A cultura judaica é marcada por comemorações, rituais e por sua diversificada culinária
Vamos passar uma receita de receita de chala judaica, direta da fonte para você! Os judeus, através de sua história, sempre moraram em diferentes países no mundo. E, com isso, foram criadas divisões dentro da própria cultura do povo. A partir disso, a gastronomia judaica se divide entre os Askenazi e os Sefaradi.
UM POUCO DA HISTÓRIA DA CULINÁRIA JUDAICA
O termo Askenazi, em hebraico medieval, significa Alemanha. Referindo-se, originalmente, aos judeus vindos de lá.
Porém, ao longo do tempo, essa expressão abrangeu também quem nasceu no centro e leste da Europa. Mas ele ainda engloba os judeus da Áustria, Hungria, Polônia e de grande parte da Rússia.
Os Askenazis, todavia, são conhecidos por utilizar pouco tempero no preparo de suas comidas. Cebolas caramelizadas são a base para o preparo de pratos como frango, kiguels (uma torta de macarrão) e varenikes (massa recheada). Além disso, o alho e as ervas, como a salsinha e o louro, são bastante usados também.
Um condimento importante é a raiz forte para fazer o chrein, um molho de beterrabas, que acompanha o guefilte fish, um bolinho de peixe. Os pães famosos são a chala, bagels e o pão preto. Todavia, a semente da papoula e o kümel entram nas receitas para dar sabor aos pães.
Os judeus Askenazis são igualmente conhecidos por suas excelentes sobremesas. Todas com bastante canela, como por exemplo: o bolo de mel, o bolo de maçã, o strudel, as tortas e os blintzes (uma espécie de panquecas).
Já os Sefaradi, que em hebraico significa Espanha, após 1492 com a Inquisição, passaram a denominar os judeus que foram expulsos do país e acabaram se espalhando pelo mundo
Isto é, desde o Mediterrâneo até a Índia. Alguns, inclusive, viajaram para a Holanda. Nesta culinária, os temperos são bem mais utilizados. O alho e o limão são sabores muito populares, e o azeite de oliva é a gordura de preferência. Cominho, pimenta, assim como a canela são usados para temperar a carne e o frango. Já o gergelim é um condimento importante não só para dar sabor aos pães, mas também para fazer tahine (pasta feita com a semente). Pita é o pão preferido, e o grão mais utilizado é o arroz.
Alguns feijões como fava, lentilha e o grão-de-bico estão presentes nesta culinária. Azeitonas são o aperitivo favorito, e as sobremesas não são tão importantes na comida Sefaradi. Ao final de cada refeição, geralmente, eles servem frutas e nozes.
Contudo, mesmo que cada cultura tenha suas características e peculiaridades, hoje, muitas famílias se uniram através do casamento entre Askenazis e Sefaradis. Além disso, existe uma grande influência das diferentes áreas do mundo onde os judeus moram.
Dessa forma, mesmo com as divisões geográficas, a culinária judaica acabou sendo adaptada ao longo dos anos. Por exemplo, o guefilte fish é um prato muito conhecido e preparado na Polônia. Mas ele é diferente e mais doce, do que fazem na Rússia. Mesmo que em ambos os países predomine a cultura Sefaradi. É uma fusão multicultural que se cria naturalmente. Hoje, é muito comum misturar as receitas e adaptá-las a todos os gostos.
RECEITA DE CHALA JUDAICA
INGREDIENTES
– 1 pacote de fermento para pão
– 2 colheres (chá) de açúcar
– 1 ¼ de xícara de água morna
– 2 ovos batidos
– 4 ½ xícaras de farinha de trigo peneirada
– 2 colheres de (chá) de sal
– 2 colheres (sopa) de óleo
– 4 colheres (sopa) de semente de gergelim ou passas de uva se preferir
– Gema para pincelar
MODO DE PREPARO DA RECEITA DE CHALÁ:
Para dar inicio a esta receita de chala judaica, misture os 2 primeiros ingredientes com ½ xícara de água morna e deixe crescer. À parte, misture a farinha com o sal. Logo após, faça uma depressão no meio, colocando aí os ovos, o óleo e o restante da água morna. Misture bem, juntando o fermento, e, após, amasse tudo sobre uma superfície polvilhada com farinha, até que a massa fique lisa e elástica.
Coloque-a numa vasilha, pincelando-a parte de cima com um pouco de óleo, cubra com um pano, deixando-a descansar, em lugar protegido, até dobrar o tamanho. Divida a massa em três rolos iguais e faça uma trança.
Pincele com uma gema e pulverize com a semente de gergelim, colocando-a numa assadeira untada e enfarinhada. Deixe o pão crescer, em lugar protegido, até aumentar. Asse em forno quente, pré-aquecido, diminuindo o fogo depois.
Ficou gostosa sua chala judaica? 😀
CONFIRA MAIS RECEITAS INCRÍVEIS AQUI!
RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!
PASSAGEM AÉREA
Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial do NOSSO PARCEIRO!
HOSPEDAGEM
RESERVE AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!
CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL COM INTERNET
COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo e use nosso cupom para ganhar 15% de DESCONTO: GARFOEMALA. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!
ALUGUEL DE CARROS
Precisa ALUGAR um CARRO? Na nossa parceira de aluguel de carros a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
SEGURO VIAGEM
E não se esqueça de contratar o seu SEGURO VIAGEM com o nosso link comparador de seguradoras e garanta o melhor preço!
PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?
Peça já a sua indenização de até 15 mil! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2 anos. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo NOSSO PARCEIRO
PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NO BRASIL E NO MUNDO
Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, tours guiados gratuitos (free walk), compra de ingressos de atrações e opções de gastronomia. Então fique a vontade para pesquisar aqui no NOSSO LINK e explorar seu destino!Já fez as malas?
CONHEÇA O YOUTUBE E INSTAGRAM DO BLOG!