Vamos falar sobre um lugar que nos transporta diretamente para as raízes históricas do Uruguai: a Casa de Rivera, ou Museu Histórico Nacional, em Montevidéu.

Ela abriga uma exposição permanente sobre o processo de independência do Uruguai até a primeira metade do século XX.

Localizada em um prédio histórico na Ciudad Vieja, a Casa de Rivera é um marco importante na capital uruguaia.


Ela começou a ser construída na primeira década de 1800, quando serviu de residência.

Posteriormente a casa foi transformada em museu para preservar a memória do general José Fructuoso Rivera, um dos principais líderes da independência uruguaia e que residiu nessa casa, por isso o nome.

Ao explorar suas salas e corredores, você tem a oportunidade de mergulhar na vida cotidiana do século XIX no Uruguai e aprender sobre os eventos e personalidades que moldaram a história do país.

A coleção do museu inclui artefatos históricos, documentos, mobiliário e obras de arte relacionadas à vida e à época de Rivera e de outros líderes históricos uruguaios.

Para os entusiastas da história e da cultura, uma visita à Casa de Rivera é uma oportunidade única de viajar no tempo e descobrir os segredos do passado do Uruguai, enquanto se maravilham com a beleza e a autenticidade deste museu histórico nacional.

Endereço: Rincón 437

Horário de Funcionamento: de quarta-feira a domingo, das 12h às 18h.

Entrada: gratuita.

 

MUSEO ANDES 1972

Outro museu que vale a pena ir é o Museo Andes 1972, próximo da Plaza Matriz e do Cabildo.

Ele é menor do que os outros e tem uma proposta diferente, pois é dedicado ao trágico acidente aéreo ocorrido em 1972, envolvendo o voo 571 da Força Aérea Uruguaia.

O museu conta a história da tragédia e do incrível ato de sobrevivência que se seguiu, quando os sobreviventes enfrentaram condições extremas de frio, fome e isolamento por mais de dois meses nas montanhas.

Entre os destroços do avião, você pode ver artefatos pessoais dos passageiros, cartas, relatos emocionantes de sobreviventes e homenagens às vidas perdidas.

Além disso, o Museu Andes 1972 oferece uma reflexão profunda sobre os valores humanos de solidariedade, coragem e esperança diante da adversidade.

É um lugar de memória e aprendizado, onde você pode honrar as vítimas da tragédia e celebrar os sobreviventes que lutaram para sobreviver contra todas as probabilidades.

Eu adorei conhecer esse museu e descobrir mais sobre essa história tão chocante. Você já viu o filme que fizeram dela, o Sociedade da Neve, na Netflix?

Mas vale lembrar que a visita nesse museu não é indicada para crianças menores de 12 anos de idade. A visita no museu leva aproximadamente entre 1h e 1h30.

Endereço: Rincón, 619.

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 17h e sábados das 10h às 15h.

Entrada: GARANTA SUA VISITA COMPRANDO SEU INGRESSO AQUI!

 

MERCADO DEL PUERTO

O Mercado del Puerto, também conhecido como Mercado do Porto, fica localizado no histórico bairro Ciudad Vieja.

Ele surgiu em 1868 quando era apenas um mercado comum, desses que vendiam alimentos para os moradores da região.

Reza a lenda que o edifício originalmente deveria ser uma estação de trem em uma cidade do Pacífico. No entanto, o navio que transportava a estrutura naufragou entre Maldonado e Rocha.

Naquele momento, um grupo de capitalistas de Montevidéu decidiu comprar o material abandonado por pouco dinheiro e usá-lo para construir o mercado.

Mas hoje em dia, meu amigo, é outra história! O Mercado del Puerto se transformou em um verdadeiro paraíso gastronômico, com alguns dos melhores restaurantes da cidade.

E adivinha só? Eles servem pratos típicos do Uruguai de dar água na boca!

Então, se você é, assim como eu, alguém que adora explorar a cultura de um lugar através do paladar, não pode deixar de visitar o Mercado do Porto.

É garantia de sabores autênticos e experiências gastronômicas inesquecíveis. Ah, e não esqueça de ir com fome, porque as opções são tantas que você vai querer provar um pouco de tudo!

Endereço: Mercado Plaza – Piedras, 237 – Montevideo

Horário de Funcionamento: diariamente das 10h às 17h.

 

MERCADO DE LOS ARTESANOS

Esse mercado reúne diversos artesãos uruguaios que produzem os mais diversos artesanatos. Tem muita opção para levar de souvenir!

Não é o lugar mais barato, mas tem muitos produtos que você só vai encontrar por aqui, criativos e bem feitos.

Endereço: Plaza Cagancha, 1365

Horário de Funcionamento: diariamente das 10h às 20h.

 

MIRANTE PANORÂMICO

O Mirante Panorâmico está localizado no 22º andar do prédio da Intendência de Montevideo, a 80 metros de altura.

O espaço renovado conta com cafeteria, aluguel de binóculos (opção gratuita e paga), atendimento aos visitantes e uma lojinha de venda de souvenires.

Além disso, foi incorporado um novo sistema de áudio externo que reproduz permanentemente música uruguaia interpretada pela Orquestra Filarmônica de Montevideo e pela Banda Sinfônica de Montevideo.

Também é possível apreciar fotografias e caricaturas que buscam valorizar os emblemas mais icônicos de Montevideo, representando o turismo, a cultura e a arte da cidade através dos olhos e das mãos de seus habitantes.

Endereço: Soriano 1363

Horário de Funcionamento: diariamente das 10h às 20h.

Entrada: gratuita

 

PRAÇA ZABALA

A Praça Zabala foi inaugurada em 1890, tem uma história fascinante e, está localizada onde costumava ficar a casa do governo.

Ela foi projetada pelo paisagista francês Edouard André, que trouxe um toque europeu para Montevidéu inspirado na Belle Époque. Com seus caminhos sinuosos, canteiros de grama, flores coloridas e uma variedade de árvores, essa praça é um verdadeiro oásis no coração da cidade.

E sabe por que ela tem esse nome? Em homenagem a Bruno Mauricio de Zabala, o cara que fundou Montevidéu lá em 1724, depois de expulsar uns portugueses que estavam ocupando o lugar.

A Praça Zabala também tem uns detalhes bem legais, como as lanternas, um bebedouro super charmoso e uma cerca octogonal com portões, tudo seguindo a tradição francesa e inglesa.

É como dar um passeio pelo passado enquanto desfruta da natureza e da tranquilidade desse lugar.

 

PALÁCIO LEGISLATIVO

Outro ponto interessante pra visitar é o Palácio Legislativo do Uruguai, também conhecido como Congresso ou Palácio das Leis!

Ele foi inaugurado em 25 de agosto de 1925 e desde então é um símbolo da democracia uruguaia. Sua construção em mármores e granitos nacionais, é daqueles edifícios que fazem a gente se sentir pequenininho diante da grandiosidade.

Mas não é só por fora que ele impressiona! Por dentro, é uma verdadeira obra de arte, com madeiras trabalhadas por artesãos e artistas renomados. Antes de sua existência, o Poder Legislativo situava-se no Cabildo em frente à Praça Matriz.

E pra completar tem uma torre com uma claraboia que ilumina o Salão dos Passos Perdidos no lugar de uma cúpula e as esculturas externas representam as artes, a indústria, a ciência e o comércio, que foram adicionados nos anos 70.

Tem também um edifício anexo que se conecta com o principal por uma passagem subterrânea!

Ah, e não posso esquecer de mencionar os guardas do Batalhão Florida, responsáveis por guardar esse patrimônio histórico. Eles são uma verdadeira honra para o país e têm uma história incrível que remonta à Guerra da Tríplice Aliança.

Ele não fica muito perto dos outros pontos turísticos, mas de lá dá para ir a pé fazer umas compras ou um lanche do Mercado Agrícola de Montevidéu.

Então, se você é fã de arquitetura, história e política, dê uma passadinha por aqui na sua visita a Montevidéu!

Endereço: Av.de las Leyes s/n

Visitas guiadas: em espanhol, português ou inglês. Elas acontecem de segunda a sexta-feira, às 11h30 e às 15h (mas vale checar no site oficial do parlamento).

Valor: visitas custam 140 pesos uruguaios ou USD3 por pessoa, mas somente aceita-se o pagamento em dinheiro.

 

MERCADO AGRÍCOLA DE MONTEVIDEO

O Mercado Agrícola de Montevidéu, ou MAM para os íntimos, é pura história e sabor, então preparem seus apetites!

O MAM foi inaugurado lá em 1903 e, depois de passar por uma reforma em 2006, reabriu suas portas para se tornar um mercado híbrido, atendendo tanto os locais quanto os turistas sedentos por boas comidinhas.

E sabe o que é mais legal? Ele mantém todas as suas fachadas exteriores intactas, com detalhes arquitetônicos lindíssimos em cerâmica. Ah, e a cobertura externa e a estrutura metálica interna são originais, feitas de ferro inglês. Um verdadeiro tesouro histórico!

É um paraíso gastronômico, com uma variedade de opções que vão deixar você com água na boca, ele é muito frequentado por uruguaios atrás de produtos com preço justo.

Tem mercearias com vinhos, cervejas e queijos, bancas cheias de frutas e verduras fresquinhas, e confeitarias com doces típicos uruguaios, o doce de leite deles é divino!

E a parte mais difícil é escolher o que comer na praça de alimentação, que oferece desde a clássica parrilla até os famosos chivitos, que são sanduíches feitos com um bife suculento. E se você quiser comprar lembrancinhas, vai encontrar algumas por lá também!

Então, se você é do tipo que adora explorar os sabores locais e conhecer um pouco da cultura gastronômica do lugar que visita, o MAM é parada obrigatória em Montevidéu.


Endereço: José L. Terra, 2.220

Horário de Funcionamento: abre todos os dias, das 9h às 22h.

 

PRAÇA DA DEMOCRACIA

Essa praça foi criada durante a ditadura militar e presta homenagem à bandeira e aos detidos desse período com uma escultura de duas pessoas nuas, encapuzadas e algemadas.

Em frente a praça fica o terminal de ônibus e uma igreja católica ligada ao Opus Dei, que abriga uma imagem de seu fundador, São Josemaría Escrivá de Balaguer.

Pertinho também fica o Obelisco de granito, uma homenagem aos constituintes do ano da primeira Constituição, projetado por José Luis Zorrilla de San Martín, com figuras que representam a Lei, a Constituição e a Força.

Endereço: Bulevar Artigas – Avenida 8 de Octubre y Calle Avelino Miranda

 

ESTÁDIO CENTENÁRIO

Quem mais aí é apaixonado por futebol? Vamos falar sobre um verdadeiro ícone em Montevidéu: o Estádio Centenário!

Foi construído para sediar a primeira Copa do Mundo, em 1930, e é motivo de grande orgulho para os uruguaios por ter sido declarado pela FIFA o primeiro monumento histórico do futebol mundial.

O Estádio Centenário tem quatro arquibancadas: América, Amsterdã, Olímpica e Colombes, que homenageiam triunfos importantes da seleção uruguaia.

Com capacidade de 62 mil espectadores, É o coração do futebol uruguaio e ainda abriga o Museu do Futebol, onde você pode mergulhar na história desse esporte tão amado.

Apesar de ser o palco onde todas as equipes de futebol jogam, ele não pertence a nenhum clube específico, o que o torna ainda mais democrático.

Uma maneira de conhecer por dentro o estádio é comparecendo a um jogo de futebol, já que ele é frequentemente utilizado pelos principais clubes de futebol da região, como o Peñarol e o Nacional, além de alguns times menores, como o Liverpool do Uruguai e o Racing.

E se você pensa que é só futebol que rola por lá, está muito enganado!

Dentro do parque onde o estádio está localizado, você também encontra outras instalações esportivas, como o Clube Uruguaio de Tiro, estádios adicionais, um velódromo, uma pista de atletismo e até um instituto superior de educação física.

Então, se você é daqueles que vibra com uma boa partida de futebol ou simplesmente ama a energia dos estádios, não pode deixar de conhecer o Estádio Centenário!

Endereço: Estádio Centenário, tribuna olímpica Av. Ricaldoni.

Horário de Funcionamento do Museu: de segunda a sábado, das 10h às 17h.

Ingresso do Museu: 300 pesos uruguaios (cerca de 40 reais).

 

MONUMENTO LA CARRETA

Este monumento é uma homenagem à carreta, um meio de transporte essencial na história do Uruguai. Não servia apenas para transportar pessoas, mas também para levar alimentos, couro, móveis e outros produtos do país.

Feita pelo escultor José Belloni, em bronze, imortalizou meio de transporte representando uma carreta em esforço para atravessar um curso de água.

Rodeada por árvores nativas uruguaias, este monumento simboliza a importância da carreta na vida cotidiana e no desenvolvimento do país. Fica ao lado do estádio centenário.

 

RAMBLA

A Rambla, também conhecida como Avenida Costeira de Montevidéu, é uma ampla avenida de mais de 30km de comprimento que se estende ao longo da costa do departamento de Montevidéu, margeando o Rio da Prata.

Apesar de sua aparência, o Rio da Prata é um rio de águas doces e não um mar.

O rio recebeu seu nome devido às expedições em busca de prata, embora estas não tenham sido bem-sucedidas.

O Rio da Prata começa na confluência dos rios Uruguai e Paraná, perto de Carmelo, uma cidade no litoral sudoeste do país, e se estende até Punta del Este.

A Rambla é principalmente arborizada com palmeiras canadenses, escolhidas pela sua resistência aos ventos.

Seu calçadão está entre os lugares preferidos dos uruguaios e turistas para passear ao ar livre, tomar mate à beira da praia ou caminhar.

 

LETREIRO DE MONTEVIDEO

O letreiro de Montevideo, também chamado de Letras pelos uruguaios fica na Rambla, na Praia de Pocitos.

Além do nome da cidade, você poderá avistar ao fundo, a praia de Pocitos e uma fileira de edifícios junto à rambla.

O letreiro existe desde 2014 e toda a semana ele muda sua roupagem.

 

FAROL DE PUNTA CARRETAS

O Farol de Punta Carretas, também conhecido como Farol de Punta Brava, fica no ponto mais ao sul de Montevidéu.

Construído em 1876, este farol emite um flash vermelho a cada dez segundos em direção ao Rio da Prata, para se distinguir dos outros faróis da região.

Com uma altura de 21 metros sua luz alcança 24km de distância, ele continua a ser uma referência importante para os navegadores que transitam pela área durante a noite.

Do alto do farol é possível ter uma vista panorâmica privilegiada do Rio da Prata e da cidade de Montevidéu.

Localizado na extremidade de Punta Brava, os arredores do farol não são turísticos. No entanto, ao retornar em direção à rambla, você encontrará um lindo espaço gramado com uma vista deslumbrante da marina e do pôr do sol.

Muitas pessoas levam cadeiras de praia e mate para curtir o espetáculo das ondas batendo nas rochas enquanto os últimos raios de sol pintam o céu de tons alaranjados.

Horário de Funcionamento para subir: de terças a domingos das 10 às 13h e das 14h às 17h.

Entrada: pagamento somente em dinheiro.

 

CASTELO PITTAMIGLIO

Prepare-se para mergulhar em uma atmosfera misteriosa e cheia de história ao explorar o enigmático Castelo Pittamiglio, um verdadeiro tesouro escondido em Montevidéu!

Este castelo peculiar, que olhando de fora não tem cara de castelo, é também conhecido como “O Castelo da Ilusão”, é uma obra-prima arquitetônica concebida pelo visionário uruguaio Humberto Pittamiglio.

Ele fica na Rambla, perto de Pocitos e sua arquitetura externa parece um barco com figuras místicas, misturando estilos arquitetônicos que vão desde o gótico até o renascentista italiano, criando uma estética única e cativante.

Construído entre 1911 e 1914, o Castelo Pittamiglio foi inicialmente concebido como residência privada do excêntrico Humberto Pittamiglio, mas acabou se tornando um laboratório místico, onde ele explorava seus interesses em alquimia, ocultismo e esoterismo.

Pittamiglio faleceu em 1966 sem deixar herdeiros, por isso a casa ficou abandonada por anos e, posteriormente recuperada para virar museu.

Ao caminhar pelos corredores e salões do castelo, você será transportado para um mundo de mistério e magia.

Os símbolos esotéricos e as pinturas enigmáticas nas paredes criam uma atmosfera intrigante, que parece sair diretamente de um conto de fadas um tanto quanto sombrio.

Uma das características mais marcantes do Castelo Pittamiglio é a famosa “Roda Mística”, uma roda de energia que se acredita ter propriedades mágicas e espirituais. Diz a lenda que aqueles que giram a roda podem receber insights espirituais e até mesmo prever o futuro.

Atualmente, o castelo é aberto ao público, oferecendo a oportunidade de explorar seus mistérios e aprender sobre a vida fascinante de Humberto Pittamiglio.

Endereço: Mahatma Gandhi 633.

Horário de Funcionamento: de terça a sexta das 11 às 17h. Sábados e domingos das 15h30 às 19h30. As visitas guiadas acontecem somente aos sábados e domingos às 16h e às 18h.

Entrada: 300 pesos uruguaios (cerca de 40 reais).

 

MUSEO NACIONAL DE ARTES VISUALES DE MONTEVIDEO

O Museo Nacional de Artes Visuales é uma parada obrigatória para os apreciadores de arte, com uma coleção impressionante de obras de artistas uruguaios e internacionais.

O MNAV é o mais importante museu de arte do Uruguai, administrado pelo Ministério de Educação e Cultura de Montevidéu e possui mais de 6 mil peças no acervo.

Localizado em um belo edifício histórico na capital uruguaia, este museu é uma parada obrigatória para quem deseja explorar a rica cena artística do país.

Fundado em 1911, aqui os visitantes podem admirar peças de alguns dos artistas mais renomados do Uruguai, como Juan Manuel Blanes, Pedro Figari e Joaquín Torres-García, além de exposições temporárias que destacam o trabalho de artistas locais e internacionais.

O museu também oferece uma experiência imersiva na história e na cultura uruguaia através de sua arquitetura e design interior, proporcionando um ambiente inspirador para apreciar a arte em todas as suas formas.

Portanto, se você é apaixonado por arte e cultura, não deixe de incluir uma visita ao Museu Nacional de Artes Visuais em seu roteiro pela cidade.

Ele fica bem pertinho do Parque Rodó, então organize uma a visita para conhecer essas atrações na mesma tarde, e, se possível, ainda assistir ao pôr do sol na rambla.


É uma oportunidade única de mergulhar na vibrante cena artística do Uruguai e apreciar algumas das obras mais significativas do país.

Endereço: Tomás Giribaldi 2283, esquina Julio Herrera e Reissig.

Horário de Funcionamento: de terça a domingo das 13h às 20h.

Entrada: 200 pesos uruguaios (cerca de R$25 por pessoa).

 

PARQUES E ATRAÇÕES AO AR LIVRE EM MONTEVIDEU

Montevideo é abençoada com uma localização privilegiada na costa, o que significa que há uma série de atividades ao ar livre para desfrutar.

 

JARDIM JAPONES EM MONTEVIDÉU

Esse jardim fica nos fundos do Museu Blanes. Se você está em busca de uma experiência mais relaxante, não deixe de visitar o Jardim Japonês.

Com seus lagos serenos, pontes encantadoras e paisagens exuberantes, o jardim oferece um refúgio tranquilo no coração da cidade.

O local é pequeno, em poucos minutos você consegue dar uma volta completa, mas é encantador, um lugar de paz e super fotogênico.

Endereço: Avenida Millán, número 4015, Prado.

Horário de Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 12h às 18h.

Entrada: gratuita

 

PARQUE PRADO E EL ROSEDAL

Fica pertinho do Jardim Japonês e o Jardim Botânico, podendo unir as duas atrações na visita.

Este encantador jardim, localizado no bairro de Prado, é um destino popular tanto para os moradores locais quanto para os turistas em busca de um refúgio natural.

Com uma área de mais de 15 hectares, o El Rosedal é um verdadeiro paraíso para os amantes de flores e plantas.

Ele é uma obra de 1912 de um paisagista francês. Foram importados 12 mil pés de rosas da França, distribuídas em um pergolado de metal de 60 metros de comprimento, com oito cúpulas em estilo Art Nouveau, nas quais crescem rosas Banksia da China.

Seu destaque é, sem dúvida, a coleção de rosas, com uma variedade impressionante de mais de 300 espécies, de cores, aromas e formas, criando um cenário deslumbrante especialmente na primavera e no verão.

Além das rosas, o jardim também abriga uma grande diversidade de espécies vegetais, incluindo árvores, arbustos e outras plantas ornamentais, criando um ambiente sereno.

Há também lagos, pontes e trilhas sinuosas que convidam a caminhadas relaxantes e momentos de contemplação.

Para os amantes da fotografia, o El Rosedal oferece inúmeras oportunidades para capturar belas imagens, seja dos coloridos canteiros de flores ou dos majestosos jardins.

Endereço: Avenida Buschental & Av Delmira Agustini.

 

JARDIM BOTANICO

O Jardim Botânico de Montevidéu é um tesouro verde escondido no bairro Prado, a cerca de 7 km da Cidade Velha. Se você estiver disposto a ir um pouco mais longe, vai encontrar um paraíso natural que vale cada passo.

Ao entrar no jardim, você será recebido por uma infinidade de plantas nativas e exóticas. É um lugar para se perder e se encantar com a diversidade da natureza e como é um parque público, tem entrada gratuita.

No coração do Jardim Botânico, fica o Museu Atilio Lombardo, um verdadeiro tesouro para os amantes da botânica.

Este museu botânico abriga uma coleção fascinante sobre a flora local, incluindo um herbário com amostras secas de espécies silvestres e cultivadas, uma parada imperdível para quem deseja aprender mais sobre a botânica uruguaia.

Além das maravilhas botânicas, o bairro Prado, onde o jardim está localizado, é um destino encantador por si só. As ruas cheias de plátanos, como a 19 de abril, são verdadeiros túneis de verde, ladeadas por casarões antigos e charmosos. É o tipo de lugar que eu queria morar!

Então, se você estiver disposto a explorar um pouco além do centro turístico de Montevidéu, o Jardim Botânico e o bairro Prado oferecem uma experiência única, onde você pode se reconectar com a natureza e descobrir a beleza escondida da capital uruguaia.

Endereço: Av. 19 de Abril, 1181 – Montevideo.

 

PARQUE RODÓ

O Parque Rodó, um dos maiores e mais encantadores espaços verdes da cidade, localizado na área de Punta Carretas, às margens do Rio da Prata, o parque oferece uma variedade de atividades para desfrutar ao ar livre.

Ele é enorme, se estende por sete quadras, proporcionando um espaço mais que suficiente para caminhadas, passeios de bicicleta e diversas atividades esportivas.

Além disso, você pode explorar um charmoso prédio em formato de castelo, que abriga a primeira biblioteca infantil da América Latina desde 1935.

Ele também conta com um parque de diversões daqueles antigos, no estilo vintage, pode se dizer.

Não muito longe dali você pode aproveitar a oportunidade para visitar o Museu Nacional de Artes Visuais, e depois contemplar o espetacular pôr do sol na Rambla, perto da Playa Ramírez.

O Parque Rodó, com sua atmosfera serena e diversas atrações, é sem dúvida um destino imperdível para quem visita Montevidéu.

 

FEIRA DE TRISTÁN NARVAJA

A feira de Tristán Narvaja é simplesmente gigantesca, considerada a maior do Uruguai. Espalhando-se não apenas pela rua que lhe empresta o nome, mas ocupando diversos quarteirões ao redor, é um verdadeiro espetáculo de cores, sons e produtos à venda.

Eu já tinha ido nessa feirinha há anos atrás, e era super bacana, cheia de antiguidades. Mas confesso que fiquei um tanto quanto decepcionada nessa última visita, porque tinham muitas barraquinhas com itens de camelô, sem muitas coisas interessantes pra ver e comprar.

Nesse emaranhado de barracas, você encontrará de tudo um pouco: desde roupas novas e usadas até animais de estimação, plantas, artesanatos e comidinhas.

No entanto, é importante estar preparado porque fica tão cheia que é difícil de caminhar entra as barraquinhas, ela está sempre lotada, independente do clima. Se você não é fã de grandes multidões, talvez esse não seja o lugar ideal para você.

Os itens que gostei achei caros e muitas barracas não aceitam cartão, somente dinheiro em espécie, o que pode dificultar as compras.

Ela é gratuita e acontece todos os domingos de manhã.

Endereço: Rua Tristan Narjava

 

MELHORES PRAIAS EM MONTEVIDEO

praia de pocitos em montevideo

Praia de Pocitos

Além de sua rica história, Montevideo também possui praias para desfrutar.

Em Montevidéu, embora não seja tão famosa por suas praias quanto outras cidades litorâneas, ainda há opções encantadoras para quem busca um pouco de sol e mar.

Aqui estão algumas das melhores praias para aproveitar na capital uruguaia:

Pocitos: Talvez a praia mais popular de Montevidéu, Pocitos atrai moradores e turistas com sua extensa faixa de areia dourada e águas calmas. É um lugar perfeito para relaxar, fazer caminhadas à beira-mar ou simplesmente tomar sol enquanto admira a vista da cidade ao fundo.

Ramírez: Outra praia movimentada em Montevidéu, conhecida por sua atmosfera animada e águas tranquilas, ideais para nadar. Também é cercada por uma agradável área verde, perfeita para um piquenique ou uma caminhada relaxante.

Malvín: Esta praia é um pouco mais tranquila em comparação com Pocitos e Ramírez, sendo uma ótima escolha para quem procura um ambiente mais sossegado.

Carrasco: Embora um pouco mais afastada do centro da cidade, Carrasco oferece uma praia mais tranquila e menos lotada. É um ótimo local para desfrutar de um ambiente mais sereno e contemplar o pôr do sol sobre o Rio da Prata.

Embora as praias de Montevidéu possam não ter o mesmo glamour que algumas das praias mais famosas do mundo, elas ainda proporcionam momentos relaxantes e agradáveis à beira-mar, com a vantagem de estarem situadas em uma cidade vibrante e cheia de cultura para explorar.

 

BALADAS E VIDA NOTURNA EM MONTEVIDEO

mulher sentada no bar tomando drink

Bar Cauce do Hotel Costanero MGallery

Montevidéu oferece uma variedade de opções para aproveitar a noite na cidade. Seja desfrutando de uma animada balada ou de um bar descontraído, saboreando pratos deliciosos em um restaurante diversificado ou testando a sorte no cassino do Sofitel Casino Carrasco, há algo para todos os gostos.

A vida noturna em Montevideo é animada e diversificada, com uma série de bares, casas noturnas e festas.

A Cidade Velha é um dos principais pontos de encontro noturno, com bares e clubes que oferecem uma atmosfera animada e música ao vivo.

Um dos locais mais frequentados da cidade é o Baar Fun Fun, na Ciudad Vieja, que tem apresentações ao vivo e uma decoração bem típica uruguaia.

Aproveite a noite dançando ao som de cumbia, o ritmo uruguaio, ou tome um drink em um bar elegante.

Outra área popular para a vida noturna é Pocitos, onde você encontrará uma variedade de bares e clubes que atraem uma multidão jovem e animada.

 

PASSEIOS DE UM DIA (BATE E VOLTA) SAINDO DE MONTEVIDEO

Montevideo é um excelente ponto de partida para explorar outras partes do Uruguai.

Você pode fazer um passeio bate e volta de um dia para a charmosa cidade de Colonia del Sacramento, um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Aproveite o dia para explorar suas ruas charmosas e suas casinhas coloridas, visite as antigas fortificações e desfrute da atmosfera encantadora desta cidade histórica super fotogênica.

CLIQUE AQUI PARA RESERVAR SEU PASSEIO DE UM DIA PARA COLONIA DE SACRAMENTO!


 

Outro bate e volta queridinho dos nossos leitores é pra Punta del Este, uma ótima maneira de explorar mais uma das cidades mais encantadoras do Uruguai em um único dia.

Te pegam no hotel cedo pela manhã, para uma viagem de aproximadamente duas horas pela deslumbrante costa uruguaia, apreciando as paisagens ao longo do caminho.

Ao chegar em Punta del Este, você terá a oportunidade de explorar a famosa praia Playa Mansa, visitar o icônico monumento Los Dedos na areia, passear pela beira-mar. Isso tudo acompanhada de um guia que fala português.

Mais tarde você poderá assistir ao pôr do sol na Casapueblo.

Depois de um dia repleto de aventuras e descobertas, você retornará a Montevidéu à noite, com muitas lembranças memoráveis desse passeio emocionante.

CLIQUE AQUI PARA RESERVAR SEU PASSEIO DE UM DIA PARA PUNTA DEL ESTE!

 

VINÍCOLAS PRÓXIMAS DE MONTEVIDÉU

Outra opção é visitar as vinícolas da região de Canelones, onde você pode degustar vinhos locais e aprender sobre o processo de produção.

Faça um tour pelas vinícolas, desfrute de degustações e aproveite as belas paisagens das vinhas. Passeios e Vinícolas que eu recomendo a visita:

Bodega Bouza

Família Deicas (Juanicó)

H Stagnari (Antigua Bodega Stagnari)

Família Dardanelli

Bodegas Carrau

Bracco Bosca

De Lucca

Pizzorno

Bodega Viñedo de los Vientos

Todas elas ficam distantes entre 20 a 4o km do centro da Capital uruguaia.

As que estão destacas em rosa tem passeios, que você pode garantir seu lugar comprando pelo link!

 

O QUE FAZER EM MONTEVIDEO NO URUGUAI: PASSEIOS MAIS RESERVADOS PELOS NOSSOS LEITORES

Montevidéu e a costa uruguaia estão cheias de atrações, que encanta os mais diferentes públicos. Segue abaixo a lista com os passeios mais buscados, clica pra conferir:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CURIOSIDADES DO URUGUAI

Ah, o Uruguai, um país cheio de curiosidades fascinantes! Sabia que grande parte da população uruguaia vive na capital, Montevidéu?

Aliás, como grande produtor pecuário, o número de vacas supera o número de habitantes, a média por aqui é 4 vacas por pessoa!

E falando em laticínios, não podemos esquecer que o Uruguai tem, na minha opinião, os melhores produtos lácteos. Amo os doces de leite, os sorvetes, os iogurtes e, é claro, os queijos!

Não é por menos que a Conaprole, Los Nietitos e a Lapataia, empresas uruguaias, fazem tanto sucesso e são reconhecidas por seus deliciosos produtos lácteos.

Além disso, Montevidéu é uma cidade que respira tranquilidade e segurança, onde você pode caminhar pelas ruas sem maiores preocupações.

O Uruguai é famoso por seus vinhos Tannat (tintos) e Albariños (brancos).

Além disso, os uruguaios são verdadeiros apreciadores de erva-mate, sendo o maior consumidor dessa bebida na América Latina.

Não é à toa que você verá muitas pessoas por aí carregando suas cuias e térmicas, prontas para desfrutar desse hábito. Mas saiba que aqui eles usam a erva-mate pura folha, diferente da utilizada no Brasil, ela é mais amarga que a nossa.

Então, se prepare para uma experiência única, onde você será recebido de braços abertos e terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esse país encantador e suas tradições peculiares.

 

O QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE EXPERIMENTAR NO URUGUAI: BEBIDAS E PRATOS TÍPICOS

Parrilla: o estilo de fazer churrasco dos uruguaios e argentinos, assado feito na brasa de lenha. Os cortes mais consumidos pelos uruguaios são: o chorizo, a morcilla, a molleja, bife ancho com osso, matambrido de cerdo, chinchulin e o assado de tiras.

Empanadas: espécie de pastel de forno assado com diferentes recheios.

Chivito: sanduíche uruguaio com recheio de bife, queijo, alface, tomate e ovo.

Doce de leite: as marcas mais famosas são Conaprole, Los Nietitos e Lapataia.

Vinho Tannat: o vinho tinto emblemático do Uruguai, harmoniza perfeitamente com carnes preparadas na parrilla, em especial o cordeiro.

Vinho Albariño (branco): atualmente o vinho branco mais famoso do Uruguai.

Medialunas: Para quem não conhece, as medialunas são um tipo de croissant doce, só que menos folhado e mais macio.

Flan con dulce de leche: a sobremesa queridinha por aqui, é um pudim com doce de leite ao lado, que você deve comer em conjunto. Não acho que é a melhor opção de sobremesa, mas tem que provar pra dizer!

Chipirones: que são lulas pequenas, normalmente servidas como petiscos de entrada.

Queijos: o Uruguai é famoso pelos seus produtos de laticínios, então não deixe de provar o danbo, o mozzarella, alguns queijos sem sal e muitos outros! Ah e tem também o famoso queijo cremoso, perfeito para passar no pão! Vale lembrar que os iogurtes e os sorvetes também são incríveis!

 

ONDE COMER EM MONTEVIDEU: DICAS DE RESTAURANTES

Quando se trata de gastronomia, Montevideo não decepciona. A cidade é famosa por suas carnes, e uma visita ao Mercado del Puerto é uma obrigação para os amantes de comida.

Experimente um choripán ou um chivito. Mas não deixe de acompanhar sua refeição com um copo de vinho uruguaio.

CONFIRA AQUI NOSSAS DICAS DE ONDE COMER EM MONTEVIDEU!

 

O QUE VOCÊ NÃO PODE DEIXAR DE FAZER EM MONTEVIDEO NO URUGUAI?

Nesse artigo estamos deixando muitas dicas de o que fazer em Montevideo, a capital descontraída do Uruguai!

Mas uma coisa que você não pode perder é passear pela Ciudad Vieja, onde o passado se mistura com o presente em suas ruas de paralelepípedos.

Não deixe de visitar o Mercado del Puerto para provar a autêntica Parrilla uruguaia e absorver a vibração local.

Também recomendo um passeio ao longo da Rambla, especialmente ao pôr do sol. É uma experiência mágica!

 

O QUE FAZER A PÉ EM MONTEVIDEO NO URUGUAI?

Montevideo é uma cidade perfeita para explorar a pé! Então comece pela Ciudad Vieja e perca-se em suas ruas cheias de história e arte de rua.

Depois, caminhe ao longo da Rambla e aproveite as vistas incríveis do Rio da Prata. Não se esqueça de dar um passeio pelo bairro de Pocitos e desfrutar da atmosfera descontraída.

E, é claro, faça uma pausa em algum café charmoso para saborear um café uruguaio.

 

QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR MONTEVIDEO?

A melhor época para visitar Montevidéu depende do que você procura em sua viagem.

No entanto, em termos gerais, a primavera (de setembro a novembro) e o outono (de março a maio) são considerados os períodos ideais para explorar a cidade.

Durante essas estações, as temperaturas são mais amenas, com dias agradáveis e noites frescas, tornando as atividades ao ar livre mais confortáveis.

Além disso, esses meses costumam ter menos viajantes, o que significa que você poderá desfrutar das atrações locais com mais tranquilidade.

No verão (de dezembro a fevereiro), Montevidéu pode ficar bastante quente e úmida, com temperaturas que frequentemente ultrapassam os 30°C.

Embora seja uma época popular para visitar o destino por suas praias e festivais, pode ser um pouco desconfortável para quem não gosta de calor intenso e lugares cheios.

No inverno (de junho a agosto), as temperaturas tendem a ser baixas, com mínimas muitas vezes chegando perto de 0°C.

Porém, se você não se importa com o frio, esta pode ser uma época interessante para visitar Montevidéu, especialmente para desfrutar da tranquilidade da cidade, explorar museus e apreciar a gastronomia local em cafés e restaurantes aconchegantes.

Em resumo, a melhor época para visitar Montevidéu é durante a primavera e o outono, quando o clima é agradável e as multidões são menores.

Mas, independentemente da época do ano, Montevidéu sempre oferece uma mistura cativante de cultura, história e charme uruguaio para você explorar.

 

COMO CHEGAR EM MONTEVIDÉU?

Grande parte dos brasileiros chegam de avião pelo moderno Aeroporto Internacional de Carrasco em Montevidéu no departamento de Canelones.

Já muitos gaúchos, preferem viajar para Montevidéu de carro ou ônibus.

Aliás, existe ainda a possibilidade de casar Buenos Aires com Montevidéu através do buquebus (ferry que cruza o Rio da Prata).

Principais distâncias para chegar em Montevidéu

Porto Alegre (RS) para Montevidéu – 802 km
Pelotas (RS) para Montevidéu – 558 km
Punta del Este para Montevidéu – 120 km
Colonia del Sacramento para Montevidéu – 180 km
Buenos Aires (Argentina) para Montevidéu – 221 km de ferry

 

COMO SE LOCOMOVER EM MONTEVIDÉU

Para se locomover em Montevidéu, há várias opções disponíveis, dependendo da região que você deseja visitar.

Em áreas como Ciudad Vieja (o centro histórico da cidade), Pocitos, bairro de Carrasco e Parque Rodó, é bastante agradável conhecer a pé.

No entanto, para deslocamentos entre bairros ou para distâncias maiores, é provável que você precise utilizar algum meio de transporte, como carro alugado, táxi, Uber ou ônibus.

A maior distância, por exemplo, é entre o bairro de Carrasco e o Centro de Montevidéu, que fica a cerca de 20 km de distância.


Para aqueles que preferem uma opção mais ativa, muitos pontos turísticos oferecem aluguel de bicicletas, proporcionando uma maneira divertida e ecológica de explorar a cidade. Alguns hotéis, como o Cala Di Volpe emprestam bicicletas aos hospedes.

Os ônibus são uma opção eficiente para se locomover entre os principais pontos turísticos da cidade, oferecendo uma maneira acessível de se locomover.

No entanto, para quem quer economizar tempo e ter conveniência, você pode optar por usar os aplicativos de transporte, como Uber e Cabify, que funcionam bem na cidade.

 

QUANTOS DIAS É IDEAL PARA FICAR EM MONTEVIDEO?

Ah, essa é uma pergunta difícil, pois Montevideo tem tanto a oferecer!

Eu diria que o ideal é ficar pelo menos de três a quatro dias para realmente curtir a cidade.

Esse é tempo mínimo para você explorar os principais pontos turísticos, desfrutar da gastronomia local e até ter tempo para um bate e volta em alguma das cidades próximas, como Colonia del Sacramento ou Punta del Este.

 

DICAS PRÁTICAS PARA VISITAR MONTEVIDEO

O que você precisa saber antes de viajar para Montevidéu? Vou deixar aqui então algumas dicas práticas que podem ajudar a tornar sua viagem mais fácil.

A cidade é bastante segura, mas é sempre bom ficar atento aos seus pertences, especialmente em áreas movimentadas.

Além disso, é sempre uma boa ideia ter um seguro de viagem para cobrir quaisquer emergências médicas ou problemas imprevistos longe de casa, até porque ele custa baratinho, vale muito a pena!

Aproveite sua visita a Montevideo e descubra todas as maravilhas que esta cidade encantadora tem a oferecer. De sua rica história e cultura a suas belas praias e animada vida noturna, é um destino imperdível para qualquer viajante.

IDIOMA: espanhol, mas devido a divisa com o Brasil, muitos uruguaios falam português ou “portunhol”.

VOLTAGEM: 220V

DOCUMENTOS PARA ENTRAR NO URUGUAI: Passaporte válido ou identidade (RG) em bom estado de conservação e com até 10 anos de uso + SEGURO VIAGEM

MOEDA E CÂMBIO: A moeda oficial é o Peso Uruguaio. Mas você pode levar reais ou dólares e trocar em algumas das casas de câmbio em Montevidéu. Muitos estabelecimentos até aceitam pagamento em dólar ou reais, mas o troco será sempre em peso uruguaio e a cotação pode não ser das melhores. Outra dica é ter sempre um pouco de dinheiro vivo em moeda local para pequenas despesas e locais que não aceitem cartões.

BENEFÍCIOS AOS TURISTAS

Para estimular o turismo estrangeiro, o Uruguai oferece desconto de IVA no pagamento de restaurantes e locadoras de carro com cartão internacional (seja crédito ou débito).

  • Aproveite a isenção do IVA ao pagar com cartão internacional (crédito, débito ou pré-pago) em serviços gastronômicos, aluguel de veículos e aluguel de imóveis para fins turísticos.

A devolução é feita diretamente pelo sistema do cartão de crédito. Se a bandeira for Visa, o desconto é feito na hora e o valor pago já vem sem o acréscimo do IVA. Caso o pagamento seja feito com cartões de bandeira Mastercard, a conta virá de forma integral e o estorno acontece na próxima fatura.

  • Hotéis com IVA Zero! Esta vantagem é válida para visitantes estrangeiros que apresentarem um documento de identidade emitido no exterior. Ao cumprir os requisitos, vão faturar suas despesas sem o imposto.
  • Aproveite o TAX FREE em compras de produtos abrangidos pelo regime, realizadas nos estabelecimentos participantes do sistema (Duty Free).

 

SUGESTÕES DE ROTEIROS: O QUE FAZER EM MONTEVIDEO NO URUGUAI

Agora que você já sabe o que fazer e está preparado para explorar o melhor de Montevideo no Uruguai, é hora de conferir algumas dicas de roteiros pela cidade.

Então prepare-se para descobrir o que fazer em Montevideo com sugestões de roteiro de 1 dia, 2 dias e 3 dias.

Pronto? Então continue lendo para ver nossas sugestões de roteiro na encantadora capital uruguaia!

 

URUGUAI: O QUE FAZER EM MONTEVIDEO EM 1, 2 OU 3 DIAS

DIA 1: O QUE FAZER EM MONTEVIDEO NO URUGUAI

No seu primeiro dia em Montevidéu, vamos mergulhar no coração pulsante da cidade. Comece o dia com um café forte e delicioso em um dos charmosos cafés da Ciudad Vieja, como o Café Bacacay, La Farmácia Café ou o Café Brasileiro.

Depois, caminhe pelas ruas de paralelepípedos, explorando as construções históricas, museus e galerias de arte que pontilham o bairro.

Não deixe de visitar o Mercado del Puerto para um almoço autêntico, onde você pode saborear uma deliciosa parrilla, o churrasco uruguaio, em um dos seus restaurantes tradicionais.

Logo após o almoço, visite o Teatro Solís, um marco cultural da cidade, e faça uma visita guiada (16h) para conhecer mais sobre sua história fascinante.

Termine o dia com um jantar em um dos restaurantes sofisticados do bairro de Pocitos, como o Jacinto, e brinde seu primeiro dia em Montevidéu!

DIA 2: O QUE FAZER EM MONTEVIDEO NO URUGUAI

Hoje, sugiro você se aventurar pelos bairros menos conhecidos de Montevidéu em busca de tesouros escondidos.

Comece o dia explorando o Parque Rodó, um oásis verde no coração da cidade. Faça um passeio de pedalinho no lago, relaxe sob as sombras das árvores e aproveite para visitar o Museu Nacional de Artes Visuais.

No almoço, experimente as delícias locais no Mercado Agrícola de Montevidéu, onde você encontrará uma variedade de produtos frescos e pratos típicos uruguaios.

À tarde, visite o bairro de Carrasco e termine o dia com um jantar em um dos restaurantes à beira-mar de Carrasco, onde você pode saborear frutos do mar frescos enquanto observa o pôr do sol sobre o oceano.

À noite, explore a cena gastronômica emergente de Montevideo em bairros como Punta Carretas ou Cordón, onde você encontrará uma variedade de restaurantes modernos e bares animados, como o Mercado Ferrando (food hall).

DIA 3: O QUE FAZER EM MONTEVIDEO NO URUGUAI

No seu último dia em Montevidéu, bora aproveitar as praias e os arredores da cidade. Comece o dia com um café da manhã reforçado em um café à beira-mar em Pocitos, como o Rara Avis.

Logo após, faça um passeio até Punta del Este para conhecer seus famosos pontos turísticos, como a Casapueblo e a Praia Brava. No caminho de volta, faça uma parada em Piriápolis.

À noite, confira nossas dicas de Onde Comer em Montevidéu aqui! 

 

Mas para quem deseja criar seu próprio itinerário de três dias em Montevidéu, sugerimos começar explorando o centro da cidade e depois seguir para a Ciudad Vieja, já que esses dois bairros próximos concentram a maioria das atrações e pontos turísticos.

 

Você também vai gostar de ler:

O que fazer em Punta del Este

Conheça Colonia del Sacramento

O que fazer em Piriápolis

Vinícolas Imperdíveis para você conhecer no Uruguai

Requisitos e Documentos para entrar no Uruguai: O Que é Preciso?

Hotel Costanero Mgallery em Montevideo: Refúgio de Exclusividade à Beira-Mar

 

Gostou do nosso Guia Completo com dicas de o que fazer em Montevideo no Uruguai?

 

CONFIRA AQUI MAIS DICAS DO URUGUAI!

 

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem.

Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado você comprar seu seguro mais barato! E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer seu seguro com desconto!

 

Acompanhe também as nossas dicas no @garfoemala no Instagram | YouTube | Facebook

 

RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!

PASSAGEM AÉREA

Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial do NOSSO PARCEIRO!

HOSPEDAGEM

RESERVE AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL COM INTERNET

COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo e use nosso cupom para ganhar 15% de DESCONTO: GARFOEMALA. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!

ALUGUEL DE CARROS

Precisa ALUGAR um CARRO? Na nossa parceira de aluguel de carros a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

SEGURO VIAGEM

E não se esqueça de contratar o seu SEGURO VIAGEM com o nosso link comparador de seguradoras e garanta o melhor preço!

PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?

Peça já a sua indenização de até 15 mil! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2 anos. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo NOSSO PARCEIRO

PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NO BRASIL E NO MUNDO


Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, tours guiados gratuitos (free walk), compra de ingressos de atrações e opções de gastronomia. Então fique a vontade para pesquisar aqui no NOSSO LINK e explorar seu destino!

Já fez as malas?

CONHEÇA O YOUTUBE E INSTAGRAM DO BLOG!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

O Blog tem mais vida quando você participa. Deixe seu comentário!

error: Conteúdo protegido!

Inscreva-se Agora!

Receba uma planilha de Planejamento de Viagens, descontos e novidades!