Bruxelas é uma cidade com grande fama gastronômica, que você vai se encantar!
E suas comidas típicas? Nossa quantas delícias. Vem comigo conhecer onde e o que comer em Bruxelas
A Região da Capital Bruxelas está localizada na parte central do país e faz parte da Comunidade francesa da Bélgica. Ela é uma cidade que respira cultura e gastronomia.
Por isso, convido você a experimentar a gastronomia de Bruxelas. E deixar seu paladar experimentar sabores e combinações das quais ele não está acostumado é ainda mais bacana.
Eu sou uma apaixonada por gastronomia, então procuro sempre conhecer e provar a gastronomia local.
Dessa maneira, vou trazer aqui algumas sugestões de pratos e delicias típicas de Bruxelas e da Bélgica para que você experimente quando for viajar pra lá.
A gastronomia belga é conhecida mundialmente, principalmente pelos seus requintados chocolates e cervejas artesanais.
Mas não podemos esquecer dos açucarados gaufres (ou waffles), batatas fritas com maionese, mexilhões e outras maravilhas que vão te motivar ainda mais a viajar pra lá!
UM POUCO SOBRE A GASTRONOMIA BELGA
A cozinha belga foi indiscutivelmente influenciada pela cozinha francesa e pela cozinha flamenga, que diferem bastante entre si, isto é, nos ingredientes utilizados.
Mas os pratos mais famosos são, sem dúvida, os mexilhões com batatas fritas e os bifes.
Para os belgas, a alimentação é algo de muito importante, onde eles investem uma boa parte do seu tempo e salário, quando comparamos com a média mundial.
Sua culinária tem raízes e influências romanas, vikings, espanhola, francesa, alemã e holandesa.
Todavia, os belgas gostam de dizer que sua culinária possui a “finesse francesa” servida em “quantidades alemãs”.
As raízes da cozinha belga remontam à Idade Média, e refletem-se até os dias de hoje, na forma como são usados os temperos, as mostradas, os vinagres.
Assim como os frutos (frescos e secos), quando combinam o doce com o salgado em equilibradas delicias agridoces.
Mas as batatas estão em quase todos os pratos e combinações. Eles cozinham batatas de mil e uma maneiras, sendo as batatas fritas um dos pratos mais tradicionais do país.
A maioria de seus pratos levam carne de gado, frango, porco, muito mais que peixe. Além disso, os pratos feitos com carne de caça também são muito apreciados por lá,
Atualmente, as batatas e as endívias são os legumes mais usados. Também utilizam bastante os aspargos e as couves de Bruxelas (que eu adoro!).
No quesito frutos do mar, os mais apreciados são: as enguias, o arenque e os mexilhões.
O QUE COMER EM BRUXELAS: PRATOS TÍPICOS
Bruxelas é conhecida por seu waffle, chocolate, batatas fritas e os seus inúmeros tipos de cervejas. A couve-de-bruxelas também é muito usada na gastronomia do país e possivelmente teve origem lá.
A capital da Bélgica possui uma grande oferta lugares para provar algumas delícias, que inclui cerca de 1.800 restaurantes.
Além dos restaurantes, Bruxelas também conta com um enorme número de cafés, bistrôs, bem como os fast food internacionais.
Os cafés, não são as cafeterias que conhecemos por aqui, eles são umas espécies de bares, que servem pratos leves e petiscos, regados a bastante cerveja.
A principal característica da gastronomia de Bruxelas é a combinação da cozinha francesa com ingredientes saudáveis da cozinha flamenga.
Grande parte dos pratos da cidade usa-se o waffles e mexilhões (geralmente como “moules fritos”, acompanhados de batatas fritas). A cidade abriga várias empresas fabricantes de chocolates e bombons, como o Neuhaus, Leonidas e Godiva.
Além das regulares cervejas belga, um estilo bastante famoso e consumido por lá é o Lambic. A maioria deles produzidas em torno de Bruxelas que levam leveduras do vale do Rio Senne.
Para quem como eu, ama as cervejas frutadas, uma boa pedida é o estilo Kriek (cerveja de cereja). Este estilo de cerveja é muito popular na Bélgica, ela está disponível em quase todos os restaurantes, bares e cafés.
ONDE COMER EM BRUXELAS: COMIDA TÍPICA
Esses são alguns dos pratos tradicionais da cozinha belga:
Mexilhões com batatas fritas (Moules-Frites)
Moules-frites ou moules et frites é o prato mais famoso e consumido da Bélgica. São mexilhões e batatas fritas, seu título é em francês, moules significa mexilhões e frites, batatas fritas.
Ele é considerado o prato nacional da Bélgica. São servidas porções que vão desde 500 gramas até 1 quilo. E ainda pode optar pelos diversos tipos de molhos, como por exemplo: molho de vinho branco, tomate, alho, entre outros.
Carbonnades flamandes
Este é outro prato bem consumido a apreciado na Bélgica. Trata-se de um ensopado flamenco. Feito com carne de gado ou de porco, cebola, preparado com cerveja belga e temperado com tomilho, louro e mostarda.
Para acompanhar servem cogumelos ou pão com especiarias. Muitas vezes também acompanhada de batatas fritas.
Waterzooi
Uma especialidade gastronômica típica da culinária da Bélgica, muitas vezes com origem atribuída à cidade de Gent. Parece muito uma sopa feita com peixe, guisado ou frango. Servida com vegetais e engrossada com nata e gemas de ovos.
Chicons au gratin
Esta é outra receita clássica da gastronomia belga. É um prato de endívias carameladas gratinadas, enroladas em presunto e queijo, cobertas de um molho bechamel (molho branco de queijos).
As endívias são bastante amargas, e os outros ingredientes contrabalançam a amargura, resultando em um sabor incrível.
Filet Américain
Uma variação do Steak Tartare tradicional francês.
O QUE E ONDE COMER EM BRUXELAS
Você deve estar querendo saber onde provar desde os delicados chocolates, finos biscuits, batatas fritas especiais e waffles divinos? Posso dizer que eles são encontrados por todo canto, até mesmo em carrinhos de rua.
Sabemos que a culinária belga não é muito famosa, mas fica impossível para quem visita o país resistir a seus pratos, e suas delicias tradicionais.
CHOCOLATES BELGAS E OUTRAS DELÍCIAS DOCES
O chocolate belga é famoso mundialmente. Desde o chocolate industrial até as típicas pralines artesanais, criadas em 1912. Vai ser fácil encontrar chocolaterias e lojas especializadas por toda Bruxelas.
Elas servem e vendem bombons, barras de chocolates, chocolate quente, derretido, pralinès e muito mais.
A pralines é um bombom de chocolate de formatos variados, que podem ser recheados com creme de leite, creme de manteiga, ganache, licor, frutas, nozes, caramelo, marzipã e muitos outros sabores.
Algumas são feitas apenas de chocolate ou com marzipã (meu preferido). Ele se popularizou no século XX e converteu-se no produto principal das docerias belgas.
Quem aí ainda não ouviu falar dos chocolates Godiva? Pois é, ele é um dos nomes mais imponentes quando se fala em chocolates. Mas não se esqueça dos chocolatiers belgas famosos: Neuhaus e Leonidas.
E se você é um chocólatra assim como eu, não deixe de provar algo na Wittamer, a doceria mais cobiçada de Bruxelas.
Para quem ama um biscoito, não deixe de provar o da J. Dandoy, que é especialmente saboroso. Quando aos chocolates, há diversas marcas e lojas espalhadas pela cidade.
Na dúvida, prove um pouco de todas:
PIERRE MARCOLINI
- Endereço: Galerie de la Reine 21 – Bruxelles, Bélgica.
- Funcionamento: Diariamente, das 12h30 às 19h.
- Site: eu.marcolini.com
CORNÉ PORT-ROYAL
- Endereço: Galerie de la Reine / Koninginnegalerij 5, Bruxelles, Bélgica.
- Funcionamento: Diariamente, das 9 às 23h30.
- Site www.corneportroyal.com
LEONIDAS
- Endereço: Place du Grand Sablon/Grote Zavel plein 41 – Bruxelles, Bélgica.
- Funcionamento: Diariamente, das 10 às 19h.
- Site: leonidas-chocolate.com
NEUHAUS
- Endereço: Grand Place 27 – Bruxelles, Bélgica.
- Funcionamento: Diariamente, das 10 às 21h.
- Site: www.neuhauschocolates.com
GODIVA
- Endereço: Grand Place 21/22 – Bruxelles, Bélgica.
- Funcionamento: Diariamente, das 9 às 19h.
- Site: www.godivachocolates.eu
WITTAMER:
- Endereço: Place du Grand Sablon 6-12-13, Bruxelles, Bélgica.
- Funcionamento: Diariamente, das 9 às 18h.
- Site: www.wittamer.com
MAISON DANDOY:
- Endereço: Galerie du Roi 2, 1000 Brussel, Bélgica (dentro da Galeria Royal Saint-Hubert)
- Funcionamento: Sexta a domingo, das 12h às 19h
- Site: maisondandoy.com
Para a sorte dos viajantes algumas das lojas que citei acima ficam bem pertinho da Grand Place. Os chocolates podem ser encontrados nos supermercados e lojas por toda a cidade!
Se você quer saber mais sobre o chocolate belga, sugiro que faça estes dois tours para que você possa experimentar vários tipos de chocolates e conhecer todos os tipos:
RESTAURANTES EM BRUXELAS
Bem próximo da praça é onde também fica o restaurante Vicent. Seu carro-chefe é o tradicional croquettes aux crevettes (croquetes de camarão) e o moules avec frites (mariscos com molho e deliciosas batatas fritas).
Você deve estar se perguntando, mas porque estas fritas são tão famosas? O que elas têm de tão incrível? O segredo para serem tão gostosas é a forma que são fritas.
Primeiramente elas são colocadas em uma panela com óleo quente, que quando começam a ficar douradas são rapidamente retiradas.
E então colocadas em uma outra panela com óleo fervendo. Que resulta em uma batatinha com a casquinha super crocante e o por dentro macia.
Mas se o que você procura é uma refeição leve e rápida, vá a algum dos restaurantes da rede Le Pain Cotidien. Lá peça o la tartine, que é tipo um sanduíche aberto com coberturas diversas.
Ou opte por uma cremosa sopa, que normalmente são pedidas pelos belgas para iniciar suas refeições.
Restaurant Vicent
- Endereço: Rue des Dominicains 8, Bruxelles, Bélgica.
- Funcionamento: Diariamente, das 12h às 15h30 e das 18h30 às 23h.
- Site: restaurantvincent.be
ONDE COMER BATATAS FRITAS EM BRUXELAS
Fritland
- Endereço: Rue Henri Maus 49, Bruxelles, Bélgica.
- Funcionamento: Diariamente, das 11h à 01h.
- Site: www.fritlandbrussels.be
Belgian Frites
- Endereço: Rue de la Madeleine 1-3, Bruxelles, Bélgica.
- Funcionamento: Diariamente, das 11h30 às 23h30.
- Site: www.belgianfrites.be
Maison Antonie
- Endereço: Place Jourdan 1, Bruxelles, Bélgica.
- Funcionamento: Diariamente, das 12h às 21h30.
- Site: www.maisonantoine.be
BARES E CERVEJAS BELGAS
Ir a Bélgica e não provar uma cerveja belga é como ir a Itália e não comer uma pizza! Afinal de contas a Bélgica é a maior produtora de cerveja do mundo.
Além disso, reza a lenda que os belgas bebem em média mais de 100 litros por ano.
Então vou lembrar você de algumas das cervejas belgas conhecidas e consumidas mundialmente: a Stella Artois, Leffe, Duvel, Jupiler e as trapistas Chimay, Westmalle e Rochefort.
Enfim, são mais de 400 tipos de cervejas fabricadas no país, cada qual com uma coloração, sabor e história diferente.
Vale lembrar que o teor alcoólico das cervejas belgas é bem mais alto das cervejas comuns vendidas no Brasil (no caso, entre os 3% e 5%). Na Bélgica, as cervejas mais fracas têm no mínimo 4%.
Uma das mais consumidas é a Kriek, que traz o aroma e o sabor da cereja. Sugiro que prove, porque é uma delícia, eu que amo cervejas frutadas, adorei!
Não podemos esquecer de falar das famosas cervejas trapistas, que foram criadas por monges na antiguidade. Mas que ainda são produzidas, nos últimos cinco monastérios ainda em atividade no país.
As cervejas trapistas, normalmente, levam o nome de sua abadia de origem (Chimay, Orval, Rochefort e outras), mas não devem ser confundidas com as cervejas de abadia, como a Leffe e a Maredsous.
Outra diferença é que elas normalmente não são servidas muito geladas, para não ter seu sabor alterado.
Uma das mais populares e consumidas é a gueuze, uma lambic, obtida após o envelhecimento em barril de madeira. Que resulta em uma cerveja sem espuma, preparada no inverno com um lêvedo particular da região de Bruxelas.
As cervejas belgas também são muito utilizadas no tempero da gastronomia belga.
OPÇÕES DE TOURS CERVEJEIROS EM BRUXELAS
Então, se você é cervejeiro, a melhor forma de conhecer a cerveja belga é fazendo o tour da cerveja belga abaixo, que você deve reservar com antecedência pelo nosso site:
BARES PARA VISITAR EM BRUXELAS
Na maioria dos bares eles oferecem frutos secos ou outro tipo de petisco ao pedir uma bebida. Mas uma excelente ideia é pedir uma tábua de queijos para acompanhar a cerveja!
Delirium Café
Esse é um daqueles bares que você não pode deixar de visitar. Ele é mais que uma atração turística, pois consta no Guinness Book com o bar com a maior quantidade de cervejas comercializáveis no mundo!
São mais de 2004 tipos! Fica num beco, no centro de Bruxelas, o bar é enorme e dividido em vários ambientes.
- Endereço: Impasse de la Fidélité 4, Bruxelles, Bélgica.
- Funcionamento: Diariamente, das 16h à 01h.
- Site: www.deliriumvillage.com
Belga Queen
Esse é um bar e restaurante que fica dentro do prédio de um antigo banco. Inclusive tem um ambiente que fica no antigo cofre!
O ambiente é muito bonito. É também uma boa opção para quem não pretende somente beber, mas também comer algo.
- Endereço: Wolvengracht 32, Bruxelles, Bélgica.
- Funcionamento: De segunda a sábados, das 18h30 às 23h. Fecha aos domingos.
- Site: www.belgaqueen.be
WAFFLES BELGAS
Os waffles, também conhecidos como gaufres na Bélgica, são as delicias da gastronomia belga mais conhecida mundialmente.
Porém fique esperto, porque existem dois tipos deles: de Lieja (menores e mais crocantes) e de Bruxelas (muito maiores e mais consistentes).
Então, não deixe experimentar! Vai ser fácil encontrar onde comer waffles em Bruxelas, porque tem barracas de waffles por toda a cidade com preços diversos: começam em €2,50 e 90% das barracas vendem waffles do tipo Lieja.
ONDE COMER WAFFLES EM BRUXELAS
The Waffle Factory
Aqui você pode provar waffles deliciosos e diferentes do convencional. Pois eles tem além dos waffles clássicos, também os recheados doces e salgados.
- Endereço: Rue du Lombard 30, Bruxelles, Bélgica.
- Funcionamento: Diariamente, das 11h30 às 21h.
- Site: www.wafflefactory.com
Mokafé
Fica dentro da galeria e também é um ótimo local para almoçar. Nós comemos uma lasanha, super bem servida e por um preço justo.
- Endereço: Galerie du Roi 9, Bruxelles, Bélgica.
- Funcionamento: Diariamente, das 7h30 às 23h30.
Maison Dandoy
Essa é a loja famosa por seus biscoitos que recomendei acima.
- Endereço: Galerie du Roi 2, 1000 Brussel, Bélgica (dentro da Galeria Royal Saint-Hubert)
- Funcionamento: Sexta a domingo, das 12h às 19h
- Site: maisondandoy.com
Le Funambule
- Endereço: Taborastraat 9, Bruxelles, Bélgica.
- Funcionamento: Diariamente, das 8h às 22h.
DICA DE ECONOMIA: BRUSSELS CARD
HORÁRIO DAS REFEIÇÕES EM BRUXELAS
Os belgas costumam fazer suas refeições cedo. Mas os horários dos restaurantes estão mais adaptados ao turismo e é comum encontrar lugares abertos até meia-noite, especialmente nas zonas mais movimentadas.
Essas foram as dicas do que comer e onde comer em Bruxelas que eu considero bacanas e que acho que você não pode deixar de conhecer. Mas certamente existem outros bares e restaurantes bem legais ao ar livre e com preços acessíveis no centro da cidade.
A variedade de comidas é grande que vai dos pratos internacionais e conhecidos por todos aos pratos típicos de Bruxelas. Em sua maioria eles custam de 8 a 20 euros, por prato. Então, bom apetite!
Mas se você preferir, conheça lugares e as delícias gastronômicas de Bruxelas neste tour:
COMO TER INTERNET ILIMITADA NA EUROPA?
Atualmente viajar sem internet pode ser um atraso e um problema. Então se você vai viajar e quer ter internet 100% do tempo no seu celular é fácil.
Afinal, ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps (conferir caminhos e se localizar), além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.
Nós sempre que viajamos utilizamos a EasySim4u, por isso ela se tornou nossa parceira, pelo excelente serviço que presta. Então adquira seu chip e receba em casa antes de viajar.
Dessa maneira você terá conexão 4G de ALTA VELOCIDADE nos lugares que contratar. Então, veja as vantagens de adquirir seu chip pela EasySim4u:
- Receba seu chip no seu endereço, ainda no Brasil;
- Muita economia, porque você contrata apenas os dias que for usar;
- E o melhor, a internet é ilimitada!
✈ Continue sua viagem em Bruxelas aqui:
Onde Ficar em Bruxelas: Melhores Bairros
Como Ir de Amsterdam para Bruxelas
Fazendo as malas para viajar? Porque o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em sua viagem pela Europa.
Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ainda ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!
Gostou das Dicas de Onde Comer em Bruxelas? Então Salve este PIN no seu Pinterest!
PIN IT!
RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!
PASSAGEM AÉREA
Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial do NOSSO PARCEIRO!
HOSPEDAGEM
RESERVE AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!
CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL COM INTERNET
COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo e use nosso cupom para ganhar 15% de DESCONTO: GARFOEMALA. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!
ALUGUEL DE CARROS
Precisa ALUGAR um CARRO? Na nossa parceira de aluguel de carros a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.
SEGURO VIAGEM
E não se esqueça de contratar o seu SEGURO VIAGEM com o nosso link comparador de seguradoras e garanta o melhor preço!
PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?
Peça já a sua indenização de até 15 mil! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2 anos. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo NOSSO PARCEIRO
PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NO BRASIL E NO MUNDO
Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, tours guiados gratuitos (free walk), compra de ingressos de atrações e opções de gastronomia. Então fique a vontade para pesquisar aqui no NOSSO LINK e explorar seu destino!Já fez as malas?
CONHEÇA O YOUTUBE E INSTAGRAM DO BLOG!
9 comentários
Quero muito conhecer a Bélgica e Bruxelas e claro, comer chocolates deliciosos, waffles e muita batata frita! Mas os mexilhões eu dispenso rs. Adoro viajar e comer as comidas típicas do destino!
Amei suas dicas de onde e o que comer em Bruxelas. Sem dúvidas vou me acabar nos chocolates e waffles. kkk Obrigada por compartilhar.
Yummy!!!! Fiquei com água não boca com essas suas dicas de o que é onde comer em Bruxelas. Adoro experimentar comidas regionais e já sei q vou comer muito quando eu viajar p Bruxelas.
Oi Sil! Também amamos provar as comidas típicas de cada lugar que visitamos. Fico feliz em poder indicar lugares bacanas pra comer em cada destino. Volte sempre! Abraços
A Bélgica tem uma das minhas culinárias favoritas no mundo, principalmente por causa das cervejas 🙂 Adorei seu post, fiquei salivando aqui
Realmente a culinária da Bélgica é incrível Marcela, e para os cervejeiros de plantão, o lugar perfeito para comer e beber bem! Abs
Que delícia!!! Acho que quando for a Bruxelas vou comer só doces o dia inteiro! Hehehe! Mas por via das dúvidas levarei todas as suas dicas de onde comer por lá, caso eu PRECISE comer algo salgado também… Hehe!
Oi Marina! Acho que somos parecidas, eu queria comer todos os doces que encontrava pela frente por lá! hahahha
Estivemos na Bélgica em 2014 e me acabei com os chocolates lkkkkk
Comemos Waterzooi em Gent em um dia frio e chuvoso e ficamos apaixonados! Queria voltar pra comer de novo!