Parque do Caracol: o Parque da Cascata em Canela

Parque do Caracol: o Parque da Cascata em Canela

7 07-03:00 janeiro 07-03:00 2020 11 Por Suriàn Dupont
(Last Updated On: 12 12-03:00 janeiro 12-03:00 2020)

Ele é o segundo ponto turístico mais visitado do Rio Grande do Sul e um lugar para você se conectar com a natureza

O Parque do Caracol é um conjunto paisagístico de rara beleza por isso se tornou um cartão postal da Serra Gaúcha.

Até porque conta uma boa infraestrutura, que permite o visitante interagir e entender melhor cada um dos atrativos. Como por exemplo, painéis interpretativos, trilhas ecológicas, área de lazer, lancheria, restaurante, lojas de artesanato e uma escadaria de 927 degraus que leva os visitantes até a base da cascata.

 

COMO É O PARQUE DO CARACOL

O parque foi criado nos anos 50, quando toda a área foi desapropriada para a criação do Parque Estadual do Caracol. Mas somente 25 dos 100 hectares, são destinados ao turismo. O restante da área é totalmente preservada.

Possui matas fechadas e um arroio de nome Caracol, que devido a suas curvas que lembram um caracol, recebeu esse nome. Neste mesmo local é onde fica a Cascata do Caracol, que possui uma queda de 131 metros. Então não se assuste se estiver passeando por lá e avistar um lagarto, graxain ou uma cotia.

Logo após entrar no parque você já poderá sentir o ar puro e fresco da mata. O parque é gigante, mas tudo está indicado por placas o que torna fácil você chegar aonde quer visitar.

Normalmente as pessoas visitam primeiro o mirante para a Cascata, a atração principal do Parque do Caracol.

De lá você tem uma vista incrível! Nos finais de semana tem muita gente e pode acontecer de demorar um pouco para tirar aquela “foto perfeita”, mas mesmo assim vale a pena esperar um pouquinho.

Nas placas com os mapas das atrações do parque, você consegue se localizar. Mas vale também observar outras placas que contam sobre a vegetação e os nomes das árvores.

E se bater um cansaço, não se preocupe, no parque tem lancheria e restaurante onde você pode sentar para tomar ou comer algo.

O segundo maior atrativo do parque está fechado para manutenção, devido a um temporal, que é a Escadaria da Perna Bamba, afinal são 927 degraus para descer e depois subir, que leva até o pé da cascata. Ou seja, não tem como não ficar com a perna bamba né?!

O Parque do Caracol também é um excelente passeio para fazer com as crianças. Porque lá tem playground, trilhas e ainda o passeio de trenzinho. Ele faz um passeio na mata, mas é pago a parte, custa 15 reais por pessoa (set/2019).

Além disso, o parque tem a vila do artesanato é um dos pontos que os visitantes adoram, porque tem diversos produtos e preços justos. Tem também a arvore do amor, playground, observatório e muito mais.

Para quem decidiu passar o dia inteiro no parque pode desfrutar das churrasqueiras cobertas com mesa e bancos, próximas a banheiros que ficam em um imenso gramado lindo. Aliás, tem muita gente que leva suas cestas de piquenique e desfrutam ali no gramado também. E sem esquecer de contar pra vocês que o Parque do Caracol é petfriendly! 😀

RESERVE SEU HOTEL EM CANELA AQUI!

 

CASCATA DO CARACOL

Mas para a maioria das pessoas o principal motivo para visitar o Parque do Caracol é ver, o mais perto possível, a Cascata do Caracol.

É uma cascata lindíssima e também o símbolo natural de Canela. Esta queda d’água tem 131 metros de altura, e você poderá avistá-la de vários ângulos quando passear pelo parque.

A água percorre por uma formação basáltica, até despencar do topo. Com uma beleza indescritível, a Cascata do Caracol é uma das atrações que você não pode deixar de visitar na Serra Gaúcha. Ela tem sido uma das responsáveis pelo desenvolvimento da cidade de Canela, que atualmente recebe mais de 2.500.000 turistas por ano.

Na minha opinião, os lugares melhores e onde ela fica mais linda é do mirante e do observatório.

Mas também tem a opção de descer a escadaria, caso esteja aberta quando você for visitar. Porém já aviso que é preciso um bom preparo físico para descer e subir. Atualmente ela está desativada devido a um temporal em 2015 que  danificou.

Outras opções para ver a cascata são as trilhas, que demoram mais, mas são menos cansativas. Elas percorrem o leito do rio até chegar à Cascata do Caracol, mas cuidado com as áreas escorregadias do caminho. A trilha mais pesada é a Trilha do Moinho, porém as outras são possíveis fazer com crianças. E não se preocupe porque tudo está muito bem sinalizado!

Não viaje sem SEGURO VIAGEM, ele é indispensável. E aproveite o DESCONTO do blog!!! Para comprar seu seguro viagem com DESCONTO e ainda ajudar o blog a continuar ativo basta clicar neste link e fazer sua cotação. Digite o cupom GARFOEMALA5 para ganhar 5% de desconto.

Ainda existe a possibilidade de ver a Cascata do Caracol visitando o Parque da Serra onde ficam os Bondinhos Aéreos de onde também tem uma bela vista da cascata, bem de frente. Confira aqui como foi nossa experiência nos Bondinhos!

 

Leia também:

Alpen Park de Canela: Parque de Diversão e Aventura, na Serra Gaúcha

Casa Francesa: Lugar Perfeito para um Café em Canela, na Serra Gaúcha

 

OBSERVATÓRIO OU MIRANTE DO PARQUE DO CARACOL?

O mirante é uma construção isolada do parque que foi construído para que os visitantes possam apreciar a Cascata e a vista para o Vale. No Parque do Caracol tem um mirante que proporciona uma das visões mais belas do parque.

É uma plataforma suspensa, feita de concreto e cercada, construída e estruturada para que você tenha segurança. Com certeza é a principal atração dos viajantes que passam pelo parque. Dali você pode apreciar a queda d’água, fotografar, filmar ou somente observar.

A outra opção é o Observatório Ecológico, que também tem uma visão privilegiada, é uma torre de 30 metros de altura que você sobre por um elevador panorâmico. Chegando lá em cima você terá uma vista exclusiva de 360 graus do Parque através dos vidros.

A torre é o ponto mais alto do Parque, que fica acima das copas das arvores. Lá do alto da torre você conseguirá enxergar mais do que a Cascata do Caracol. Porque de lá dá pra ver as corredeiras do rio e até o Parque da Serra, onde ficam os Bondinhos Aéreos.

Além disso, tem binóculos pendurados para que você use e veja tudo mais de perto, bacana né?!

Mas a subida na torre tem que pagar a parte, que quando fomos (set/2019) pagamos 12 reais por pessoa (não tem desconto para estudantes, crianças ou melhor idade). Não tem limite de tempo para ficar no observatório, então se subir desfrute do tempo que quiser!

Sendo assim, lembramos que o mirante não tem custo adicional. Mas o observatório tem um custo extra para entrar. E o Parque dos Bondinhos também é preciso pagar ingresso, pois se trata de outro parque.

Ah e olha este funcionário do parque que lindo! Fiquei “xonada” nele.

RESERVE SEU HOTEL EM CANELA AQUI!

 

COMO CHEGAR AO PARQUE DO CARACOL

O Parque do Caracol fica em uma área de preservação ambiental a 7 km do centro da cidade de Canela. O acesso é bom através da Estrada do Caracol (RS-466) que leva diretamente ao parque. Você pode ir de carro, Uber ou ainda pegar o ônibus Turismo, conhecido na Serra por Bustour que faz uma parada no parque.

Leia tambémBusBier Tour de Gramado: Conheça as Cervejarias Artesanais

 

MAPA DO PARQUE DO CARACOL

 

COMO VISITAR O PARQUE DO CARACOL

Onde? Rodovia RS 466, km 0, s/n – Caracol, em Canela (RS)

Quando? Diariamente das 9h às 17h30min

Valor? O ingresso custa R$ 20,00 por pessoa. Crianças de 6 a 11 anos, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Não é cobrado estacionamento que fica dentro do parque. Aceitam cartão de crédito como pagamento.

Tempo de Visita? Não tem tempo pré-determinado para que você fique no parque, ou seja, se quiser pode passar o dia todo por lá. Mas sugiro que reserve pelo menos 3 horas para visitar o Parque, sem fazer trilhas. Mas o melhor mesmo é você despender pelo menos uma manhã ou tarde para visitar com calma o local.

ATENÇÃO PARA O QUE NÃO FAZER: Coletar plantas, animais e minerais. Tomar banho no Arroio Caracol. Entrar na água para fotografar. Fazer fogueiras fora das churrasqueiras, beber água do Arroio, alimentar os animais silvestres ou sair das trilhas. Mas para um passeio tranquilo evite sair das trilhas, observe a sinalização das trilhas, coloque seus resíduos nos coletores indicados, preserve a vida silvestre. Ou seja, pare, olhe, escute e contemple a natureza.

 

VEJA AQUI MAIS DICAS DO QUE FAZER NA SERRA GAUCHA!

 

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o seguro com desconto!

 

Gostou das Dicas? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!

PASSAGEM AÉREA

Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial da Passagens Promo!

HOSPEDAGEM

Reserve AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

AIRBNB

Se preferir tem o AIRBNB, que disponibiliza um cupom de até R$179 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo nosso cupom. Receba o seu CUPOM DE DESCONTO AIRBNB e use em qualquer destino.

CHIP DE CELULAR

COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo. É fácil de usar e você terá internet sempre!

ALUGUEL DE CARROS

Precisa ALUGAR um CARRO? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

SEGURO VIAGEM

E não se esqueça do SEGURO VIAGEM. Na Seguros Promo além de ser a mais barata, usando nosso código GARFOEMALA5 você garante 5% de desconto e se pagar no boleto garante ainda mais 5%. Se preferir pagar no cartão de crédito, poderá parcelar em até 6x sem juros.

PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?

Peça já a sua indenização! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo VOETRANQUILO.

PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NOS DESTINOS BRASILEIROS

Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, compra de ingressos de atrações turísticas e opções de gastronomia. Atividades turísticas em várias cidades do Brasil. Fique a vontade aqui no nosso link e Explore Seu Destino! 

Já fez as malas?

CONHECE O FACEBOOK E INSTAGRAM DO BLOG?

Receba nossas novidades por e-mail!

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )