Como Tirar Visto Americano: Passo a Passo

Como Tirar Visto Americano: Passo a Passo

15 15-03:00 março 15-03:00 2020 0 Por Equipe Garfo & Mala
(Last Updated On: 22 22-03:00 março 22-03:00 2020)

Pensando em visitar os States?

Então confira neste post, o passo a passo de como você mesmo pode fazer para tirar o seu visto americano de turismo.

 

QUAIS SÃO AS ETAPAS PARA TIRAR VISTO AMERICANO:

  • Passaporte válido (validade maior que 6 meses);
  • Preenchimento do formulário DS-160;
  • Pagamento da taxa consular MRV de U$160;
  • Criação do cadastro no centro de atendimento de solicitante de visto (CASV);
  • Agendamento da entrevista consular;
  • Documentação necessária para o CASV e Consulado Americano;
  • Orientação para entrevista consular;

 

COMO TIRAR O VISTO AMERICANO: 1 ETAPA

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA VISTO AMERICANO

  1. Passaporte atual válido para viajar para os Estados Unidos. O Passaporte deve ser válido por seis meses além da data prevista para entrada nos Estados Unidos.
  2. Passaporte contendo o último visto dos Estados Unidos (se você tiver).
  3. Página de confirmação do formulário DS-160/DS-260.
  4. Página de Confirmação e Instruções do agendamento impressa.
  5. Uma foto 5 x 5 cm ou 5 x 7 cm colorida, tirada dentro dos últimos 6 meses e com fundo branco. Mais detalhes sobre as orientações gerais para fotos do Departamento de Estado Americano podem ser vistos aqui.

Obs: A foto só é necessária caso o solicitante não esteja presente no CASV. Se ele estiver presente será feito uma foto digital no local não sendo necessário trazer uma foto impressa. Para crianças menores de 2 anos que estejam solicitando o visto é altamente recomendável que os pais apresentem uma foto impressa.

 

COMO TIRAR O VISTO AMERICANO: 2 ETAPA

PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ONLINE DS-160

A primeira coisa que você precisa fazer é entrar no site do consulado americano e preencher o famoso formulário DS-160, clique aqui para ir ao formulário. Mas muito cuidado, preencha ele com calma. Porque se preencher qualquer parte com pressa e errada pode comprometer todo o processo.

O formulário possui bem no topo a opção de “tooltip language” que serve para você traduzi-lo. Mas percebi que ele não traduz quase nada, então, existe também a opção de traduzir a página com a ferramenta do Google (clique em cima da página com o botão direito e vai abrir uma opção de traduzir, clique nela).

Depois disso, escolha o país e local onde fará a entrevista. No Brasil existem 4 opções para entrevista: Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre. Escolha um destes. Se não for sua cidade, saibas que terás que ir até ela no dia do agendamento de sua entrevista.

Logo depois coloque o código que pede e clique no primeiro botão de cor vinho abaixo delas, que é pra iniciar a aplicação.

Lembre-se: o formulário deve ser preenchido com informações precisas e atualizadas – qualquer inconsistência nos dados informados pode fazer com que você tenha que começar tudo do zero. Tenha consigo também o número do passaporte, que vai precisar.

Aliás, fique atento e salve cada uma das páginas que você preencher (tem um botão para salvar em todas elas (salvar e continuar). Porque assim, você evita que ela expire e você tenha que fazer o preenchimento desde o início novamente.

 

COMO TIRAR O VISTO AMERICANO: 3 ETAPA

EMITA O BOLETO E PAGUE O VALOR DA TAXA DO VISTO AMERICANO

visto americano de Turismo (B1/B2) custa US$ 160 (cento e sessenta dólares americanos), taxa que o Consulado Americano cobra de todos os solicitantes do Visto Americano de Turista (B1/B2). Para outros tipos de visto, consulte o valor aqui.

O pagamento pode ser feito de diversas formas, ou seja, você pode escolher entre o pagamento com o cartão de crédito (direto no site do agendamento), por telefone, por boleto (emitido pelo site e tem que ser impresso) ou em dinheiro em qualquer agência do Citibank (basta passar as informações que quer pagar a taxa do visto).

Aliás, esta é a única taxa que você pagará pelo visto. Não existe mais cobranças separadas para agendamento ou o envio do passaporte.

 

COMO TIRAR O VISTO AMERICANO: 4 ETAPA

AGENDAMENTO DA ENTREVISTA DO VISTO AMERICANO

O pagamento poderá demorar até 2 dias úteis para aparecer no sistema. Depois disso, é quando inicia o processo do agendamento da entrevista.

Você vai receber um código “nosso número” por e-mail. Mas ele também aparece no boleto pago, se for o caso. Com o seu recibo de pagamento da taxa é hora de agendar as entrevistas. Você pode agendar de duas maneiras: pelo site ou pelo telefone no call center do consulado (telefones aqui). Na internet, acesse a página acima e faça seu login. Note que agendando a entrevista pelo site, primeiro você precisa incluir seus dados pessoais e, logo depois, escolher a forma que quer que o seu passaporte seja devolvido (ele terá que ficar uns dias com o consulado, pois o visto não é emitido na hora).

O dia e hora para a entrevista varia de acordo com a demanda do local escolhido. Você precisará agendar a data de entrevista no consulado e, em seguida, a data para coleta de dados (foto e impressões digitais) nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV), que é feita antes da entrevista. Para quem for comparecer pessoalmente no CASV e na Seção Consular, deve agendar a entrevista no CASV com pelo menos 1 dia de antecedência da data da entrevista Consular (se você estiver fazendo seu visto por conta própria).

É no CASV que são coletados os dados biométricos (impressões digitais e a foto do visto). Lá você precisa apresentar seu passaporte válido e a página de confirmação do preenchimento do formulário DS-160.

Quem vai tirar o visto americano pela primeira vez precisará agendar uma visita ao consultado americano, já as pessoas que estão apenas renovando terão tudo resolvido apenas no CASV.

 

COMO TIRAR VISTO AMERICANO: 5 ETAPA

COMPARECER A UM CENTRO DE ATENDIMENTO AO SOLICITANTE DO VISTO (CASV)

Não viaje sem SEGURO VIAGEM, ele é indispensável. E aproveite o DESCONTO do blog!!! Para comprar seu seguro viagem com DESCONTO e ainda ajudar o blog a continuar ativo basta clicar neste link e fazer sua cotação. Digite o cupom GARFOEMALA5 para ganhar 5% de desconto.

O próximo passo é comparecer a um dos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) para coleta dos dados biométricos (impressões digitais e foto) que é a primeira parte do visto americano. Mas não esqueça que pra isso você precisa levar seu passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160.

Solicitantes acima de 66 anos ou com até 15 anos estão liberados da coleta de impressões digitais. Eles próprios ou seus representantes deverão entregar uma fotografia 5×7 e a página da confirmação do formulário DS-160 no centro de atendimento.

 

COMO TIRAR O VISTO AMERICANO: 6 ETAPA

ENTREVISTA DO VISTO AMERICANO

Se estiver tirando seu visto pela primeira vez, você precisará comparecer à entrevista do visto americano em um dos consulados, apresentando o passaporte válido e a página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160 impressa. Normalmente, os menores de 16 anos ou com mais de 65 anos, são dispensados da entrevista. Contudo, podem ser convocados para comparecer caso a embaixada ou consulado julgar necessário.

De todo o processo para tirar o visto americano, a entrevista é o passo mais temido e muitos têm dúvidas sobre ela. Confesso que na minha primeira vez fiquei bastante nervosa e enfrentei uma fila de horas, que hoje não acontece mais, graças a Deus. Mas a dica que eu posso dar é que você mantenha a calma e fale sempre a verdade, que tudo vai correr bem. E fique tranquilo porque o número de brasileiros que tem o visto reprovado é cada vez menor e as chances de negarem seu visto, se não tiver nada errado, são bem pequenas.

Importante: Se por acaso esquecer de levar o comprovante do formulário impresso para a entrevista, sempre tem um local perto que do consulado que faz isso pra você (muita gente esquece e isso virou uma oportunidade de negócio). Além disso, não é permitido entrar com celular no consulado. Então você pode optar por não o levar ou deixar ele em um locker de algum dos locais da volta que fazem isso. Mas tudo isso tem um custo muito elevado. Eles se aproveitam do desespero e cobram até R$20 por página impressa. Então não se esqueça de fazer o check list antes de sair de casa para evitar gastos desnecessários e ganhar tempo.

 

COMO TIRAR O VISTO AMERICANO: 7 ETAPA

DEVOLUÇÃO DO PASSAPORTE COM O VISTO AMERICANO

Depois de ter feito tudo isso, as chances de seu visto ser aprovado é de 96% hoje. Nesse caso você poderá receber o passaporte com o visto americano em sua casa ou retirá-lo no CASV escolhido anteriormente, conforme opção escolhida na hora do agendamento da entrevista. A entrega do passaporte com o visto também é feita pela transportadora e a entrega costuma ser bem rápida. Mais informações nesta página.

 

MAS AINDA FICOU COM DÚVIDAS DE COMO FAZER O VISTO PARA OS ESTADOS UNIDOS?

O governo americano mantém várias centrais telefônicas para tirar dúvidas e oferecer serviços aos solicitantes, inclusive pagamento de taxas ou realização de entrevistas. Você pode consultar os números nesta página. Outra opção é ligar pelo Skype, buscando pelo usuário USVISABRAZIL. Além disso, tem uma página de perguntas frequentes sobre visto americano com as principais dúvidas que pode ser acessada aqui.

 

Você também vai gostar de ler:

Como Tirar ou Renovar o Passaporte: Passo a Passo

Como Comprar Passagem Aérea Barata = Bugs

Seguro Viagem Barato e Eficiente: Veja Como Contratar

Nova York: Dicas das Quatro Estações

Dicas para Alugar um Carro: Faça sua Road Trip!

 

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados na sua viagem aos EUA. Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!

 

Gostou das Dicas? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!

PASSAGEM AÉREA

Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial da Passagens Promo!

HOSPEDAGEM

Reserve AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

AIRBNB

Se preferir tem o AIRBNB, que disponibiliza um cupom de até R$179 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo nosso cupom. Receba o seu CUPOM DE DESCONTO AIRBNB e use em qualquer destino.

CHIP DE CELULAR

COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!

ALUGUEL DE CARROS

Precisa ALUGAR um CARRO? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

SEGURO VIAGEM

E não se esqueça do SEGURO VIAGEM. Na Seguros Promo além de ser a mais barata, usando nosso código GARFOEMALA5 você garante 5% de desconto e se pagar no boleto garante ainda mais 5%. Se preferir pagar no cartão de crédito, poderá parcelar em até 6x sem juros.

PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?

Peça já a sua indenização! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo VOETRANQUILO.

PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NOS DESTINOS BRASILEIROS

Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, compra de ingressos de atrações turísticas e opções de gastronomia. Atividades turísticas em várias cidades do Brasil. Fique a vontade aqui no nosso link e Explore Seu Destino! 

Já fez as malas?

CONHECE O FACEBOOK E INSTAGRAM DO BLOG?

Receba nossas novidades por e-mail!

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )