Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

8 Destinos com Águas Termais na Argentina para Relaxar

termas em Neuquén na argentina

Índice


Spa e relax é o que você procura? Então vamos te mostrar oito destinos com águas termais na Argentina cercados de natureza, descanso e excelentes comodidades.

Para começar, deixa eu explicar o que é Wellness, para quem ainda não está familiarizado com esta expressão. Esse conceito se refere ao bem-estar, em uma união entre mente e corpo saudáveis.

Esse conceito que está a cada dia mais bem cotado, conseguiu seu lugar no topo das prioridades humanas, especialmente nos últimos tempos pelo momento em que atravessamos.

Existem muitos métodos, tratamentos e espaços que buscam a facilidade do cobiçado estado de relaxamento, prazer, ou seja, um bem-estar completo. Mas, o que acontece se a encarregada de oferecê-lo é a própria natureza?

Neste caso, vamos falar das águas termais na Argentina, que surgem direto das camadas subterrâneas da Terra e emergem com 5°C a mais do que a temperatura da superfície e cujos minerais produzem uma incontável lista de benefícios para o corpo e o espírito.

A Argentina tem variados recursos termais e cerca de 200 fontes que vão de mananciais a complexos. Números como esses posicionam o país como um destino perfeito para ir em busca dessa riqueza vital, em espaços onde renovar energias é moeda corrente e desconectar passa a ser tarefa fácil.

Existem joias de águas termais repletas de benefícios para a saúde escondidas em toda a Argentina! Afinal, o país vizinho oferece muitas fontes delas em ambientes naturais e ao ar livre.

São fontes de águas termais entre montanhas, rios, rochas e copas de árvores. Logo abaixo, vou contar para você quais são os 8 lugares com espaços termais imersos em um belíssimo meio ambiente argentino. Confira!

DESTINOS DE ÁGUAS TERMAIS NA ARGENTINA

1. Águas Termais do Río Hondo, em Santiago del Estero

Esse refúgio é um clássico argentino. Nos últimos anos, a cidade santiagueña reconfigurou sua oferta e atualmente se posiciona dentro dos grandes pontos turísticos do país.

Em resumo, esse é o destino com a maior quantidade de poços termais da América Latina. O que a transforma em um lugar ideal para descanso, para repor as energias e voltar à atividade diária completamente relaxado, assim como rejuvenescido.

Essas termas argentinas fica a uma hora aproximadamente da capital da província de Santiago del Estero.

Vale destacar que além do Turismo Termal, a cidade possui excelentes propostas esportivas. Como por exemplo, o campo de golfe no Termas de Río Hondo Golf Club, um dos must do Turismo Esportivo da Argentina.

Até porque a cidade também conta com uma hotelaria de primeiro nível, um dos autódromos mais avançados da região, o Museu do Automóvel. Um aeroporto moderno e, é claro, o calor e a receptividade do seu povo.

Onde Ficar em Río Hondo:

 

Seguro Viagem 12x sem juros

2. Águas Termais em Mendoza: Termas de Cacheuta

Eu já visitei este parque termal, que fica às margens do Rio Mendoza e a menos de uma hora de carro da Cidade de Mendoza.

Passei o dia por aqui e foi super relaxante. Esse Parque Termal se transformou em um dos imperdíveis pontos turísticos da província. Mas também não era de se estranhar, porque suas águas termais possuem um componente mais do que sedutor: um ambiente aos pés da Cordilheira dos Andes.

Cacheuta conta com mais de 10 piscinas revestidas com pedras e cercadas de muito verde que te convidam a mergulhar em águas cálidas e 100% naturais que vem do degelo, cada uma com diferentes hidroterapias e temperaturas que vão dos 20 aos 43°C.

A paisagem é um sonho, uma combinação entre ar livre, vista da cordilheira, muita natureza, pedras, água e vapor.

E se você quiser ainda pode aproveitar outras 2 atividades que complementam essa escapada de relax: tratamentos com lama e 2 Vaporariuns onde, você inala os vapores que emanam dos mananciais, desintoxicando seu corpo, sua pele e revigorando seu o seu sistema respiratório.

Onde Ficar em Mendoza:

 

3. Termas de Federación em Entre Ríos

Essas termas está colada ao rio Uruguai, no nordeste entrerriano. Ela é outro clássico em uma província com uma grande tradição de águas termais. Ela foi construída há pouco mais de 40 anos, para substituir a velha cidade homônima desaparecida pelo lago artificial Salto Grande.

A ideia dessa reconstrução foi um projeto que teve um efeito excelente: porque hoje a cidade é um símbolo das águas quentes e sempre que se pensa em um spa, Federación está nos primeiros lugares.

Tudo isto se deu graças ao esforço de seu povo e a visão de criar um grande destino turístico, moderno e super hospitaleiro.

Se você der uma volta por esta terra abençoada, não deixe de tomar um chimarrão com croissant no calçadão durante a hora dourada!

Onde Ficar em Federación:

4. Termas de Sáenz Peña em Chaco

Conhecida como La Termal, esta icônica cidade chaqueña apresenta uma localização insuperável, já que está no centro geográfico de Chaco. ,

Isso permite você transitar com rapidez até a cidade de Resistencia (capital da província) e também para outros pontos de grande interesse, como Campo del Cielo, um incrível lugar onde há 4 mil anos aconteceu uma chuva de meteoritos, assim como o Parque Nacional El Impenetrable.

Quem for visitar esta província e puder percorrê-la, entenderá que Sáenz Peña é uma parada super indicada para descansar e aproveitar a vida. Além disso, tem o legado das comunidades estrangeiras que se estabeleceram aqui há décadas e atualmente são um exemplo de convivência e diversidade cultural.

Chaco é um dos grandes segredos argentinos e parte desse mistério que se esconde atrás das águas mansas de Sáenz Peña.

Onde Ficar em Resistencia:

 

5. Termas de Copahue em Neuquén

Esse é um daqueles centros termais como poucos no mundo. Por quê? Porque ele é o único que armazena muitos minerais de qualidade como lamas, algas, vapores e águas minero-medicinais em um único lugar.

Além disso, ele conta com uma superfície de mais de 10mil metros quadrados, 5 lagoas termais, programas de saúde e beleza personalizados, fumarolas e fervedouros, entre outros. Ou seja, é a sede perfeita para o relax.

Sua origem vulcânica é responsável por produzir estes recursos curativos. Remetendo aos tempos dos índios Pehuenches, pois foram eles que descobriram as propriedades desse solo e, tinham como parte de seus rituais os banho nas lagoas que iniciavam com uma oferenda ao dono das termas, “Aún-Co” (Copahue, em mapuche, significa “lugar de enxofre”).

A paisagem daqui foi desenhada pela ação vulcânica que, a quase 1980 metros sobre o nível do mar, leva a marca patagônica de montanhas e paisagens mágicas.

De fato, em 2016 se lançou o programa de Termas Nevadas onde se implementaram técnicas para aproveitá-las também na temporada de inverno, quando o acesso não era possível devido ao acúmulo de neve em seu redor.

Então imagine essa paisagem tingida de branco e decorada com o vapor das águas, simplesmente, um luxo.

Por aqui você vai encontrar uma enorme oferta de atividades, como por exemplo, programas terapêuticos,  dermatológicos, respiratórios, anti-estresse e de beleza. Todos eles são monitorados por uma equipe de médicos, que tem como base as necessidades pontuais de cada um.

Basta escolher, entre máscaras de lama, hidratação, massagens faciais e capilares e mais opções que integram a jornada de descanso em Copahue.

Onde ficar em Copahue:

6. Águas Termais em Buenos Aires: Termas de Carhué

Essas águas termais ficam no extremo oeste da Província de Buenos Aires, que com o passar dos anos, ganha cada vez mais terreno no turismo da Argentina. Ela combina campo, bom clima, churrasco e descanso em suas águas quentinhas.

Mas Carhué também conta com misticismo e história que, dificilmente, você encontrará em outra terma do país.

Isso porque, muito perto deste povoado ficam as ruínas da Ex-Vila Turística do Lago Epecuén, uma pequena aldeia que teve seu esplendor no século XX. Mas devido a uma grande inundação sofrida em 1985, todas as suas ruas ficaram colapsadas por este desastre natural.

Atualmente, com o retrocesso da água, muitos viajantes vão até lá para fotografar as antigas construções, que viraram verdadeiros tesouros arquitetônicos. Ou seja, essa é também uma viagem no tempo.

Assim é Carhué, um lugar onde você poderá ficar baseado para também visitar Epecuén, atravessar a Província de La Pampa, desfrutar da geografia da Serra de la Ventana ou simplesmente desopilar e parar o tempo.

Onde ficar em Buenos Aires:

7. Termas de Fiambalá em Catamarca

As cores do norte do país fazem muito sucesso! Entre os tons de vermelho da terra e precipícios da Cordilheira dos Andes nascem as águas termais consideradas um dos principais pontos turísticos de Catamarca.

Como sempre, suas propriedades relaxantes e benéficas para o corpo e a saúde funcionam como um incentivo perfeito para visitar a região, mas o toque final é dado pelo seu belíssimo cenário.

As temperaturas das águas distribuídas em 14 piscinas, foram construídas ecologicamente para que se confundissem com o ambiente. A temperatura das piscinas começam em 28° C e podem atingir mais de 50° C.

Por outro lado, elas estão classificadas pelas características que as compõem: sulfatada, hipertermal, alcalina, e mais. Enfim, um oásis de paz a 1550 metros de altura e a só 12 quilômetros da cidade de Fiambalá.

Onde Ficar em Fiambalá:

8. Águas Termais em Jujuy: Termas Del Jordán

O vermelho, o verde e o azul-turquesa convivem em perfeita harmonia nas Termas Del Jordán. Seus poços naturais de até 2 metros de profundidade ficam escondidos na selva de yungase hipnotizam com facilidade quem as visita.

Em San Francisco, a menos de 20 km ao sul de Valle Grande, se refugia esta maravilha jujeña desconhecida para muitos.

Seu principal distintivo é a sua cor. Devido às grandes quantidades de enxofre e minerais das águas (que atingem os 30° graus), o azul-celeste esverdeado contrasta com as tonalidades da vegetação que o envolve e criam um espaço digno de cinema. Muito melhor do que qualquer spa, você não acha?

O olho de água termal protagonista nesta região se chama “Lagoa Azul”. Deslumbrante é pouco. A melhor época para visitar estas águas termais na Argentina? Entre abril e outubro, porque assim, você evita a temporada de chuvas característica de Jujuy.

Onde Ficar em Jujuy:

Me conta nos comentários se você já visitou alguma destas águas termais na Argentina e se gostou!

 

CONFIRA MAIS DICAS INCRÍVEIS DA ARGENTINA AQUI!

 

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para contratar seu seguro viagem você não gasta nada a mais, pelo contrário, ainda ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!

 

Gostou das Dicas de Águas Termais na Argentina? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

*Texto Inprotur, editado pela equipe Garfo & Mala

RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!

PASSAGEM AÉREA

Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial do NOSSO PARCEIRO!

HOSPEDAGEM

RESERVE AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL COM INTERNET

COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo e use nosso cupom para ganhar 15% de DESCONTO: GARFOEMALA. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!

ALUGUEL DE CARROS

Precisa ALUGAR um CARRO? Na nossa parceira de aluguel de carros a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

SEGURO VIAGEM

E não se esqueça de contratar o seu SEGURO VIAGEM com o nosso link comparador de seguradoras e garanta o melhor preço!

PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?

Peça já a sua indenização de até 15 mil! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2 anos. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo NOSSO PARCEIRO

PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NO BRASIL E NO MUNDO

Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, tours guiados gratuitos (free walk), compra de ingressos de atrações e opções de gastronomia. Então fique a vontade para pesquisar aqui no NOSSO LINK e explorar seu destino!

Já fez as malas?

CONHEÇA O YOUTUBE E INSTAGRAM DO BLOG!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

O Blog tem mais vida quando você participa. Deixe seu comentário!

error: Conteúdo protegido!

Inscreva-se Agora!

Receba uma planilha de Planejamento de Viagens, descontos e novidades!