Viajar para a Colômbia parecia um tanto insólito no primeiro momento em que decidimos conhecer Cartagena, San Andres e seus arredores
Por incrível que possa parecer, descobri nosso futuro destino, um roteiro em Cartagena e San Andres em uma tatuagem, nas costas de um homem, vasculhando fotos pelo Google. Logo após foi só começar a planejar.
Não foi paixão a primeira vista pois muitos tem preconceito quanto a conhecer a América do Sul e suas belezas, tanto pela segurança, quanto pelos serviços oferecidos frente aos europeus já conhecidos.
Porém desde o início (no aeroporto no Panamá) tivemos excelência no atendimento e também na viagem até a conexão pela Copa Airlines.
Ainda que tenham havido trocas nos horários dos voos por mais de duas vezes antes do primeiro embarque, a qualidade do serviço e as aeronaves oferecidas acabam por fazer esquecer algum percalço.
Na chegada a “Cartagena de Las Indias” temos a rápida, e não menos burocrática que outras: alfândega.
Contratamos um translado, ainda em Porto Alegre pois lemos muito sobre taxistas mal intencionados na chegada a cidade, mas essa impressão também se vai logo: o único táxi que pegamos então para chegar até o centro histórico mais adiante foi rápido e o taxista simpático.
Valor da corrida? Seis mil pesos colombianos, o equivalente a menos de um dólar!
Ficamos hospedados no Hampton by Hilton em Bocagrande, um bairro movimentadíssimo com tudo que se precisa desde casas de câmbio, farmácias e supermercados.
Considerado nobre por alguns, mas em nossa visão, nada de absurdo nem tão elitizado.
RESERVE SEU HOTEL EM CARTAGENA AQUI!
Educação e ruas limpas não precisam ser privilégio de ninguém e sim obrigações de uma cidade turística.
O hotel dispensa comentários: basta entrar em qualquer site de avaliação de hospedagem (como o Tripadvisor) para perceber que mantém a impressão que tivemos até aqui, com excelentes acomodações, simpatia e prestatividade de atendimento e organização total.
ROTEIRO EM CARTAGENA PELA CIUDAD AMURALLADA
No primeiro dia propriamente dito, fomos caminhar para conhecer o centro histórico e a então comentada e obrigatória Ciudad Amurallada, construção antiguíssima feita ainda pelos espanhóis para impedir as invasões piratas.
Lá se encontram os principais pontos históricos onde conhecemos o Museu da Inquisição, algumas praças e a Catedral.
Ainda devemos voltar para souvenires e conhecer mais profundamente tão comentado e movimentado ponto turístico. Por falar em souvenir: SEMPRE, eu disse SEMPRE negocie valores de ambulantes.
PECHINCHE e as vezes até dê as costas e faça que vai embora, pois como a moeda é pouco conhecida não temos um valor correto como referência e em alguns itens. Como por exemplo: chapéus, pedras, colares, artesanatos e outros, assim consegue-se até mais de 50% de desconto.
ROTEIRO POR CARTAGENA: BAIRRO BOCAGRANDE
No dia seguinte resolvemos conhecer a praia do bairro de Bocagrande.
Na verdade não há muita diferença em relação ao assédio que temos nas beira do mar brasileiro, com ambulantes de todos os tipos e vendendo os mais variados apetrechos, desde alimentação até massagens para os pés. Pergunte o preço de TUDO antes de aceitar qualquer “regalo”.
Nada, mas NADA mesmo é de graça. E aqui a regra segue a mesma: negocie sempre os preços. Nunca deixe nenhum dinheiro a mostra, ou deixe entenderem que tens mais contigo.
Não pelo perigo de furto ou roubo, mas sabendo que o turista tem dinheiro para gastar, do nada aparecerão dezenas de vendedores ao mesmo tempo… e a brincadeira pode ficar séria.
Evite consumir perecíveis na beira do mar: nunca se sabe a procedência dos alimentos.
ROTEIRO EM CARTAGENA: PLAYA BLANCA
No próximo dia fomos a famosa Playa Blanca! Realmente um passeio que não se deve deixar de fazer. O custo sai em torno de 50.000 pesos, mas pode variar de acordo com quem se compra o pacote.
O preço oficial é de 45.000 pesos por adulto (mas dificilmente se consegue este valor) e vale mais a pena procurar uma operadora de confiança ou por indicação do próprio hotel. Porque assim, eles fazem grupos com responsabilidades e pessoas com objetivos comuns de lazer.
A saída é cedo, por volta das 07h30 e o retorno fica em torno das 15h, que parece pouco mas é tempo mais do que suficiente. Existe duas formas de chegar a Playa Blanca: marítima ou terrestre.
A marítima é a mais conhecida pois a praia fica em uma ilha e o único meio de transporte até dois anos atrás eram lanchas pequenas e velozes, porém extremamente desconfortáveis (típico para aventureiros, ainda que seja comum pessoas de idade contratarem os serviços).
Nos últimos dois anos foi construída uma pequena e segura ponte, onde o acesso é precário lembrando nossas estradas de chão batido nos interiores dos estados, trajeto que leva entre 1 hora e meia e 2 horas.
No meio do caminho existe uma parada em um minimercado para quem quiser abastecer (bebidas, guloseimas, gelo, etc). Não se envergonhe ou encabule em descer e pegar o que for necessário, pois mais adiante poderá ser útil.
Após o tortuoso caminho de ônibus, uma caminhada de aproximadamente 5 minutos, onde vemos a pobreza do povo local que vive do turismo e da região árida, sem água encanada ou saneamento básico.
A realidade bate a sua porta. Chegando a praia tem-se a visão desejada: o mar verde com água quente e quase transparente. Um paraíso. Como já disse uma vez o vocalista do Ultraje a Rigor, Roger Moreira: a Terra é uma beleza, o que estraga é essa gente!
A praia tem assim como na Bocagrande, a espécie de flanelinhas que alugam cadeiras e quiosques enjambrados na beira-mar e que fazem de tudo para agradar: lógico que por alguns trocados.
Mas a experiência de Playa Blanca está aprovadíssima. Pode marcar um “x” no quesito obrigatório.
ROTEIRO NA CIDADE DE CARTAGENA DAS ÍNDIAS
Voltando a terra firme: shoppings. Não use essa expressão caso for pedir alguma informação pois acredito que apenas no Brasil é que chamamos os super centros de compras assim.
Refira-se a “Mall”. Fomos a três deles, sendo dois na Bocagrande e um maior próximo ao Forte San Fellipe. Nenhuma novidade.
Apenas vá “perder” seu tempo conhecendo somente se houver necessidade, pois os nossos são centenas de vezes maiores e com mais lojas.
Um passeio que vale muito a pena é pegar uma espécie de “jardineira” que corre a cidade pelos principais pontos turísticos. A saída é em frente a uma praça em frente a torre do relógio (Clock Tower, facílima de encontrar na Ciudad Amurallada).
O custo é de 45.000 pesos, que fica bem barato quando se começa a andar as mais de quatro horas, acompanhados de guias poliglotas muito prestativos.
O roteiro inclui todas as praias que circundam Cartagena, o Convento La Popa e o sensacional Castelo de San Fellipe, onde grande batalhas se travaram pela escravidão (e pelo fim dela) e também ficavam os presos políticos.
ILHA DE SAN ANDRES
Rumo a Ilha de San Andrés: na saída do aeroporto de Cartagena existe a cobrança de uma taxa de cinquenta mil pesos (aproximadamente R$ 55,00) de entrada em ambiente de reserva ambiental (semelhante a Fernando de Noronha). O pagamento é feito na hora mesmo.
Mantenha este recibo pois ele é requisitado no desembarque e pode ser também solicitado a qualquer momento pela polícia.
Falando em polícia: as viaturas de policiamento são carrinhos de golf, ou ainda motos de 100 cilindradas (até porque não há como fugir da ilha tão facilmente se não for via aéreo ou marítimo).
ONDE FICAR EM SAN ANDRES, COLÔMBIA
Ficamos hospedados da “Hosteria Mar & Sol” que fica a 7 quilômetros do centro da cidade (vide Tripadvisor). Algumas peculiaridades: não há água quente.
Pensamos que fosse uma exclusividade, mas não. Conversando com outros turistas hospedados em outros locais, vê-se que apenas 4 hotéis em toda ilha tem caldeira, porém a um custo inimaginável!
RESERVE SEU HOTEL EM SAN ANDRES AQUI!
Como existe esta distância até o centro da cidade, a pousada disponibiliza um micro-ônibus que sai todas as manhãs as nove e retorna a noite as 7h.
Uma mão na roda para quem quer realmente descanso e estar longe de tudo e todos. Há vantagens e desvantagens nesse ponto pois, as vezes, pode-se ficar a mercê dos serviços mais práticos e acabar pagando mais caro por eles.
Ex.: um táxi até o centro custa 30.000 pesos. Se precisar ir e voltar dessa maneira, pode ficar muito caro.
O QUE COMPRAR E OUTRAS CURIOSIDADES DE SAN ANDRES
A ilha é cheia de surpresas e de fatos curiosos incomuns para visitantes: a perfumaria é muito barata!
O que andamos centenas de quilômetros para comprarmos em “freeshops” nas fronteiras brasileiras, San Andrés nos oferece em cada esquina sem mistério.
Mas cuidado com os genéricos, ainda que bons e baratos, não tem nada a ver com os cheiros originais.
Quando em compras cuide os horários, pois o comércio abre muito cedo e fecha ao meio-dia abrindo somente as 15h, inclusive restaurantes!
Interessantes também são os carros que ora são emplacados, ora não (sinceramente não consegui entender o critério).
Os táxis não são identificados pela cor e sim apenas por uma inscrição ao lado: “Servicio Publico”. Os carros não possuem taxímetros, portanto negocie os valores antes de entrar. E não se espante se ver Dodges-taxi, Mustang-taxi e até Landau-táxis!!!
PASSEIOS EM SAN ANDRES
San Andres é uma ilha cheia de opções tanto para natureza quanto para as selvas de pedra, porém pela quantidade programe-se!
Ou não conseguirá fazer quase nada! Parece contraditório mas a melhor coisa é fazer um cronograma para não deixar de fazer nada.
Os passeios obrigatórios: Cayo Bolívar e Johnny Cay (Acuário).
*Crédito das imagens: Daniel Arrieche
Você também vai gostar de ler
Getsemani: o Badalado Bairro de Cartagena na Colômbia
O Que Você Precisa Saber Antes de Ir à San Andres, na Colombia
Hostel Cartagena Inn: Onde Ficar no Bairro Getsemaní
VEJA AQUI MAIS DICAS COLÔMBIA!
Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem.
Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!
Gostou deste Roteiro em Cartagena e San Andres? Então Salve este PIN no seu Pinterest!
PIN IT!
RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!
PASSAGEM AÉREA
Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial do NOSSO PARCEIRO!
HOSPEDAGEM
RESERVE AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!
CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL COM INTERNET
COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo e use nosso cupom para ganhar 15% de DESCONTO: GARFOEMALA. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!
ALUGUEL DE CARROS
Precisa ALUGAR um CARRO? Na nossa parceira de aluguel de carros a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
SEGURO VIAGEM
E não se esqueça de contratar o seu SEGURO VIAGEM com o nosso link comparador de seguradoras e garanta o melhor preço!
PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?
Peça já a sua indenização de até 15 mil! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2 anos. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo NOSSO PARCEIRO
PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NO BRASIL E NO MUNDO
Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, tours guiados gratuitos (free walk), compra de ingressos de atrações e opções de gastronomia. Então fique a vontade para pesquisar aqui no NOSSO LINK e explorar seu destino!Já fez as malas?
CONHEÇA O YOUTUBE E INSTAGRAM DO BLOG!