São muitas as formas de como ir de Cusco para Águas Calientes, a cidade porta de entrada de Machu Picchu
Depois de pesquisar bastante, decidimos como faríamos para ir de Cusco a Machu Picchu. Pois queríamos dormir em Águas Calientes. Mas também queríamos curtir o caminho e as paisagens.
Dessa maneira, optamos por contratar um taxista que nos levasse até a estação de trem em Ollantaytambo.
Onde pegaríamos o trem Vista Dome – aquele com as janelas bem grandes, porque assim não perderíamos nada da paisagem do caminho! Por fim, achamos que foi a melhor escolha!
Pagamos 90 soles o trecho do táxi (180 ida + volta), porque pedimos pro taxista nos buscar no dia em que voltássemos de lá.
Afinal, já tínhamos decidimos dormir em Águas Calientes e curtir 1 pernoite por lá. Dessa forma, poderíamos fazer Machu Picchu sem correria.
Foi então que a viagem começou e a paisagem era de tirar o fôlego. O trajeto de Cusco a Machu Picchu é por uma estrada comprida e cheia de curvas, mas super bonita e que atravessa o chamado Vale Sagrado dos Incas.
Já havíamos lido que a viagem de carro por esse caminho era linda de morrer. Realmente, as paisagens eram lindas. De fato valeu.
–> E não viaje sem seguro e aproveite o DESCONTO do blog!!! Para comprar seu seguro viagem com desconto e ainda ajudar o blog, basta clicar no link da Real Seguros, fazer sua pesquisa e digitar o cupom GARFOEMALA5 para ganhar 5% de desconto.
COMO IR DE CUSCO PARA MACHU PICCHU
O trajeto de Cusco até Ollantaytambo durou cerca de 2hs. Assim, chegamos cerca de 30 minutos antes do nosso horário de partida no trem para Águas Calientes.
As passagens de trem compramos ainda no Brasil, por esse site que na época em que fomos (08/2017) saiu 270 USD somente o trem para cada um (ida+volta), que achamos caro na ocasião, mas valeu cada centavo.
Nesse valor das passagens está incluso uma pequena refeição. No nosso caso foi o café da manhã, que foi simples, mas bem gostosinho.
O passeio de trem é uma experiência incrível e a paisagem é linda, por isso vale o preço. As janelas do Vista Dome são bem amplas e assim pode-se curtir cada pedacinho do caminho.
A viagem de trem dura em torno de 2 horas até Águas Calientes. Chegamos no final da manhã, pois saímos bem cedo de Cusco, às 6hs da matina.
OPÇÕES DE TREM PARA IR DE CUSCO PARA MACHU PICCHU
Expedition: é a opção mais econômica dos trens. Contudo, estes trens possuem assentos confortáveis. Além de venda de biscoitinhos e coisinhas de comer a bordo. Simples, mas na medida.
Vistadome: É a opção meio termo, embora, mesmo com algumas variações, a diferença média entre um bilhete de um trecho do Expedition para o Vistadome é cerca de 20 dólares.
Aliás o Vistadome já inclui ar condicionado ou aquecimento nos vagões, janelas mais amplas (que faz muita diferença, porque a vista é linda!) e serviço de bordo.
Hiram Bingham: já essa é a versão ultra-luxo dos trens. Pois tem entretenimento à bordo, oferta de vinhos, chás, jantar gourmet, etc. Todavia, são poucos trens ao dia e a viagem demora um pouco mais, em torno de 3 horas.
Águas Calientes é um pequeno vilarejo, cercado por montanhas com um rio que corta a cidadezinha ao meio.
Logo que chegamos, fomos direto ao hotel que reservamos antecipadamente pelo Booking – La Cabaña. Aliás, bem bonitinho, com quarto amplo, limpo e confortável.
Check-in feito, malas no quarto, fomos conferir de onde saiam os ônibus/vans que levam até o topo da montanha, onde fica Machu Picchu.
Como a cidade é picorrucha, então foi fácil achar a casinha que vendia as passagens de van/micro-ônibus a Machu Picchu.
O local de saída das vans para Machu Picchu encontra-se muito perto da estação final do trem. E, na frente dela, é onde você terá que ficar na fila pra pegar os ônibus.
Garanta AQUI seu bilhete de ônibus antecipado para garantir sua subida, que é uma subida e tanto!!!
COMO IR DE ÁGUAS CALIENTE PARA MACHU PICCHU
Você pode optar por subir de ônibus ou a pé, mas eu acho que não conseguiria, tem que ter muita resistência, até porque a altitude dificulta a respiração.
NÓS SUBIMOS E DESCEMOS DE ÔNIBUS
A venda das passagens de ônibus pode ser adquirida aqui, online, garantindo sua poltrona!
Além disso, é preciso levar um documento (passaporte/RG) para embarcar no ônibus.
Você deverá embarcar próximo da praça principal de Águas Calientes, embaixo de uma das pontes que cruzam a Avenida Hermano Ayar, que fica o ponto de saída dos ônibus.
Os ônibus encarregados do serviço de transporte de passageiros em Machu Picchu são ônibus ecológicos que funcionam a gás.
Os ônibus percorrem a rodovia Hiram Bingham até Machu Picchu, todavia são os únicos com autorização para percorrer esta estrada.
Horários: eles partem para Machu Picchu diariamente, a partir das 5h30 da manhã. Entretanto, o último ônibus sai de Águas Calientes às 15h30. Sendo assim, você pode entrar em Machu Picchu até as 16h. Porém, vale lembrar, que o parque de Machu Picchu fechas as 17h.
O percurso no micro-ônibus leva em torno de 25 minutos.
Logo depois de um trajeto sinuoso, com penhascos apavorantes, onde por vezes dois micro-ônibus se cruzam (fiquei com muito medo, porque a impressão é que tu vai cair penhasco abaixo). Então feche os olhos e coragem!
FIQUE ESPERTO!
1) As passagens de ônibus não tem horário nem assento reservado. Sendo assim, basta você comparecer na fila com seu bilhete e documento, pois eles conferem somente a data e deixam você embarcar. Quando um micro ônibus lota, você tem que esperar na fila o próximo.
2) Os micro ônibus não são muito novos e apertados.
4) O trajeto é bem sinuoso e assusta quando o ônibus que está subindo encontra outro descendo.
5) Compre seu bilhete antecipadamente, e não esqueça de levar o documento no dia. Eles verificam documentos na hora do embarque!
5) Não esqueça de fazer sua cobertura de seguro viagem! Ele é essencial em qualquer viagem internacional, mas especialmente nesta, que exige bastante do seu corpo devido a altitude. O blog é afiliado da Real Seguros, um comparador de seguros viagem, que oferece desconto em qualquer seguro viagem que você comprar nesse link. Aproveite!
Chegando lá em cima, a entrada foi bem tranquila, sem nenhuma fila.
Diariamente podem entrar somente 800 pessoas, por isso é bom garantir seu ingresso antes de ir!
Por isso, já tínhamos garantido nossos boletos de acesso a Machu Picchu no Brasil. Compramos por esse site no valor de 62 dólares, onde escolhemos o período da tarde (12hs às 17hs) para a visitação.
Lá em cima é obrigatório contratar um guia para entrar no parque. Logo na entrada, ficamos de queixo caído com a imponência, misticismo, energia e beleza do local.
Contudo, para conhecer tudo, você levará cerca de 3 horas e 30 minutos, dependendo do ritmo da caminhada.
Já no final da tarde retornamos no ônibus para Águas Calientes, onde iríamos dormir.
VALE A PENA IR SUBIR E DESCER DE ÔNIBUS?
A gente achou que sim! Porque o trajeto é rápido e a subida é bem íngreme para ir a pé.
E na subida a pé, maior parte das pessoas é quase “levada” pelos mosquitos e borrachudos na trilha. Ou seja, ainda bem que não corri este risco, pois sou alérgica!
COMO IR A PÉ DE ÁGUAS CALIENTES PARA MACHU PICCHU
Tem muitos visitantes que optam por subir a pé, mas adianto tem que ter preparo físico. Pois a subida é puxada, essa caminhada/trilha se chama Trilha Inca.
Contudo, quem opta por fazê-la não tem necessidade de pegar o ônibus, já que o fim da trilha é em Machu Picchu, mas lembre-se que a caminhada é longa.
E é imprescindível que você tenha reservado seus ingressos para entrada no parque. Mas se por acaso comprar os que incluem as montanhas recomendamos usar o ônibus até Machu Picchu.
Isso porque as montanhas de Machu Picchu exigem um grande esforço físico e o oxigênio lá em cima não é tão abundante.
Se depois de visitar as montanhas de Machu Picchu, você ainda quer caminhar, então desça de Machu Picchu para Águas Calientes caminhando.
Mas o recomendado é que comece sua caminhada de descida antes das 16h30, para que consigas chegar a Águas Calientes antes do anoitecer.
Subindo a pé: você pode começar sua subida a Machu Picchu, tomando o caminho que está ao lado da ponte das ruínas. O percurso, de subida leva cerca de 2h (sem paradas) até a entrada de Machu Picchu.
Recomendo que você comece a subir o mais cedo possível, a grande maioria sai pelas 04h30, assim você chegará a Machu Picchu antes do nascer do sol. Mas não esqueça de levar repelente!
No caso de ir caminhando, você deve permanecer por um dos lados da estrada. Mas mesmo assim tenha cuidado, pois os ônibus passam ao mesmo tempo que você e não esqueça de levar água.
A estrada Hiram Bingham de Aguas Calientes é a única via que passam veículos em Águas Calientes. Nela não há veículos além dos ônibus ecológicos, que forneçam o serviço Águas Calientes a Machu Picchu.
Um dos melhores lugares para relaxar depois de percorrer a cidade inca de Machu Picchu ou alguma de suas montanhas, são as águas termais de Machu Picchu (falo sobre no post Águas Calientes) que ficam a 15 minutos da praça.
SAIBA MAIS SOBRE ÁGUAS CALIENTES
COMO VOLTAR PARA CUSCO DE MACHU PICCHU
Pegamos o trem de volta a Ollantaytambo, chegando à estação, nosso motora estava nos esperando.
Demos inicio ao nosso retorno. No caminho o motorista nos falou sobre Chinchero e resolvemos dar uma paradinha ali. Ou seja, uma das grandes vantagens de estar de “táxi particular”.
Chinchero é um pequeno povoado situado a 28 km de Cusco, fica na região do Valle Sagrado, que se destaca por sua igreja (1563), suas ruínas, com muro de pedra e terraços agrícolas e por ainda preservar muitos costumes dos povos andinos, como tradições, hábitos e vestimentas.
Fomos ao Centro Têxtil Urpi, para conhecer um pouco mais sobre o tingimento natural, técnicas e ferramentas de tecelagem tradicional ainda utilizados pelas mulheres desta região.
O lugar é pequeno e bem turístico, com estrutura pronta para receber os visitantes. Apesar desse apelo turístico, achamos bem bonitinho e organizado.
O que mais me impressionou foi a forma que elas fazem o tingimento da lã e, a variedade de cores naturais.
Antes de ir às cores, registrei mais 2 partes importantes do processo:
- Eles lavam a lã:
A lã da tosa da lhama ou da alpaca precisa ser limpa antes de tudo. Usam o ‘gigantón’ (ou ‘zajtán’), a raiz de um cacto para ensaboar e tirar gordura e sujeiras.
Esta raiz também era usada para lavar os cabelos, também conhecida como ‘xampu inca’.
- Mistura-se com minerais ou outros elementos:
A tinta raramente é utilizada pura. Estes aditivos são usados para ajudar na fixação da cor, variar tonalidade e combinar propriedades químicas para atingir o resultado esperado.
O limão misturado com a cochonilha suaviza os tons.
SOBRE AS CORES
A cochonilha é um inseto parasita que se alimenta da seiva dos cactos da região. Ou seja, é uma praga! Mas eles descobriram que ele produz um composto de tom rosado perfeito para tingimento!
Vocês não imaginam o que uma “bolinha” dessas estourada faz! As meninas comentam que usam nos lábios como batom. E demora a sair.
AZUL: este tom vem da flor de hancas.
LILÁS: folhas secas de awaipili.
ROXO: água de fervura do milho roxo, que eles chamam de maíz morada. Este milho é muito usado para fazer a bebida típica, chicha morada.
VERDE: folhas de chilca.
UM VERDE ACINZENTADO: folhas de kinsacucho, também conhecido como trés esquinas.
VERDE CLARO: folhas de eucalipto.
AMARELO: flor de retama.
OCRE: flor de coli.
LARANJA: cortiça de kehuniya.
TERRA: vem do musgo que nasce em pedras, eles chamam de ‘barba de las piedras’.
Neste local, é possível também acompanhar o processo de como as artesãs preparam as tramas e tecem tapetes e mantas. As cores e os desenhos têm significado e contam histórias.
No final deste pequeno tour, é possível comprar produtos feitos por elas. Tem malhas, tapetes, bolsas, luvas, gorros, cachecóis e pequenas lembrancinhas.
Não aceite o primeiro preço, eles estão acostumados a negociar, peça desconto. Comigo pelo menos foi assim…
Para os interessados em conhecer o pueblo de Chinchero, o mais fácil é visitar quando estiver em Cusco. Este local costuma ser parada de quem faz tour pelo Valle Sagrado.
De Cusco, é cerca de meia hora de ônibus ou van. Você pode ir com o tour de agencia ou tentar ir sozinho usando transporte local.
Em Cusco, peça informações sobre as vans (conhecidas ‘lotações’) para Chinchero, um distrito da província de Urubamba.
OUTRAS OPÇÕES DE COMO IR DE CUSCO PARA MACHU PICCHU
De trem desde Cusco até Ollantaytambo. Se você optar por pegar o trem de Cusco. Assim como as companhias aéreas e as de ônibus, o trem tem vários níveis de conforto e valores. Esta viagem até Águas Calientes dura entre três e quatro horas.
De ônibus de Cusco até Ollantaytambo (96km) e depois pega-se o trem até Águas Calientes.
O caminho de Cusco a Machu Picchu é um prato cheio para os aventureiros. Muitas pessoas optam por sair de Cusco e ir até Machu Picchu andando pela Trilha Inca. Ela é uma das rotas de trekking mais famosas no mundo. Mas para ir de Cusco a Machu Picchu fique sabendo que são, no mínimo, 42km percorridos em dois até quatro dias. A vantagem de fazer o trajeto em quatro dias é poder conhecer outros sítios arqueológicos no caminho e ver paisagens bonitas. Aliás, quem faz a Trilha Inca não tem necessidade de pegar o ônibus, já que o fim da trilha é diretamente em Machu Picchu.
*Crédito de imagens: Suriàn Dupont
ROTEIRO DE CUSCO PARA MACHU PICCHU
Recomendo que você leia os posts abaixo, em ordem, porque as informações são sequenciais. Mas caso você queira, também pode clicar para ir direto ao tópico.
Como combater o Soroche ou mal de altura
Como ir de Cusco para Aguas Calientes
Aguas Calientes: O que fazer, onde ficar e o que comer
Machu Picchu: Tudo o que você precisa saber antes de ir
9 lembranças que você deve levar de sua viagem ao Peru!
Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é essencial para viajar ao Peru devido aos possíveis problemas causados pela altitude, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem.
Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!
RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!
PASSAGEM AÉREA
Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial do NOSSO PARCEIRO!
HOSPEDAGEM
RESERVE AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!
CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL COM INTERNET
COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo e use nosso cupom para ganhar 15% de DESCONTO: GARFOEMALA. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!
ALUGUEL DE CARROS
Precisa ALUGAR um CARRO? Na nossa parceira de aluguel de carros a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
SEGURO VIAGEM
E não se esqueça de contratar o seu SEGURO VIAGEM com o nosso link comparador de seguradoras e garanta o melhor preço!
PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?
Peça já a sua indenização de até 15 mil! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2 anos. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo NOSSO PARCEIRO
PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NO BRASIL E NO MUNDO
Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, tours guiados gratuitos (free walk), compra de ingressos de atrações e opções de gastronomia. Então fique a vontade para pesquisar aqui no NOSSO LINK e explorar seu destino!Já fez as malas?
CONHEÇA O YOUTUBE E INSTAGRAM DO BLOG!