Porto Alegre Mal-Assombrada: Roteiro das Lendas Urbanas

Porto Alegre Mal-Assombrada: Roteiro das Lendas Urbanas

28 28-03:00 janeiro 28-03:00 2020 11 Por Equipe Garfo & Mala
(Last Updated On: 20 20-03:00 janeiro 20-03:00 2020)

Já pensou em fazer um tour pelas regiões mal assombradas da capital gaúcha?

São histórias de traição, assassinato, canibalismo e pragas. Esses são alguns dos mistérios que rondam o Centro Histórico de Porto Alegre. A maioria dessas lendas urbanas de Porto Alegre aconteceram de fato e podem ser contadas com muitos adjetivos e detalhes assustadores.

Vou te contar então que um amigo, que gosta muitos destas histórias de mistérios criou um tour chamado Porto Alegre Mal-Assombrada que passa por diversos pontos misteriosos e cheios de histórias macabras da cidade.

 

PONTOS VISITADOS DO ROTEIRO

    1. Viaduto da Duque
  1. Museu Júlio de Castilhos
  2. Catedral de Porto Alegre + Cúria
  3. Cemitério escondido da igreja
  4. Fernando Machado e suas histórias
  5. Boulevard da Formiga, década de 20.
  6. Castelinho do Alto da Bronze
  7. Largo da Forca
  8. Igreja das Dores
  9. Praça da Alfândega

RESERVE SEU HOTEL EM PORTO ALEGRE COM OS MELHORES PREÇOS AQUI!

 

COMO FUNCIONA O TOUR PORTO ALEGRE MAL ASSOMBRADA?

Esse roteiro é independente, a pé e guiado pelo André. E para fazer o roteiro no dia e hora que você quer, basta comprá-lo no Airbnb por este link ou falar diretamente com o André no ig @literaoficial do Instagram. Vale lembrar que este roteiro das lendas urbanas de Porto Alegre aborda temas como: suicídio, cárcere privado e racismo.

 

COMO É O TOUR DAS LENDAS URBANAS DE PORTO ALEGRE?

O roteiro inicia no Viaduto Otávio Rocha, que nós porto-alegrenses chamamos de Viaduto da Borges. Já falei em outros posts que gaúcho, em especial portalegrenses, tem mania de mudar os nomes ou criar apelidos.

O roteiro Porto Alegre Mal-Assombrada nos finais de semana sempre inicia perto das 16hs e dura cerce de 2h e 30 min entre trajeto e paradas.

Então, vou contar um pouco de como é este roteiro mas sem detalhes, porque estes eu vou deixar pro André que é mestre em mistérios e sabem muito sobre os fatos sinistros que aconteceram em Porto Alegre.

O roteiro começa na parte de cima do Viaduto e segue pela rua Duque de Caxias.

 

PARALELO 30 E MUSEU JULIO DE CASTILHOS

O primeiro ponto de parada fica em frente ao Museu Júlio de Castilhos, mas do outro lado da rua, onde tem um ponto energético, muito conhecido pelos esotéricos. Chamado de paralelo 30, que inclusive está na letra de uma música de Kleiton e Kledir.

Tem também muita história relacionada ao Museu Júlio de Castilhos que fica em uma casa datada do final do século 19. Ela foi a casa onde Júlio de Castilhos viveu grande parte de sua vida. Localizada na antiga rua formosa, atual Duque de Caxias. Este museu tem entrada gratuita. Muita gente conta que se você bater uma foto no espelho de dentro do museu verá algo que não esperava. Será? Sinceramente, ainda não criei coragem de fazer isso!

Essa casa era o ponto de encontro de várias pessoas importantes da época. O André também contou que gravou um clique de sua banda dentro do Museu, um vídeo curto, que levou poucas horas para ser feito, mas que todos integrantes da banda chegaram em casa exaustos e dormiram até o outro dia. Ele disse que sentiram que tiveram suas energias sugadas pelos espíritos da casa. De fato, a esposa de Júlio se suicidou no porão da casa e Júlio morreu na casa por complicações de uma cirurgia que era para ser simples, mas que não deu certo!

 

CATEDRAL DE PORTO ALEGRE

Dali você vai até a Catedral de Porto Alegre, que esconde segredos na arquitetura da igreja feito por um arquiteto que veio de Roma. Que mostra o Índio fazendo grande esforço tentando suportar toda a cultura do outro povo. Contam que embaixo da igreja existe um cemitério indígena.

 

RUA FERNANDO MACHADO

Descemos então até a rua Fernando Machado, chamada antigamente de rua do Arvoredo. Lá foi o palco de uma das histórias mais macabras de Porto Alegre. Reza a lenda que no período de 1863 e 1864, um açougueiro e sua esposa matavam pessoas e produziam linguiças de carne humana. E sem saber a verdadeira origem do produto, os vizinhos faziam fila para comprar a iguaria mais gostosa de Porto Alegre.

Ali pertinho também fica o Boulevard (chamado de Beco da Formiga), onde você verá a escadaria da General João Manuel. Um lugar muito bonito e que rende boas fotos. Nos sábados tem feirinha ali.

 

CASTELINHO DO ALTO DA BRONZE

Não viaje sem SEGURO VIAGEM, ele é indispensável. E aproveite o DESCONTO do blog!!! Para comprar seu seguro viagem com DESCONTO e ainda ajudar o blog a continuar ativo basta clicar neste link e fazer sua cotação. Digite o cupom GARFOEMALA5 para ganhar 5% de desconto.

Seguindo mais pra frente você chega no Castelinho do Alto da Bronze, que fica na ladeira de São Jorge. Hoje a área é conhecida como o alto da Bronze, em homenagem a uma senhora negra que viveu ali, vinda de São Borja. Ela era uma mulher emproada, que muitos achavam que era prostituta. Mas na verdade, ela tinha poderes místicos e era muito procurada por isso. Ela ajudava especialmente mulheres que sofriam violência. O povo então apelidou ela de “bronze”, pois tinham medo de chama-la de negra, chamando-a de bronzeada.

Voltando ao Castelinho, uma obra da década de 40 encomendada por Eurico Gomes, um homem muito poderoso da época. Ele era casado, mas mandou construir este castelo para aprisionar sua amante (que na época não sabia que ele era casado), a Sra Nilza Link (existe um livro sobre a história dela). Ele conseguiu mantê-la prisioneira neste castelo de 1948 até 1952 e neste período, a torturou psicologicamente devido ao seu ciúme doentio. Hoje o local se tornou um símbolo da resistência feminina.

 

LARGO DA FORCA

Dali você vai descer até o Largo da Forca. Um local de muita importância para a comunidade africana. Ele está simbolizado por uma escultura de um Tambor africano. Era neste local que aconteceram, até 1857, mais de 20 enforcamentos oficiais, mas isso sem falar dos extra oficiais.

RESERVE SEU HOTEL EM PORTO ALEGRE COM OS MELHORES PREÇOS AQUI!

 

IGREJA NOSSA SENHORA DAS DORES

Por fim, você vai chegar na linda Igreja das Dores e sua escadaria. Que em 1833, quase na mesma época da história macabra do açougue, a Igreja da Nossa Senhora das Dores, estava sendo construída. Contam que um escravo que foi enforcado no local rogou uma praga na construção da igreja. Ele havia sido acusado de roubar a tiara de Nossa Senhora, mas jurou inocência e invocou uma maldição: a igreja nunca ficaria pronta. Não podemos afirmar que a praga da Igreja das Dores deu certo, mas fato é que a construção levou cem anos para ficar pronta. Então, as pessoas culpavam o escravo Josiano por nunca conseguirem fazer suas preces na igreja.

O roteiro termina na Praça da Alfandega que no dia que fiz não deu para fazer porque lá estava acontecendo a Feira do Livro.

Esse roteiro te convida a olhar para todos os lados e sentir Porto Alegre enquanto você escuta sobre suas lendas urbanas. As construções do Centro Histórico intimidam e chamam a atenção. Porque Porto Alegre é uma cidade ariana, que começa, mas não termina. É incrível você observar a cidade com todos os sentidos (olhos, sons, cores, sabores, tato). Outra coisa bacana de fazer é sentar em algum lugar histórico, fechar os olhos e escutar seu sons e imaginar como era antigamente.

Mas o que muita gente não sabe é que essas histórias não são lendas e sim fatos, pelo menos em parte. O casal açougueiro da Rua do Arvoredo realmente existiu e inclusive tem relatos deles. No açougue foram encontrados corpos de dois adultos e um menino. Porém como faltavam parte dos corpos, a imaginação não deixou barato e surgiu a lenda que teriam virado linguiça. O caso foi parar na Justiça e o casal foi condenado.

 

Me conta aí, você conhece alguma outra lenda urbana de Porto Alegre?

 

CONFIRA MAIS DICAS DE PORTO ALEGRE AQUI!

 

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Faça já o seu Seguro Viagem com desconto aqui!

 

Gostou das Dicas? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

 

RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!

PASSAGEM AÉREA

Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial da Passagens Promo!

HOSPEDAGEM

Reserve AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

AIRBNB

Se preferir tem o AIRBNB, que disponibiliza um cupom de até R$179 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo nosso cupom. Receba o seu CUPOM DE DESCONTO AIRBNB e use em qualquer destino.

CHIP DE CELULAR

COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!

ALUGUEL DE CARROS

Precisa ALUGAR um CARRO? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

SEGURO VIAGEM

E não se esqueça do SEGURO VIAGEM. Na Seguros Promo além de ser a mais barata, usando nosso código GARFOEMALA5 você garante 5% de desconto e se pagar no boleto garante ainda mais 5%. Se preferir pagar no cartão de crédito, poderá parcelar em até 6x sem juros.

PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?

Peça já a sua indenização! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo VOETRANQUILO.

PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NOS DESTINOS BRASILEIROS

Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, compra de ingressos de atrações turísticas e opções de gastronomia. Atividades turísticas em várias cidades do Brasil. Fique a vontade aqui no nosso link e Explore Seu Destino! 

Já fez as malas?

CONHECE O FACEBOOK E INSTAGRAM DO BLOG?

Receba nossas novidades por e-mail!

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )