Como é o Ônibus Turismo de Porto Alegre

Como é o Ônibus Turismo de Porto Alegre

18 18-03:00 fevereiro 18-03:00 2019 0 Por Suriàn Dupont
(Last Updated On: 20 20-03:00 julho 20-03:00 2019)

Toda Bacharel em Turismo que se preza tem que estar por dentro dos acontecimentos na cidade onde vive

 

Concordas? Por isso, ultimamente tenho dado mais atenção à Porto Alegre. Quero saber o que temos pra oferecer aos nossos visitantes. Foi então que fui fazer, com mais uma turma de criadores de conteúdo de viagens, o passeio com o Ônibus da Linha Turismo, aquele famoso “ônibus vermelho”.

Porto Alegre tem muitos lugares bacanas pra conhecer, além de história para contar. Então, antes de falar do passeio vou contar um pouco sobre como a cidade começou.

A capital dos gaúchos iniciou oficialmente em 26 de março de 1772. Mas suas origens são ainda mais antigas. Seu povoamento, contudo, começou em 1752, com a chegada de 60 casais açorianos. Que na época a batizaram a cidade de Porto dos Casais.

Porém, foi a ferro e fogo que Porto Alegre construiu a sua história. A capital do Rio Grande do Sul é também a capital dos Pampas. E foi aqui que nasceu o gaúcho, figura histórica, dotada de bravura e espírito guerreiro. Pois é resultado de lendárias batalhas e revoltas por disputas de fronteiras.

Mas o desenvolvimento foi contínuo ao longo do tempo e a cidade se manteve no centro dos acontecimentos culturais, políticos e sociais do país. Assim como é terra de grandes escritores, intelectuais, artistas, políticos e acontecimentos que marcaram a história do Brasil.

Sendo assim, hoje, a cidade contempla atrativos para quem procura negócios, cultura ou simplesmente lazer e diversão.

 

COMO É O ÔNIBUS TURISMO

 

O Ônibus da Linha Turismo ou Bus Tour é um serviço criado e disponibilizado pelo Escritório de Turismo da POA. Entretanto, conta com 2 roteiros.Foi criado especialmente para passeios panorâmicos, tem 2 andares e 4 metros de altura.

O tour Zona Sul, que faz um trajeto sem paradas, dá destaque principalmente as paisagens naturais da cidade. Como por exemplo, a praia de Ipanema, algumas propriedades da rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre. Assim como, o Santuário Nossa Senhora Mãe de Deus, que do alto do Morro da Pedra Redonda permite uma vista de 360° da cidade.

Em contrapartida, o Tour Centro Histórico busca contemplar os atrativos históricos, arquitetônicos e culturais da capital. Esse, porém, possibilita o desembarque em até 7 pontos da cidade durante seu trajeto, sem contabilizar o ponto de partida no bairro Cidade Baixa, de onde inicia o passeio. Contudo, alguns pontos de parada funcionam somente no final de semana.

Acho bacana e importante fazer ambos os passeios, porque são propostas diferentes.

Mas o que vou contar aqui pra vocês é tour do Centro Histórico, porque acredito que se você fizer este primeiro, entenderá e verá como a cidade começou

Então, se estiver sem tempo e tiveres que optar por um, sugiro que faças o do Centro Histórico.

A saída do ônibus é na parada em frente ao Escritório de Turismo, no Largo Zumbi dos Palmares, muito conhecido em Porto Alegre também como largo da EPATUR. E é lá mesmo que você adquiri seu ingresso e também pode pegar mapas e folhetos com explicações e dicas da cidade.

Você poderá utilizar seu ticket para o dia todo, podendo descer e pegar o próximo ônibus nos pontos de paradas que ele faz durante o percurso

O passeio conta com uma gravação que vai te falando um pouco da história de Porto Alegre e dos pontos turísticos e culturais pelos quais o ônibus está passando, bem legal.

Mas vale também lembrar, que o ônibus tem na sua parte superior um espaço panorâmico, descoberto, onde os turistas podem ver os pontos turísticos de um ângulo mais elevado e de forma mais livre. Foi lá que eu preferi sentar, pois acho que fica melhor pra tirar fotos. Porém, se estiver calor, cuide com o sol pra não se queimar. Portanto, passe protetor solar!

Os ônibus passam a cada 1h então, se você decidir descer nos pontos saiba que a cada 1h outro estará passando ali pra você seguir viagem. Pode fazer isso, quantas vezes quiser e for possível, durante o dia. Se por acaso você não quiser descer, também pode seguir direto, o que levará em torno de 1h40min.

Mas, eu recomendo descer! Afinal o intuito é conhecer a cidade, não é?! A maior parte dos lugares pelos quais o ônibus passa e faz a parada são lindos para visitar, além de vários deles ter entrada gratuita. Como por exemplo, a Casa de Cultura Mário Quintana, o Mercado Publico (já falei em outros posts que sou apaixonada pelos Mercados Públicos), a orla do lago Guaíba e Usina do Gasômetro, o Parque da Redenção e outros.

 

ROTA DO ÔNIBUS TURISMO DE PORTO ALEGRE


PONTOS DE DESEMBARQUE DO ÔNIBUS DA LINHA TURISMO

 

1 – Parque Farroupilha (Redenção) = somente finais de semana

Ponto de Parada do ônibus no parquinho da Redenção

Nesta parada, você pode dar uma passadinha no Mercado do Bom Fim, conhecer a Igreja Santa Terezinha, o Colégio Militar e ainda aproveitar o parque e nele conhecer: o Monumento ao Expedicionário, o Espelho d’água, andar de pedalinho no lago do parque e tomar um café no Café do Lago. Aos sábados tem a feirinha ecológica e aos domingos o famoso e frequentado Brique da Redenção (feria de artesanatos e antiguidades). E pras crianças tem o parquinho da Redenção.

Horários: 9h05 / 10h05 / 11h05 / 12h05 / 13h05 / 14h05 / 15h05* / 16h05*
Ponto: Av. Osvaldo Aranha, em frente ao Parquinho da Redenção

 

Não viaje sem SEGURO VIAGEM, ele é indispensável. E aproveite o DESCONTO do blog!!! Para comprar seu seguro viagem com DESCONTO e ainda ajudar o blog a continuar ativo basta clicar neste link e fazer sua cotação. Digite o cupom GARFOEMALA5 para ganhar 5% de desconto.

2 – Parque Moinhos de Vento (Parcão)

Aqui é onde fica um dos bairros mais elitizados da cidade. No Parque Moinhos de Vento, carinhosamente apelidado de Parcão, você tirar a foto na Placa “Eu amo Porto Alegre”, visitar o Moinho (que dá o nome ao bairro) no centro do parque.

Assim como, pode subir a Rua 24 de Outubro e ir em direção a famosa Padre Chagas, nossa “calçada da fama”. Essa rua está repleta de bares e restaurantes bem conceituados. Vale uma caminhada pelo seu entorno. Ali pertinho também fica a Praça Hidráulica, também chamada de DMAE (nome do centro de distribuição de águas em POA). Linda, onde os porto alegrenses costumam fazer piqueniques.

Praça do DMAE

Andando um pouco mais, fica a Rua Gonçalo de Carvalho, intitulada de a “rua mais bonita do mundo” por uma pesquisa feita nas redes sociais em 2008. Esse “título” é exibido com orgulho em uma placa, que explica que o chamado túnel verde é formado por mais 100 árvores plantadas nos dois lados da via, no final da década de 1930. Atualmente é considerada “patrimônio histórico, cultural e ambiental da cidade”. Caso não tenhas tempo de ir até lá, não se preocupe. O ônibus passa na lateral e faz uma parada pra você observá-la.

Horários: 9h20 / 10h20 / 11h20 / 12h20 / 13h20 / 14h20/ 15h20* / 16h20*

Ponto: Rua 24 de Outubro, em frente a Rua Comendador Caminha, esquina do Parcão. Bairro Moinhos de Vento

 

3 – Mercado Público

Mercado Público de Porto Alegre

Acho que esta é a parada mais interessante. Pois é onde se concentra o berço da cidade e seus prédios históricos. O Mercado Publico é lindo e suas bancas cheias de delicias e souveniers. Se entrar, não deixe de passar na Banca 40 e tomar um sorvete, ela é a clássica dos porto alegrenses no Mercado. Vale lembrar que aos domingos o Mercado não abre.

Do ladinho dele fica a antiga Prefeitura, no Paço Municipal e sua fonte, que a cidade ganhou de presente da colônia espanhola em 1935, por ocasião da comemoração do centenário da Revolução Farroupilha.

Sinaliza o MARCO ZERO da cidade

 

Um pouco mais a frente fica a Rua da Praia e a Praça da Alfândega. Na volta dela estão vários Museus: Santander Cultural, MARGS, Memorial do RGS, Museu da Comunicação, Museu da Eletricidade (Érico Veríssimo).

Andando mais um pouco você pode conhecer a linda e rosada Casa de Cultura Mário Quinta, seus jardins, biblioteca e café no terraço, de onde se tem uma vinda vista do lago e por do sol. Mais a frente à Igreja das Dores.

Casa de Cultura Mário Quintana

E se ainda tiver fôlego, pode subir a rua General Câmara, apelida de rua da ladeira. Sim os gaúchos adoram apelidar os lugares. Quase tudo aqui tem apelido. Lá em cima fica a Praça da Matriz, Museu Júlio de Castilhos, Palácio Piratini, Biblioteca Pública, Catedral Metropolitana e o lindo Teatro São Pedro.

Praça da Matriz com a catedral ao fundo

Horários: 9h55 / 10h55 / 11h55 / 12h55 / 13h55 / 14h55/ 15h55* / 16h55*

Ponto: Largo Glênio Peres, em frente ao Centro de Informações Turística e Mercado Publico. Bairro Centro Histórico

 

4 – Usina do Gasômetro

A orla ao lado da usina do Gasômetro

Este ponto é ótimo para conhecer a Usina do Gasômetro e seu centro Cultural. Depois aproveitar para dar uma caminhar na orla do lago Guaíba e alugar uma bicicleta compartilhada.

É ali que fica o mais novo restaurante da cidade, o 360 POA Gastrobar. Todo envidraçado, sobre o rio. Perto dali, no Cais do Porto é onde sai o Barco Cisne Branco, que faz um passeio no Guaíba. Indico irem à orla num final de tarde no final de semana e assistir ao por do sol no Guaíba. Ela fica lotada!

Horários: 10h05 / 11h05 / 12h05 / 13h05 / 14h05 / 15h05 / 16h05* / 17h05*

Ponto: Av. Pres. João Goulart, 551, próximo à usina. Bairro Centro Histórico

 

5 – Estádio Beira Rio

Estádio Beira Rio

Como sou “gremistona” o que posso dizer é que ali fica o estádio do  arquirrival, Sport Club Internacional. Você pode visitar seu interior.

Horários: 10h / 11h / 12h / 13h / 14h / 15h / 16h* / 17h*

Ponto: Av Padre Cacique, 89, em frente ao letreiro do clube. Bairro Praia de Belas.

 

6 – Fundação Iberê Camargo = somente finais de semana

Ao fundo, o prédio branco é o museu Iberê Camargo

Este museu tem uma arquitetura linda e fica em uma região privilegiada, em frente ao lago. Contudo, abre somente nos finais de semana, e tem entrada gratuita. Em frente a ele, do outro lado da rua tem o Pontal, que também é onde muitos gaúchos se sentam pra tomar chimarrão e apreciar o por do sol.

Horários: 14h10 / 15h10 / 16h10 / 17h15*

Ponto: Av. Padre Cacique, 200 – Cristal

 

7 – Barra Shopping Sul

Marina do catamarã em frente ao Barra Shopping

O Barra Shopping é o shopping da Zona Sul da cidade. Bem na frente dele, fica um deck com a marina do catamarã de Porto Alegre. Ele tem 2 rotas que saem dali, uma te leva até o outro lado do lago (Cidade de Guaíba) e a outra para o Cais do Porto, no centro da cidade, em frente ao Mercado Público. Se por acaso resolver voltar de catamarã para o centro, não deixe de tirar uma foto nos armazéns do cais, que são lindos.

Horários: 10h15 / 11h15/ 12h15 / 13h15 / 14h15 / 15h15 / 16h15 / 17h15*

Ponto: AV. Diário de Notícias, 400 – Cristal

 

8 – Cidade Baixa

Rua João Alfredo, no bairro cidade baixa.

Este, na realidade, é o ponto inicial e final deste tour. Então termine seu tour e vá conhecer a pé o bairro mais boêmio da cidade. Neste bairro se concentram os jovens estudantes e suas ruas além de históricas, estão repletas de barzinhos e casas noturnas. A Rua João Alfredo é a mais antiga, com casa lindas.

Se optar por ficar por ali no cair da noite, sugiro passar no Olivos 657, um bar super descolado e com um cardápio excelente, bom pra jantar e namorar. Se a pedida for um café, aconselho o Agridoce, que tem uma decoração vintage linda. E se você estiver com muita fome e for do tipo “sem frescuras” tem o nosso famoso Xis, mas em tamanho farto, no Speed Lanches.

Nosso delicioso Xis “gaudério”

Horários: 9h / 10h / 11h / 12h / 13h / 14h / 15h / 16h

Ponto: Travessa do Carmo, 84 – em frente ao escritório de turismo, no largo da Epatur. Bairro Cidade Baixa

 

Se seu primeiro embarque ocorrer nos horários assinalados, não será possível você realizar o passeio completo, tampouco voltar ao ponto de embarque inicial.

 

DICAS:

1 – Chegue cedo para não correr o risco de não conseguir lugar no andar superior, que em minha opinião, o passeio vale mais a pena no andar de cima.

2 – Cuidado: o aviso para ficar sentado não é brincadeira. Como os ônibus são bem altos, há vários lugares onde os cabos elétricos e galhos de árvores passam a centímetros das nossas cabeças.

3 – Então, se possível, escolha um dia ensolarado e não se esqueça de levar protetor solar. Pois são quase 2 horas de percurso e o sol aqui queima de verdade.

4 – Funciona de terças a domingo

5 – O ingresso vale para 1 dia

6 – O roteiro Centro Histórico funciona independentemente do número de passageiros e mesmo com chuva.

7- O tour do centro histórico parte de hora em hora, das 9h até as 16h, com duração aproximada de 1h40.

8 – O roteiro zona sul tem partida às 10h e ás 15h, de terça a domingo, com a exigência mínima de 10 pessoas para a realização.

9 – O roteiro Zona Sul não funciona em caso de chuva.

10 – Para grupos acima de 10 pessoas é necessário agendamento pelo e-mail: reservas@turismo.prefpoa.com.br

 

As opções de Hospedagens em Porto Alegre são muitas, mas recomendo ficar nos bairros: Centro Histórico, Menino Deus ou Moinhos de Vento. Pois estes bairros tem acesso fácil para os principais pontos da cidade. Veja as opções de lugares para se hospedar aqui.

 

Informações Importantes:

Quando: De terças a domingos

Horários: A partir das 9h da manhã. Ultima saída às 16h.

Valor: R$30 por pessoa (02/2019). Crianças de 3 a 12 anos, estudantes (com carteirinha – ISIC ou UNE) e idosos pagam a metade, bebês (até 2 anos e 11 meses) e PCDs não pagam.

Telefone do Centro de Informações Turísticas: 0800.517686 ou (51) 3289-6765.

Ponto de partida: na Travessa do Carmo, 84 – Cidade Baixa.

Duração do percurso direto, sem fazer as paradas: 1h40min

 

VEJA MAIS POSTS COM DICAS DO QUE FAZER EM PORTO ALEGRE!

RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!

PASSAGEM AÉREA

Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial da Passagens Promo!

HOSPEDAGEM

Reserve AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

AIRBNB

Se preferir tem o AIRBNB, que disponibiliza um cupom de até R$179 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo nosso cupom. Receba o seu CUPOM DE DESCONTO AIRBNB e use em qualquer destino.

CHIP DE CELULAR

COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!

ALUGUEL DE CARROS

Precisa ALUGAR um CARRO? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

SEGURO VIAGEM

E não se esqueça do SEGURO VIAGEM. Na Seguros Promo além de ser a mais barata, usando nosso código GARFOEMALA5 você garante 5% de desconto e se pagar no boleto garante ainda mais 5%. Se preferir pagar no cartão de crédito, poderá parcelar em até 6x sem juros.

PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?

Peça já a sua indenização! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo VOETRANQUILO.

PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NOS DESTINOS BRASILEIROS

Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, compra de ingressos de atrações turísticas e opções de gastronomia. Atividades turísticas em várias cidades do Brasil. Fique a vontade aqui no nosso link e Explore Seu Destino! 

Já fez as malas?

CONHECE O FACEBOOK E INSTAGRAM DO BLOG?

Receba nossas novidades por e-mail!

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )