Procurando quais os documentos para entrar na Europa? Então chegou no lugar certo!
Porque a União Europeia exige que seus visitantes tenham em mãos 5 documentos obrigatórios para entrar na Europa como turista. Aliás, todos eles são obrigatórios, mas fáceis de obter por qualquer viajante que queira visitar a Europa e se planeje com antecedência.
Então, toda vez que você for viajar para o continente europeu, sugiro que confira item por item da lista para não esquecer de nada. Bem como, para não ser surpreendido na imigração de entrada na Europa com algumas perguntas que não saibas responder.
Por isso, se prepare e tenha em mãos os 5 documentos para viajar para Europa (turista).
5 DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS PARA ENTRAR NA EUROPA:
-
Passaporte válido
-
Seguro viagem Europa
-
Comprovantes de hospedagem (ou carta-convite)
-
Comprovações financeiras
-
Passagem de retorno
Sendo assim, abaixo vou explicar como fazer e as formas mais baratas e seguras para obter cada um deles, sem nenhuma complicação na sua futura viagem à Europa.
CONFIRA A EXPLICAÇÃO COMPLETA SOBRE CADA DOCUMENTO
PASSAPORTE VÁLIDO
Primeiramente você precisa de um passaporte que possua validade de mais de 6 meses da data do seu embarque. Para conseguir emitir seu passaporte brasileiro, basta seguir nosso passo a passo clicando neste link!
Mas se por acaso o seu passaporte não esse prazo de validade para se adequar às regras, não é necessário aguardar que ele vença para solicitar um novo. Por isso o ideal sempre, é procurar sempre solicitar um novo 6 meses antes que o seu atual perca a validade.
Assim você garante que o seu passaporte esteja válido para viajar para a Europa e para outros países que sejam ainda mais exigentes.
VISTO PARA EUROPA
Essa é uma parte boa! Porque nós brasileiros não precisamos de visto para entrar na Europa, quando sua viagem pelo continente seja por menos de 90 dias.
Como a maior parte dos países europeus fazem parte do “Tratado de Schengen” eles permitem a livre circulação entre eles e que não exige a autorização prévia de brasileiros.
E mesmo aqueles que não fazem parte do Tratado, como a Inglaterra e a Irlanda, normalmente também não exigem visto prévio de brasileiros que estão em viagem a turismo.
Você receberá o carimbo do país pelo qual fará sua entrada na Europa com uma permanência de até 90 dias de visto. Mas para que sua entrada seja liberada, você precisa ter todos os documentos desta lista em mãos.
Porque a não exigência do visto facilita o planejamento de uma viagem para o continente Europeu.
Mas por outro lado, justamente por não exigirem o visto, é muito importante checar se você possui todos os documentos para entrar na Europa antes de embarcar.
Porque na hora de passar pela imigração, sua entrada pode ser negada se por acaso você não esteja de posse de algum dos itens obrigatórios da lista.
Vale a pena você fazer uma pastinha com os documentos e ir reunindo-os antes de sua viagem. E na hora do embarque leve ela consigo em sua mala de mão.
SEGURO VIAGEM
Para entrar na Europa sabe-se que você precisa ter um seguro viagem válido na Europa.
Ele é um item da lista de documentos para viajar pelo continente europeu cujas regras são determinadas pela assinatura do Tratado de Schengen.
Mas para estar de acordo com as normas da Europa, este seguro viagem deve ter uma cobertura mínima de 30 mil euros para despesas médicas e hospitalares, por pessoa.
Viajar para a Europa sem seguro viagem pode impedir você de entrar pela imigração. Então NÃO VALE A PENA correr o risco! Por isso compre seu seguro viagem Europa antes de embarcar. FAÇA SUA COTAÇÃO!
Com essa obrigatoriedade, todas as seguradoras oferecem planos de seguro viagem para Europa com as regras e valores adaptados às exigências do Tratado de Schengen.
Caso queiras, você pode optar por fazer o seguro viagem através de seu cartão de crédito Platinum ou Black. Mas para isso você precisa ter pago suas passagens aéreas para Europa com o cartão.
Normalmente, os cartões Platinum e Black, possuem seguro viagem para os países que fazem parte do Tratado de Schengen incluso nos benefícios. Para isso, verifique com a administradora do seu cartão.
Porém, se o seu cartão for de um segmento inferior: Gold e outros, não estão inclusos os seguros viagens com as exigências para entrada na Europa.
Sendo assim, é obrigatória a contratação de um seguro viagem na Europa. Mas lembre-se que SEMPRE vale a pena ter um seguro viagem para evitar gastos altos e imprevistos na sua viagem.
Então, não deixe de fazer sua cotação de seguro viagem para a Europa, comparando as ofertas das seguradoras através do nosso comparador de seguro viagem.
Assim você poderá encontrar a melhor oferta e coberturas para as datas de sua viagem.
Leia também: Tudo sobre SEGURO VIAGEM na Europa
COMPROVANTES DE HOSPEDAGEM (OU CARTA-CONVITE)
COMPROVANTE DE HOSPEDAGEM
Entre os documentos que você precisa para entrar na Europa, estão os comprovantes de hospedagem. Eles podem ser solicitados pelos agentes imigratórios no momento da sua chegada à Europa (entrada em algum país).
Mas estes não são comprovantes difíceis de serem obtidos. Porque você pode reservar sua hospedagem ou hotel, sem ter que pagar nada adiantado e receber o comprovante.
Nós, sempre que viajamos, reservamos nossa hospedagem pela Booking, que permite o cancelamento gratuito da maioria dos hotéis com 24 horas de antecedência ao dia reservado da hospedagem (caso tenhas algum imprevisto e tenha que cancelar).
Logo depois de fazer sua reserva gratuitamente, você receberá um e-mail com o comprovante de sua hospedagem, podendo assim riscar esse item da sua lista de documentos para entrar na Europa.
Então, mesmo que você seja do tipo que não gosta de planejar sua viagem com dias definidos em cada local que visitará, vale a pena reservar sua hospedagem nos hotéis que pretende ficar dentro do período de sua viagem pela Europa.
Para assim você ter estes comprovantes em mãos no momento da entrevista na imigração.
Mas se os seus planos mudarem no decorrer da viagem, não tem problema, basta cancelar uma ou outra reserva que tiver feito. Até porque depois que você passar pela imigração ficará livre para remodelar seu roteiro como preferir, dentro da Europa.
CARTA-CONVITE
Esta é outra forma de comprovação de estadia durante a sua viagem.
Ou seja, caso você pretenda ficar hospedado na casa de algum amigo ou parente, seu anfitrião (pessoa na qual você ficará na casa e reside no país), terá que escrever uma carta-convite explicando para a imigração que ela te receberá na casa dela, endereço tal, por X dias.
Para produzir a carta, o anfitrião que assinar o documento deve residir legalmente no país para onde você está viajando.
No caso da Europa, ele deve ser cidadão europeu ou possuir um visto de residência permanente. Vistos na Europa temporários de estudo, trabalho ou turismo não são válidos.
Não se preocupe com o modelo, porque na internet existem vários modelos de carta-convite, basta você preenche-lo. Mas não se esqueça que a carta convite deve ser feita no idioma do país onde ele mora.
Além disso, ele deve assiná-la e levar a um órgão para registrá-la oficialmente.
COMPROVAÇÃO DE CONDIÇÕES FINANCEIRAS
Lembre-se que os agentes da imigração estão tentando identificar se você pretende ou não se mudar para o país para o qual está viajando.
Mas eles não querem que bloquear sua entrada caso você queira viajar pela Europa, porque isso gera lucro para o país e movimenta a economia local.
Por isso, a União Europeia pede que cada passageiro que queira visitar a Europa tenha valores em moeda local, bem como cartão de crédito para custear suas despesas durante a viagem.
Isso demonstrará aos agentes que você terá condições financeiras para se manter durante período de sua viagem.
Documentos que podem servir para comprovar suas condições financeiras:
- Imposto de Renda Pessoa Física;
- Extrato de saldo disponível em conta corrente (6 meses);
- Faturas de cartão de crédito;
- Cartão de crédito pré-pago;
- Dinheiro em espécie.
O valor mínimo exigido pra entrar na Europa é de 65 euros por dia de viagem, por pessoa que deve ser comprovado. Mas este valor serve apenas para que você tenha uma base da quantia que precisa.
Com certeza, você terá gastos maiores que este por dia, contando a acomodação, refeições, passeios e meios de transporte.
PASSAGEM DE RETORNO
Como falei acima, eles querem ter certeza de que você não pretende entrar e ficar por lá, ilegalmente. Então para não ser confundido com um possível imigrante é importantíssimo que você tenha sua passagem de retorno ao seu país.
Por isso, ter a passagem de retorno é um item obrigatório na lista de documentos para viajar para Europa. E tem mais, se você não tiver ela pode ser possível que você nem consiga embarcar, porque grande parte das companhias aéreas podem pedir esta comprovação no momento do check-in.
Elas fazem isso para evitar o custeio do voo de retorno caso o viajante seja deportado por não ter a documentação necessária para a entrada no continente europeu.
Além disso, não é permitido que sua passagem de retorno ou para outro local que seja fora da Europa, seja para um período posterior a 90 dias, porque o “carimbo de turista” da Europa é permitido para apenas 90 dias (do dia da chegada até o dia de partida).
Ou seja, você não precisa comprovar seu retorno ao Brasil, mas sim ter uma passagem para deixar a Europa antes do término do período de 90 dias da sua chegada.
DICAS EXTRAS PARA SUA VIAGEM A EUROPA
- Separe todos os documentos em uma pastinha;
- Coloque a pastinha em sua mala de mão para ter fácil acesso no momento que passar pela imigração;
- No momento da entrevista na imigração seja objetivo nas respostas ao oficial. Não fale demais para não atrasar quem está na fila e nem falar bobagens;
- Somente apresente os documentos que o oficial lhe pedir;
- Fique tranquilo, use roupas confortáveis e mostre cordialidade.
Boa viagem, aproveite muito suas férias e confira nossas dicas de viagem pela Europa aqui!
Fazendo as malas para viajar? Saiba que o Seguro Viagem Europa é obrigatório para entrar no continente, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ainda ganha desconto (Cupom de desconto: “garfoemala5”. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!
Gostou das Dicas dos documentos para entrar na Europa? Então Salve este PIN no seu Pinterest!
RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!
PASSAGEM AÉREA
Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial do NOSSO PARCEIRO!
HOSPEDAGEM
RESERVE AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!
CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL COM INTERNET
COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo e use nosso cupom para ganhar 15% de DESCONTO: GARFOEMALA. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!
ALUGUEL DE CARROS
Precisa ALUGAR um CARRO? Na nossa parceira de aluguel de carros a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
SEGURO VIAGEM
E não se esqueça de contratar o seu SEGURO VIAGEM com o nosso link comparador de seguradoras e garanta o melhor preço!
PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?
Peça já a sua indenização de até 15 mil! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2 anos. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo NOSSO PARCEIRO
PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NO BRASIL E NO MUNDO
Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, tours guiados gratuitos (free walk), compra de ingressos de atrações e opções de gastronomia. Então fique a vontade para pesquisar aqui no NOSSO LINK e explorar seu destino!Já fez as malas?
CONHEÇA O YOUTUBE E INSTAGRAM DO BLOG!
5 comentários
Post essencial para quem viaja para a Europa pela primeira vez! É um investimento caro e melhor garantir todos os documentos em mãos para não voltar pra casa!
Verdade Fernanda. Melhor sempre conferir e fazer um check List antes de sair! 😉
Viajar na Europa neste momento está mesmo incerto. É muito bom ter uma lista completa de documentos para poder entrar mas, o que é pena, é que tudo muda num ápice.
Infelizmente nós brasileiros não estamos podendo entrar em vários países da Europa neste momento. Mas quando tudo voltar ao que era antes, é bom ter esta lista para conferir os documentos necessários né?!
Essa lista de documentos para entrar na Europa está ótima. Super completa. É fundamental dar uma verificada para ter uma viagem tranquila.