Como Tirar ou Renovar o Passaporte: Passo a Passo

Como Tirar ou Renovar o Passaporte: Passo a Passo

5 05-03:00 janeiro 05-03:00 2020 8 Por Equipe Garfo & Mala
(Last Updated On: 12 12-03:00 janeiro 12-03:00 2020)

Ao contrário do que muitos pensam tirar ou renovar o Passaporte não tem mistério nenhum!

Afinal, tirar o passaporte é simples e você poderá fazer a maioria das etapas sentada em casa no computador.

Ele é emitido pela Polícia Federal e, a única parte presencial que você precisará fazer é comparecer a um dos postos por duas vezes: uma para levar os documentos, cadastrar as digitais e fazer a foto e, a última apenas para retirar o passaporte quando ele estiver pronto.

Porém, não existe a possibilidade de renovação, nem de prorrogação do passaporte. Ou seja, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você precisará fazer um novo.

Mas neste post eu falarei apenas como tirar ou renovar o passaporte comum, para cidadãos brasileiros. Então, se este não é o seu caso, sugiro que consulte o site da Polícia Federal.

Lembrando que, deixei de incluir as exceções ou situações não comuns que possam aparecer ao fazer a solicitação/emissão do seu passaporte.

Mas fique tranquilo, pois com este passo a passo você conseguirá fazer ou renovar o seu passaporte sem problemas.

E para tornar esse processo ainda mais simples listamos nesse post o passo a passo para você fazer seu primeiro passaporte ou renová-lo.

Espero que esse post ajude você a fazer do início ao fim o processo de pedido de seu passaporte, para que então, você possa viajar ainda mais ao longo dos 10 anos de validade dele!

Vamos ao passo a passo?

 

PASSO A PASSO DE COMO TIRAR OU RENOVAR PASSAPORTE

  1. Documentação

O primeiro passo é você reunir a documentação necessária solicitada pela Polícia Federal, que são:

Documento de Identidade – que pode ser a Carteira de Identidade (RG) ou Carteira de Habilitação (CNH) ou a Carteira de Trabalho. Dica: se por acaso você mudou ou acrescentou algum nome, leve também a Certidão de Casamento ou Nascimento com o novo nome completo.

CPF – se o seu CPF estiver impresso no seu RG ou na CNH ou Carteira de Trabalho não será preciso levar o cartão do CPF.

Foto – não é necessário levar fotografia, porque ela é tirada na hora e dia do agendamento pela Polícia Federal. Mas em caso de crianças com menos de 3 anos, a PF exige uma fotografia 5×7, recente, colorida e com fundo branco.

Certidão de Casamento – necessário somente se o seu nome tenha tido alteração.

Certificado de Naturalizaçãosomente para os naturalizados.

Passaporte Anterior – no caso de renovação, se ele ainda estiver válido. Pois, se ele não for apresentado, vão te cobrar uma taxa extra.

DICA: não é mais preciso você levar ou apresentar o título de eleitor, os comprovantes de votação ou de serviço militar (homens). Mas você terá que estar regular com a justiça eleitoral e serviço militar. Porque no momento da emissão do passaporte será feita a checagem. Então se acontecer alguma divergência durante a checagem poderão te pedir que apresente o título de eleitor, comprovante de votação ou de serviço militar.

Para garantir, é melhor que você confira aqui a sua situação do TSE e do Exército.

E para mais informações sobre documentação consulte o site da Polícia Federal.

 

  1. Formulário de Solicitação

Você precisa entrar no site da Polícia Federal e preencher o formulário, que é bem simples, fácil e rápido de preencher. Vão te pedir dados básicos, divididos em quatro etapas (telas). A primeira vai pedir seus dados pessoais, a segunda dados dos seus documentos, a terceira com dados complementares (profissão, endereço e e-mail) e a última te mostrará os dados a serem confirmados.

Pessoas com nomes compostos ou mais de um sobrenome, normalmente, têm dúvidas de como preencher nome e sobrenome. Mas é básico, basta colocar todos os nomes no primeiro campo e os sobrenomes no segundo.

Não viaje sem SEGURO VIAGEM, ele é indispensável. E aproveite o DESCONTO do blog!!! Para comprar seu seguro viagem com DESCONTO e ainda ajudar o blog a continuar ativo basta clicar neste link e fazer sua cotação. Digite o cupom GARFOEMALA5 para ganhar 5% de desconto.

E logo após você ter preenchido e confirmado todos os dados, vai ser gerado um protocolo com o numero da sua solicitação e também um botão para imprimir o boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU).

Passou batido por esta parte? Não tem problema, pois receberá o protocolo no seu e-mail cadastrado e se precisar pode reemitir a guia para pagamento aqui.

 

  1. Pagar a Taxa de Emissão (GRU)

A taxa precisa ser paga para você conseguir fazer o agendamento para tirar seu passaporte, no site da Polícia Federal. Então imprima ou simplesmente pague sua guia no app do seu banco. Atualmente a taxa é de R$ 257,25 (2019). Normalmente, o sistema libera para agendamento no dia seguinte ao pagamento, quando é feita a compensação bancária.

 

  1. Agendamento de Atendimento

Com a guia paga, no dia seguinte se organize para fazer o agendamento do atendimento no posto mais próximo de sua casa. Esse agendamento é feito também pelo site da PF, mas através do link Agendamento de Atendimento.

Então, basta preencher os dados conforme foto do formulário acima. Com CPF, número de protocolo e data de nascimento. Logo após, o sistema vai te perguntar em qual cidade quer agendar e depois te mostrará os postos disponíveis. Basta clicar em cima do posto e prosseguir que então lhe será mostrado os dias e horários livres para você escolher.

Dica: caso esteja apareça alguma mensagem de erro veja se o CPF e a data de nascimento digitados, estão corretos.

 

  1. Vá ao Posto da Polícia Federal na Data do Agendamento

Você agendou o dia e hora que poderá comparecer ao posto. Então na data agendada, compareça ao posto da PF com a documentação que falamos no item 1. Não é necessário levar impresso o comprovante de pagamento, mas pode acontecer de te pedir, então pelo menos tenha ele salvo no seu celular.

Aliás, o atendimento normalmente é bem rápido. Primeiro farão uma triagem e logo depois você será chamado por uma senha. Então farão a conferência de seus dados e documentos. Em seguida, com a mesma senha, vão lhe chamar para fazer a sua biometria (impressões digitais) e para tirar uma foto sua.

Fez tudo? Agora é só esperar o passaporte ficar pronto. Geralmente, o prazo é de 6 dias úteis, mas na hora eles te entregarão um papel com a data de entrega

Consulte o andamento do seu passaporte aqui

 

  1. Retirada do Passaporte

Consultou o andamento e verificou que seu passaporte ficou pronto? Compareça então ao posto, o mesmo onde fez o agendamento, munido de um documento identidade original e com foto para retirá-lo!

Atualmente o passaporte comum (que não é de emergência ou outro) tem validade de 10 anos. Mas, se o seu passaporte está perto de vencer, sugiro que faça um novo antes dele expirar. Vai que surja uma viagem, né?! A renovação segue os mesmos passos acima.

 

RESUMO DE COMO TIRAR O PASSAPORTE

 

DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE A EMISSÃO DO PASSAPORTE

É necessário ter passaporte para visitar os países da América do Sul, como Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia, Venezuela?

Não, para estes países não é obrigatório ter passaporte. Com exceção das Guianas. Isso devido ao acordo do Mercosul, basta você ter uma carteira de identidade (RG) com no máximo 10 anos da data de emissão.

 

Mas e se eu perder o agendamento. Como faço?

Se isso acontecer, você deverá fazer o reagendamento do seu atendimento neste link

 

Quanto tempo demora para conseguir um novo passaporte?

Após todo o processo de solicitação de passaporte conforme expliquei acima, o prazo de entrega do documento é de, normalmente, 6 dias úteis. Mas pode variar.

 

Mas e se não existe posto de atendimento na minha cidade, como eu faço?

Normalmente ele fica na capital do seu estado, mas você também pode procure o posto/delegacia da Polícia Federal mais próximo de você neste link. Encontrou um posto próximo? Então confira se ele tem o serviço de emissão de passaporte e se precisa agendar o atendimento neste link . Mas se não conseguiu achar, você pode ligar no 194 para obter informações.

 

Como fazer para tirar um passaporte para um menor de idade?

As regras são um pouco diferentes neste caso. Acesse o site da Polícia Federal e veja como fazer.

 

Qual é o procedimento para tirar um passaporte para crianças e/ou bebês?

Há algumas regras específicas que devem ser seguidas, inclusive com formulários diferentes dependendo do caso. Então acesse o site da Polícia Federal e confira como fazer.

 

Qual a validade do passaporte de bebês e menores de idade (até 4 anos)?

No caso de menor de idade, com até 4 anos, as regras são as seguintes:

  • 0 a 1 ano = 01 ano de validade;
  • 1 a 2 anos = 02 anos de validade;
  • 2 a 3 anos = 03 anos de validade;
  • 3 a 4 anos = 04 anos de validade;
  • Acima de 04 anos = 10 anos de validade.

 

Eles fazem alguma pergunta específica no dia do agendamento, na Polícia Federal? 

Para tirar ou renovar passaporte você só precisa mostrar os documentos, mas não são feitas perguntas. Eles apenas conferem os documentos, que devem estar corretos e atualizados.

 

Preciso de um passaporte com urgência. O que faço?

Se você precisar, pode solicitar um passaporte de emergência. E para isso, será necessário efetuar o preenchimento do formulário. Entretanto não efetue o pagamento da GRU. Porque para passaporte de emergência, o valor é mais alto, de R$ 334,42. E a guia para pagamento  será emitida no dia que você agendou de ir no Posto da Polícia Federal mais próximo de sua residência. Leve toda a documentação necessária e documentos que comprovem o porquê você precisa de um passaporte de emergência. Dessa maneira, o funcionário responsável da Polícia Federal vai avaliar seu caso.

 

Como preencho o campo de Certificado de Dispensa de Incorporação, no formulário de requerimento do Passaporte?

Preencha os campos no site da DPF de acordo com o seu documento. No campo “Unidade Militar” basta colocar o número que está ao lado de “CSM”. Não é necessário colocar o Número + CSM.

 

Não tenho meu comprovante de votação das últimas eleições, preciso ir na Justiça Eleitoral?

Basta acessar o site da Justiça Eleitoral, preencher com os dados (nome da mãe, pai, data de nascimento e seus dados do título de eleitor) e gerar o Certificado de Quitação Eleitoral. Mas caso tenhas alguma pendência, você precisará comparecer no posto da Justiça Eleitoral.

 

Perdi meu protocolo, como faço para recuperar? Tenho que preencher o formulário novamente?

Não precisa, basta entrar nesse link e digitar seu CPF e data de nascimento.

 

Não estou conseguindo agendar o meu passaporte no site da PF. Como faço?

Se por acaso você não esteja conseguindo, tente ligar no 194 e verificar com o atendente se existe algum problema sistêmico. Pode ser que o Posto que você selecionou não necessite de agendamento.

 

Fiz meu agendamento para tirar meu passaporte com prazo longo e a GRU já esta paga. Mas no site da Polícia Federal aparece a opção de reagendamento. Eu posso reagendar para uma data mais próxima?

Sim. Essa opção serve pra você reagendar seu atendimento. Caso apareça uma data anterior, você pode tentar efetuar, porém não é garantido que o sistema irá permitir.

 

Após pagar a GRU tenho um prazo para dar entrada com os documentos?

Após a solicitação do passaporte no site da Polícia Federal, você tem um prazo de 90 dias para comparecer no posto e entregar os documentos.

 

Não estou conseguindo data para agendar, o que faço?

Tem épocas que são mais difíceis de conseguir fazer um agendamento. Mas saiba que o sistema é atualizado toda terça-feira e, às vezes, abrem horários novos de manhã. Sugiro que você vá tentando até conseguir um encaixe. Ou em último caso, ligue para o 194 informando da sua situação.

 

Eu posso retirar o passaporte do meu marido/esposa? 

No caso de adultos, somente a própria pessoa pode retirar seu passaporte. Para isso, ela deverá comparecer pessoalmente no Posto da Polícia Federal e levar o protocolo. Entretanto, para filhos menores de idade, o responsável pode retirar o passaporte.

 

Vou ter que tirar um novo passaporte novo, porque o meu está vencendo. Mas tenho um visto americano válido nele, preciso tirar um novo visto? Como proceder?

Não é necessário tirar um novo visto americano. Quando você for tirar seu passaporte, a polícia federal irá inutilizá-lo carimbando com CANCELADO as folhas de identificação e em branco mas ficará ileso todas as suas folhas com carimbos de imigração e vistos (inclusive o americano). Então quando for precisar dele, leve o passaporte válido e o que tem o visto (os dois) na viagem. Porque você irá apresentar ambos juntos na imigração e não terá problemas (falta de visto).

Se por acaso ainda ficar com dúvidas, consulte a página da Polícia Federal de dúvidas frequentes , com informações sobre passaportes para menores de idade, para estrangeiros e demais assuntos. Se ainda tiver dúvidas pode entrar em contato com a PF pelo e-mail: faleconosco@dpf.gov.br.

Ou se por acaso tenha ainda alguma dúvida, deixe seu comentário no final da página pra gente tentar te ajudar.

Viajar é uma experiência que vai ficar para toda a sua vida! Como podemos perceber você também gosta de Dicas de Viagens, então assine GRATUITAMENTE nossa Newsletter logo abaixo. Basta preencher com seu nome e e-mail. Assim você receberá todas as nossas dicas de viagens e informações. Bem como dicas valiosas, para que você viaje ainda mais e gastando menos!

 

VEJA MAIS DICAS DE VIAGENS AQUI!

 

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!

 

Gostou das Dicas de Como Tirar o Passaporte?

Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!

PASSAGEM AÉREA

Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial da Passagens Promo!

HOSPEDAGEM

Reserve AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

AIRBNB

Se preferir tem o AIRBNB, que disponibiliza um cupom de até R$179 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo nosso cupom. Receba o seu CUPOM DE DESCONTO AIRBNB e use em qualquer destino.

CHIP DE CELULAR

COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!

ALUGUEL DE CARROS

Precisa ALUGAR um CARRO? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

SEGURO VIAGEM

E não se esqueça do SEGURO VIAGEM. Na Seguros Promo além de ser a mais barata, usando nosso código GARFOEMALA5 você garante 5% de desconto e se pagar no boleto garante ainda mais 5%. Se preferir pagar no cartão de crédito, poderá parcelar em até 6x sem juros.

PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?

Peça já a sua indenização! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo VOETRANQUILO.

PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NOS DESTINOS BRASILEIROS

Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, compra de ingressos de atrações turísticas e opções de gastronomia. Atividades turísticas em várias cidades do Brasil. Fique a vontade aqui no nosso link e Explore Seu Destino! 

Já fez as malas?

CONHECE O FACEBOOK E INSTAGRAM DO BLOG?

Receba nossas novidades por e-mail!

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )