Roteiro pelas Praias de Rocha, no Uruguai

Roteiro pelas Praias de Rocha, no Uruguai

28 28-03:00 março 28-03:00 2015 Off Por Edith Auler
(Last Updated On: 14 14-03:00 janeiro 14-03:00 2020)

Departamento (divisão administrativa) de Rocha é uma ótima opção no Uruguai para conhecer belas praias e viver bons momentos

Um lugar com estilo de vida fortemente ligado à preservação do meio-ambiente, a gastronomia e a felicidade.  Estamos falando do Uruguai. E dentro deste acolhedor e belo país latino temos Rocha, cuja população mantém um sotaque único.

“Quando falamos com outros uruguaios, argentinos, logo eles identificam que somos daqui, é uma particularidade nossa. Rocha é um dos únicos lugares que mantém na linguagem o ‘tu tienes’. É fundamental mantermos tais características e estamos trabalhando isso com as crianças nas instituições educativas”, explica Cláudia Cardelino, linguista da Universidad del Trabajo del Uruguai.

Por muitos anos Rocha não era um destino muito conhecido dos turistas, que costumavam seguir direto a Montevidéu, Chuí ou as praias, como Piriápolis e Punta Del Leste. Por certo, opções igualmente ótimas do país vizinho.

Mas o departamento de Rocha fez jus ao seu nome e vem se solidificando como um dos grandes destinos turísticos da América Latina.

Não é exagero e os números não nos deixam enganar. A população do departamento é de cerca de 70 mil, mas pode chegar a 140 mil durante os meses mais quentes do ano. “Os turistas abriram os olhos e a mente e cada vez mais estão vindo para Rocha”, enfatiza Fernando Daglio, gerente do hotel Parque Oceánico, em La Coronilla.

 

LA CORONILLA

O Hotel Parque Oceánico foi nossa primeira parada. Ele foi construído em 1945. Restaurado, é hoje uma confortável acomodação cercada pela natureza com boas opções de lazer para adultos e crianças. Almoçar ou jantar no local torna-se um atrativo.

Entre as delícias servidas estão generosos pedaços de pudim com calda acompanhados de ” dulce de leche” e chá. De comer com os olhos!

Pudim, calda, acompanhado por dulce de leche- Credito imagem Luciano Garcia

Pudim, calda, acompanhado por dulce de leche- Credito imagem Luciano Garcia

É possível fazer passeios pela praia, que reserva surpresas como um caminho belíssimo construído de pedras. Uma passagem por ali e você retorna energizado.

Em La Coronilla,  um dos ‘picos’ mais apreciados pelos surfistas é conhecido como Las Pedritas

La Coronilla. O caminho de pedras convida a contemplar o mar. Crédito imagem Luciano Garcia

La Coronilla. O caminho de pedras convida a contemplar o mar. Crédito imagem Luciano Garcia

 

PUNTA DEL DIABLO

Pegando carona nesta energia surge Punta del Diablo. Há dez anos o local era habitado por uma comunidade pequena

A partir de 2004, o turismo cresceu e hoje é considerado um dos principais destinos da temporada de verão no país, sendo muitíssimo apreciado por praticantes de surfe, assim como pelo público jovem.

Punta del Diablo é muito apreciada pelos surfistas. Crédito imagem Luciano Garcia

Punta del Diablo é muito apreciada pelos surfistas. Crédito imagem Luciano Garcia

 

LA PALOMA

Em La Paloma, novas surpresas! O destino é especial para quem ama surfar. Com ondas exuberantes, natureza virgem e o azul do mar que deixa o visual privilegiado.

No Hotel Las Eduardas, na beira da praia, o café da manhã é uma delicia. O local é uma boa pedida para quem deseja levar os filhos, já que oferece uma área dedicada aos pequenos.

Generoso café da manhã em La Paloma no hotel Las Eduardas. Crédito imagem Luciano Garcia

Generoso café da manhã em La Paloma no hotel Las Eduardas. Crédito imagem Luciano Garcia

 

LA PEDRERA

Seguindo viagem, o tom laranja toma conta do céu na praia de La Pedrera e o cenário torna-se arrebatador.

O balneário possui ótimos bares e restaurantes onde os jovens se encontram, curtem o mar, assim como as baladas.

Então, quem quiser jantar antes de cair na folia pode passar no Don Rómulo. Uma experiência gastronômica única. Jorge Simeone, proprietário do charmoso restaurante, serve pessoalmente delícias típicas da culinária local.

Abrindo os trabalhos, um tannat, variedade muito bem expressada nos vinhos uruguaios. De entrada, patê de siri com crocantes de alga seguido de um talharim com frutos do mar e tortelonni de cordeiro com butiá. Todos para comer de joelhos!

La Pedrera encanta turistas com belo pôr do sul - Crédito imagem Luciano Garcia

La Pedrera encanta turistas com belo pôr do sul – Crédito imagem Luciano Garcia

 

CABO POLÔNIO – Um Destino Diferenciado

O grupo que viajou para o Uruguai esteve o tempo todo uníssono, no que diz respeito aos locais visitados. Até chegarmos a Cabo Polônio que, com toda a certeza, suscita questionamentos.

Alguns comentavam da vontade de voltar outras vezes e passar mais tempo por ali, com família, amigos, namoradas. Mas também teve os que saíram com uma impressão não tão legal.

De fato a visita ao Parque Nacional Cabo Polônio, área protegida pelo governo Uruguaio, oportuniza um choque cultural.

Não viaje sem SEGURO VIAGEM, ele é indispensável. E aproveite o DESCONTO do blog!!! Para comprar seu seguro viagem com DESCONTO e ainda ajudar o blog a continuar ativo basta clicar neste link e fazer sua cotação. Digite o cupom GARFOEMALA5 para ganhar 5% de desconto.

O acesso ao local só pode ser feito com caminhões credenciados do parque ou a pé. Lá chegando, há quem se indague como é possível viver, por pura opção, em um lugar sem o conforto da água encanada, da energia elétrica, e a comodidade dos banheiros tradicionais.

Onde não há clínica de saúde ou um pequeno mercado, que seja.

Crédito imagem Luciano Garcia

Crédito imagem Luciano Garcia

Casas em Cabo Polônio - Credito imagem Luciano Garcia

Casas em Cabo Polônio – Credito imagem Luciano Garcia

Uma simpática senhora que passou por nós, sorridente, com seu filho no colo disse que este “é um lugar que acabamos amando. Às vezes bate um sentimento de solidão, mas logo passa. Enfim, a vida aqui é diferente. Pois, a gente tem que optar por um caminho, viver esta decisão. Tenho orgulho de criar meu filho em Cabo Polônio, porque somos muito felizes”. Na escola onde ele estuda, são apenas quatro alunos.

A comunidade é pequena, cerca de 70 habitantes, todavia não se pode mais construir em Cabo Polônio.

Os moradores buscam o desapego aos bens materiais. Tudo é feito com muita simplicidade. Estando conectados com a natureza e seus elementos, ou seja, vivem com o indispensável.

Nas pequenas casas existem apenas banheiros ecológicos. Água coletada para banho e outros afazeres domésticos é da chuva, guardada em grandes tambores ou caixas d’água. As fontes de energia provém de placas fotovoltaicas e turbinas eólicas. Acomodações são somente em campings, hostels e uma pousada.

O local, que tem como cartão postal o Farol. Abriga três pequenas ilhas que servem de morada para lobos e leões marinhos. Contemplá-los, ouvir o ruído das ondas, nos faz repensar em valores e velhos hábitos de consumo. E se fizéssemos diferente?

 

PUNTA DEL ESTE EM MALDONADO

Conforto, luxo, beleza e muito glamour em Punta del Leste

Destino frequente do jet set internacional, Punta del Leste é parada obrigatória para quem vai conhecer o Uruguai. Fica no departamento de Maldonado. Além da incrível cordialidade, te conquistam pelo estômago com ótimas opções de restaurantes, bares, hotéis. Sem falar é claro da noite em Punta, agitadíssima e multifacetada.

Tudo é limpo e organizado. Pode-se ficar lá à vontade na beira mar e fazer tradicionais piqueniques, sem pressa, curtindo o visual com o vento no rosto. No verão, as praias ficam cheias, então reservas com antecedência é uma boa pedida.

Um passeio a Casa Pueblo em Punta Ballena, por exemplo, ajuda a relaxar e curtir um dos mais belos locais do Uruguai, uma obra de arte a céu aberto.

Vale a experiência de acordar cedinho e curtir Punta del Leste ainda sem todo aquele burburinho, dando uma boa caminhada.

 

Estar lá vale cada centavo!

 

VEJA MAIS DICAS DO URUGUAI AQUI!

 

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!

 

RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!

PASSAGEM AÉREA

Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial da Passagens Promo!

HOSPEDAGEM

Reserve AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

AIRBNB

Se preferir tem o AIRBNB, que disponibiliza um cupom de até R$179 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo nosso cupom. Receba o seu CUPOM DE DESCONTO AIRBNB e use em qualquer destino.

CHIP DE CELULAR

COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!

ALUGUEL DE CARROS

Precisa ALUGAR um CARRO? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

SEGURO VIAGEM

E não se esqueça do SEGURO VIAGEM. Na Seguros Promo além de ser a mais barata, usando nosso código GARFOEMALA5 você garante 5% de desconto e se pagar no boleto garante ainda mais 5%. Se preferir pagar no cartão de crédito, poderá parcelar em até 6x sem juros.

PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?

Peça já a sua indenização! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo VOETRANQUILO.

PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NOS DESTINOS BRASILEIROS

Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, compra de ingressos de atrações turísticas e opções de gastronomia. Atividades turísticas em várias cidades do Brasil. Fique a vontade aqui no nosso link e Explore Seu Destino! 

Já fez as malas?

CONHECE O FACEBOOK E INSTAGRAM DO BLOG?

Receba nossas novidades por e-mail!

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )