Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

O Que Fazer em Cambará do Sul: Roteiro de 2 Dias

Índice


 Vem com a gente descobrir o que fazer em Cambará do Sul em um roteiro de 2 dias, ou final de semana pela região dos Cânions no RS!

A cidade, conhecida como Terra dos Cânions, fica na região dos Campos de Cima da Serra, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina e, é um dos lugares mais lindos do Brasil.

Por isso, viemos aqui te mostrar o que visitar e como aproveitar o melhor de Cambará do Sul.

Eu sou suspeita, porque acho essa região encantadora e merece muito uma visita.

Primeiramente eu preciso dizer que existem duas opções para conhecer a região dos cânions: você pode optar por fazer um bate e volta de Gramado ou então se hospedar em Cambará para curtir tudo por lá.

A menos que você não tenha tempo, faça o bate e volta de Gramado até os cânions, caso contrário reserve pelo menos 2 dias do seu roteiro para desfrutar desse paraíso natural sem pressa.

Então segue comigo para saber o que fazer em Cambará do Sul!

 

O QUE FAZER EM CAMBARÁ DO SUL

 

O QUE FAZER EM CAMBARÁ DO SUL: ROTEIRO DE 2 DIAS

Para curtir bem Cambará, nós saímos de Porto Alegre por volta das 16h e chegamos na Pousada Recanto do Lago, onde nos hospedamos por volta das 20h.

Dessa maneira chegamos, jantamos e fomos descansar para no outro dia acordar cedo e curtir o dia. A previsão do tempo era calor, o que pode provocar neblina no final do dia. Por isso a dica é sempre sair cedo pela manhã.

 

DIA 1 DO ROTEIRO EM CAMBARÁ DO SUL

  1. CÂNION FORTALEZA

Acordamos, tomamos café da manhã e fomos direto para o Parque Nacional da Serra Geral onde fica o Cânion Fortaleza, o maior de todos os cânions do Brasil.

Seguro Viagem 12x sem juros

Para chegar lá são cerca de 23 km do centro da cidade. Parte da estrada é asfaltada, parte de chão batido e os últimos 4km são péssimos, mas é possível ir com carro normal, não necessita de 4×4.

Lá fizemos 2 trilhas, a Trilha do Mirante (imperdível) e a Trilha da Cachoeira do Tigre Preto. Ah, é nessa última trilha que fica também a Pedra do Segredo.

A Trilha do Mirante é a principal, que sobe no topo no cânion de onde se tem uma vista incrível! Ao todo são 3,5 km (ida e volta), que leva cerca de 45 minutos, subindo com calma e curtindo bem a vista.

Não é uma trilha difícil, e quando você chega no topo, ela vale o cansaço da subida. A vista é realmente maravilhosa! Ela é a mais grandiosa da região, então se tiver que optar por ir somente em um cânion, escolha o Fortaleza.

Aqui, nos meses de junho e julho, você pode fazer a cavalgada na beira dos cânions. Saímos do Parque por volta das 13h.

O Parque foi recentemente cedido para a iniciativa privada que promete melhorar muito a infraestrutura do local e por isso, começaram a cobrar ingressos.

Para saber tudo sobre o Cânion Fortaleza e como foi a nossa experiência, clique aqui!

  1. CÂNION ITAIMBEZINHO

Saímos do Fortaleza direto para o Cânion do Itaimbezinho, porque queríamos conhecer os dois no mesmo dia.

Mas já aviso, só faça isso se você não tiver a intenção de percorrer todas as trilhas autoguiadas de ambos os parques, porque não vai dar tempo, e de repente não terá pernas.

O ideal, na minha opinião, é fazer um parque cada dia, pela manhã. Abaixo vou sugerir o roteiro que considero o ideal.

Detalhe, para visitar os dois parques no mesmo dia, não almoçamos, comemos um lanche que tínhamos levado no carro.

Chegamos ao parque do Itaimbezinho às 14h30 e a neblina estava chegando junto com a gente. Por isso, sempre aconselham que os parques sejam visitados na parte da manhã.

Mas tivemos sorte, porque a neblina não baixou tanto e corremos para fazer a trilha mais curta do parque, que é a Trilha do Vértice.

Também tem a trilha do Cotovelo (mais longa e autoguiada) e a Trilha do Rio do Boi, feita dentro da fenda do Itaimbezinho e no leito do Rio do Boi, mas essa última só pode ser feita com guia.

Vale lembrar que a Trilha do Cotovelo só pode ser acessada até às 15h, depois disso ela é fechada.

A Trilha do Vértice é linda e tem vários mirantes com vistas para os paredões e para as cachoeiras. Adorei essa trilha!

  1. CAFÉ BOCA DA SERRA

Na volta optamos por parar no Café Boca da Serra, que fica no caminho de volta para a cidade. Comemos um pastel de pinhão (bem recheado, feito na hora e delicioso) e tomamos um chocolate quente.

O frio tinha chego e a neblina estava baixando cada vez mais, clima perfeito para tomar e comer algo quentinho. Daqui fomos de volta para a Pousada para tomar um banho e relaxar até o horário da janta.

  1. RESTAURANTE O CASARÃO

Fomos jantar no centro de Cambará no restaurante o Casarão. Você pode optar por rodizio de galeto ou de filé de trutas (peixe típico da região), servidos em pedras quentes na mesa.

Além disso você poderá se servir, a vontade, das saladas e dos pratos quentes do buffet.

Ambas opções acompanham queijo assado e polenta brustolada. O ambiente é rustico e acolhedor. Gostei bastante, mas achei o preço um tanto quanto salgado, R$79 por pessoa e não aceitam cartões, somente pix e dinheiro.

 

DIA 2 EM CAMBARÁ DO SUL

  1. PASSEIO DE QUADRICICLO

Logo depois do café da manhã fomos fazer um passeio de quadriciclo que saia da nossa pousada até uma cachoeira.

Achei o passeio legal, mas como já tinha andado de quadriciclo achei ok. Pensei que veríamos a cachoeira, mas só vimos a queda da parte de cima.

Eu não faria esse passeio novamente, somente no verão, com calor para que pudesse tomar banho no rio e de repente descer a cachoeira para vê-la da parte de baixo.

Mas pra quem nunca fez, é um passeio bem legal. Pagamos R$250 o passeio pelo quadricilo (que leva até 2 pessoas).

  1. CENTRO DE CAMBARÁ DO SUL

Antes de voltarmos pra casa, fizemos um pequeno tour pelo centro da cidade de Cambará. Achei a cidade bem fofinha.

Visitamos a Igreja, o letreiro do centro, o Centro Cultural (casa amarela em frente à igreja) que estava fechado e vimos a Sequoia Lunar.

A Sequoia Lunar tem uma história bem interessante, reza a lenda que ela foi trazida depois de germinar no solo lunar.

O Centro de Apoio ao Turista conta com um lindo painel pintado por um artista do grafite gaúcho, que retrata uma gralha azul, pássaro típico da região, com um pinhão na boca.

No mesmo local tem mais um letreiro feito em ferro, muito bonito.

  1. MIRANTE DA ROTA DO SOL

De Cambará seguimos para Porto Alegre pela rodovia Rota do Sol, que conta com paisagens lindas. No caminho, de quem está descendo a Serra, ele fica do lado esquerdo da rodovia.

O local conta com um restaurante, estacionamento gratuito, feirinha, letreiro, um mirante e balanços que rendem fotos bem legais. Vale a pena parar, nem que seja só pra uma foto!

 

ROTEIRO DE ATÉ 3 DIAS EM CAMBARÁ DO SUL

Vou deixar aqui a minha sugestão de roteiro de até 3 dias em Cambará, com os atrativos que mais gostei!

DIA 1:

  • Cânion Fortaleza
  • Almoço
  • Visita ao centro de Cambará do Sul
  • Cavalgada ou Quadriciclo
  • Jantar no Restaurante Alma

2 DIA:

DIA 3:

 

QUANTOS DIAS FICAR EM CAMBARÁ DO SUL?

Como eu falei acima, o bate e volta de Gramado pode ser legal se você estiver com o roteiro apertado. Mas, o ideal, é se programar para ficar pelo menos dois dias, em Cambará do Sul.

Porque assim você terá tempo de conhecer os cânions principais, fazer um tour na pequena cidade e ainda curtir um passeio para uma cachoeira ou rio da região.

 

QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR CAMBARÁ DO SUL?

Não existe um período ideal para visitar o Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul, já que a paisagem sempre é linda.

Nós visitamos a região dos cânions em setembro, quando está chegando ao fim a melhor época para visitar Cambará (RS).

Mas o interessante seria se você visitasse a região em todas épocas do ano, pois cada estação do ano tem algo diferente para ver e fazer.

Porém, ao planejar sua viagem para visitar o Cânion Fortaleza, tenho certeza que a única coisa que você não quer que aconteça de jeito nenhum é que tenha neblina e você não consiga ver os cânions, certo?

Mas preciso te dizer que não é possível prever quando terá neblina ou não, mas existem algumas dicas que podem ajudar você:

  • Normalmente, no inverno (de junho a agosto), apesar de ser beeemmmm mais frio (com temperaturas negativas, às vezes) é a época que tem menos formação de neblina. Mas também é a época mais chuvosa na região. Mas, os passeios para se banhar nas cachoeiras não são recomendados, porque nesta época do ano a temperatura da água é praticamente congelante!
  • De setembro a maio, quando os dias estão mais quentes, minha dica é que você vá visitar os cânions de manhã cedo, quando a probabilidade de neblina é menor. Mas estes também são os meses mais indicados para quem gosta de aventura, quando a temperatura das cachoeiras e o clima são bem mais agradáveis.

 

COMO CHEGAR EM CAMBARÁ DO SUL

A primeira coisa que você precisa saber para planejar esta viagem é que não existe aeroporto em Cambará do Sul. Então se você for de carro, vindo de Porto Alegre são 201 km, que leva cerca de 3 horas.

AEROPORTO PRÓXIMO DE CAMBARÁ DO SUL

O aeroporto mais próximo de Cambará é o Aeroporto de Canela, na Serra Gaúcha, que fica a 116km de distância da cidade de Cambará.

ÔNIBUS

Não existem ônibus de Porto Alegre para Cambará, nem de Canela para Cambará do Sul.

CARRO ALUGADO (OU PRÓPRIO)

Por isso, o jeito é ir de carro próprio ou alugado. Afinal essa é a maneira mais confortável de chegar em Cambará do Sul. Porque assim você fica livre para visitar diversos locais e conhecer cada cantinho. Faça sua cotação no comparador de locadoras aqui!

TÁXI ou APLICATIVO

Cambará do Sul não tem Uber, então se precisar terá que chamar um táxi.

 

MAPA DE CAMBARÁ DO SUL

 

ONDE FICAR EM CAMBARÁ DO SUL: POUSADAS, CHALÉS E MAIS

Procurando por Pousadas, Chalés e outros tipos de lugares para ficar em Cambará do Sul?

Primeiramente você precisa saber que para visitar este e outros cânions da região, a melhor opção é se hospedar na cidade de Cambará do Sul.

Até porque a região dos Cânions fica mais próxima de Cambará do que da Praia Grande (SC). Por exemplo, o Cânion Fortaleza (RS) está a menos de 20km de distância de Cambará do Sul (cerca de 25min de carro), mas a 55km de distância de Praia Grande (cerca 1h40min de carro). Sacou?

A cidade de Cambará do Sul tem uma grande variedade de hotéis, belas pousadas e chalés, tanto na cidade, quando na zona rural.

Ela também é muito famosa por suas hospedagens românticas e outros grandes tesouros. Mas não é só isso, essa cidade de 7mil habitantes tem opções de hospedagem para todos os tipos de viajantes.

Então vamos as dicas? Vou deixar abaixo dicas de pousadas e hotéis incríveis, se quiser conferir valores, fotos e mais informações é só clicar no nome da hospedagem que está em rosa.

PARADOR CASA DA MONTANHA

O Parador da Montanha é uma das hospedagens mais disputadas da região, pois conta com um serviço de excelência, conforto e requinte. Também já foi eleito como o melhor lugar para se hospedar em Cambará do Sul.

A decoração de todos os ambientes é impecável, com móveis de design e obras de arte. O hotel tem um conceito moderno e inovador, você pode ficar em uma suíte, em um bangalô ou em um casulo, todos são fantásticos.

Uma das opções românticas da região, que fica em uma colina, de frente para um rio, cercado por verde. Essa é uma excelente opção de relaxamento. Já me hospedei por lá 2 vezes e foi perfeito!

 

BRUMAS CASA DE CAMPO

Brumas Casa de Campo é um lugar simplesmente incrível para se hospedar em Cambará do Sul, além de ser o melhor lugar para quem procura mais privacidade e tranquilidade. Um lugar para chamar de casa por alguns dias.

A hospedagem é um contêiner super confortável, em um grande gramado verde, rodeado de araucárias. Os contêineres ficam em uma fazenda na estrada de chão que leva para o Cânion Fortaleza.

Cada container tem 30 metros quadrados, varandinha no quarto de casal, cozinha, banheiro, ou seja, perfeito para duas pessoas.

 

POUSADA MORADA DA SERRA

A pousada Morada da Serra tem ótima avaliação por quem se hospeda no local. Os quartos são cabanas cheias de charme.

Além disso, os quartos dispõem de TV de tela plana, banheiro privativo e varanda térrea com vista do vale.

 

POUSADA RECANTO DO LAGO

Nós ficamos hospedados recentemente na Pousada Recanto do Lago e foi incrível. Uma proposta mais rústica, mas muito confortável.

Ela conta com quartos equipados com lareira a álcool, ar condicionado, chaleira elétrica, TV, frigobar, Wi-Fi e estacionamento privativo gratuitos.

Além disso, os chalés ficam em uma grande área verde, em frente a um belo lago e vista para o pôr do sol. Além disso, essa pousada é pet friendly!!!

Se quiser saber como foi a minha experiência nesta Pousada, clique aqui!

 

CAMBARÁ ECO HOTEL

Com decoração rústica e um tanto quanto pitoresca, o Cambará Eco Hotel fica em uma linda propriedade rodeada por montanhas, jardins e um grande lago.

A paisagem fica ainda mais linda nos dias de inverno e, no verão, uma boa ideia é caminhar pela propriedade.

Já nos hospedamos aqui também, confira aqui como foi nossa experiência neste hotel.

 

POUSADA CARDOSO

Pousada Cardoso tem uma das melhores notas de avaliação dos hóspedes devido ao excelente atendimento dos proprietários e funcionários, que fazem de tudo para agradar quem se hospeda com eles.

Ela é uma pousada rústica, com conforto na medida certa.

 

BEM ESTAR POUSADA

Pousada Bem Estar fica localizada dentro da cidade de Cambará do Sul.

E dispõe de quartos com ar condicionado, frigobar, canais via satélite e café da manhã incluso na diária.

 

HOSTEL CAPE TOWN – CAMBARÁ DO SUL

A opção de hospedagem mais econômica próximo ao Cânion Fortaleza é o Hostel Cape Town . Perfeita para os mochileiros de plantão.

Além dos quartos compartilhados, existe a opção de quartos individuais ou para família. Todos os quartos dispõem de guarda-roupa e banheiro compartilhado, assim como Wi-Fi gratuito.

Além disso, oferece cozinha e um lounge de uso comum.

 

MAPA DE HOTÉIS DE CAMBARÁ DO SUL – RS

No mapa abaixo estão todas as opções de hospedagem da cidade – especialmente as do Centro – com os preços. Para saber mais, você só precisa clicar nos pontos azuis.

 

Booking.com

 

 

O QUE LEVAR NA MALA PARA CAMBARÁ DO SUL?

  • Luvas
  • Cachecol
  • Touca
  • Meias Grossas
  • Calçados confortáveis (inclusive pares de reserva)
  • Roupas Térmicas
  • Câmera Fotográfica
  • Mochila pequena
  • Boné
  • Óculos de sol
  • Protetor solar
  • Repelente
  • Garrafa ou cantil para água
  • Capa de chuva.

 

Essa região é imperdível não só pra quem visita a Serra gaúcha, mas também para quem mora no Rio Grande do Sul.

Mas se você ainda ficou com alguma dúvida sobre Cambará do Sul, deixe sua pergunta nos comentários aqui embaixo que teremos o maior prazer em te ajudar.

Pra quem quiser ver mais sobre Cambará, tem vídeos no Youtube do Blog e também no nosso Instagram, mostrando um pouco mais sobre nosso roteiro!

 

FOTOS DO CÂNION FORTALEZA EM CAMBARÁ DO SUL

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é essencial para qualquer viagem, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados longe de casa.

Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!

 

Gostou das Dicas de o que fazer em Cambará do Sul? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!

PASSAGEM AÉREA

Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial do NOSSO PARCEIRO!


HOSPEDAGEM

RESERVE AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL COM INTERNET

COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo e use nosso cupom para ganhar 15% de DESCONTO: GARFOEMALA. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!

ALUGUEL DE CARROS

Precisa ALUGAR um CARRO? Na nossa parceira de aluguel de carros a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

SEGURO VIAGEM

E não se esqueça de contratar o seu SEGURO VIAGEM com o nosso link comparador de seguradoras e garanta o melhor preço!

PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?

Peça já a sua indenização de até 15 mil! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2 anos. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo NOSSO PARCEIRO

PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NO BRASIL E NO MUNDO

Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, tours guiados gratuitos (free walk), compra de ingressos de atrações e opções de gastronomia. Então fique a vontade para pesquisar aqui no NOSSO LINK e explorar seu destino!

Já fez as malas?

CONHEÇA O YOUTUBE E INSTAGRAM DO BLOG!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

3 comentários

  • Nunca tinha ouvido falar de Cambará do Sul, mas parece um destino bem simpático para os amantes de natureza. Fiquei a babar com esse pastel de pinhão e chocolate quente!! Lindas dicas

  • Cloe Miranda disse:

    Gostei bastante das dicas, quando voltar a Gramado e Canela, com certeza Cambará do Sul estará no meu roteiro.
    Achei linda as paisagens, a vibe da cidade conquista só de ver as fotos! Amei!

  • Marcella disse:

    Ahh eu queria tanto conhecer Cambará do Sul, mas tive que cancelar minha viagem. Lendo suas dicas fiquei com muita vontade de ir, não vejo a hora que minha viagem dê certo. Obrigada por compartilhar

O Blog tem mais vida quando você participa. Deixe seu comentário!

error: Conteúdo protegido!

Inscreva-se Agora!

Receba uma planilha de Planejamento de Viagens, descontos e novidades!