Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

O Que Fazer em Cusco: 10 Atrações do Vale Sagrado dos Incas

Índice


Cusco é rodeada de atrações imperdíveis e além disso, concentra um majestoso acervo arquitetônico que está entre os mais belos da América do Sul

Um dos países mais curiosos e misteriosos do mundo está na América do Sul e, fica bem pertinho do Brasil, o Peru. A cidade de Cusco foi apelidada de “A Terra dos Incas”, pois foi conquistada e colonizada pelos espanhóis no século 16.

Aliás, esta enigmática cidade está entre os destinos mais visitados da América do Sul e é a base dos aventureiros que buscam experiências únicas nas montanhas sagradas do Peru.

Em espanhol Cuzco ou Cusco, em quíchua Qosqo ou Qusqu, significa umbigo “do mundo” e já foi a capital do império inca.

O QUE FAZER EM CUSCO NO PERU

Então, vou deixar aqui dicas pra vocês curtirem Cusco até a ultima gota!

Afinal é um dos principais destinos turísticos do Peru, além de a capital arqueológica da América do Sul. Ela é repleta de construções históricas, de cultura espanhola e andina.

Fica situada a 3.400m acima do nível do mar, sendo assim você pode ser “pego” pelo famoso “soroche” (mal da montanha ou mal de altura).

Leia mais sobre o soroche e as “mandingas” pra dribla-lo AQUI!

Além de seus inúmeros atrativos, Cusco é a porta de entrada para conhecer Machu Picchu e o Vale Sagrado. Aliás, ela conta com um grande número em opções de hospedagem.

Foi por isso também, que incluímos esta cidadezinha em nosso roteiro. Mas ela foi muuuito mais que um ponto de apoio, virou paixão, nos encantou!

Porque a pequena Cusco respira cultura e atrações ao ar livre. É daquelas cidadezinhas que você gosta tanto que pensa até em se mudar pra lá, sabe?

Porém, para conhecer bem a capital inca, é necessário pelo menos três dias. Até porque essa viagem nas alturas, não é maratona, certo?! Dessa maneira, se prepare pra gastar a sola do sapato!

Ou seja, a dica principal é passear pelas ruelas e becos de pedras do centro histórico e aos poucos, ir descobrindo cada cantinho que ela reserva.

 

Seguro Viagem 12x sem juros

DICAS PRÁTICAS PARA CURTIR CUSCO

  • Primeiramente, use o seu dia de chegada para se acostumar com a altitude;
  • Invista num hotel bacana (vale muito a pena – e os preços são bem razoáveis)
  • Então, percorra o centro histórico a pé;
  • Em seguida, visite as ruínas com tour guiado para conhecer sua historia também;
  • Por fim, tenha paciência com os ambulantes insistentes.

 

LUGARES PARA VISITAR EM CUSCO

  1. RUAS DE CUSCO E SUAS CONSTRUÇÕES DE PEDRA

Logo que puder, caminhe devagar pelas ruas estreitas, prestando atenção em seus muros e construções de pedras encaixadas. Aproveite para observar as lojinhas e os turistas dos quatro cantos do mundo, esse  é um dos charmes de Cusco.

As mulheres quechua em vestimentas típicas. Elas só permitem que você tire fotos se deres uma gorjeta pra elas, mas vale a pena né?!

 

  1. MUSEU INCA

Localizado ao lado da Praça das Armas, este museu reúne uma gigantesca coleção de artefatos do período Inca, como tecidos, peças de ouro, armas, ferramentas e até mesmo múmias!

Valor de entrada e mais informações: Museo Inka

Tapeçaria – uma obra lindíssima!

 

  1. CATEDRAL DE CUSCO

Ou Catedral Basílica da Assunção da Virgem é a igreja mãe da Arquidiocese Católica Romana de Cusco. Está localizada na Plaza de Armas. Foi concluída em 1654, isto é, quase cem anos após o início de sua construção.

Mas é o monumento mais importante e imponente da arquitetura colonial, sendo depositário de várias formas de arte.

Foi construída em cima do SUNTUR WASI e KISQARCANCHA dos Incas, usando as grandes pedras extraídas das muralhas de Sacsayhuaman.

Dessa maneira, foi a primeira igreja cristã a ser construída na cidade. Além de seu status oficial como local de culto, tornou-se um importante repositório da arte colonial de Cusco. Ela contém muitos artefatos e relíquias arqueológicas.

A catedral foi designada como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1983. Conta com 3 naves e 12 capelas em seu interior, muito rica em imagens, quadros, ouro e prata.

Vale lembrar que não se pode fotografar lá dentro, porque o flash prejudica a preservação do patrimônio.

Seu tamanho colossal e a riqueza de detalhes impressionam! Ela garante ainda o título de uma das maiores catedrais do mundo. Mesmo os mais céticos não podem deixar de conhece-la e apreciar sua rica arquitetura.

Horário: Segunda a domingo das 10h às 18 horas
Custo: ingresso incluído no circuito religioso, ou no próprio monumento com os seguintes valores: Adulto: S/. 25,00 e Estudante: S/. 12,50.

Outras igrejas importantes são: Igreja e Convento de Santa Catalina (1605); Igreja e Convento de San Francisco (1645).

 

  1. BAIRRO SAN BLAS

O bairro de San Blas, suas ladeiras e o mirante. É subindo por duas ruas estreitas de paralelepípedos que você vai conhecer a parte alta da cidade.

Aliás, é no mirante do bairro, que terás uma das melhores vistas da cidade. San Blás também é repleta de bons restaurantes e lojas de artesanato e souveniers. Não deixe de conhecer a Igreja de San Blas (1560).

 

  1. MERCADO CENTRAL DE SAN PEDRO (mercado publico deles) – MEU PREFERIDO

Este mercado é super tradicional na cidade! Ele possuí todos os aromas, cores, formas e sabores do país. Ou seja, uma caminhada de poucos minutos lá e você conhecerá iguarias, comidas e bebidas típicas do Peru.

Um local repleto de cultura, artesanatos, produtos agrícolas e frutas locais. Bem ao fundo, você pode provar o Peru, fazendo refeições muito baratas, tomando sucos feitos na hora, assim como degustando guloseimas peruanas.

Ali nos arredores do mercado você encontra lojas de tecidos, onde pode comprar por metro. Eu particularmente, fiz a festa naquele mar de cores e tramas!

As lindas e diversas cores do “MAIZ” peruano
Queijos

+ Dicas de onde se hospedar em Cusco

 

  1. PRAÇA DE ARMAS

A Praça de Armas é o ponto central da cidade antiga. Também é onde acontecem as feirinhas, assim como o ponto de partida dos city tour.

Ela está rodeada de ótimos restaurantes, bares, agências de turismo e outras atrações indispensáveis da cidade como a Catedral de Cusco e o Museu Inca. Ela se difere de outras pelo mundo, pois conta com duas enormes igrejas.

 

  1. IGREJA LA MERCED

A igreja (convento) La Merced sofreu grandes danos com o terremoto de 1650, mas foi reconstruída posteriormente, obra a qual durou cerca de 20 anos.

Nesta igreja se encontra a famosa joia e relíquia “La Custódia de La Merced”. Já que foi feita toda em ouro 24 quilates, com 1.518 diamantes incrustado, além de 615 pedras (rubis, topázios e esmeraldas) e com uma grande pérola em forma de sino. Isto é, ela é considerada a segunda maior pérola do mundo.

Horários de atendimento do museu:
Turno manhã: 8:00 às 12:30 – turno da tarde: 14:00-17:30
Custo Museu: S/. 6.00

Abertura da igreja, horário de Missa:
Segunda a Sábado das 7:00 às 7: 30 e das 17:00 às 20:00.
Domingos 6:00 às 13:00 e das 18:00 às 20:00.

  1. IGLEZIA DE LA COMPAÑIA DE JESUS

A primeira fundação desta igreja ocorreu em 17 de julho de 1571, pelo vice-rei Francisco de Toledo, por uma iniciativa do padre provincial Jerônimo Ruiz de Portillo.

Mas no ano de 1619, a Congregação dos Jesuítas começou a construção do Colégio de São Bernardo, cuja principal característica, era um telhado de duas águas com armação de cedro, trazida da Amaybamba.

Em 1654, iniciaram o trabalho de construção da Igreja da Companhia de Jesus, concluindo depois de 17 anos. Obra a qual envolveu muitos arquitetos e construtores.

No interior da igreja há uma grande estrutura que ressalta o imponente altar maior. Todo talhado em cedro de estilo híbrido, coberto por folhas de ouro.

Ademais, na parte central do altar, está a imagem da Virgem, a Imaculada Conceição, e acima há uma tela representando a Transfiguração de Jesus.

Horários de abertura:

Segunda a Sábado: Das 08:00 às 11:00 e das 13:00 às 17:00.
Domingos: Das 09:00 às 10:30 e das 13:00 às 17:00.
Custo: Adulto: S / 10.00 e/ou Estudante: S / 5,00

 

 

  1. KORICANCHA (Templo do Sol)

Este foi um lugar sagrado. Era o templo principal e observatório astronômico, aliás, bem fácil de chegar a pé.

Uma obra da arquitetura Inca e um dos mais importantes complexos arqueológicos sagrados daquele povo. Onde hoje se localiza também a Igreja e Convento de San Domingo/Koricancha.

Este convento foi construído sobre as bases do famoso “Inti Cancha” (campo do sol) em 1534. Tanto a igreja quanto o convento de Santo Domingo foram construídos sobre o Templo do Sol e do Qorikancha respectivamente.

Segunda a Sábado das 8:30 às 17:00.
Domingos e feriados das 14:00 às 17:00.

Custo: Preço único para nacionais e estrangeiros – Adulto: S/. 10.00 e Estudantes: S/. 3.00

 

  1. SACSAYHUAMAN (a pronuncia é bem parecida com “sexy womam” hahah)

Conhecida também como fortaleza de Saqsaywaman, o valioso sítio arqueológico construído com pedras gigantescas está localizado no alto da cidade de Cusco e durante muitos anos funcionou como centro de cerimonias.

Além do complexo em si, o local oferece vistas incríveis da cidade.

–> E não viaje sem seguro e aproveite o DESCONTO do blog!!! Para comprar seu seguro viagem com desconto e ainda ajudar o blog, basta clicar no nosso link da Real Seguros  e fazer seu seguro viagem com desconto. 

 

#DICA

A dica para quem quer conhecer diversos sítios arqueológicos é comprar um dos boletos turísticos, que dão direito a entrada em diferentes atrações por um preço inferior aos ingressos comprados separadamente. Vendidos na Plaza de Armas.

Além disso, há também muitas igrejas e conventos e algumas delas são atrações incluídas no Boleto Turístico. Ou seja, o boleto completo permite visitar 16 atrações, entre elas museus e centros arqueológicos e tem validade de 10 dias.

Mas também tem outras opções de boletos, como os parciais, que incluem menos atrações e são válidos por 1 dia (circuito 1 e 2), assim como os de 2 dias (circuito 3).

Na Plaza de Armas, foi também onde compramos nossa passagem de ônibus de turismo com city tour (Ônibus Turismo), um passeio bem bacana e que vale a pena – ele te leva nos principais pontos turísticos dos arreadores de Cusco, como:

PARADAS PARA DESCER DO ÔNIBUS TURISMO PANORÂMICO

  • Praça principal (Praça de Armas)
  • Município de Cusco
  • Praça de São Francisco
  • Colégio Nacional de Ciências (primeira escola de ensino médio de Cusco)
  • Arco de Santa Clara
  • Casa de Inca Garcilaso de la Vega
  • Igreja La Merced
  • Mural histórico de Cusco
  • Koricancha (Templo do Sol)
  • Fonte de água de Pumacchupan
  • Monumento inca Pachacuteq
  • Praça Limacpampa
  • Universidade nacional de San Antonio Abad del Cusco
  • Monumento Cristo Blanco
  • Sacsayhuaman

Observação: a maior parte do tempo você ficará dentro do ônibus. Porem, nós desembarcamos quatro vezes, nos pontos abaixo.

  • Monumento Cristo Blanco
Vista do Monumento Cristo Blanco
  • Na fábrica de tecidos para conhecer o processo de tecelagem e provar o famoso chá de coca peruano

Assim como, na comunidade para conhecer uma das cerimônias ancestrais, como o Pachamama

E na representação de como era uma das cerimonias incas

E na Igreja de San Francisco para visitar o museu. Por fim, a excursão desembarca na Plaza de Armas.

 

MAIS LUGARES PARA VISITAR EM CUSCO

Museu Quechua

Museu do Chocolate

Igreja de San Blás

Igreja San Sebastian

Convent Santo Domingo

Convento de Santa Catalina

Planetário de Cusco

Salinas de Maras:  As Salinas de Maras é compostas por mais de três mil salinas e têm mais de dois milênios de existência. Mesmo depois de tantos anos, o local continua sendo fonte de renda de muitas famílias que vivem na região e retiram o sal para venda.

Palccoy Rainbow Mountain: a famosa montanha com as cores do arco-íris (dizem que é maravilhoso, mas não fui!)

Lago Humantay

COMO CHEGAR EM CUSCO?

 DE AVIÃO

O aeroporto Internacional Alejandro Velazco Astete em Cusco recebe diversos voos diários de diferentes países e cidades peruanas. Mas FIQUE LIGADO!

Se o seu voo passar por LIMA, verifique sua mala no desembarque ou conexão. Porque no aeroporto de embarque no Brasil me disseram que as malas iriam direto pra Cusco.

Mas não foram, chegamos em Cusco e as malas haviam ficado em Lima. Então, não deixe de conferir na esteira de Lima sua mala! ?

DE ÔNIBUS

Cusco está conectada com inúmeras rodovias importantes do país, sendo assim, é possível chegar a partir de Lima, Nazca, Arequipa, Puno no Lago Titicaca e Porto Maldonado na região da Amazônia peruana.

Distância de Cusco até as principais cidades:

  • Cusco a Lima (Capital): 1,153 km
  • Cusco a Ayacucho: 597 km
  • Cusco para Abancay: 198 km
  • Cusco a Arequipa: 623 km
  • Cusco Até Puno: 389 km
  • Cusco a Puerto Maldonado: 532 km

TREM

Existe um serviço de trem que une as cidades de Cusco, Puno e Arequipa. A rota é Arequipa, Juliana, Puno e Cusco, completando 750 km de ferrovia com duração média de 17 horas aproximadamente.

 

QUAL MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR CUSCO?

Cusco tem basicamente duas estações principais: o verão, de novembro a março, o clima costuma ser um pouco mais úmido.

No inverno, de maio a setembro, a região costuma receber muitas nuvens carregadas e as pancadas de chuva são mais constantes.

Já durante os meses de abril a outubro, a região fica mais seca e as temperaturas estabilizam em torno dos 10°C durante o dia, mas a noite, o termômetro baixa drasticamente, chegando às vezes, a sensação térmica de até 0ºC na madrugada.

Dessa maneira, a indicação para quem pretende visitar o destino entre os meses de junho e agosto é reservar o hotel com bastante antecedência. Porque Cusco recebe turistas dos quatro cantos do mundo devido as férias escolares.

Todavia nós fomos em setembro, quando estava começando a esquentar. Mesmo assim, à noite era preciso usar casaco – resumindo, foi suuuper agradável.

Outra época muito procurada para visitar em Cusco é no mês de junho, quando é realizado o festival religioso Inti Raymi, comemorado desde a época dos Incas. Dizem que é fantástico!

MOEDA NO PERU

A moeda peruana é o Novo Sol. Atualmente R$ 1,00 vale cerca de S/ 0,86.

PRECISA DE VISTO PARA O PERU?

Para entrar no Peru, não é necessário ter passaporte, ou seja, é possível entrar utilizando apenas o RG (carteira de identidade) como documento de identificação. Porém ele precisa ter menos de 10 anos da data de emissão (atualizada).

VACINAS PARA ENTRAR NO PERU

Os brasileiros não são obrigados a tomar nenhuma vacina para entrar em território peruano, mas acho recomendável tomar a vacina contra febre amarela, pois eles tem regiões de selva Amazônica.

TELEFONIA EM CUSCO

Código de área internacional do Peru é +51. Cusco: +84

VOLTAGEM ELÉTRICA EM CUSCO

220V

QUE ROUPAS LEVAR PARA CUSCO?

Roupas leves e confortáveis, pois você estará na altitude e precisa ter conforto devido ao “soroche“.

Também não deixe de levar uma pashimina e casaco, porque mesmo no verão a noite faz frio devido a altitude.

TÁXI EM CUSCO

Há muitos táxis na cidade, geralmente uns carrinhos chamados Mini, com preços baixos e que ainda por cima podem ser negociados. Aliás, nós achamos super em conta!

Mas não se esqueça de ter sempre em mãos o cartão com endereço do seu hotel.

 

MAIS INFORMAÇÕES E DICA DE CUSCO PARA SUA VIAGEM AO PERU

  • Primeiramente, a melhor maneira para chegar a Cusco é por via aérea. Sendo necessário assim, fazer conexão em Lima, que conta vários voos diários.
  • Logo após você chegar em Lima, é necessário desembarcar na área internacional. E fazer novamente o check-in e o despacho das malas para Cusco. Sim, porque senão tua mala não vai chegar em Cusco – aconteceu conosco!
  • Cusco tem aproximadamente 300.000 habitantes e dessa maneira, conta com boa infraestrutura para o turista, desde hotéis de luxo até albergues.
  • Ademais é possível encontrar bons hotéis e restaurantes para atender todos os públicos, com preços razoáveis.
  • Mas lembre-se: a altitude de 3400 metros faz com que, em qualquer época do ano, seja possível sentir um pouco de frio.
  • Por fim, não tenha receio do soroche ou mal da altitude. Apesar dele ser sentido por quase todo mundo que visita o Peru. Contudo nem todo mundo passa mal, algumas pessoas sentem apenas uma leve falta de ar.

 

O QUE NÃO PODE DEIXAR DE FAZER EM CUSCO?

Cusco é o ponto de partida para explorar o impressionante complexo arqueológico de Machu Picchu, uma das maravilhas do mundo.

Além disso, não deixe de passear pelo centro histórico de Cusco, com suas ruas de paralelepípedos e arquitetura colonial espanhola.

Visitar a Plaza de Armas, a Catedral de Cusco, bem como o Templo Qorikancha também são atividades imperdíveis.

Ah e aproveite para experimentar a gastronomia local e conhecer os mercados de artesanato são experiências que vão enriquecer ainda mais a sua estadia em Cusco.

 

QUANTOS DIAS FICAR EM CUSCO?

Eu recomendo ficar em Cusco por pelo menos 4 dias para explorar a cidade sem pressa (lembre-se que ela fica em uma altitude de 3mil metros, o que dificulta um pouco a respiração e por consequência a correria) e arredores.

Este tempo permite visitar os principais pontos turísticos, aclimatar-se à altitude e até mesmo visitar Machu Picchu, se for o caso.

 

QUAL O MELHOR MÊS PARA IR A CUSCO?

O melhor mês para visitar Cusco é geralmente durante a estação seca, que vai de maio a outubro.

Pois durante esses meses, as chances de chuva são menores, proporcionando dias ensolarados e vistas desobstruídas das paisagens.


No entanto, a alta temporada turística ocorre durante os meses de julho e agosto, portanto, se prefere evitar multidões, considere ir nos meses de maio, junho ou setembro.

 

O QUE FAZER EM CUSCO E ARREDORES?

Além das atrações já mencionadas acima, há uma série de atividades para fazer em Cusco e seus arredores.

Você também pode visitar o Vale Sagrado dos Incas, onde há sítios arqueológicos fascinantes, mercados indígenas e vilarejos pitorescos.

Outras opções incluem visitas a lagos tranquilos, como o Lago Humantay, ou experiências culturais em comunidades locais, onde é possível aprender sobre a vida cotidiana dos habitantes das montanhas.

CONFIRA OS PASSEIOS MAIS RESERVADOS POR QUEM VISITA CUSCO:

 

 

 

 

 

 

 

MAIS FOTOS DE CUSCO

*Crédito de imagens: Suriàn Dupont

 

ROTEIRO PARA MACHU PICCHU

Recomendo que você leia os posts abaixo, em ordem, porque as informações são sequenciais. Mas caso você queira, também pode clicar para ir direto ao tópico.

Como combater o Soroche ou Mal de Altura

Onde Ficar em Cusco

Cusco: Onde comer

Como ir de Cusco para Aguas Calientes

Aguas Calientes: O que fazer, onde ficar e o que comer

Machu Picchu: Tudo o que você precisa saber antes de ir

9 lembranças que você deve levar de sua viagem ao Peru!

 

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é essencial, ainda mais para a altitude do Peru e de Cusco, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem.

Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!

 

Gostou das Dicas de o que fazer em Cusco no Peru? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

 

RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!

PASSAGEM AÉREA

Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial do NOSSO PARCEIRO!

HOSPEDAGEM

RESERVE AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL COM INTERNET

COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo e use nosso cupom para ganhar 15% de DESCONTO: GARFOEMALA. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!

ALUGUEL DE CARROS

Precisa ALUGAR um CARRO? Na nossa parceira de aluguel de carros a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

SEGURO VIAGEM

E não se esqueça de contratar o seu SEGURO VIAGEM com o nosso link comparador de seguradoras e garanta o melhor preço!

PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?

Peça já a sua indenização de até 15 mil! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2 anos. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo NOSSO PARCEIRO

PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NO BRASIL E NO MUNDO

Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, tours guiados gratuitos (free walk), compra de ingressos de atrações e opções de gastronomia. Então fique a vontade para pesquisar aqui no NOSSO LINK e explorar seu destino!

Já fez as malas?

CONHEÇA O YOUTUBE E INSTAGRAM DO BLOG!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

O Blog tem mais vida quando você participa. Deixe seu comentário!

error: Conteúdo protegido!

Inscreva-se Agora!

Receba uma planilha de Planejamento de Viagens, descontos e novidades!