Istambul: Dicas de Atrações na Maior Cidade da Turquia

Istambul: Dicas de Atrações na Maior Cidade da Turquia

28 28-03:00 março 28-03:00 2015 Off Por Camila CB
(Last Updated On: 13 13-03:00 janeiro 13-03:00 2020)

Istambul, a maior cidade da Turquia, fica estrategicamente localizada na divisa da Europa do leste e do oeste

Com a diversidade em sua história, fica fácil entender porque Istambul encanta em cada um de seus pequenos detalhes e antagonismos.

Credito imagem Camila Barbosa

Grand Bazaar, decoração e a bandeira turca – Credito imagem Camila Barbosa

Independente de quanto tempo você tem, existem lugares que são imperdíveis.

Portanto, não deixe de visitar as principais atrações se encontram na parte antiga (e também mais turística) da cidade, Sultanahmet.

 

BASÍLICA DE SANTA SOFIA

O roteiro inclui a Basílica de Santa Sofia (Hagia/Aya Sophia)(30 liras – dez 2014), 360 d.c., que serviu como igreja ortodoxa, igreja católica, templo islâmico, e desde 1931, como museu. A multiplicidade de atividades religiosas que ocorreram ali reuniram obras únicas referentes a cada período de seu passado, resultando em uma mistura realmente divina com direito a pinturas em ouro, mosaicos milenares e decoração arabesca.

"<yoastmark

 

MESQUITA AZUL

Em frente fica a Mesquita Azul (entrada gratuita), que permite a visitação somente de pés descalços, mas tem saquinhos para guardar os sapatos na entrada. Lá você pode passear pelo hall e namorar a pintura interna da cúpula.

Mas lembrese: Essa mesquita segue em pleno funcionamento. Assim sendo a visitação é permitida somente entre os 5 horários de reza, estabelecidos diariamente de acordo com o nascer e o pôr do sol. Você vai ouvir as chamadas das rezas nos auto-falantes pelas ruas…

Mesquita Azul - Crédito Camila Barbosa

Mesquita Azul – Crédito Camila Barbosa

 

TOPKAPI PALACE

Ladeira abaixo, fica o Topkapi Palace (30 liras), 1453 d.c.

O antigo palácio, construído na época do Império Otomano, conta hoje com diversas salas de exibição de artefatos (muito ouro, a bengala e a marca do pé de Maomé), além de azulejos com estampas árabes, lindos.

Lá você pode visitar o Harem, onde as celebrações “especiais” aconteciam (ingressos à parte). Curioso(a)?

"<yoastmark

 

CISTERNAS DA BASÍLICA

Por fim, super recomendo dar um pulinho nas Cisternas da Basílica (20 liras), 532 d.c., que serviam para acumular água e hoje nos oferece um visual único no escurinho do porão.  Como resultado, água baixa, carpas e meia-luz. De cinema!

Inclusive, as cisternas foram cenário para um dos filmes de James Bonde – From Russia with Love.

"<yoastmark

 

GASTRONOMIA EM ISTAMBUL

Na hora que bater o cansaço e a vontade de degustar Istambul, as opções são inúmeras. Tanto na parte antiga, bem como em bairros mais modernos (Lado Asiático – do outro lado do Rio Bósforo, onde se encontram os bares, pubs, restaurantes moderninhos e a vida noturna).

Kebabs e shawarmas estão por toda parte, assim como o chá vermelho e o café turco (com bastante borra).

Vale, da mesma forma, buscar outros charmes que os locais adoram, como o absoluto manti (ravioles de cordeiro com molho de iogurte e ervas), o salep (bebida láctea tipo mingau com canela) e o raki (tradição – graduação alcoólica 45% – sabor anis).

sorvete turco (dondurma) é uma atração por si só, visto que os sorveteiros fazem um show ao preparar e servir, além da consistência pegajosa (e deliciosa) vinda do leite de cabra.

Não viaje sem SEGURO VIAGEM, ele é indispensável. E aproveite o DESCONTO do blog!!! Para comprar seu seguro viagem com DESCONTO e ainda ajudar o blog a continuar ativo basta clicar neste link e fazer sua cotação. Digite o cupom GARFOEMALA5 para ganhar 5% de desconto.

Falando em leite, turcos são loucos por queijo branco (puro, com ervas, pimenta, etc), desde o café da manhã até no meze (inúmeros aperitivos pequenos para comer com bebidas ou antes do jantar).

É saudável e delicioso, abuse!

"<yoastmark

 

BAZAAR

No momento em que quiser trazer algumas memórias para casa, vá direto ao Grand Bazaar. O maior mercado coberto do mundo (cuidado com seus pertences!). Lá tem de tudo, desde antiguidades, chás, mantas, cerâmica até, é claro, quinquilharias.

E se a ideia for levar algo em forma de cheiros e sabores, liberte-se no Spice Bazaar (Bazar de Especiarias), uma verdadeira diversão para os sentidos. Vá com olhos e boca bem abertos que Istambul vai lhe tratar muito bem.

"<yoastmark

"<yoastmark

"<yoastmark

"<yoastmark

 

RECEITA COM O GOSTINHO DE ISTAMBUL

 

Istambul no verão :: Raki

Tão delicioso quanto seus primos Pastis e Sambuca, essa bebida de anis refresca até o dedão do pé!
Basta misturar 1/3 de Raki com 2/3 de água bem gelada. A mistura fica instantaneamente turva e a festa está pronta.

 

Istambul no inverno :: Salep

Gosto e sensação de conforto instantâneos!
Salep é como um mingau de maisena com canela só que um pouco mais líquido, para beber na xícara.

"<yoastmark

Aqui vai uma versão brasileira para quem não tem a mistura original de salep:

Ingredientes:

200ml de leite integral
1 colher de sopa de amido de milho
1 colh de sopa de açúcar de baunilha (pode ser também mascavo ou o refinado)
Canela (uma pitadinha para cozinhar e o quanto quiserem para decorar).

Preparo:

Primeiramente misture o leite, o amido de milho, o açúcar e a pitada de canela. Então leve ao fogo para ferver, mexendo sempre com um fouet para não empelotar. Logo após ferver, cozinhe por mais 2 minutos e desligue. Deixe esfriar o suficiente para beber, sirva em uma xícara, polvilhe canela por cima e aproveite!

Veja mais:

"<yoastmark

"<yoastmark

 

Café turco… Dizem que se pode ler o futuro na borra restante do café, será?

 

DICAS ESPECIAIS PARA SUA VIAGEM

 

VOLTAGEM ELÉTRICA   

A voltagem elétrica na Turquia é de 220 volts AC. Entretanto, é bom levar um adaptador universal para aparelhos elétricos.

 

MOEDA

Lira Turca  (TL)

 

VISTO

Brasileiros não necessitam de visto para visitar a Turquia para até 90 dias. Somente de passaporte válido (é sugerido ao menos 6 meses de validade) e não é cobrada nenhuma taxa, tão pouco são exigidas vacinas. Logo no desembarque internacional, você verá placas sinalizando países que necessitam ou não de visto.

Se você chega por terra, pode haver problemas por falta de informação da imigração sobre a não necessidade de vistos. Portanto, procure levar todos os documentos e, se possível, uma cópia dessa informação retirada do site da embaixada ou do consulado (em inglês ou turco).

 

TRANSFER

Pra mim, a melhor opção e a mais em conta sempre, é o transporte público. Pode-se pegar o metrô, que é bem confortável por sinal (conhecido como LRT (Light Rail Transit) e combiná-lo com o TRAM, para chegar até seu destino final.

Metrô funciona das 6h às 24h, e o ticket pode ser adquirido nas máquinas da estação, com dinheiro trocado. A passagem é uma espécie de ficha e custa em torno de USD 1,70. Os ônibus executivos custam em torno de USD 5,60 e os taxis por volta de USD 25.

 

QUE ROUPAS DEVO LEVAR?

Não deixe de levar uma pashimina, pois você vai precisar dela para cobrir seu cabelo ao entrar nas mesquitas. Lembre-se você estará indo para um país de maioria muçulmana, respeite a cultura deles.

 

GORJETAS

A gorjeta nos restaurantes não é obrigatória, mas é comum deixar de 5% a 10% nos restaurantes mais simples e de 10% a 15% nos restaurantes mais sofisticados.

Nos hotéis, em contrapartida, os carregadores/mensageiros ficarão satisfeitos com uma gorjeta de 2 a 4 Liras Turcas por mala.

Nos táxis simplesmente arredonde o valor da tarifa para cima. Se a corrida saiu 8.70 Liras arredonde para 9 ou 10 Liras.

Porém, só dê gorjeta se você for bem atendido…

 

AEROPORTO

O Aeroporto Internacional Ataturk, (nome dado em homenagem ao 1º presidente da Turquia; Mustafa Kemal Atatürk, quem instituiu a República), fica a 25 Km do centro.  Logo após sua chegada na cidade, já vai notar o capricho dos canteiros floridos, as avenidas asfaltadas, limpas, sem pichações, anúncios e moderna, com edifícios envidraçados.

 

QUANDO IR?   

Quando é melhor ir para Turquia? A melhor época para ir é entre Abril e Maio (primavera), quando Istambul fica coberta de tulipas e Setembro e Outubro (outono), quando as temperaturas giram em torno dos 15ºC e as atrações estão menos cheias.

No verão (Junho, Julho) é delicioso, para quem gosta de bastante calor, dias lindos, e escurecer tardio (mais ou menos pelas 21:30h). Os barzinhos e restaurantes ficam cheios, com suas mesas na calçada.

A noite dá uma esfriadinha e é bom levar uma manta ou casaco leve ao sair. Contudo agosto fica mais lotado, e no inverno faz bastante frio, chega a nevar por lá.

 

NAS MEQUITAS   

Ao entrar nas mesquitas tem que tirar os sapatos! Sendo assim, vá com meias que você vai se sentir melhor. E as mulheres devem cobrir as cabeças com lenços. A dica é levar um na bolsa, para não ter que pegar um deles emprestado, que todo mundo usa… Já os sapatos serão deixados em sacos plásticos até a hora de ir embora.

Durante as orações só é permitido ficar dentro da mesquita quem for muçulmano, todavia fecham as portas na hora da reza. O chamado para as rezas acontece todos os dias, cinco vezes por dia.

 

DICAS NO TÁXI   

Tenha sempre à mão um cartão do hotel, com nome e endereço. Não saia sem ele!!! A comunicação é quase impossível, eles quase não falam inglês.

 

NÃO DEIXE DE LEVAR PRA CASA!

Passe em alguma farmácia e compre uma Água de Colônia (água perfumada). É tipicamente turca, com aroma de limão siciliano, cheirosa e refrescante… Bom para levar na bolsa, nas suas andanças por lá.

Os narguilés, da mesma forma, também podem ser um presente bacana, além dos lindos lustres de vitrais de mosaico, os instrumentos musicais típicos e os deliciosos temperos e doces típicos.

 

CONFIRA MAIS DICAS DO QUE VISITAR NA EUROPA!

 

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Faça já o seu Seguro Viagem com desconto aqui!

 

Gostou das Dicas? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT! 

 

RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!

PASSAGEM AÉREA

Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial da Passagens Promo!

HOSPEDAGEM

Reserve AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

AIRBNB

Se preferir tem o AIRBNB, que disponibiliza um cupom de até R$179 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo nosso cupom. Receba o seu CUPOM DE DESCONTO AIRBNB e use em qualquer destino.

CHIP DE CELULAR

COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!

ALUGUEL DE CARROS

Precisa ALUGAR um CARRO? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

SEGURO VIAGEM

E não se esqueça do SEGURO VIAGEM. Na Seguros Promo além de ser a mais barata, usando nosso código GARFOEMALA5 você garante 5% de desconto e se pagar no boleto garante ainda mais 5%. Se preferir pagar no cartão de crédito, poderá parcelar em até 6x sem juros.

PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?

Peça já a sua indenização! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo VOETRANQUILO.

PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NOS DESTINOS BRASILEIROS

Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, compra de ingressos de atrações turísticas e opções de gastronomia. Atividades turísticas em várias cidades do Brasil. Fique a vontade aqui no nosso link e Explore Seu Destino! 

Já fez as malas?

CONHECE O FACEBOOK E INSTAGRAM DO BLOG?

Receba nossas novidades por e-mail!

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )