Fomos pra Cuba para passar 15 dias, visitamos quatro cidades, nas quais nos hospedamos em resorts e em casas particulares em Havana, que são quartos alugados nas casas de nativos cubanos.
Os hotéis em Havana, capital de Cuba, são poucos e caríssimos, dessa forma optamos por ficar em casas particulares.
Nós adoramos a experiência de ficar em casas particulares em Havana, porque tivemos contato com os cubanos e pudemos conversar com eles, entender sua rotina e seus costumes.
Pra nós conviver e conversar com nativos dos lugares que visitamos enriquece demais nossas viagens. Além disso, aprendemos muito e levamos ensinamentos para vida.
Enfim, neste post vou mostrar pra vocês como eram os quartos em que ficamos e como foi a nossa experiência nas casas particulares de Havana, em Cuba.
ONDE FICAR EM HAVANA? QUAL MELHOR LOCALIZAÇÃO PARA SE HOSPEDAR EM HAVANA?
COMO SÃO AS CASAS PARTICULARES EM HAVANA, CUBA
As casas particulares são uma forma dos cubanos conseguirem aumentar suas rendas. Por isso, alugar quartos de sua própria casa é muito comum em todo o país.
Mas para eles poderem alugar um quarto de sua casa precisam registrar o serviço junto ao governo, quando feito isso, elas recebem uma placa azul com identificação oficial na porta de entrada da casa.
O pagamento da reserva é feito em CUCs e uma parte do valor os cubanos precisam repassar ao governo. Mas a maior parte do pagamento fica com o proprietário da casa.
Sendo assim, ao reservar uma casa particular em Havana, o viajante ajuda um cubano a ter uma renda um pouco melhor.
ONDE FICAR EM HAVANA: HABANA VIEJA OU VEDADO?
HABANA VIEJA
É o grande centro da capital cubana, onde estão concentradas diversas atrações turísticas.
Diferente de outros centros históricos das cidades latino-americanas que são, geralmente, esparsamente habitados, o centro histórico de Havana é vívido e agitado.
Ali vive quase 67 mil habitantes. Em função do turismo, estima-se ainda uma população flutuante diária de 80 mil pessoas.
Alguns lugares bacanas e importantes de Habana Vieja: Parque Central, Museu da Revolução, Calle Obispo, Plaza de la Catedral, Plaza Vieja e o antigo porto de Havana.
VEDADO EM HAVANA
É uma região com grande importância cultural, político e econômico de Havana. Ele abriga teatros, museus, hotéis, empresas, restaurantes e os escritórios de diversos órgãos governamentais.
É um bairro planejado, do final do século XIX, com quadras de 100 metros cada, edificações com jardins e avenidas amplas.
Alguns lugares bacanas e importantes de Vedado: Hotel Nacional, o Hotel Habana Libre e Universidade, o Cine Yara e a Sorveteria Coppelia, a Avenida Paseo esquina Malecón e a Praça da Revolução.
Confira aqui: O que fazer em Havana
CASAS PARTICULARES EM HAVANA, CUBA
A capital cubana foi a primeira cidade que visitamos, e onde ficamos em 2 casas particulares diferentes, porque dividimos nosso roteiro em Havana em duas partes.
Na chegada a Cuba, ficamos 3 dias em Havana e no retorno mais 5 dias.
Sabemos que Cuba é um destino diferente e cheio de peculiaridades, por isso deixamos tudo reservado com bastante antecedência.
Pesquisamos bastante antes de reservar, porque queríamos ficar em locais bacanas e bem localizados.
Estudamos onde ficavam as atrações, melhores preços, fotos, comodidades, recomendações e, é claro, uma boa localização.
Dessa maneira, optamos por nos hospedar primeiramente em Habana Vieja e no retorno em Vedado.
COMO É FICAR NAS CASAS PARTICULARES EM HAVANA, CUBA:
Para iniciar nossa viagem, escolhemos uma casa particular no bairro Habana Vieja, em Havana. Nesta casa ficamos 2 noites, no coração da capital cubana e próximo da maior parte das atrações.
NOSSA EXPERIÊNCIA NA CASA PARTICULAR EM HABANA VIEJA
O anfitrião desta casa é um casal, o Alain e a Yuliana e a acomodação de chama “Espaço de Karen – Ocean View”. Esta hospedagem ficava no topo de um edifício baixo (7 andares).
O local possui elevador e nós adoramos nosso quarto, apesar de ser bem picorrucho. A reserva fizemos pelo Airbnb.
No momento da reserva, mandei mensagem aos anfitriões, informando que ao chegar em Havana não teríamos como ligar para eles avisando da nossa chegada.
Sendo assim, iriamos direto do aeroporto para casa particular. Normalmente, eles demoram um pouco pra responder, porque como já expliquei em outro post, a internet é demorada e rara.
Então não espere uma resposta imediata do dono da casa. Vale dizer também, que fiz o pagamento antecipado pelo aplicativo.
O local foi todo reformado e é uma graça! Em frente a porta do quarto fica um terraço com cadeiras, mesas e espreguiçadeiras.
A vista lá de cima é linda, de onde conseguíamos ver o Castelo, Capitólio, a Catedral e o Malecón. Além disso, o sol se põe bem em frente a esta varanda.
Nosso quarto ficava no rooftop, no 7º andar e, contava com ar condicionado, tv, um mini balcão, itens de cozinha e banheiro privativo.
Eles disponibilizam também toalhas de banho, roupa de cama, sabonete e papel higiênico. Tudo bem limpinho. A única coisa que não achamos tão bom foi o chuveiro, que saía pouca água.
Vale dizer que o quarto conta com banheiro e é apartado da casa do casal.
Fique Ligado: não recomendo esta acomodação para quem viaja com crianças, porque fica em um lugar alto e perigoso para os pequenos.
NOSSA EXPERIÊNCIA EM UMA CASA PARTICULAR EM VEDADO
No retorno de Cayo Coco optamos por ficar no bairro Vedado, em Havana. A casa particular que reservamos foi a “Casa Salatti”, localizada na Av 23, uma das principais avenidas do bairro de Vedado.
É uma casa antiga, que foi reformada e conta atualmente com 4 quartos com banheiro privativo. O café da manhã aqui também é opcional e custa 5 CUC por pessoa.
Nosso quarto era bem amplo e contava com televisão, toalhas e roupa de cama. O chuveiro aqui era bem bom e quente.
Esta casa particular conta com uma área externa, tipo um solarium, onde estão construindo um bar. Além disso, se quiser, pode utilizar a cozinha compartilhada para preparar algo para comer.
Ela pertence a Edy Salatti, um cubano que viveu em Montreal por 10 anos juntando dinheiro. E quando voltou, comprou esta casa para sua mãe e reformou parte dela para alugar.
CAFÉ DA MANHÃ NAS CASAS PARTICULARES:
Não tinha café da manhã incluído, como a maioria das casas particulares. Mas você pode solicitar ao anfitrião, que cobra à parte, geralmente sai 5 CUCs por pessoa e, conta com pão, uma fruta, café, leite, suco natural, geleia e ovos mexidos.
Dependendo do lugar, rola umas bolachinhas e um docinho. Aliás, nós chegamos à conclusão que vale muito a pena pedir o café da manhã na acomodação.
Porque ele é bem servido e o preço é muito melhor que qualquer outro lugar de Cuba. Além disso, você já sai da casa de barriga cheia.
Fique Ligado: Esta casa fica no segundo andar, acessada por escadas. Ou seja, não é indicada para pessoas com mobilidade reduzida. Nossas malas foram levadas por um funcionário escadas acima.
Endereço: 955 Avenida 23, Vedado, La Habana
COMO RESERVAR UMA CASA PARTICULAR EM CUBA?
Existem diversas formas de reservar uma casa particular em Cuba, mas confesso que acho que a mais segura seja através do Airbnb.
Porque de outra forma você pode estar reservando algo que não exista ou uma casa não oficial.
Além disso, pude pagar pelo cartão de crédito (pouco aceito em Cuba), direto pelo site do Airbnb, o que facilitou muito a nossa vida.
Vale a pena atentar-se para reservar em sites oficiais. Inclusive, quando se chega na casa é preciso entregar o passaporte para o morador fazer o cadastro em um livro de controle que o governo tem acesso.
Na hora de decidir onde ficar, leve em conta as avaliações de quem já se hospedou no local.
Dica: quando pesquisar no Airbnb, coloque o nome do bairro que quer se hospedar.
Mas vale lembrar que o endereço exato só irá aparecer depois que você fizer a reserva.
Então, se quiser, pode colocar o nome da casa no Google e ver se aparece o endereço real. Alguns sites mostram os endereços exatos.
Quer mais informações ou ficou com dúvida? Escreva nos comentários!
CONFIRA MAIS DICAS IMPERDÍVEIS DE CUBA:
Curiosidades Legais sobre Cuba: Confira Aqui!
O Que Levar na Mala para Cuba!
Como Fazer o Visto para Cuba: Passo a Passo
Qual a Melhor Época para Ir a Cuba
Viñales Cuba: Roteiro de 1 Dia (Bate e Volta de Havana)
Fusterlandia: uma Obra-Prima de Cuba feita em Mosaico
Turismo em Havana: Como é o Passeio de Bustour
Varadero: Conheça o Hotel Be Live Tuxpan All Inclusive
Onde Ficar em Cayo Coco: Conheça este Hotel Espetacular!
Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em Cuba. Assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem.
Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Clique aqui para fazer o seguro com desconto!
Gostou das Dicas de Casas Particulares em Havana, Cuba? Então Salve este PIN no seu Pinterest!
PIN IT!
RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!
PASSAGEM AÉREA
Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial do NOSSO PARCEIRO!
HOSPEDAGEM
RESERVE AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!
CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL COM INTERNET
COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo e use nosso cupom para ganhar 15% de DESCONTO: GARFOEMALA. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!
ALUGUEL DE CARROS
Precisa ALUGAR um CARRO? Na nossa parceira de aluguel de carros a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
SEGURO VIAGEM
E não se esqueça de contratar o seu SEGURO VIAGEM com o nosso link comparador de seguradoras e garanta o melhor preço!
PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?
Peça já a sua indenização de até 15 mil! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2 anos. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo NOSSO PARCEIRO
PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NO BRASIL E NO MUNDO
Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, tours guiados gratuitos (free walk), compra de ingressos de atrações e opções de gastronomia. Então fique a vontade para pesquisar aqui no NOSSO LINK e explorar seu destino!Já fez as malas?
CONHEÇA O YOUTUBE E INSTAGRAM DO BLOG!
10 comentários
Adorei as suas dicas de hospedagem em Havana. Espero aproveitar as dicas quando visitar Cuba. Boa partilha
Que bom que gostou Ruthia, quando for, não deixe de usar estas dicas! Abs
Conhecer Cuba é um dos meus grandes sonhos de viagem, e com certeza vou optar por ficar nas casas particulares! Obrigada por compartilhar sua experiência!
Oi Marcela! Eu tb queria muito ir a Cuba e confesso que não me arrependi, pelo contrário, amei e aprendi muito com os cubanos. Qualquer dúvida é só chamar, vale lembrar que o blog tem muitaaas dicas de Cuba, confere lá! Abs
Não conheço Cuba, mas morro de vontade de conhecer e todo mundo sempre fala sobre as casas particulares! Amei principalmente a Casa Salatti… Que lugar charmoso! Parece que há tanto carinho e cuidado em cada detalhe… Definitivamente, é um lugar que irei considerar quando visitar Havana!
Oi Mariana! Cuba é incrível e Havana conta muitas histórias. A casa salatti é uma casa de uma família incrível, onde todos os membros trabalham no local e cuidam com muito amor, tu vai adorar
Adorei o seu relato sobre hospedagem em casas particulares em Havana. É uma forma muito autêntica de ficar por lá e ao mesmo tempo apoiar a comunidade local. Os dois lugares que você ficou são muito interessantes, mas tenho uma quedinha especial por rooftops. 🙂
Exatamente Luciana, eles precisam muito deste apoio e fazem tudo com muito carinho, a experiência é incrível. A vista do rooftop era realmente maravilhosa!
Achei que foi super válida a escolha de ficar em casas particulares e ainda ter a experiência de experimentar duas acomodações diferentes em Havana. Sem falar que também valeu pela economia num lugar caro como Cuba.
Sim Fabíola, foi uma experiência em duas regiões diferentes e lindas, cada uma com diferentes atmosferas. E além de economizar, vc ajuda a comunidade local. Volte sempre! Abs