Parador Hampel: um Refúgio na Serra Gaúcha

Parador Hampel: um Refúgio na Serra Gaúcha

19 19-03:00 janeiro 19-03:00 2020 12 Por Suriàn Dupont
(Last Updated On: 12 12-03:00 janeiro 12-03:00 2020)

O antigo Veraneio Hampel é hoje um Hotel, que conta com vários atrativos e atividades diárias que continuam a encantar seus visitantes!

O Parador Hampel tem mais de um século de história, tradição e belas paisagens. Porque é um lugar perfeito para conhecer, curtir e aproveitar a Serra Gaúcha e ainda com muito conforto, aconchego e praticidade.

O mais tradicional hotel da Serra, que em 2019 completou 120 anos de história. E a hospedagem neste paraíso, inclusive, te dará o que há de melhor em meio à natureza: o canto dos pássaros, o ar puro da floresta, a tranquilidade da serra, o aconchego das nossas acomodações, a contemplação das nossas cachoeiras e a hospitalidade ímpar, garantida pelo gerente de Hospitalidade, Antônio Hubbe.

Então conheça um pouco da história do Hampel e saiba como é ficar hospedado por lá e quais as suas atrações.

 

HISTÓRIA DO HAMPEL EM SÃO FRANCISCO DE PAULA

A história do Hampel iniciou em 1899 com a chegada de um casal de alemães em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha, de sobrenome Hampel. Pois foi o médico Dr. José Hampel que construiu este hotel lindo nesta propriedade, onde, segundo ele, contava com uma natureza exuberante e muito ar puro para relaxar.

Inicialmente, o local era procurado por pessoas vindas de diferentes regiões do estado que faziam longas viagens em carretas de bois. Logo após chegarem por ali, sentiam que todo seu esforço havia sido compensado. Afinal, o clima agradável, o convívio com a natureza e as belas paisagens transformava o dia de quem parava por ali.

Vários registros históricos relatam que já em 1924, a Pensão Hampel, já estava famosa por ser um excelente local de veraneio. Bem como, pela qualidade do ar e de sua água.

Mas entre as décadas de 40 e 50 um grupo de famílias influentes de Porto Alegre assumiu a administração dando ainda mais notoriedade ao local. Eles tinham como objetivo transformar o Hampel em uma espécie de condomínio de lazer. Foi então que inauguraram a nova construção, em alvenaria, que abriga a maior parte dos quartos do Parador Hampel.

O casal Hampel foi, inclusive, atribuído da introdução das primeiras mudas de hortênsias na Serra Gaúcha. Esta planta exótica e de coloração diferenciada a qual se adaptou muito bem ao clima e tornou-se um símbolo da região.

Atualmente o Parador Hampel pertence ao Chef Marcos Livi, natural de São Francisco de Paula e tornou o local em um polo gastronômico incrível. Ele e o Chef que está a frente das casas de sucesso em São Paulo: Quintana, Verissimo, a pizzaria Napoli, o C6 Burger, o Distrito Urbano e a Padoca do Brique. Conforto, natureza e gastronomia são as palavras que regem este audacioso projeto de Livi, que mescla a cultura local e alemã com a cozinha do chef. Ele também alterou o nome de Veraneio Hampel para Parador Hampel.

RESERVE SUA ESTADIA NO PARADOR HAMPEL AQUI!

 

COMO CHEGAR AO PARADOR HAMPEL

O Parador Hampel fica localizado na Serra Gaúcha, na cidade de São Francisco de Paula. Que pra mim, é a cidade mais fofa e acolhedora da Região das Hortênsias. Pois é uma cidade com a natureza preservada e repleta de atrações ecoturísticas. O Hampel fica afastado a cerca de 3,5 km do centro da cidade, em uma área de mata de preservação, com cachoeiras e lindas paisagens.

Para chegar ao local, partindo de Porto Alegre, existem duas maneiras: uma é indo pela estrada de Taquara que leva até São Chico e a outra é indo por Gramado e Canela. O caminho mais curto é por Taquara, que leva cerca de 2 horas de carro (116 km do Aeroporto Salgado Filho). Mas minha sugestão é que você alugue um carro para chegar lá e também para poder se locomover tranquilamente pela região. Aliás, o Parador não cobra o estacionamento! Faça uma cotação de aluguel de carros neste comparador sem compromisso!

 

Principais Distâncias:

Centro de São Francisco de Paula: 3,5 Km

Gramado: 41 km

Canela: 33 km

Nova Petrópolis: 80 km

Cambará do Sul: 70 km

Cânion do Itaimbezinho: 97 km

Cânion Fortaleza: 100 km

Não viaje sem SEGURO VIAGEM, ele é indispensável. E aproveite o DESCONTO do blog!!! Para comprar seu seguro viagem com DESCONTO e ainda ajudar o blog a continuar ativo basta clicar neste link e fazer sua cotação. Digite o cupom GARFOEMALA5 para ganhar 5% de desconto.

Caxias do Sul: 110 km

Torres: 143 km

Bento Gonçalves: 149 km

Vacaria: 182 km

 

COMO É O PARADOR HAMPEL

Eu conheço o Hampel desde pequena, quando aos domingos subíamos a Serra para almoçar no antigo Veraneio Hampel. Ele me traz muitas memórias afetivas. Além disso, o local mantém suas construções antigas, do mesmo jeitinho de quando eu ia quando criança com a minha família.

Ele é um Hotel rústico e elegante que conta com muitas programações gastronômicas incríveis, abertas ao público. Tudo rodeado de muita descontração e relaxamento. Aliás, preciso falar que lá você será recebido com muito carinho e atenção, só experimentando pra entender.

Dono de uma privilegiada natureza, os 21 hectares do Parador Hampel são cercados por cursos d´água e formados por matas repletas de exuberantes araucárias, árvore que também embeleza o jardim externo. Ela é imponente e cresce ano a ano, assim como o Parador Hampel. Que mantém sua história e está prestes a entrar na fase 4 de um total de 10, deste grande projeto de revitalização do espaço.

Na sua mata virgem, você vai pode apreciar: araucárias, xaxins, samambaias e nascentes. A água que nasce dentro da propriedade forma um lago e três cachoeiras. Mas por enquanto, somente duas delas já ganharam uma nova trilha, totalmente acessível.

Aliás, além de ambientes naturais, há belezas arquitetônicas como as históricas taipas, que são muros de pedras mouras, colocadas uma em cima da outra. Elas eram tradicionalmente feitas por fazendeiros para dividirem seus campos ou para invernarem o gado. Isso sem contar a casa centenária, em estilo colonial, datada de 1899.

O café da manhã está incluso na diária e é servido na casa de madeira, construída em 1882, que está repleta de história e beleza. Eles servem pães coloniais incríveis (o melhor que já comi), frutas, café passado na mesa, iogurtes, bolos e muito mais. Aliás, quase tudo é produzido no local, com ingredientes orgânicos. Mas o que não é produzido ali é feito por produtores locais da região serrana.

O Parador Hampel conta também com horta própria, tudo orgânico, é claro!

Além disso, o Parador conta com uma sala de jogos com bar, super casual que oferece tênis de mesa, xadrez, damas e jogo de bilhar.

RESERVE SUA ESTADIA NO PARADOR HAMPEL AQUI!

 

COMO É SE HOSPEDAR NO PARADOR HAMPEL

Nós fomos no sábado de manhã para São Chico. Chegamos ao Parador no horário do almoço de sábado. E é óbvio que almoçamos ali mesmo, embaixo da enorme araucária que fica no meio do pátio. Pedimos uma entrada e 2 pratos que eram a sugestão do chef, delícias criadas pelo Chef residente do Parador, o Chef Rodolfo Meyer.

Escolhemos para sobremesa 3 bolas de sorvete produzidos no Hampel: Araçá-boi, Chimarrão e de Moranga Cabotiá – todos incríveis!

Logo após desfrutar deste incrível almoço fomos passear pela propriedade pra baixar a comilança e conhecer as cachoeiras. Conseguimos visitar duas, a ultima estava fechada para manutenção da trilha. Visitamos a cascata Iansã e a Oxum. Achamos a segunda mais bacana para tomar banho.

Mas você deve estar querendo saber como são os quartos né?! Nós escolhemos ficar na novidade: o apartamento Studio.

Um quarto lindo e amplo, que fica na área do porão da casa centenária. Com paredes de pedra, uma cama grande, sala com sofá, mesinha e uma salamandra linda para aquecer o ambiente no inverno. Pra mim, o quarto mais lindo do Hampel. Aliás, ele ainda tem uma janela com vista para a mata e um pátio individual, com cadeiras em madeira e um fogo de chão. Que tal?

Isso que eu não falei do banheiro e da decoração. Pois então, o banheiro conta com um espaço amplo, amenities da Loccitane (capim limão), secador de cabelo potente (profissional), roupões e 2 chuveiros. Perfeito para um casal não brigar né?! Assim não acontece aquela velha história: “eu tomo banho primeiro… não eu que vou tomar!” hahah

O quarto todo tem uma decoração elegante e rústica. Confesso que quero um quarto assim pra mim na Serra… Afinal poderia morar ali! O apartamento não possui ar condicionado, mas como ele fica no porão e as paredes são de pedras (grossas), a temperatura fica bem fresca e você não passa calor, e olha que eu sou calorenta! Estava 27 graus na rua e pra dormir admito que tive que puxar o cobertor. Mas se quiser eles fornecem ventiladores.

Outro detalhe que eu gosto é quando o quarto tem espelho grande e cafeteira. Afinal pra mim toda a hora é hora de tomar um café preto. No quarto tinha uma nespresso!

Ah e se você quiser, inclusive pode pedir qualquer uma das refeições para serem servidas no quarto, bacana né?!

Ficamos tão apaixonados pelo Parador Hampel que não saímos do hotel pra nada. Fizemos todas as refeições ali mesmo e curtimos muito os jardins, as cachoeiras e o apartamento.

 

QUARTOS DO PARADOR HAMPEL

O Hampel prioriza o conforto, aconchego e praticidade. Porque ele acredita que não tem nada mais importante do que o seu bem-estar durante sua estada no Parador.

O hotel conta com 20 quartos no total. Entre eles, você pode escolher ficar no Studio (como nós), nos chalés, nos apartamentos do prédio de alvenaria ou nos quartos coloniais da casa centenária.

Aparatamento no prédio de alvenaria

Apartamento da Casa Colonial

Além disso, eles tem uma suíte família, com dois quartos conjugados, bem bacana.

Apartamento familiar Colonial

Então vale lembrar que todos os quartos contam com TV LCD Smart, secador de cabelo potente, Frigobar, Wi-Fi, edredons de lã de carneiro e aquecedor.

RESERVE SUA ESTADIA NO PARADOR HAMPEL AQUI!

 

GASTRONOMIA DO PARADOR HAMPEL

Os menus e eventos do Hotel Parador Hampel foram criados pelo chef e proprietário do local, Marcos Livi em conjunto com o novo chef residente Rodolfo Meyer.

Chef Rodolfo Meyer

“Todo o cardápio foi desenvolvido a quatro mãos. Queremos que os nossos hóspedes e visitantes se desliguem do dia a dia e se conectem com o melhor da vida: a família, os filhos, a natureza, a boa comida”, disse Livi.

“Porque a nossa proposta é fazer um resgate às nossas raízes para que revivam não só a história do Hampel, mas todos os seus sabores”, completou Meyer, que assumiu o restaurante do Hampel no último dezembro. Meyer iniciou a sua vida de cozinheiro em 1996 e concluindo, no ano seguinte, sua formação em hotelaria e turismo em Santa Catarina, seu estado de origem. Em 1999, foi um dos pioneiros no Brasil na implantação do Ensino Superior em Gastronomia na Univali-SC. Já comandou as salas de aulas do SENAC SP, da Unisinos, da UCS, da PUCRS e da Feevale.

Aliás o café da manhã também estava delicioso e repleto de gostosuras coloniais.

Confira nosso  jantar no Parador Hampel:

O jantar acontece diariamente das 18:30h às 22:30 mediante reserva (aberta ao público também) pelo telefone 54 3244.1363. Mas não é só isso que a casa oferece, eles também tem brunchs, almoços, jantares e o tradicional a Ferro e Fogo aos domingos. Um evento onde churrasco não falta! Para participar do a Ferro e Fogo sugiro que reserve antecipadamente, porque assim você não perde a viagem!

Confira aqui como foi nossa experiência no a Ferro e Fogo no final de semana da nossa estadia no Parador Hampel em São Francisco de Paula.

 

MAS PARA QUEM É O PARADOR HAMPEL?

Ele é um hotel perfeito para qualquer época do ano. Porque no inverno você poderá curtir os dias de frio e sol sentado ao ar livre e rodeado por fogo de chão e cadeiras forradas de pelegos de ovelha. Inclusive, alguns apartamentos possuem lareiras no quarto (que delícia né?!). E no verão, desfrutar de uma temperatura mais amena, a paisagem verde da Serra Gaúcha e ainda tomar banho em uma das 3 cachoeiras de propriedade. Gostou?

Bem como, um lugar perfeito para curtir um final de semana romântico ou com a família e os pequenos. Tem atrações diversas e animais fofos por toda a parte para a criançada. Nós fomos de casal e amamos a experiência de relaxamento perto da natureza. As crianças adoram, os casais também, e os avós nem se fala: chegam cheios de saudosismo e belas histórias para contar.

Devido ao grande número de espécies e da vasta vida silvestre do local, o Hampel também é muito procurado pelos observadores de pássaros e um destino cativante para quem ama a natureza.

 

COMO SE HOSPEDAR NO PARADOR HAMPEL

Endereço: Rua Boca da Serra, 445 – São Francisco de Paula (Serra Gaúcha) – RS

Tel: (54) 3244-3655 ou (54) 3244-1363

Reservas: AQUI

RESERVE SUA ESTADIA NO PARADOR HAMPEL AQUI!

 

 

VEJA MAIS DICAS DO QUE FAZER NA SERRA GAÚCHA AQUI!

 

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o SEGURO VIAGEM com desconto!

 

Gostou das Dicas? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

 

 

*Créditos de imagem Suriàn Dupont

** A Bacharel em Turismo e Editora do blog Garfo & Mala viajou a convite do Parador Hampel. Mas todas as opiniões manifestadas aqui são pessoais e não sofreram nenhuma interferência do estabelecimento. Pois o Garfo & Mala preza pela transparência.

RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!

PASSAGEM AÉREA

Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial da Passagens Promo!

HOSPEDAGEM

Reserve AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

AIRBNB

Se preferir tem o AIRBNB, que disponibiliza um cupom de até R$179 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo nosso cupom. Receba o seu CUPOM DE DESCONTO AIRBNB e use em qualquer destino.

CHIP DE CELULAR

COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!

ALUGUEL DE CARROS

Precisa ALUGAR um CARRO? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

SEGURO VIAGEM

E não se esqueça do SEGURO VIAGEM. Na Seguros Promo além de ser a mais barata, usando nosso código GARFOEMALA5 você garante 5% de desconto e se pagar no boleto garante ainda mais 5%. Se preferir pagar no cartão de crédito, poderá parcelar em até 6x sem juros.

PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?

Peça já a sua indenização! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo VOETRANQUILO.

PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NOS DESTINOS BRASILEIROS

Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, compra de ingressos de atrações turísticas e opções de gastronomia. Atividades turísticas em várias cidades do Brasil. Fique a vontade aqui no nosso link e Explore Seu Destino! 

Já fez as malas?

CONHECE O FACEBOOK E INSTAGRAM DO BLOG?

Receba nossas novidades por e-mail!

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )