Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

Garfo e Mala - logo

Garfo & Mala

O Que Fazer no Rio de Janeiro: Lugares Imperdíveis para Visitar

Índice


Que o Rio de Janeiro continua lindo, todo mundo sabe!

É um cartão postal não só para o Brasil, mas para o mundo. Tem lugares de tirar o fôlego, além de belas visões das montanhas e do mar.

Por isso, a cidade recebeu da Unesco, em 2012, o título de Patrimônio Mundial, na categoria Paisagem Cultural Urbana.

É impossível visitar o Rio sem dar uma passadinha pelo calçadão de Copacabana, com suas pedras desenhadas de forma curvilínea.

Assim como não dá pra passar sem observar a beleza da Cidade Maravilhosa do alto do Pão de Açúcar ou do Cristo Redentor. São passeios essenciais, que todo turista quer e deve fazer.

Mas os encantos do Rio de Janeiro vão muito além destes clássicos pontos turísticos. A cidade tem diversos cantos que revelam o jeitinho de ser dos cariocas.

E não podemos esquecer de falar de várias delícias da comida brasileira, e dos tradicionais biscoitos globo e o mate servido na praia!

A cidade do Rio de Janeiro é a capital do estado de mesmo nome. Ela é a cidade brasileira mais famosa do Brasil no exterior, também conhecida por “Rio” ou “Cidade Maravilhosa”.

Não confunda a cidade com o estado do RJ. Arraial do Cabo, Cabo Frio, Angra dos Reis, Paraty, Búzios e outros destinos famosos são cidades que pertencem ao estado do Rio de Janeiro, muitas vezes causando confusão.

Abaixo, reuni pra você algumas das melhores atrações para visitar no Rio de Janeiro! Então vem comigo…

 

O QUE FAZER NO RIO DE JANEIRO: PONTOS TURÍSTICOS IMPERDÍVEIS

Os pontos turísticos do Rio de Janeiro são locais que todo mundo deveria visitar pelo menos uma vez na vida.

Então se você pretende ir ou já está no Rio de Janeiro, confira abaixo as nossas dicas de o que fazer na Cidade Maravilhosa.

CRISTO REDENTOR E O CORCOVADO

Crédito de imagem: Pixabay

O cartão postal do Rio de Janeiro está localizado no morro do Corcovado e recebe diariamente milhares de visitantes de diversos lugares do mundo.

Seguro Viagem 12x sem juros

O Cristo Redentor tem 38 metros de altura (incluindo seu pedestal, que tem 8 metros de altura) e pesa 1.145 toneladas.

Seus braços abertos para a Baía de Guanabara medem 28 metros de largura e a estátua está a mais de 700 metros acima do nível do mar.

Ele fica dentro do Parque Nacional da Tijuca e para chegar lá existem duas maneiras: de táxi/aplicativo, de van autorizada do Paineiras (saem de diversos pontos do Rio) e com o bondinho do Corcovado, que sai da estação Cosme Velho.

Em 2007 ele foi eleito informalmente como uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Na minha opinião a forma mais linda de subir é de bondinho, em uma subida que dura cerca de 20 minutos em uma ferrovia mais antiga do que o próprio Cristo Redentor, passando por dentro do Parque Nacional da Tijuca, que é a maior floresta urbana do mundo!

Clique aqui para garantir antecipado o seu passeio ao Cristo Redentor!

Endereço: Parque Nacional da Tijuca – Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro – RJ

Horário de Funcionamento: diariamente das 08h às 19h.

Dica Importante: logo após a abertura, das 8h às 9h, as filas costumam ser menores, então chegue cedo!

Outro horário que costuma ser menos movimentado é o do final do dia, entre as 16h e 18h, quando o movimento tende a ser reduzido.

 

BONDINHO DO PÃO DE AÇÚCAR

Crédito de imagem: Pixabay

O Bondinho do Pão de Açúcar é o segundo cartão postal mais famoso do Rio de Janeiro, que só perde para o Cristo.

Ele foi inaugurado em 1912 como o primeiro teleférico do Brasil, ligando o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar, sendo o terceiro no mundo.

Sua fama ganhou o mundo e mais de 40 milhões de pessoas já andaram nestes bondinhos.

Chegando lá em cima, você desembarca e pode conhecer diversos pontos e mirantes com vistas deslumbrantes da cidade, como a enseada de Botafogo, a orla de Copacabana e a entrada da Baía de Guanabara.

Dica: tente subir no meio da tarde e ficar até a noite, pra descer com o ultimo bondinho (20h) e ver a cidade maravilhosa toda iluminada!

Então, se você ainda não conhece este ponto turístico, não deixe ele de fora do seu roteiro.

Endereço: Av. Pasteur, 520 – Urca, Rio de Janeiro – RJ

Horário de Atendimento: diariamente das 09 às 19h. Mas o último embarque é às 18h.

Preço dos Ingressos: Clique aqui para conferir os valores e já garantir seu ingresso antecipado para o Pão de Açúcar!

 

BONDINHO SANTA TERESA

bondinho de santa teresa rio de janeiro

Esse passeio passa por cima dos Arcos da Lapa, demais né?!

O trajeto do bondinho liga o centro ao bairro de Santa Teresa e, sem dúvida, ele merece entrar no seu roteiro!

Acho que o bairro de Santa Teresa é um dos poucos lugares que conseguem representar bem a essência do Rio de Janeiro.

Porque carrega muita história, cultura, natureza, gastronomia e boemia. E ainda tem uma das vistas mais lindas da cidade. Enfim Santa Teresa é a alma do Rio!

Deve ser por isso que todo carioca tem muito apreço por este bairro, suas ladeiras e casarões antigos.

As saídas ocorrem em intervalos médios de 30 minutos e capacidade máxima para 32 passageiros. Então, se o bonde passar lotado, você terá que esperar o próximo!

Ele conta com 5 paradas, mas as mais bacanas são: Largo do Curvelo (onde fica o Parque das ruínas) e o Largo dos Guimarães, sendo assim, não deixe de desembarcar nestas!

Eu amei este passeio e fiz até um vídeo no YouTube falando e mostrando tudo sobre ele, inclusive a gafe que cometemos, então clica abaixo e confira! Aproveita e JÁ TE INSCREVE NO CANAL!!!

Endereço: R. Lélio Gama, 2 – Centro, Rio de Janeiro – RJ. Ou seja, a estação inicial fica na Rua Lélio Gama, próximo à estação de metrô Carioca.

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta das 08h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 09h às 16h.

Ingresso: R$20 por pessoa (ida e volta). Mas estudantes uniformizados da rede pública, maiores de 65 anos com CPF e moradores de Santa Teresa cadastrados com a carteira não pagam.

Aproveite e faça um tour GRATUITO no bairro Santa Teresa, reserve aqui!

 

JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um espaço lindíssimo que merece sua visita

Ele foi fundado em 13 de junho de 1808, por uma decisão do então príncipe português D. João, que instalou no local uma fábrica de pólvora e um jardim para aclimatação de espécies vegetais originárias de outras partes do mundo.

Hoje o Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro é um órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e constitui-se como um dos mais importantes centros de pesquisa mundiais nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade.

Ele conta com várias espécies de plantas, inclusive raridades da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica.

Aqui você pode passar um dia inteiro se quiser, porque tem orquidário, palmeiras imperiais, vitórias-régias, jardim japonês, lago, cascata e muito mais.

Coloque uma roupa leve e vai! Aperte o play no vídeo abaixo que fizemos com os pontos mais bacanas para tirar fotos lindas no Jardim Botânico e já te INSCREVE no nosso canal do YouTube para não perder nenhuma dica!

Endereço: Rua Jardim Botânico, 1008 – Rio de Janeiro/RJ

Horário de Atendimento: as segundas e terças e de quinta a domingo, das 8h às 17h. Fecha nas quartas-feiras!

Tour guiado com transporte para o Jardim Botânico e mais aqui!

 

MUSEU DO AMANHÃ

Crédito de imagem: Pixabay

Não deixe de visitar esse novo cartão postal do Rio de Janeiro!

O Museu do Amanhã tem sua fachada futurista e foi inaugurado em 2015 ao lado da Praça Mauá, na zona portuária da cidade.

Isso tudo, em meio a uma grande área verde, de cerca de 30 mil metros quadrados, com jardins, espelhos d’água, ciclovia e área de lazer,

Esse museu tem um design pós-moderno e conta com espinhas solares que se movem ao longo da claraboia, projetadas para adaptar-se às mudanças das condições climáticas.

Ele oferece aos seus visitantes uma mostra sobre a história do planeta, como um museu de artes e ciências, além de contar com mostras que alertam sobre os perigos das mudanças climáticas, da degradação ambiental e do colapso social.

Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Horário de Funcionamento do Museu do Amanhã: abre de terças a domingos, das 10h às 17h.

Valor de Entrada: Para não precisar ficar horas na fila, você pode comprar os ingressos pela internet. Então clique aqui para garantir o passeio ao Museu do Amanhã!

Mas vale lembrar que as terças-feiras a entrada no Museu é gratuita para todos (diretamente na bilheteria, sem ingresso online).

 

AQUÁRIO DO RIO DE JANEIRO

Crédito de imagem: Pixabay

Você sabia que o maior aquário da América do Sul fica no Rio de Janeiro? Eu confesso que não sabia!

Ele chama AquaRio e conta uma área de 26 mil m², cinco andares e 28 tanques que somam 4,5 milhões de litros de água salgada.

Aqui você poderá ver mais de três mil animais de 350 espécies diferentes, que podem ser vistos nos mais diversos ecossistemas marinhos.

A maior atração é o Recinto Oceânico, onde você tem a chance de atravessar o tanque por um túnel de vidro subaquático.

Além disso, é possível viver a experiência de mergulhar com peixes, arraias e os temidos tubarões.

Endereço: R. do Aquário ou Via Binário 194 – Gamboa, Rio de Janeiro/RJ

Horário de Funcionamento do Aquário: durante a semana das 9h às 17h (entrada até às 16h). E nos finais de semana e feriados das 09h às 18h (entrada até às 17h).

Valor de Entrada: Para não precisar ficar horas na fila, você pode comprar os ingressos pela internet. Então clique aqui para garantir o seu ingresso para o AquaRio!

Mas vale lembrar que a entrada no Aquário é gratuita para Policiais, Bombeiros e Inspetores Penitenciários PMERJ, PCER, CBMERJ e Inspetores Penitenciários da cidade do Rio de Janeiro (válido para todos os dias).

Bem como para os profissionais constituídos pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica têm direito ao bilhete com desconto (válido para todos os dias). E os servidores municipais da Prefeitura do Rio de Janeiro e Guarda Municipal tem entrada gratuita.

 

PASSEIO DE BARCO PELA BAÍA DE GUANABARA

Nem todo mundo sabe, mas você pode fazer um passeio de barco pela Baía de Guanabara, que pode deixar sua viagem ainda mais inesquecível!

Nesse passeio você poderá ver o Rio de Janeiro de outra perspectiva, e no decorrer do trajeto um guia vai contando sobre curiosidades dos locais que está passando, tornando o passeio mais interessante.

O roteiro passa pelo Espaço Cultural da Marinha, Aeroporto Santos Dumont, Escola Naval, Aterro do Flamengo, Pão de Açúcar, Museu do Amanhã, Ilha das Cobras, Arsenal da Marinha e mais!

Endereço: Marina da Glória

Horário de Funcionamento: conforme agendamento do ingresso.

Valor do Passeio: clique aqui para garantir o ingresso do passeio de barco pela Baia de Guanabara!

 

SALTAR DE ASA DELTA NA PEDRA BONITA

Crédito de imagem: Pixabay

Esse é um dos passeios mais radicais do Rio. A paisagem belíssima do Rio de Janeiro faz com que a cidade seja perfeita para a prática de asa delta, que permite apreciar o Rio do alto.

A rampa da Pedra Bonita também é muito visitada para ver a cidade de cima.

O voo custa cerca de R$ 600 por pessoa, em um voo que dura aproximadamente 15 minutos.

Mas vale dizer que o tempo pode variar, pois quem determina o tempo de duração real é a condição do vento.

Ao sobrevoar o Rio de Janeiro de asa-delta você terá a oportunidade de admirar as vistas espetaculares da selva, das praias de Copacabana e Ipanema, e dos principais monumentos da cidade, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.

Com toda a certeza, será uma experiência inesquecível e emocionante! A aterrissagem é na praia de São Conrado.

Endereço: Estrada da Canoa – Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro – RJ

Horário de Funcionamento: rampa abre das 08h às 19h, salto é conforme agendamento.

Valor de Entrada: clique aqui para garantir o passeio de Asa Delta!

 

MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR)

Museu de Arte do Rio (MAR) foi inaugurado em 2013 e é mantido por órgãos públicos da cidade e da iniciativa privada.

O espaço conta com oito salas de exposição em 15 mil metros quadrados, e o objetivo é divulgar e conservar a história da cultura carioca e brasileira com arte e educação.

Esse é um dos mais visitados pontos turísticos do Rio de Janeiro.

Endereço: Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Horário de Funcionamento do MAR: de quinta a domingo das 11h às 18h (entrada até às 17h15).

Valor de Entrada: O Museu não aceita pagamento em dinheiro para a compra dos ingressos, somente com cartão.

Mas vale lembrar que Alunos da rede pública de Ensino Fundamental e Médio, crianças de até 5 anos de idade, maiores de 60 anos, professores da rede pública de ensino do município do Rio de Janeiro, funcionários de museus, vizinhos do MAR e guias de turismo tem entrada gratuita.

 

FORTE DE COPACABANA

O Forte de Copacabana fica em plena Avenida Atlântica, na altura do Posto 6, o último do bairro antes de chegar na Praia de Ipanema.

Ele possui uma área total de 114 mil metros quadrados e recebe cerca de 10 mil visitantes por mês.

Sendo hoje, um dos importantes cartões postais do Rio.

Entre as opções de visita, é mais interessante optar pela completa, na qual é possível ver também o interior do forte e o museu histórico-militar.

Vale destacar que na opção de visita restrita, você terá acesso apenas às áreas externas do forte.

Endereço: Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Horário de Atendimento: de terças a domingos das 10h às 18h.

Entrada: R$ 6 por pessoa com pagamento somente em dinheiro. Meia entrada para professores da rede pública de ensino; estudantes das redes pública e privada; maiores de 60 anos e portadores da ID Jovem.

Isenção mediante comprovação para militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares do Brasil e dependentes, militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares estrangeiras, desde que fardados, maiores de 80 anos, PCD, menores de 6 anos e guias de Turismo. As terças-feiras a entrada é gratuita!

 

O QUE FAZER DE GRAÇA NO RIO DE JANEIRO?

O Rio de Janeiro merece uma visita longa ou então várias visitas, porque lugares para visitar não faltam e um mais lindo que o outro!

E se você quer visitar o Rio no modo econômico, vem comigo nestas dicas!

 

ESCADARIA SELARÓN

Essa é aquela famosa escadaria colorida feita com azulejos, sabe?! Com toda a certeza você já viu alguma foto dela…

A escadaria Selarón é um dos pontos turísticos mais conhecidos e característicos do Rio de Janeiro.

Ela fica localizada no bairro da Lapa e começou a ser construída em 1990 pelo artista plástico chileno Jorge Selarón, radicado no Brasil de longa data, que declarou a escadaria como uma “homenagem ao povo brasileiro”.

Ele começou a renovar alguns degraus da escadaria, que se encontrava em péssimo estado de conservação e que passava em frente à sua casa.

No início, os vizinhos zombavam das combinações bizarras de cores quando ele mesclava os degraus com pedaços de azulejos em azul, verde e amarelo, ou seja, as cores da bandeira do Brasil.

Começou como um passatempo para virar uma obsessão.

A escadaria conta com 215 degraus cobertos por mais de 2 mil azulejos de mais de 60 países espalhados pelo mundo

Selarón estava quase sempre sem dinheiro, por isso começou a vender seus quadros para financiar essa empreitada.

Foi um longo e cansativo trabalho, mas o artista continuou com a obra e finalmente cobriu todo o conjunto de degraus da escadaria com azulejos, cerâmicas e espelhos.

Ele trabalhou neste projeto durante todo o tempo que viveu no local, até ser assassinado nesta mesma escadaria. Selarón foi encontrado morto carbonizado, por razões desconhecidas, em 10 de janeiro de 2013.

A escadaria liga o bairro boêmio da Lapa ao convento de Santa Teresa.

Ela está apenas 5 minutos a pé dos Arcos da Lapa.

Endereço: R. Manuel Carneiro – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ

Horário de Atendimento: 24 horas pois é um espaço público, mas aconselho a ir de dia somente.

Entrada: gratuita

Se quiser, tem tour gratuito pelo bairro para agendar basta clicar aqui!

 

ARCOS DA LAPA

O Bairro da Lapa não é só barzinho, afinal é aqui que você também encontra os Arcos da Lapa, também chamados de aquedutos da carioca, uma das memórias vivas do Rio antigo. Confira um tour gratuito pela Lapa aqui!

Os arcos são uma construção considerada a maior obra arquitetônica do período colonial no Brasil.

Pois ela tem 270 metros de extensão, antigo aqueduto em estilo romano que conta com 42 arcos duplos de alvenaria construídos por índios e escravos no século 18.

A Lapa é um dos bairros mais boêmios do Rio de Janeiro. Um lugar perfeito para tomar uma cervejinha. Essa é uma ótima forma de conhecer a cultura e a música local.

Aqui você encontrará muitas opções, para todos os bolsos e gostos. É possível tomar um copão de caipirinha em alguma das barraquinhas de rua, assim como pedir o drink em algum bar mais arrumadinho por ali.


Clique aqui para garantir um tour pelos melhores bares da Lapa!

Endereço: Lapa, Rio de Janeiro – RJ

Horário de Atendimento: 24 horas pois é um espaço público, mas aconselho visitar durante o dia.

Entrada: gratuita

 

PARQUE DAS RUÍNAS

Esse parque lindo fica no bairro de Santa Teresa, pertinho da estação de bonde Largo do Curvelo!

O lugar conta com teatro, galerias de exposição, palco externo, jardins, terraços panorâmicos e um mirante onde é possível deslumbrar a beleza do bairro e do contorno da Baía da Guanabara.

Então, se você for fazer um passeio de bondinho em Santa Teresa, vale a pena a visita!

Quem visita o Parque das Ruínas conhece uma das vistas mais bonitas do bairro Santa Teresa, que de um lado você vê a Baía de Guanabara, enquanto do outro lado pode-se ver o centro.

Ele é um parque público que fica exatamente nas ruínas do prédio que foi a casa da grande mecenas da Belle Époque carioca, Laurinda Santos Lobo, conhecida também como a “marechal da elegância”.

Além disso, o espaço apresenta programação cultural variada aos visitantes.

Endereço: R. Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ

Horário de Atendimento: de quinta a domingo das 09h às 16h.

Entrada: gratuita

Confira esse tour gratuito pelo bairro de Santa Teresa no Rio de Janeiro!

 

ILHA DA GIGÓIA

Esse é um destino pouco conhecido, até mesmo pelos cariocas, massa vale ressaltar que a Ilha da Gigóia é um recanto de paz e tranquilidade em plena cidade fervorosa do Rio.

Para chegar lá, basta uma travessia de 2 minutos de balsa saindo do bairro da Barra da Tijuca.

O local nem parece o Rio de Janeiro, porque lá não tem carros, nem trânsito, nem barulho.

A música ao vivo toma conta dos barzinhos nos finais de semana. Apesar de pequena, a ilha é repleta de boas opções gastronômicas e tem até pousadas para quem quiser passar a noite por aqui.

Além de parar na Ilha tem também o passeio para os amantes da natureza, que partem de barco regularmente explorando o “Pantanal carioca”, com direito a observação de pássaros e jacarés.

Enfim, esse é um passeio imperdível para toda a família!

Endereço: Para chegar na Ilha da Gigóia você terá que pegar uma balsa na ruazinha que fica entre a Unimed e o Shopping Barra Point, na Barra da Tijuca (RJ). Mas não se preocupe, o trajeto é curto e charmoso.

Horário de Atendimento: 24 horas pois é um espaço público, mas aconselho a ir somente durante o dia.

Entrada: O preço e o percurso podem ser negociados diretamente com os barqueiros no ponto da travessia da Gigóia. Confira tudo sobre a Ilha da Gigóia aqui!

 

MIRANTE DONA MARTA

Aqui fica uma das vistas mais lindas do Rio de Janeiro!

Um dos lados tem vista para o mar, para a praia e os morros. Do outro lado, oposto ao mirante, tem um heliponto de onde se pode ver o Cristo sobre o Corcovado, que também é uma vista de tirar o fôlego.

O acesso é feito pela mesma estrada que vai para o Corcovado, mas certo momento terá que dobrar, seguindo as placas que indicam para o Mirante.

Para chegar lá é preciso estar de carro (estacionamento custa R$2) ou táxi/aplicativo, mas nesse último caso peça para o motorista do carro te esperar por ali.

Caso contrário, vai ser muito difícil, pra não dizer impossível achar um táxi/aplicativo para descer. Além disso, nossos telefones não tinham sinal lá em cima!

O local não tem policiamento, sendo assim priorize as visitas durante o dia, quando há mais movimento.

Muitas pessoas vão cedo pela manhã para assistir o nascer do sol, assim como no final do dia para o pôr do sol!

Fomos pelas 15 horas e estava não muito movimentado, mas perto das 17h já estava lotado! Então, fica a dica!

Endereço: Estr. Mirante Dona Marta, S/N – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ

Horário de Atendimento: 24 horas pois é um espaço público, mas aconselho a ir somente durante o dia.

Entrada: gratuita

Aproveite e confira esse tour incrível pela Favela Santa Marta!

Aperte o play no link abaixo que fizemos com s vista do Mirante Dona Marta e já te INSCREVE no nosso canal do YouTube para não perder nenhuma dica!

 

MURAL DAS ETNIAS

O Mural Etnias é uma expressão artística realizada por meio do grafite num muro de um antigo armazém, na região central do Rio de Janeiro.

O mural possui 3 mil metros quadrados, tornando-se o maior grafite já realizado no planeta. Eu não fui ainda, mas na próxima visita ao RJ quero conhecer!

Para encontrá-lo basta procurar a Parada dos Navios/Valongo do VLT Carioca, na Orla Conde. O mural está bem em frente!

Mas quem pintou o mural Etnias? O mural é uma obra do brasileiro Eduardo Kobra e sua equipe, que encararam uma maratona de 12 horas de trabalhos diários durante dois meses.

Pintaram com spray uma obra com o tema da união dos povos da terra e da diversidade de 5 tribos diferentes, uma de cada continente do nosso planeta.

Por isso, foi batizado com o nome: “Todos somos um”. Vale lembrar que ele fica ao ar livre, sendo assim, em dias de chuva a visita pode não ficar tão agradável.

Endereço: Av. Rodrigo Alves, 241 – Gamboa. Rio de Janeiro – RJ

Horário de Funcionamento do Mural Etnias: 24 horas. Ele pode ser visitado a qualquer hora do dia. Dizem que até mesmo a noite é lindo, pois tem uma iluminação bem legal para tirar fotos e apreciar a obra de arte.

Entrada: gratuita

Corre e já reserva teu tour gratuito pelo mural das etnias e pedra do sal, você vai amar!

 

REAL GABINETE PORTUGUÊS

O Real Gabinete Português de Leitura é uma biblioteca famosa por reunir o maior acervo de obras lusitanas fora de Portugal.

O lugar é lindíssimo e vale muito a pena a visita neste espaço de tirar o folego!

Não por acaso, o local entrou para a lista da Times das bibliotecas mais bonitas do mundo e foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.

O prédio foi construído em 1887 e está aberto ao público desde 1900, ele conta com mais de 350 mil obras disponíveis, entre elas um exemplar da primeira edição de “Os Lusíadas” (1572), de Luís de Camões.

Endereço: R. Luís de Camões, 30 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 17h.

Entrada: gratuita

Vem conferir este tour pelo Teatro Municipal, Biblioteca Nacional e Real Gabinete Português!

 

CONFEITARIA COLOMBO

Fundada em 1894, essa lindíssima confeitaria do centro do Rio de Janeiro tem mais de 100 anos de história.

Esse lugar lindo que você vê nas fotos, é a Confeitaria Colombo do centro da cidade.

Então não confunda com as suas filiais espalhadas pela cidade.

Vale lembrar que teve até site internacional dizendo que ela é uma das cafeterias mais bonitas do mundo! Por isso, não deixe de passar lá e dar uma espiada, mesmo sem fome, a visita vale muito a pena, nem que seja somente para um cafezinho!

Os pratos clássicos aqui são o Pingo de Tocha e o tradicional pastel de nata.

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 32 – Centro do Rio de Janeiro – RS

Horário de Atendimento: de segunda a sábado das 10h às 17h. Fecha aos domingos.
Entrada: gratuita, paga somente o que consumir!

 

PARQUE LAGE

O Parque Lage do Rio de Janeiro fica aos pés do Morro do Corcovado, originário de um antigo engenho de açúcar, o parque faz parte da memória histórica da cidade.

Em 1957, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro.

Ele encanta seus visitantes com seus 52 hectares de puro verde e sua monumental arquitetura, um casarão do séc. XIX.

Você pode optar por visitar o interior do prédio de forma gratuita, por agendamento, ou então visitando o restaurante que fica no local. Mas também é possível fazer um piquenique no parque.

No pátio central da mansão, à beira da piscina, o Bistrô Plage oferece um delicioso café da manhã, bem como almoço e jantar com produtos orgânicos durante todo ano.

Nós agendamos a visita, mas como chegamos atrasados não nos deixaram entrar. Mas para não perdermos a viagem, colocamos nosso nome na fila do restaurante e almoçamos no Plage, foi incrível!

Sua estrutura é bem bonita, sem contar a paisagem cercada de muito verde e animais nativos da Mata Atlântica. O parque tem entrada gratuita, inclusive para os vários macaquinhos que livremente transitam por lá.

Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico. Rio de Janeiro – RJ


Horário de Atendimento: para visitação do casarão e do parque das 09h às 17h.

Entrada: gratuita

https://www.civitatis.com/br/rio-de-janeiro/visita-guiada-jardim-botanico/?aid=12433

 

CCBB RIO DE JANEIRO

As exposições mais bacanas do Rio, normalmente, estão expostas aqui e de forma totalmente gratuita! Top né?!

Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, resumidamente CCBB Rio de Janeiro ou CCBB RJ, é um centro cultural situado no bairro do Centro, na Zona Central da cidade do Rio de Janeiro.

O prédio onde hoje se situa o centro cultural teve sua pedra fundamental lançada em 1880, materializando assim o projeto do arquiteto Francisco Joaquim Béthencourt da Silva.

O CCBB RJ ocupa um prédio histórico de 15.046 m² de um total de 19.243 m² de área construída.

Nós visitamos a exposição de Leandro Erlich quando fomos, que estava simplesmente incrível!

Exposição no CCBB

Confira abaixo no nosso canal do Youtube mais sobre a exposição e já TE INSCREVE NO CANAL para não perder nenhuma das nossas dicas de viagem!

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro/RJ

Horário de Atendimento: Segundas de 09h às 21h, terças está fechado, de quarta a sábado de 09h às 21h e domingo de 09h às 20h.

Entrada: gratuita, diretamente na bilheteria do CCBB ou site/app Eventim.

 

MURETA DA URCA

Esse local virou um point super concorrido no Rio! Afinal de contas, é uma boa oportunidade de ver o pôr do sol na Cidade Maravilhosa tomando um drink ou uma cervejinha!

Nos bares locais é possível saborear alguns petiscos, tomar uns drinks e bater um papo com os amigos sentado no muro do local. O mais famoso aqui é o Bar Urca!

Esse longo muro fica à beira da Baía de Guanabara, famosa pelas vistas para a estátua do Cristo Redentor. A vista é incrível, com toda a certeza!

A mureta conta com vários bares na volta de um lugar privilegiado, à beira da Baía de Guanabara, com vista para a Enseada de Botafogo e bem como o Cristo ao fundo.

Portanto dá para se sentir e viver a beleza da cidade! Não deixe de conhecer!

Endereço: Av. João Luiz Alves, s/n – Urca, Rio de Janeiro – RJ

Horário de Atendimento: 24 horas pois é um espaço público.

Entrada: gratuita

 

ROSA DOS VENTOS DA URCA

A Rosa dos Ventos, um mosaico desenhado com pedras portuguesas, fica na Urca. Esse espaço lindo é tombado pelo patrimônio histórico do município.

O piso tem o desenho de uma rosa dos ventos, em três cores: branco, preto e castanho.

Endereço: Av. Portugal, 248 – Urca, Rio de Janeiro – RJ

Horário de Atendimento: 24 horas pois é um espaço público.

Entrada: gratuita

 

MIRANTE DA PAZ (NO CANTAGALO)

Depois da instalação da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no Morro do Cantagalo, ficou muito tranquilo visitar a comunidade.

E agora ela conta com um elevador que tem acesso direto da estação de metrô para o Mirante da Paz (nome dado pelos moradores da comunidade)!

Lá do Mirante você poderá observar as Ilhas Cagarras, a praia de Ipanema, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Morro Dois Irmãos e o Cristo Redentor.

Faz a conexão vertical entre a favela e o asfalto.

Endereço: Acesso pela estação de metrô General Osório, saída Rua Barão da Torre, em Ipanema.

Horário de Atendimento: está temporariamente fechado (verifique o funcionamento antes de ir).

Entrada: gratuita

 

PÔR DO SOL NO ARPOADOR

Crédito de imagem: Pixabay

A pedra do Arpoador reúne muita gente todo fim de tarde para apreciar o espetáculo do pôr do sol no Rio de Janeiro.

A pedra fica do ladinho da praia de mesmo nome, ao lado de Ipanema.

Você vai escalando nela e pode subir num ponto mais alto onde há uma pedra perfeita para tirar foto!

Não se esqueça de conferir o horário que o sol vai se por e chegar um tempo antes para encontrar um lugar bacana, antes que lote!

 

MORRO DOIS IRMÃOS

Morro Dois Irmãos fica no bairro do Vidigal. Ele tem 533 metros de altitude e é mais alto que o Pão de Açúcar (395 m), mas menos que o Corcovado (704 m).

Para chegar no seu topo é preciso percorrer uma trilha de 1,5 km. Também no parque se encontram uma escultura assinada por Oscar Niemeyer e um memorial dedicado pela Air France em homenagem às vítimas do voo AF-447.

Do alto do Morro Dois Irmãos é possível ver toda a extensão das praias do Leblon, Ipanema e Copacabana, a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Gávea, o Cristo Redentor, a comunidade da Rocinha e o bairro de São Conrado.

O início da trilha fica próximo ao Campo do Vidigal e do Anfiteatro Vila Olímpica, e o trajeto até o topo leva em torno de 50 minutos.

Endereço: Vidigal

Horário de Atendimento: 24 horas, mas só aconselho ir durante o dia.

Entrada: gratuita. Mas tem tour guiado pelo Morro Dois Irmãos + Favela do Vidigal – clica para conferir!

 

TRILHA DO MORRO DA URCA

Existem duas maneiras de subir o Morro da Urca: pelo bondinho (pago), que parte da Praia Vermelha e por trilha (gratuito).

O inicio da trilha é na Pista Claudio Coutinho, na Praia Vermelha. Ande por ela, um pouco à frente, fica a entrada da trilha. Chegando no platô, vá pela esquerda e logo chegará no Morro da Urca.

A subida leva aproximadamente 30 minutos, em ritmo de passeio.

Endereço: Av. Pasteur, 520 – Urca, Rio de Janeiro – RJ

Horário de Atendimento: diariamente das 09h às 17h.

Entrada: gratuita

 

LAGOA RODRIGO DE FREITAS

A Lagoa Rodrigo de Freitas é um lugar lindo e com muitas atrações, tanto para visitantes, quanto para os moradores do Rio de Janeiro.

A Lagoa é um convite para quem gosta de praticar atividades físicas e também para quem está procurando diversão no Rio de Janeiro.

Todo o entorno da Lagoa conta com uma ciclovia, com mais de 700 metros, perfeita para os amantes de atividades físicas. Tem também o Parque dos Pedalinhos, onde você pode alugar pedalinhos para passeios na Lagoa, ou então, alugar um Stand Up Paddle e remar no local.

Além disso o local conta com parques com brinquedos para as crianças, pista para andar de patins, skate, bem como bares, restaurantes e até salas de cinema e espaço de shows.

Endereço: Lagoa Rodrigo de Freitas

Horário de Atendimento: 24 horas, pois é um espaço público.

Entrada: gratuita

 

MIRANTE DO CAETÉ E PRAINHA

Situado no Parque Natural da Prainha, o local é totalmente cercado por mata, o que justifica o nome Caeté, que em tupi significa mata virgem.

Para chegar ao Mirante existem duas trilhas dentro do parque, sendo uma mais tranquila e outra um pouco mais cansativa, para os que preferem uma caminhada com intensidade maior.

Contudo, ambos os percursos são considerados de intensidade moderada. Além disso, foram colocados degraus e troncos que auxiliam durante o trajeto.

As vistas do mirante são incríveis sendo, de um lado, a Prainha e o Morro dos Cabritos, e do outro, a Praia do Recreio e a Pedra do Pontal.

Mas há ainda uma visão da Pedra da Gávea, ao fundo. Demais, não é?!

Esse parque natural está localizado na Prainha, logo após a Praia da Macumba, que fica passando o bairro Recreio dos Bandeirantes.

Vale lembrar que não existe transporte público até o local. Então uma opção para quem não está de carro é pegar um ônibus até a Praia da Macumba e depois seguir a pé por cerca de 2 km até a Prainha.

Mas saiba que o caminho é uma subida íngreme, portanto, caso não queira fazer tanto esforço físico e guardar a energia para fazer a trilha, o melhor é chamar um táxi ou transporte por aplicativo.

Endereço: Av. Estado da Guanabara, 58 – Recreio dos Bandeirantes

Horário de Atendimento: de terça a domingo das 06h às 17h.

Entrada: gratuita

 

MELHORES PRAIAS DO RIO DE JANEIRO:

 

O QUE FAZER NO RIO DE JANEIRO ALÉM DO ÓBVIO

ANGU DO GOMES

Se a sua intenção é comer a típica comida de boteco carioca, o Angu do Gomes é o lugar ideal.

Enquanto você senta em uma mesinha no Largo de São Francisco da Prainha, zona portuária do Rio, pode curtir a boemia da cidade e escutar a música popular brasileira.

Mas não deixe de provar o famoso angu, carro-chefe da casa.

O angu é um prato feito de papa de farinha de milho. Servido com carne ensopada, miúdos de porco, mas também há opções com calabresa, frutos do mar, frango e carne de soja. Tem também, opções especiais para os vegetarianos.

Se a sua ideia é comer porções, não deixe de provar o bolinho de feijoada com couve e a kafta com torrada de alecrim.


Com mais de 60 anos de história, o Angu do Gomes é um boteco que faz parte da história do Rio.

Endereço: R. Sacadura Cabral, 75 – Saúde, Rio de Janeiro – RJ

Horário de Atendimento: diariamente das 11h às 22h.

Entrada: gratuita

 

SAMBA NA PEDRA DE SAL

Na mesma região do Angu do Gomes, há um tesouro carioca pouco conhecido pelos turistas: o Samba na Pedra do Sal. Todas as segundas-feiras as ruas da região tornam-se palco de animadas rodas de samba.

Ao pé da pedra, que outrora fora um local de desembarque de sal e mercado de escravos, músicos se revezam para tocar o típico samba do Rio de Janeiro.

O local possui casas antigas bastante coloridas, além de uma escadaria e a histórica ladeira de pedra. Por lá as pessoas se reúnem para curtir o som e mostrar samba no pé. Então te joga!

Endereço: R. Argemiro Bulcão – Saúde, Rio de Janeiro – RJ

Horário de Atendimento: ao cair da noite nas segundas-feiras.

Entrada: gratuita

 

RESTAURANTE APRAZÍVEL

Localizado no ponto mais alto do morro Santa Teresa, o restaurante Aprazível é bastante apreciado pelos cariocas e por quem visita à cidade.

O lugar impressiona pela sua decoração, que tem um ar de casa da fazenda. Bem como uma vista encantadora do Centro e da Baía de Guanabara.

Os pratos do Aprazível refletem a diversidade da culinária do Brasil, com toques da cozinha internacional. Eles são feitos com elementos tropicais e alimentos orgânicos de plantio sustentável, além de ingredientes típicos de diversas regiões.

No restaurante, é possível experimentar entradas de palmito fresco assado com pesto, azeite, manjericão e castanha-de¬-caju. Assim como escondidinho de carne seca com batata baroa.

Entre os pratos principais destaca-se a galinhada caipira, com arroz de galinha caipira e linguiça mineira. Além da moquequinha do Rio, feita com peixe da estação cozido ao molho de leite de coco natural.

Endereço: R. Aprazível, 62 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ

Horário de Atendimento: de terça a sábado das 11h às 22h. Domingos das 11h às 17h. Fecha nas segundas-feiras.

Entrada: gratuita

 

BAR DA LAJE NA FAVELA DO VIDIGAL

O Bar da Laje é famoso, pois fica no topo da favela do Vidigal e, consequentemente, oferece uma das melhores vistas do Rio de Janeiro.

A feijoada servida lá é muito bem recomendada, porém prepare o bolso para gastar lá em cima.

Aos sábados e domingos tem roda de samba e as mesas dão lugar à pista a partir das 16h.

O bar realmente fica no topo do morro, portanto só é possível chegar lá com moto-táxi ou van.

É importante ressaltar que dificilmente algum Uber ou táxi comum vai querer subir lá.

De qualquer maneira o transporte é oferecido pelo pessoal que mora no local e conhece bem a comunidade, cobrando cerca de R$5 o trajeto por pessoa. Mas tem também as vans da casa que saem da orla, do Leme ao Leblon e custam de R$ 10 a R$ 20 o trecho por pessoa.

Endereço: R. Armando Almeida Lima, 8 – Vidigal, Rio de Janeiro – RJ

Horário de Atendimento: diariamente das 12h às 20h.

Entrada: R$50 por pessoa.

 

ZAZÁ BISTRÔ

Situado no coração de Ipanema, o Zazá Bistrô é um restaurante tropical, de decoração muito colorida e alegre. Possui uma cozinha contemporânea caracterizada pelo uso de alimentos orgânicos, com toques asiáticos.

Entre as entradas, destacam-se o ceviche de peixe branco com guacamole e os croquetes de cordeiro com chutney de tamarindo.

Portanto, não deixe de experimentar a costela de porco e lagostins grelhados servidos com ragu de favinho de feijão verde ou o atum fresco marinado e selado com purê de batatas e wasabi, sagu de beterraba e couve crocante.

Endereço: R. Joana Angélica, 40 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ

Horário de Atendimento: de terça a domingo das 12h às 23h.

Entrada: gratuita, paga o que consumir.

 

DICA EXTRA: O QUE FAZER NO RIO DE JANEIRO COM CHUVA?

  • Museu do Amanhã
  • Visitar o MAR
  • Almoçar ou tomar um café na Cafeteria Colombo
  • Biblioteca Nacional
  • AquaRio
  • Tour pelo Estádio do Maracanã
  • Feira de São Cristóvão
  • Mosteiro de São Bento
  • Real Gabinete Português de Leitura
  • Cine Botequim
  • Instituto Moreira Sales Rio (IMS)
  • Teatro Municipal
  • CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil

 

MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR O RIO DE JANEIRO

Coisa pra fazer não falta no Rio de Janeiro. Por isso, ele pode ser visitado em qualquer época do ano.

A temperatura média anual é de 24°C, mas o tempo fica menos quente entre junho e agosto.

O verão é entre dezembro e março, quando os termômetros realmente sobem podendo até mesmo ultrapassar os 40°C.

Por isso, na hora de reservar a sua hospedagem não esqueça de priorizar quartos que tenham ar-condicionado.

 

MAPA DO RIO DE JANEIRO

 

ONDE FICAR NO RIO DE JANEIRO: HOTÉIS NO RIO DE JANEIRO ONDE SE HOSPEDAR

A primeira coisa antes de escolher um hotel no Rio de Janeiro, você precisa saber que a cidade é enorme.

Dependendo do local que escolher vai precisar de carro para se deslocar.

Se você pretende conhecer a parte histórica da cidade, uma boa opção pode ser se hospedar no centro do Rio, que é bem localizado e com boas opções de transporte público.

Onde Ficar no Centro do Rio

Atlântico Business Centro

Américas Granada Hotel

Sangha Urbana

Windsor Guanabara

Prodigy

Outra vantagem é que o centro está pertinho do aeroporto Santos Dumont. Santa Tereza também é um bairro muito requisitado para hospedagem por quem visita a capital carioca e ainda tem preços atrativos.

Onde Ficar em Santa Teresa

Rio Forest

Guesthouse Bianca

Santa Teresa MGallery

Já a Lapa, o bairro boêmio do Rio, também é uma boa opção. Aqui você vai encontrar diversos bares para você aproveitar o melhor da música, do pop e do samba.

Onde Ficar na Lapa

Casa da Gente

Por El Mundo Hostel

Selina Lapa

Vila Galé

Mas fique esperto e não dê bobeira, principalmente à noite quando algumas ruas destes bairros ficam mais vazias.

Para quem quer aproveitar as praias, nada melhor do que se hospedar na orla ou pertinho delas.

A Zona Sul engloba os bairros de Copacabana, Ipanema, Leme e Leblon. Dentre todas essas, a minha preferida é o Leme!

Porque a praia é mais calma e a região conta com excelentes restaurantes, shoppings, lojas e mais.

Uma das vantagens em se hospedar perto das praias é acordar e estar pertinho do mar e com fácil acesso para outros pontos do Rio, já que estes bairros tem bons serviços de transporte público.

Onde Ficar em Copacabana

Copacabana Palace

Fairmont Copacabana

Hilton Copacabana Rio de Janeiro

Rio Othon Palace

Hotel Atlântico Rio

Onde Ficar no Leme

Windsor Leme

Aquarela do Leme

Arena Leme Hotel

Novotel Leme (onde nos hospedamos!)

Babilônia Rio Hostel

Onde Ficar em Ipanema

Arena Ipanema Hotel

Onde Ficar no Leblon

Brazilodge All Suites

Ritz

Mirante do Arvrão

Janeiro Hotel

Sheraton Grand Rio Hotel e Resort

 

Confira outras opções de hotéis com desconto no Rio de Janeiro!

 

QUAL É O MELHOR LUGAR PARA FICAR NO RIO DE JANEIRO?

Sem dúvida a Zona Sul é o melhor local para você se hospedar, mas não existe só Copacabana, Ipanema e Leblon, alguns hotéis no Flamengo também valem a pena.

Ah e tem também a Barra da Tijuca, mas não aconselho por ser muito longe de tudo.

 

QUAIS OS BAIRROS MAIS SEGUROS DO RIO DE JANEIRO?

Os bairros mais seguros do Rio de Janeiro são:

  • Ipanema
  • Leblon
  • Urca
  • Lagoa
  • Jardim Botânico
  • Barra da Tijuca

 

ONDE FICAR BARATO NO RIO?

Segue uma listinha de hotéis mais baratos no Rio de Janeiro:

 

O Rio de Janeiro com certeza continua lindo e com muitas coisas legais para fazer. Quer compartilhar com a gente a sua dica? Então comente abaixo!

 

Confira mais dicas do Rio de Janeiro aqui!

 

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é indispensável para qualquer viagem, mesmo dentro do Brasil, assim como é essencial para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem.

Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você garante seu desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!

 

Gostou das Dicas de o que fazer no RJ? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!

PASSAGEM AÉREA

Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial do NOSSO PARCEIRO!

HOSPEDAGEM

RESERVE AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL COM INTERNET


COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo e use nosso cupom para ganhar 15% de DESCONTO: GARFOEMALA. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!

ALUGUEL DE CARROS

Precisa ALUGAR um CARRO? Na nossa parceira de aluguel de carros a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

SEGURO VIAGEM

E não se esqueça de contratar o seu SEGURO VIAGEM com o nosso link comparador de seguradoras e garanta o melhor preço!

PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?

Peça já a sua indenização de até 15 mil! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2 anos. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo NOSSO PARCEIRO

PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NO BRASIL E NO MUNDO

Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, tours guiados gratuitos (free walk), compra de ingressos de atrações e opções de gastronomia. Então fique a vontade para pesquisar aqui no NOSSO LINK e explorar seu destino!

Já fez as malas?

CONHEÇA O YOUTUBE E INSTAGRAM DO BLOG!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

O Blog tem mais vida quando você participa. Deixe seu comentário!

error: Content is protected!!

Inscreva-se Agora!

Receba uma planilha de Planejamento de Viagens, descontos e novidades!