Como Fazer para Morar, Estudar e Trabalhar no Canadá

Como Fazer para Morar, Estudar e Trabalhar no Canadá

23 23-03:00 Maio 23-03:00 2019 0 Por Rafael Alencastro
(Last Updated On: 23 23-03:00 junho 23-03:00 2019)

Se você está pensando em vir ao Canadá para passear ou fazer um intercâmbio de idioma por até seis meses, já falei aqui como faz para tirar o Visto de Turista ou eTA

 

Mas se você quer ficar mais tempo, seja para estudar, trabalhar ou imigrar, existem muitos caminhos para isso. Hoje, vou começar uma série de perguntas e respostas sobre como vir para o Canadá para realizar esses sonhos. Atualmente, o Canadá oferece mais de 60 tipos de processos que disponibilizam ou residência permanente, ou permissão de trabalho ou estudo.

Vale fazer uma ressalva: não sou especialista em imigração, minhas respostas têm como base pesquisas que fiz quando tomei a decisão de morar no Canadá e por vivência pessoal. A melhor maneira para descobrir qual processo é adequado para o seu perfil é sempre consultar uma agência especializada em imigração e intercâmbio.

Basta dar um “Google” para achar muitas empresas competentes. Contudo, é sempre bom ler os comentários das avaliações de tais empresas antes de fechar um contrato.

Vou listar aqui as cinco primeiras dúvidas frequentes:

1 – Estou indo ao Canadá fazer um intercâmbio de inglês e gostaria de trabalhar para pagar pelos meus custos de hospedagem, alimentação e estudo. Como consigo essa permissão?

Infelizmente, estudantes de escolas de idiomas não podem mais trabalhar no Canadá. A mudança ocorreu em 1 de junho de 2014.

Existem regras bem específicas para estudar e trabalhar, e os cursos que autorizam work permit são realizados em colleges, universidades ou faculdades designadas pelo governo. A lista das instituições pode ser conferida aqui.

+ Garanta seu CUPOM de desconto no AirBnb para se hospedar no Canadá

 

2 – Tenho visto de turista aprovado para o Canadá e quero trabalhar enquanto fico no país. É fácil arrumar emprego?

Assim como estudante de escola de idioma, turista não pode trabalhar legalmente no Canadá. Estrangeiros só estão autorizados a trabalhar por aqui nos seguintes casos:

  • residente permanente (aprovado em algum programa de imigração – federal ou provincial – ou qualificado como refugiado);
  • estudante de college ou universidade;
  • estudantes em programa Co-Op ou Work Holiday;
  • cônjuge ou parceiro(a) em união estável de estudante de college ou universidade (para ser considerado união estável no Canadá – common law – é obrigado que o casal esteja residindo junto e dividindo contas por pelo menos 12 meses consecutivos);
  • por patrocínio de alguma empresa – Labour Market Impact Assessment (LMIA);
  • para quem está em processo de imigração via Family Sponsorship (cônjuge, parceiro(a) em união estável, filhos, pais ou avôs de residente permanente ou cidadão canadense).

 

3 – Estou planejando passar um mês em Toronto e não sei quanto levar de dinheiro. Quais os gastos que terei com alimentação, passeios e transporte?

O quanto se gasta é muito relativo e tudo depende do perfil de cada pessoa.

  • Alimentação – Toronto é uma cidade onde você encontra alimentação para todos os tipos de gostos e bolsos. Na praça de alimentação de shoppings, recomendo que separe 10 dólares canadenses por cada refeição. Em fast foods, você encontra combos por menos. Em restaurantes, gasta-se, por uma refeição, algo em torno de 20 dólares canadenses + gorjetas (mínimo de 15% sobre o valor final da nota). Gorjetas também são dadas para outros tipos de serviço: cabeleireiro, táxi, Uber, delivery.
  • Passeios –  Em Toronto, é possível visitar cinco dos principais pontos turísticos da cidade por 92 dólares canadenses, através do Toronto CityPass, um passe que garante entrada para as seguintes atrações: CN Tower, Casa Loma, Ripley’s Aquarium of Canada, Royal Ontario Museum (ROM), Toronto Zoo ou Ontario Science Centre (você escolhe um dos dois para ir). Para conhecer Niagara Falls e as famosas cachoeiras que separam o Canadá dos Estados Unidos, você pode fazer uma excursão de um dia, com transporte e passeio na roda-gigante Niagara Skywheel a partir de 99 dólares canadenses por pessoa. Reserve um dia inteiro.
  • Transporte público – O transporte público é coordenado pela empresa Toronto Transit Commission (TTC). Todas as tarifas e modalidades você encontra aqui. Existem três formas de realizar o pagamento da tarifa:

1) Através de dinheiro (muita atenção em ônibus, pois não existe cobrador e o motorista não dá troco);

2) Tokens, que são moedinhas que você adquire nas estações de metrô;

3) Através do Presto Card, um cartão que pode ser adquirido em estações de metrô ou nas farmácias da rede Shoppers. Esse cartão custa 6 dólares canadenses e pode ser carregado em máquinas próprias, dentro das estações de metrô.

O transporte público de Toronto é integrado, então dentro de uma mesma viagem para um destino específico, você pode andar em todos os transportes sem pagar a mais para isso.

Caso você opte por token ou pagar em dinheiro, você deve retirar um POP (Proof-of-Payment), um ticket que comprova que você já pagou a tarifa. O POP deve ser retirado em uma máquina própria, dentro da estação do metrô, streetcar ou solicitado ao motorista do ônibus. Uma dica: existem fiscais da TTC que, regularmente, solicitam a comprovação do pagamento da tarifa. O não pagamento da tarifa pode render uma multa bem alta.

 

4 – Tive um visto de turista (B1/B2) para os Estados Unidos negado e por isso não posso solicitar eTA. Será que consigo pedir um visto de turista para o Canadá?

Tudo depende do motivo que seu visto americano foi negado e cada caso é um caso. Os serviços de imigração do Canadá e Estados Unidos trocam informações. Não existe entrevista para a concessão do TRV (Temporary Resident Visa), nome do visto canadense. Mas você terá que enviar tudo que comprove vínculos com o Brasil e condições financeiras para se manter no país, além de coletar impressão digital.

Muitas vezes, o documento americano é negado por uma questão de nervosismo na hora da entrevista.

+ Aqui mais posts sobre o Canadá

 

5 – Tenho 2 filhos, sou casado e quero morar no Canadá com minha família. Gostaria de saber qual o melhor modelo para imigração? Já temos o visto americano de turista.

Como falei no início deste post, o Canadá possui mais de 60 tipos de programas que possibilitam imigração, contando os programas federais e os provinciais. A melhor forma é buscar informações sobre todos os programas e ver qual se encaixa para você e sua família.

Como dica pessoal, aproveite que você tem o visto de turista americano, solicite o eTA e faça uma viagem exploratória ao Canadá. Conheça dificuldades que o país apresenta aos brasileiros, principalmente no quesito clima.

Acontece muito de pessoas que acabam vendendo seus bens no Brasil e quando chegam no Canadá não se adaptam. Daí, já gastaram muito dinheiro e, muitas vezes, as economias de uma vida inteira. E a decisão de morar no exterior, ainda mais com filhos pequenos, pesa muito mais.

A vida no Canadá não é igual ao que vendem nos folhetos das agências, tenha isso em mente. Escolha bem a província e a cidade, pois os custos de vida mudam drasticamente.

Segundo o blog PadMapper, que mensalmente realiza um levantamento dos aluguéis das principais cidades do Canadá, Toronto está no topo das cidades com maior aluguel. A média de um apartamento de um dormitório na cidade é de 2.260 dólares canadenses por mês. Você consegue preços mais baixos em regiões não tão centrais e em cidades da Região Metropolitana de Toronto (GTA).

Não viaje sem SEGURO VIAGEM, ele é indispensável. E aproveite o DESCONTO do blog!!! Para comprar seu seguro viagem com DESCONTO e ainda ajudar o blog a continuar ativo basta clicar neste link e fazer sua cotação. Digite o cupom GARFOEMALA5 para ganhar 5% de desconto.

Enfim, em meu próximo artigo, vou abordar mais cinco dúvidas sobre estudos, dicas para economizar e os melhores lugares para compras em Toronto.

 

Não viaje sem seguro e aproveite o DESCONTO do blog!!! Para comprar seu seguro viagem com DESCCONTO e ainda ajudar o blog a continuar ativo basta clicar no link da Seguros Promo, fazer sua cotação e digitar o cupom GARFOEMALA5 para ganhar 5% de desconto. 

See ya!

 

RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!

PASSAGEM AÉREA

Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial da Passagens Promo!

HOSPEDAGEM

Reserve AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

AIRBNB

Se preferir tem o AIRBNB, que disponibiliza um cupom de até R$179 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo nosso cupom. Receba o seu CUPOM DE DESCONTO AIRBNB e use em qualquer destino.

CHIP DE CELULAR

COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo. É fácil de usar e você terá internet sempre!

ALUGUEL DE CARROS

Precisa ALUGAR um CARRO? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

SEGURO VIAGEM

E não se esqueça do SEGURO VIAGEM. Na Seguros Promo além de ser a mais barata, usando nosso código GARFOEMALA5 você garante 5% de desconto e se pagar no boleto garante ainda mais 5%. Se preferir pagar no cartão de crédito, poderá parcelar em até 6x sem juros.

PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?

Peça já a sua indenização! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo VOETRANQUILO.

PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NOS DESTINOS BRASILEIROS

Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, compra de ingressos de atrações turísticas e opções de gastronomia. Atividades turísticas em várias cidades do Brasil. Fique a vontade aqui no nosso link e Explore Seu Destino! 

Já fez as malas?

CONHECE O FACEBOOK E INSTAGRAM DO BLOG?

Receba nossas novidades por e-mail!

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )