Pedra Furada em Jericoacoara: Vale a Pena?

Pedra Furada em Jericoacoara: Vale a Pena?

24 24-03:00 outubro 24-03:00 2019 12 Por Suriàn Dupont
(Last Updated On: 19 19-03:00 novembro 19-03:00 2019)

A Pedra Furada é uma obra da natureza à beira-mar e também, um dos cartões-postais de Jeri

Conheci a Pedra Furada na minha primeira visita à Jericoacoara, mas não resisti em repetir a visita.

 

COMO É A PEDRA FURADA

É uma formação rochosa linda que tem uma fenda no meio. Atualmente, ela parece estar mais baixa. Mas percebi que foi a areia da praia que está mais alta, na verdade.

Fica próxima ao mar, que quando a maré sobe, vem ondas por sua fenda. Além disso, ele é bastante alta e tem uma coloração avermelhada, que faz aquele contraste com o mar verde.

 

QUAIS AS FORMAS DE CHEGAR A ATÉ A PEDRA FURADA DE JERICOACOARA

1. Buggy

Tem bugueiros que te levam, mas somente até o topo do morro do Serrote. Porém, eu acho que não vale a pena. Primeiramente, porque cobram caro e de qualquer forma você terá que descer todo o morro até a praia e depois subir tudo de novo (a pior parte da trilha). Eles não podem chegar perto da praia e da pedra, porque ela está em uma área de preservação ambiental.

 

2. Charretes

Existe também a opção das charretes que ficam no pé do Morro do Serrote (onde começa a trilha). Mas me disseram que os cavalos ficam ali no sol quente o dia todo, e os carroceiros não dão comida nem água para os bichinhos. Por isso, esta opção fica totalmente FORA DE COGITAÇÃO!

 

3. Trilha da Beira da Praia

Esse é o jeito mais bacana de chegar até a Pedra Furada. Então, se você quiser fazer a trilha da beira da praia, que vai da Vila até a Pedra Furada, você tem que se certificar que a maré estará baixa durante seu percurso. Esse percurso leva em torno de 40 minutos, e nele você poderá encontrar cavernas e piscinas naturais. Fiquei sabendo que este é o trajeto mais lindo, e super recomendado, porém quando fomos a maré estava alta. Mas antes de ir, confira a tábua de maré e então veja qual o horário que ela estará baixa na região para fazer a trilha.

 

4. Trilha do Morro do Serrote

Como falei acima, no dia/horário que fomos, a maré estava alta. Então fomos pela trilha do Morro do Serrote. Saímos da pousada depois de tomar café da manhã, pelas 9h e chegamos de volta a Vila pelas 12h para almoçar. Essa trilha demora cerca de 45 minutos para ir e o mesmo tempo para voltar, mas não se esqueça que tem o tempo de ver a pedra e tirar fotos. Ou seja, vá devagar, apreciando a paisagem e parando para tirar fotos. Vale lembrar que ela também tem suas belezas, porque você terá uma vista privilegiada do morro para a praia em que fica a Pedra Furada. São cerca de 2km (ida + volta). Mas já aviso que a trilha não é “barbadinha”. Pois a maior parte dela é de areia fofa e tem que descer e subir o morro. Então vá preparado para fazer um exercício!

Na nossa volta, a maré baixou um pouco, então fizemos parte da trilha pela beira da praia e, neste caminho encontramos várias pedras lindas e de cores encantadoras. Confesso, que dá vontade de tirar foto de tudo, porque é tudo tão lindo. Tanto a Pedra Furada quanto o trajeto para chegar até ela, vai te oferecer muitas oportunidades de tirar fotos lindas. Mais à frente, tivemos que novamente subir o Morro do Serrote para voltar porque o mar não nos deixou seguir pela praia.

RESERVE SEU HOTEL EM JERICOACOARA AQUI!

DICA EXTRA:

Todos os dias, às 16h, em frente ao restaurante Dona Amélia, na rua do Forró, o pessoal se junta para fazer a trilha até a Pedra Furada. Seu Francisco é o guia, e faz isso de graça, ou melhor, por amor. E é também neste horário, do pôr do sol, que o fotógrafo Amadeu fica na praia tirando lindas fotos com sua câmera profissional. Então, se você quiser as fotos, combine com ele que ele te manda por WhatsApp e, cobra apenas R$10,00.

COMO FOI A VISTA NA PEDRA FURADA

Na primeira vez, eu fui assistir ao pôr do sol na Pedra Furada de Jericoacoara mas, na época, não iam muitas pessoas (fazem mais de 10 anos).

A propósito, no mês de julho, o sol se põe dentro da fenda, é incrível!

Fiquei surpresa ao chegar lá, porque estava cheio de gente. E havia uma fila, para que as pessoas fizessem suas fotos, tipo Perengue Chique sabe?!

Porém, a única parte chata é para conseguir tirar uma foto sem que apareça alguém pelos cantos. As pessoas fazem fila para tirar foto, só que vários “espertinhos” (eu chamaria de mal-educados), não param na fila e ficam pousando nas laterais das tuas fotos.

Também, vi várias pessoas fazendo fotos deitadas em cima de uma pedra com cerca de 1m de altura, que fica do lado esquerdo da praia, entre as dunas e o mar. Aliás, percebi que subindo nessa pedra pequena e usando um ângulo bem próximo da areia, a foto te dá a ilusão que você está sobre a Pedra Furada, e não em cima de uma pedra muito menor. É bacana para quem curte fotografias criativas.

 

DICAS IMPORTANTES PARA IR ATÉ A PEDRA FURADA DE JERICOACOARA

NÃO vá descalço, para não queimar os pés na areia quente!

 Leve água para o caminho, óculos de sol, boné/chapéu e protetor solar para reaplicar. Você vai encontrar vendedores de coco verde e água onde fica a Pedra Furada, mas até lá é bom você se hidratar. Porque o sol e calor são fortes e não tem árvores e sombra pelo caminho.

E ao contrário do que muitos dizem, a pedra furada NÃO é uma furada. Porque o lugar é lindo e vale MUITO a pena visitar!

Seguros Promo

 Lembre-se, não faça feio, é proibido subir na Pedra Furada!

Não recomendo nenhuma das trilhas para pessoas que tenham dificuldade de locomoção.

RESERVE SEU HOTEL EM JERICOACOARA AQUI!

 

CONFIRA MAIS DICAS DO QUE FAZER NO CEARÁ!

 

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem para Jericoacoara. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!

 

Mais Fotos:

 CONFIRA MAIS DICAS DO QUE FAZER NO CEARÁ!

 

Gostou das Dicas? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!

PASSAGEM AÉREA

Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial da Passagens Promo!

HOSPEDAGEM

Reserve AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

AIRBNB

Se preferir tem o AIRBNB, que disponibiliza um cupom de até R$179 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo nosso cupom. Receba o seu CUPOM DE DESCONTO AIRBNB e use em qualquer destino.

CHIP DE CELULAR

COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo. É fácil de usar e você terá internet sempre!

ALUGUEL DE CARROS

Precisa ALUGAR um CARRO? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

SEGURO VIAGEM

E não se esqueça do SEGURO VIAGEM. Na Seguros Promo além de ser a mais barata, usando nosso código GARFOEMALA5 você garante 5% de desconto e se pagar no boleto garante ainda mais 5%. Se preferir pagar no cartão de crédito, poderá parcelar em até 6x sem juros.

PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?

Peça já a sua indenização! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo VOETRANQUILO.

PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NOS DESTINOS BRASILEIROS

Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, compra de ingressos de atrações turísticas e opções de gastronomia. Atividades turísticas em várias cidades do Brasil. Fique a vontade aqui no nosso link e Explore Seu Destino!  

Já fez as malas?

CONHECE O FACEBOOK E INSTAGRAM DO BLOG?

Receba nossas novidades por e-mail!

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )