6 Destinos para Provar os Melhores Sorvetes do Mundo

6 Destinos para Provar os Melhores Sorvetes do Mundo

1 01-03:00 outubro 01-03:00 2019 0 Por Equipe Garfo & Mala
(Last Updated On: 2 02-03:00 novembro 02-03:00 2019)

Leite de arroz com neve? Sorvete em buracos? Coisas que você provavelmente não sabe sobre a sobremesa

 

O Dia do Sorvete acaba de ser comemorado (23/09), data perfeita para curtir o calor, que já começou a atingir a maioria dos municípios brasileiros e dos “formigas” que amam este doce gelado. Mas confesso que eu acho que todo o dia deveria ser dia do sorvete. Conheça alguns destinos dos melhores sorvetes do mundo!

Até porque curto sorvete no inverno e no verão. Todavia, para muitos viajantes, sorvete combina com férias. E, aonde quer que você vá, sempre tem muitos tipos diferentes de sorvete para experimentar.

 

CURIOSIDADES SOBRE O SORVETE NO MUNDO

 

  1. CRIAÇÃO DO SORVETE NO MUNDO

São muitas as teorias e versões sobre a origem do sorvete. Os historiadores acreditam que ele foi criado há mais de 3 mil anos, na China. E que era feito, na época, uma pasta gelada de leite de arroz e misturado com neve. Mas, desse jeito não parece tão apetitoso, né?! Então, ainda bem que evoluiu!

 

  1. SÓ PARA OS MAIS RICOS

Na Roma Antiga, esta iguaria gelada era privilégio somente dos mais ricos. Naquela época, o imperador Nero mandava seus escravos buscarem neve nas montanhas e trazer o mais rápido possível. Pois ele queria misturar ao mel e à polpa de frutas.

 

  1. SORVETE NO BRASIL

O sorvete chegou ao Brasil em 1834, no período da monarquia. A primeira região a receber essa maravilha foi, óbvio, o Rio de Janeiro. Lourenço Fallas abrira duas lojas no Centro da cidade, que trazia 217 toneladas de gelo de Boston (EUA) para evitar que o produto derretesse. Então o sorvete foi envolto em serragem e foi enterrado em buracos junto com o gelo. Contudo, essa técnica não mantinha o produto por muito tempo, durou apenas cinco meses.

 

  1. SORVETE TODO OS DIA ÀS 15 HORAS

Em janeiro de 1878, saiu um anúncio no jornal “A Província de São Paulo” que dizia que todo dia, às 15 horas, seria vendido sorvete na Rua Direita, número 14. Essa foi uma das primeiras sorveterias da capital paulista, que devido à falta de lugar para conservá-lo gelado, começava a venda do produto logo após o preparo.

 

  1. CASQUINHA DE SORVETE

A massinha crocante caiu no gosto popular em 1904. Mas quem a criou ainda é uma incógnita. Aliás, muitas histórias contam que um imigrante sírio ficou sem pratos de papel durante uma feira de alimentos na Louisiana, nos Estados Unidos. Sendo assim, decidiu servir o sorvete em cones parecidos com o waffle. Várias outras pessoas afirmaram ser o inventor da casquinha. Já outros dizem que o italiano Ítalo Marciony cansou de ver seus clientes quebrarem as taças de vidro em que ele servia o sorvete. Então ele optou pelos cones crocantes. Vai saber?!

 

  1. BANANA SPLIT

Em 1904, nos Estados Unidos, David Evans Strickler, um jovem aprendiz de farmacêutico, teve uma brilhante ideia. Foi então que ele resolveu cortar uma banana ao meio e acrescentar três bolas de sorvete por cima, criando a banana split. Esta sobremesa tipicamente americana, geralmente é feita com sorvete nos sabores creme, chocolate e morango. Isto é, o famoso napolitano.

 

  1. GELATO, SORVETE OU SORBET?

Atualmente, o sorvete é uma das sobremesas mais populares no mundo. Mas foram criadas diversas vertentes deste doce, com ingredientes e proporções diferentes. Saiba a diferença entre as principais:

  • Sorvete Tradicional: o preparo leva leite, açúcar, sabores. E, às vezes, gemas de ovos e amido de milho. Vale lembrar que o “ar” também incorpora a mistura dando uma textura mais leve.
  • Gelato: tem os mesmos ingredientes do sorvete tradicional: leite, frutas, açúcar, mas em proporções diferentes. Também costuma não levar gordura hidrogenada e sim creme de leite. Sendo assim, tem menos gordura, mais açúcar e menos ar incorporado à mistura.
  • Sorbet: é feito com frutas, açúcar e água. E não leva ovos, nem leite. Além de não ter nenhum tipo de gordura. Enfim, é uma opção refrescante e ideal para quem não pode consumir leite.

Portanto, se você faz parte de 1 em cada 5 de aventureiros que adoram viagens gastronômicas (e tem uma quedinha por um sorvete), confira abaixo alguns dos principais destinos para os amantes de sorvete.

Leia mais: 10 Sorveterias pra Conhecer em Porto Alegre

 

DESTINOS PARA OS AMANTES DE SORVETES NO MUNDO

 

Não viaje sem SEGURO VIAGEM, ele é indispensável. E aproveite o DESCONTO do blog!!! Para comprar seu seguro viagem com DESCONTO e ainda ajudar o blog a continuar ativo basta clicar neste link e fazer sua cotação. Digite o cupom GARFOEMALA5 para ganhar 5% de desconto.

SORVETE FRITO EM XIAM (CHINA)

Beiyuanmen Moslem Street in Muslim Quarter – Xi’an, China

Acredita-se que a primeira versão do que hoje chamamos de sorvete tenha surgido na China, por volta de 200 a.C. Mas que originalmente foi feito com uma mistura de leite, arroz e neve. Bacana né?!

Atualmente, a China é o maior mercado de sorvete do mundo. Ou seja, o destino perfeito para quem não dispensa um doce gelado.

Xiam, capital da província de Xianxim, é um dos principais destinos na China para quem ama comer. Pois sua gastronomia conta com delícias locais super populares como o rou jia mo (pãozinho chinês recheado com carne desfiada) e o guan tang baozi (trouxinha feita no vapor).

Para quem curte um sorvete, Xiam dá aquele toque especial nesse clássico, onde vendedores de comida de rua preparam o sorvete frito! Aposto que imaginou ele empanado, não é?! Acertou! É uma bola de sorvete empanada e frita rapidamente, criando uma casquinha quente e crocante em volta do sorvete geladinho. Mas para aqueles que preferem a versão clássica, totalmente gelada, sugiro que conheçam o Shan 13 no bairro muçulmano de Xiam. Ele é uma sorveteria local que serve sabores únicos, como o de tofu defumado, vinagre negro e wasabi.

Onde Ficar: Se você for como eu e ama provar tudo que tem de diferente a cada viagem, o bairro muçulmano de Xiam é o sonho de qualquer amante de gastronomia.

Ele conta com muitas opções de comida de rua excelentes, além de restaurantes para explorar. Localizada no coração do bairro muçulmano, a pousada Xi’an Simple Palace é o lugar perfeito para descansar depois de explorar e comer tudo o que a região tem a oferecer. Além da proximidade das opções gastronômicas da Muslim Street, a acomodação também fica próxima a pontos turísticos como a Torre Drum e o Museu Histórico de Shaanxi.

 

FÉRIAS GELADAS EM COSTA MESA NA CALIFÓRNIA (EUA)

Costa Mesa é muito conhecida por ter um cenário artístico vibrante e uma cultura gastronômica ainda maior. Os viajantes, com toda a certeza, terão muitas opções de entretenimento. Como por exemplo, praias incríveis, lojas sofisticadas e uma grande variedade de pratos e guloseimas para experimentar. A OC Fair comemora eventos nacionais, entre eles o Dia do Sorvete, e sem dúvida, será um banquete para quem ama sorvete. Com muitos sundaes, sanduíches de sorvete ou apenas sabores exclusivos para experimentar.

Onde ficar: O The Westin South Coast Plaza é o lugar perfeito para viajantes que querem curtir o melhor do sul da Califórnia.

O hotel fica perto (de carro) da OC Fair, da Disneylândia, do shopping center South Coast Plaza, e dos melhores lugares para comer. No Westin, os hóspedes ainda podem aproveitar a piscina ao ar livre, tomar um sol no terraço e se deliciar com vários tipos de sorvete entre uma refeição e outra. Imperdível!

 

GELATO IMPERDÍVEL EM FLORENÇA (ITÁLIA)

O gelato tem uma base parecida com a do sorvete. Mas é uma versão com mais leite e que não leva ovos e, um dos melhores sorvetes do mundo. Essa delicia foi criada por Bernardo Buontalenti em Florença e, para aqueles que desejam prová-la, a cidade natal de seu criador jamais decepciona. A “La Carraia” é a gelateria preferida dos residentes locais, oferecendo gelatos super cremosos. Mas se estiver mais ao centro, a “Perche’ no!…” oferece aos turistas e aos moradores locais sabores deliciosos, como de rosa da Toscana, pistache siciliano e mel com gergelim.

Onde ficar: Os caça-sorvetes podem ficar no Campo di Marte, muito bem localizado. Isto é, na linda e exótica Florence Liona Apartments.

Com vigas de madeira aparentes e piso rústico, este apartamento traduz o verdadeiro lar italiano. A região possui ainda um ótimo sistema de transporte. Além disso, é perfeita para ser explorada pelos fãs de gastronomia, que podem se deliciar no Mercado de Sant’Ambrogio.

 

O LADO DOCE E GELADO DE AUCKLAND (NOVA ZELÂNDIA)

Auckland não é a capital, mas a maior cidade da Nova Zelândia. Ela é um ótimo lugar para que os viajantes possam conhecer o que de melhor o país tem a oferecer, inclusive os melhores locais para saborear um sorvete. Além disso, tem praias fantásticas, excelentes exposições e comida deliciosa. Ou seja, a cidade é uma ótima escolha para passar as férias. Auckland ostenta muitas delícias gastronômicas. Inclusive restaurantes que oferecem o tradicional maori hangi (carnes e legumes preparados lentamente em pedras colocadas em um forno sob a terra) e o kina (nome local para um tipo de ouriço, cuja carne é comestível).

Já para os fãs de sorvete, o sabor local mais amado é o Hokey Pokey, que tem pedaços de mel caramelizado. Ele é uma exclusividade servida na Giapo, uma sorveteria exclusiva e popular entre os locais por seus sorvetes artesanais e os sabores ousados. Além do Hokey Pokey, a Giapo tem outros sabores únicos, como o Yellow Kumara, que é um tipo de batata doce cultivada por indígenas e, o Yorkshire Pudding, com cobertura de chocolate ao leite e servido de forma diferente das tradicionais casquinhas. Mas para quem busca aprender ainda mais sobre seu sorvete favorito, a Giapo oferece aulas sobre como produzir estas delícias.

Onde ficar: A Avani Metropolis Auckland Residences está localizada em frente ao Albert Park, no coração de Auckland.

Os apartamentos contam com sofás aconchegantes, TV, sala de estar e de jantar e cozinha totalmente equipada. O melhor é que é possível visitar a pé várias atrações populares como Auckland Art Gallery, Queens Wharf e Sky Tower. O melhor desta acomodação é que ela está próxima dos locais que servem alguns dos melhores sorvetes da Nova Zelândia, como a Giapo, Liky Liky Gelato e Island Gelato – impossível os loucos por doce não visitarem essas sorveterias.

 

HELSINQUE E SUAS DELÍCIAS GELADAS (FINLÂNDIA)

Helsinque é um destino tipo tesouro escondido, mas que ostenta uma cultura gastronômica em expansão. Esta cidade carrega a herança do design moderno da Finlândia, conhecido mundialmente. Lá pode se observar a modernidade e o design nos lindos prédios que se espalham por toda a cidade.

Mas se por acaso uma obra de arte não chame muito a sua atenção, é bem provável que uma ótima gastronomia sim!  Então, para os fãs do “comer bem” é aconselhável que experimentem uma sobremesa típica, a Runeberg Torte. Isto é, um bolinho redondo embebido em rum, coberto com glacê e geleia. Mas cadê o sorvete? Calma! Pois os amantes de sorvete precisam visitar a sorveteria Jädelino. Ela é famosa por fazer o melhor sorvete da cidade, engrossado com goma de alfarroba natural e goma guar. Além disso, ela oferece sabores deliciosos, como o de mel finlandês, alcaçuz de menta e cenoura com chocolate branco.

Onde ficar: O Apartment Hotel Aallonkoti conta com apartamentos modernos e terraço mobiliado com vista do Finlândia Parque.

O hotel fica a poucos minutos de trem do Jädelino. Bem como, oferece fácil acesso a restaurantes, cafés e bares. Além disso, os hóspedes podem visitar o Helsinki Music Centre e o Tennispalatsi Finnkino Movie, localizados bem próximos ao hotel.

 

“HELADOS” EM IBARRA, EQUADOR

Um país que leva o nome do paralelo mais famoso do mundo, só poderia ser tropical. Ou seja, para quem gosta de frutas, o Equador é um país perfeito. Lá o sorvete recebe um toque especial e muito amor que não vão te decepcionar. Este sorvete criado em Ibarra mistura toda a história e os sabores do Equador em uma só mordida!

Até porque foi criado em uma época em que as geladeiras eram raras no Equador. Por lá, a história conta que o sorvete surgiu da mistura de frutas tropicais e granizo. Atualmente, os viajantes podem visitar o Helados de Paila Rosalia Suarez para experimentar toda essa tradição, bem como seus vários sabores.

Onde ficar: O Bungalows Yahuarcocha tem vista do lindo lago Yahuarcocha.

Além disso, está localizado em meio a um cenário montanhoso e tranquilo de Ibarra. Fica a poucos minutos de carro do centro de Ibarra. Sendo assim os viajantes podem experimentar este sorvete da região.

 

Gostou destas dicas de Sorvetes pelo Mundo?

Já provou algum sorvete “diferentão”?

 

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!

 CONFIRA MAIS DICAS DO QUE FAZER PELO MUNDO!

 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR:

6 Cachoeiras do Mundo Fora do Circuito Turístico

Curitiba: Roteiro de 3 Dias

6 Destinos para Provar os Melhores Sorvetes do Mundo

6 Dicas para Viajar mais Barato

Lugares para Viajar na Primavera

 

Gostou das Dicas? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

*Texto agencia, editado pela Equipe Garfo & Mala.

RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!

PASSAGEM AÉREA

Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial da Passagens Promo!

HOSPEDAGEM

Reserve AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

AIRBNB

Se preferir tem o AIRBNB, que disponibiliza um cupom de até R$179 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo nosso cupom. Receba o seu CUPOM DE DESCONTO AIRBNB e use em qualquer destino.

CHIP DE CELULAR

COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!

ALUGUEL DE CARROS

Precisa ALUGAR um CARRO? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

SEGURO VIAGEM

E não se esqueça do SEGURO VIAGEM. Na Seguros Promo além de ser a mais barata, usando nosso código GARFOEMALA5 você garante 5% de desconto e se pagar no boleto garante ainda mais 5%. Se preferir pagar no cartão de crédito, poderá parcelar em até 6x sem juros.

PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?

Peça já a sua indenização! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo VOETRANQUILO.

PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NOS DESTINOS BRASILEIROS

Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, compra de ingressos de atrações turísticas e opções de gastronomia. Atividades turísticas em várias cidades do Brasil. Fique a vontade aqui no nosso link e Explore Seu Destino! 

Já fez as malas?

CONHECE O FACEBOOK E INSTAGRAM DO BLOG?

Receba nossas novidades por e-mail!

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )