A região de Viñales é um dos destinos mais diferentes e interessantes de Cuba
Viñales fica no interior de Cuba, na região de Pinar del Rio, a província mais ocidental do país. Possui a geografia cubana mais conhecida internacionalmente e declarada pela Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO.
O vale é caracterizado por seus mogotes, entre os quais você pode visitar inúmeras cavernas e rios subterrâneos, bem como por ser a principal produtora de tabaco do país.
Com mais terra protegida do que qualquer outra província, Pinar é um paraíso verde.
Para chegar lá você vai passar por Soroa, uma das paisagens mais famosas por suas belas cachoeiras e o orquidário.
A cidade de Viñales é perfeita para conhecer as tradicionais fazendas de tabaco cubanas e também belezas naturais surpreendentes dessa região.
Neste post vou te dar todas as dicas de como chegar, onde parar no caminho e o que fazer no Vale de Viñales em Cuba. Além disso, vou te contar como foi a nossa experiência nesse lugar mágico e surpreendente.
TRAJETO DE HAVANA A VIÑALES
Leia também: Melhor Época para Visitar Cuba
CUBA: COMO CHEGAR A VIÑALES SAINDO DE HAVANA
Existem algumas maneiras para ir até Viñales, que fica a cerca de 180km da capital cubana Havana. Um local lindo que vale pelo menos um bate e volta de 1 dia inteiro!
Mas vou começar falando sobre a que a gente escolheu: o táxi privativo, que normalmente não é a forma mais barata, mas sim confortável e privativa de viajar em Cuba.
Escolhemos ir de táxi, porque fomos para um bate e volta e queríamos parar em alguns lugares do caminho para aproveitar bem.
Fomos com o Yunier, um taxista cubano super gente fina, que virou nosso amigo e fizemos vários trajetos com ele. O carro dele é um Chevrolet 54, prateado, muito bem conservado que tem até ar-condicionado (coisa rara por lá).
E quer mais? O carro tem também um som super moderno, que funciona com Bluetooth, assim fizemos a viagem ao som de muita música cubana. E óbvio, foi mega divertido!
E se você quiser fazer qualquer tipo de viagem por Cuba, sugiro que fale com o Yunier! Seguem os contatos dele: Facebook Yunier e WhatsApp (+53 53139535). Mas lembre-se que internet é algo raro em Cuba, por isso ele pode demorar um pouquinho para responder. Avise ele que viu o contato no Blog Garfo & Mala do Brasil!
Pagamos 60 CUC por pessoa (fomos em 3 pessoas: Eu, Carlo e a Maria, uma amiga chilena que conhecemos lá) pela viagem de Havana a Viñales (abril 2019).
Colocamos também na conta o fato de irmos só os 3 + o Yunier no carro, a rapidez do táxi, a oportunidade de fazermos o percurso que queríamos e a vantagem de embarcar na porta do nosso Airbnb em Havana e desembarcar no mesmo local na volta.
TRANSPORTE ECONOMÔMICO
Mas se você quer economizar, sugiro que vá de táxi coletivo, que custa cerca de 20 CUC por pessoa ou com o ônibus da Viazul (utilizamos este transporte para ir de Varadero até Cayo Coco).
A passagem de ônibus custa USD12 por pessoa por trecho e a viagem de ida dura cerca de 4 horas. Os ônibus que saem de Havana para Viñales possuem dois horários de partida: às 9h e às 14h30.
O trajeto de volta, de Viñales para Havana sai às 8h e às 14h, e também custa USD12. Você pode comprar a passagem diretamente no terminal da Viazul em Havana ou pelo site da empresa.
Outra opção para chegar em Viñales é comprar a excursão de um dia a partir de Havana ou de Varadero.
A vantagem é que você vai e volta de ônibus executivo, mas tens que seguir o roteiro da excursão. Se quiser verificar os preços e já garantir sua ida até Viñales, confira e compre AQUI!
COMO É O VALLE DE VIÑALES EM CUBA
Viñales fica a 180km de Havana e é um cartão postal de boas-vindas para quem quer conhecer uma Cuba diferente da descolada e internacionalizada Havana e da praia mais visitada, Varadero.
Chegando em Viñales você poderá ver as montanhas arredondadas surgindo como gigantes. Elas são chamadas de mongotes e chegam a alcançar 300 metros de altura.
Essas estruturas sobreviveram ao processo de erosão de um grande platô de pedra que cobria toda essa região e formou esta paisagem alucinante, diferente de tudo que você já viu.
Além disso, a terra entre os mongotes é fértil e permite brotar o melhor tabaco do mundo. Que aliás, é muito bem aproveitado por pequenos produtores, que ainda o cultivam da mesma forma que faziam antigamente, sem nenhum tipo de pesticida ou agrotóxico.
Produzindo com esta matéria-prima os “puros” charutos cubanos, artesanalmente.
Lá você escolhe o tipo de turismo que quer fazer, como uma caminhada na natureza, conhecer o estilo de vida tradicional dos cubanos.
Bem como, visitar uma fazenda de tabaco e ainda experimentar um ‘puro’ cubano, sem conservantes ou químicos. Esta é uma experiência imperdível se você for para a região. Por isso, eu super recomendo que você visite Viñales!
Apesar de ter se tornado uma região bastante turística, Viñales guarda muito bem suas tradições e cuida de suas belezas naturais, únicas em Cuba e no resto do mundo.
ROTEIRO DE 1 DIA EM VIÑALES, CUBA
Saímos cedo de Havana, às 8h30 a bordo do Chevrolet 54 do Yunier. Combinamos que queríamos ir aproveitando o caminho, e foi isso que o Yunier fez com a gente.
PARQUE LAS TERRAZAS
Nossa primeira parada foi nas Terrazas, uma espécie de parque natural que abriga cascatas, uma antiga fazenda cafeteira, uma vila de camponeses e um lindo Hotel.
O parque fica aberto para visitação das 8h30 às 16h e para entrar eles cobram 2 CUC por pessoa.
Mas o mais engraçado é que só quem vem de Havana precisa pagar, se você sair de Viñales, por exemplo, e for em direção à Havana e quiser passar e visitar o local, não precisa pagar. Coisas de Cuba, que a gente fica sem entender!
Paramos ali, visitamos a antiga fazenda cafeeira, por mais ou menos 1h30.
CACHOEIRA: CASCADA SOROA
Depois seguimos viagem até uma cachoeira, a “Cascada Soroa”, onde queríamos tomar um banho e nos refrescar do calor absurdo que faz em Cuba.
Existem 2 trilhas para chegar nesta cachoeira, a da entrada principal é a que tem a trilha mais longa e seguindo em frente tem outra “casinha” onde a trilha é mais curto, ali como tudo em Cuba, cobram para você entrar também (3 CUC por pessoa).
Não se esqueça de levar repelente (não vai achar pra comprar em Cuba), então traga na mala, de casa. Pois você vai precisar dele!
Amamos o local, que não estava cheio (tinha poucas pessoas) e deu aquela refrescada no calor. Neste caminho também tem um orquidário, que dizem ser lindo, mas a gente optou por não visitar (também cobram entrada).
ALMOÇO: RESTAURANTE BALCÓN DEL VALLE
Para almoçar pedimos ao Yunier uma sugestão de local aberto, com vista para as montanhas. Ele nos levou neste restaurante lindo, com uma vista incrível.
Neste local eles servem pratos típicos, como “vaca frita”, “ropa vieja”. O menu custa 8 CUC por pessoa e inclui: cesta de pães com pastinhas, sopa, prato principal e frutas.
Somente a bebida que é paga separadamente além dos 8 CUC do “menu degustação”. Vale muito a pena visitar e fazer uma refeição neste local desfrutando da vista incrível.
PAINEL PINTADO NAS PEDRAS: MURAL DE LA PREHISTÓRIA
Depois do almoço fomos visitar o painel pintado nas rochas de uma montanha (mongote). Você pode ir visita-lo de pertinho ou vê-lo no caminho para o parque. Se optar por visitar bem de pertinho, lembre-se tudo em Cuba tem um preço, e neste caso custa 3 CUC por pessoa.
Por isso, resolvemos economizar e ver ele da estradinha que leva até lá.
O Mural de la Prehistória é uma pintura a céu aberto em uma parede de 120 metros de altura, idealizada em 1961 por Leovigildo González Morillo, um artista seguidor do mexicano Diego Rivera, com pinturas que simbolizam a teoria da evolução de forma psicodélica.
A obra enfeita o paredão de pedra por mais de 50 anos.
CAVERNA: CUEVA DEL INDIO
Esta é uma das atrações mais populares de Viñales, depois das fazendas de tabaco, óbvio. Já aviso que é um passeio bem turístico, rápido, mas muito bacana (eu achei pelo menos).
Pois você irá explorar uma pequena caverna e ainda aprender um pouco sobre a formação desta paisagem espetacular.
O passeio começa com uma curta caminhada (não indicada para quem tem dificuldade de locomoção) de 300 metros por dentro da caverna, entre colunas de pedra.
Logo depois você chegará a um rio dentro da caverna, e ali embarcamos em um barquinho, que nos leva por este rio subterrâneo até a saída, um imenso portal de pedra.
No caminho o barqueiro mostra muitas imagens formadas nas rochas, que são super interessantes. A gente achou o passeio bem bacana, por isso indico.
Este passeio custa 5 CUC por pessoa. Você vai me perguntar se vale a pena pagar tudo isso. Economizamos no mural então decidimos pagar este.
Tudo em Cuba custa alguma coisa, então vá com a mente aberta, pensando que terá que gastar para curtir algumas coisas. Eu achei que vale a pena, mas super compreendo quem acha que não vale.
BAR NA CUEVA DE SAN MIGUEL: UMA PARADINHA PARA TOMAR ALGO
Esse bar fica no caminho para a Cueva del Indio, vale a pena parar para tomar algo e conhecer. Afinal ali tem música e rola algumas festas bacanas de Cuba. Um dos bares de caverna mais exclusivos de Cuba.
CIDADE DE VIÑALES: UMA VOLTINHA PARA CONHECER
Viñales se resume a uma rua. Tem uma atmosfera bucólica, no entanto, faz com que este destino seja citado como obrigatório por nove entre dez cubanos.
As ruas tem o colorido das casas baixas e detalhes de arquitetura colonial de uma cidade com mais de duzentos anos.
FAZENDA DE TABACO (“FINCA DE TABACO” EM ESPANHOL)
Visitar uma Finca de Tabaco é um dos programas imperdíveis em Viñales. E é aqui nesta terra que cresce a matéria-prima dos famosos charutos cubanos e onde eles são enrolados artesanalmente.
Todo o processo de produção do charuto tradicional leva mais de 1 ano, desde a plantação até o produto final. Dessa maneira, logo que a colheita de tabaco termina, as folhas são colocadas em galpões para secar por dois ou três meses.
Dagoberto foi quem nos explicou sobre todo o processo de plantação do fumo e a fabricação de charutos. Foi ele quem nos garantiu que nas plantações em Cuba, eles não colocam aditivos nas plantas nem no produto final (charuto).
Para enrolar o charuto, Dagoberto hábil enrolador, retirou o talo de cada uma das folhas, e as posicionou calmamente uma em cima da outra.
Em um movimento rápido, delicado e preciso, ele faz os charutos, um a um. Enfim, está pronto um “puro natural”, disse ele.
Ele presentou cada um de nós com um charuto. E se quiser experimentar ali mesmo, não tem problema, você pode ainda mergulhar a ponta do charuto no mel, como Che Guevara fazia.
Nós ficamos encantados com Viñales e adoramos esta visita a fazenda de tabaco. Além disso, tomamos um café cubano com os proprietários e ainda pudemos conhecer outras plantas e frutos típicos do local.
Como por exemplo, os pés de café, mamey (planta local), cacau, pepinillo e seriguela.
Além disso, Viñales também é onde fica a fábrica de bebidas que produz a “guayabita”, uma espécie de licor, típico da região, preparada com rum e goiaba. Não visitamos, mas dizem que é bacana.
VALE A PENA COMPRAR CHARUTOS NAS FAZENDAS DE TABACO DE VIÑALES?
Os charutos de Viñales são especiais. Porque são artesanais e você só vai encontrar eles ali. E comprando ali você também estará ajudando o pequeno produtor cubano.
Além disso, você estará adquirindo um charuto de sabor único, sem nenhuma química e feito da forma tradicional cubana.
OUTRAS ATRAÇÕES PARA VISITAR EM VIÑALES
» Apreciar o Vale de Viñales do mirante do Hotel Los Jazmines ou no La Ermitas, com suas vistas privilegiadas do vale.
Para você poder ter uma vista incrível do Vale de Viñales, pode além de almoçar no restaurante que fomos (mencionado acima), aproveitar o mirante do hotel Los Jazmines, de preferência ao entardecer, para um visual incrível sobre os mongotes.
Se preferir, também pode ficar no hotel durante o dia, pagando uma tarifa de Day Use e desfrutar da piscina no hotel.
A piscina é grátis para os hóspedes, mas se você não estiver hospedado no hotel, é só pagar uma taxa pelo dia, assim você pode usufruir da estrutura do hotel. Leia como funciona o sistema de Day Use em hotéis aqui!
Leia também: Como tirar o visto para Cuba: passo a passo
ONDE SE HOSPEDAR EM VIÑALES
Muitas pessoas nos recomendaram dormir pelo menos uma noite em Viñales, mas como estávamos com os dias contados, não foi possível. Confira valores e opções de hospedagem abaixo!
Sugestões para ficar em Las Terrazas: Hotel Moka
Viñales mas mais afastados do centro: Los Jazmines, Villa Rancho.
Próximo do Centro de Viñales: La Ermita, Casa Vicen y Yusy e Hotel Viñales.
Ou então utilizar o Airbnb.
E NÃO SE ESQUEÇA: SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO EM CUBA
Se você está planejando sua viagem pra Cuba, não pode esquecer de fazer o Seguro Viagem, viu?! Porque é obrigatório contratar um seguro viagem para viajar a Cuba.
Uma boa dica para economizar é usar o comparador online para pesquisar diferentes planos e seguradoras em um mesmo lugar. Nós usamos e recomendamos!
Eles são nossos parceiros e os leitores do Garfo & Mala ganham até 10% de desconto usando o código GARFOEMALA5 (5%) e fazendo o pagamento com boleto bancário + 5%.
Mas se preferir, pode pagar no cartão de crédito em até 12x sem juros! Sugiro que faça uma cotação para encontrar o custo-benefício no seguro viagem para você!
CONFIRA MAIS DICAS DE CUBA AQUI!
Gostou das Dicas para Visitar Viñales em Cuba? Então Salve este PIN no seu Pinterest!
PIN IT!
RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!
PASSAGEM AÉREA
Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial do NOSSO PARCEIRO!
HOSPEDAGEM
RESERVE AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!
CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL COM INTERNET
COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo e use nosso cupom para ganhar 15% de DESCONTO: GARFOEMALA. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!
ALUGUEL DE CARROS
Precisa ALUGAR um CARRO? Na nossa parceira de aluguel de carros a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
SEGURO VIAGEM
E não se esqueça de contratar o seu SEGURO VIAGEM com o nosso link comparador de seguradoras e garanta o melhor preço!
PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?
Peça já a sua indenização de até 15 mil! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2 anos. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo NOSSO PARCEIRO
PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NO BRASIL E NO MUNDO
Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, tours guiados gratuitos (free walk), compra de ingressos de atrações e opções de gastronomia. Então fique a vontade para pesquisar aqui no NOSSO LINK e explorar seu destino!Já fez as malas?
CONHEÇA O YOUTUBE E INSTAGRAM DO BLOG!
6 comentários
Que legal esse lugar! Minha vontade de conhecer Cuba vem crescendo nos últimos anos e é sempre bom saber de bate-voltas que posso fazer saindo de Havana para conseguir planejar melhor um roteiro por lá! Adorei esse bar em uma caverna hehehe
Esse seu roteiro de 1 dia em Viñales ficou incrível , principalmente pelo ecoturismo do local! Tem muita coisa p visitar! Você acha que seria interessante pernoitar umas duas noites?
Acho que seria legal pernoitar 1 noite, para voce poder aproveitar ainda mais o local. Mas o bate e volta saindo de manhã cedinho já é bem suficiente para conhecer muita coisa! ?
Eu não sei praticamente nada sobre Cuba, mas tenho vontade conhecer! Ótimo saber que Vinales fica a apenas 180 km de Havana e que dá para fazer bate volta =)
Esse post mostrou um lado de Cuba que eu ainda não conhecia. A natureza, a possibilidade de ecoturismo e até de ver como é o processo de fabricação dos famosos charutos. Excelente dica de bate e volta em Viñales.
Que demais suas dicas! Sou doido para conhecer Cuba, mas ainda não tinha ouvido falar de Viñales, acredita?!
Bom saber que há cenários lindíssimos além de Havana e das praias caribenhas!
Você acha que vale a pena passar umas duas noites por lá, ou o bate volta já é suficiente?
Abraço!