Como Fazer o Certificado Internacional de Vacinação

Como Fazer o Certificado Internacional de Vacinação

8 08-03:00 março 08-03:00 2020 0 Por Equipe Garfo & Mala
(Last Updated On: 3 03-03:00 fevereiro 03-03:00 2020)

O famoso cartão amarelo ou o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CPIV) agora pode ser feito pela internet

Um viva a tecnologia, facilitando a nossa vida e evitando deslocamentos e filas. Pois, o Certificado de Internacional de Vacinação contra a febre amarela deve ser apresentado aos funcionários da companhia aérea utilizada no momento do check-in. Mas ele também pode ser exigido no momento da entrada em outro país ou região do Brasil, ou seja, na Imigração, para os funcionários do departamento de Imigração e Segurança.

Atualmente, mais de cem países pedem o certificado, entre eles Tailândia e Egito. A lista completa de nações que exigem o comprovante está disponível na página da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Antes de viajar, cheque também as orientações de saúde indicadas para o país de destino (aba “Exigências de Viagem”), disponibilizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Com a transformação digital do serviço, a solicitação, o acompanhamento e o recebimento do certificado podem ser feitos pela internet.

São muitos os países que exigem o certificado de imunização contra a febre amarela, na verdade mais de cem países.  Alguns países, como Estados Unidos, Reino Unido e Portugal, normalmente não exigem a apresentação do certificado. Contudo, Austrália, Bahamas e Tailândia, você não entra se estiver sem o documento. Até mesmo no caso de uma simples conexão nestes países. Então fique esperto!

 

COMO ERA O PROCEDIMENTO PARA FAZER O CERTIFICADO ANTERIORMENTE

Antes da transformação digital, para você receber o CIVP precisava comparecer a uma unidade credenciada, o que muitas vezes exigia grandes deslocamentos. Sua presença na unidade emissora era imprescindível porque a emissão estava condicionada à assinatura do viajante. Embora não fosse cobrada taxa para emissão, o cidadão, além de perder tempo, tinha de arcar com os custos do deslocamento.

Mas agora, você pode tirar o certificado em qualquer lugar do mundo. Basta ter tomado a vacina, que no Brasil é feita nos postos de saúde, gratuitamente. Se preferir, também pode fazer em algum dos serviços de vacinação privados credenciados, mediante pagamento. Mas não se esqueça de pedir o comprovante/carteirinha de vacinação quando a fizer. Porque você vai precisar dela.

O Brasil é o primeiro país a oferecer este serviço online, gratuito, de emissão do Certificado Internacional de Vacinação.

 

COMO FAZER O CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO PELA INTERNET

1) Tomar a vacina em um posto de vacinação.

2) Cadastrar-se e enviar a solicitação pelo site www.servicos.gov.br. O processo será analisado e, se aprovado, você receberá um e-mail, de acordo com os dados informados no cadastro.

3) Imprimir o cartão e assinar no local indicado no certificado. Com assinatura digital, o cartão dispensa a presença física do cidadão em um posto de atendimento.

 

PASSO A PASSO PARA FAZER O CERTIFICADO INTERNACIONAL DE VACINAÇÃO ONLINE

Com sua carteirinha de vacinação da febre amarela em mão, basta você entrar na internet.

 

PRIMEIRO PASSO = Cadastro no Portal

Primeiramente terá que se cadastrar no site de Serviços do Governo.

Acessando a página www.serviços.gov.br. Logo depois, clique no canto superior direito da tela na opção Entrar/Cadastrar. Na próxima tela clique em cadastrar e então informe seu CPF, nome completo e e-mail (preencha corretamente porque receberá neles as informações). Em seguida, digite as letras e clique em continuar.

Na próxima tela, responda as perguntas e clique mais uma vez em continuar. Vai ser enviado para o seu e-mail cadastrado uma solicitação de confirmação. Entre no seu e-mail e clique nela, confirmando!

 

SEGUNDO PASSO = Solicitação do CIVP

Terminado o primeiro passo, você terá que entrar no site www.serviços.gov.br novamente e fazer o login com os dados que fez seu cadastro. Logo depois, no lado esquerdo da tela (menu), clique em Portal de Serviços (bem abaixo). Sendo assim, vai abrir uma nova tela/aba no seu computador. Onde aparecerá uma barra de pesquisa “Certificado Internacional de Vacinação”. A nova aba trará uma lista de informações, clique na que diz “Tirar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia. (CIVP)”. Mais uma vez depois de clicar abre nova aba e do lado dela um botão verde escrito “Solicitar” e depois autorize.

Preencha com seus dados pessoais e anexe uma foto (nítida) ou digitalize seu documento (Passaporte/Identidade/CNH/Certidão de Nascimento). Em seguida, preencha os dados da vacina (lote/data de aplicação) e anexe também uma foto da sua carteirinha de vacinação contra a febre amarela (frente e verso), onde apareça seus dados completos e da vacina também.

Depois de preencher tudo e anexar os documentos solicitados, você tem que enviar para análise.

 

Não viaje sem SEGURO VIAGEM, ele é indispensável. E aproveite o DESCONTO do blog!!! Para comprar seu seguro viagem com DESCONTO e ainda ajudar o blog a continuar ativo basta clicar neste link e fazer sua cotação. Digite o cupom GARFOEMALA5 para ganhar 5% de desconto.

TERCEIRO PASSO = Análise do Pedido

Dessa maneira, o processo é analisado pela equipe da Anvisa e você receberá um e-mail confirmando o envio e o pedido do Certificado Internacional. No caso de ser aprovado, você receberá em até 5 dias úteis um e-mail com o resultado do pedido. Em caso de aprovação, você receberá um PDF no e-mail com o certificado que terá que ser impresso em uma folha branca e assinado por você (mesma assinatura do documento que você enviou). Porém, se for negado ou se pedirem mais informações, deverá seguir os procedimentos e orientações descritas no e-mail. E reenviar para análise.

Sendo assim, aconselho que você faça isso o quanto antes, para não ter problemas com sua viagem. Isto é, se preferir, já faça agora e guarde o documento, caso surja alguma viagem internacional que não estava planejada e você precise dele!

 

Você também vai gostar de ler:

Seguro Viagem Barato e Eficiente: Veja Como Contratar

Dicas de Como Economizar Dinheiro para Viajar

Dicas para Alugar um Carro – Faça sua Road Trip!

 

Fazendo as malas para viajar? Lembre-se que o Seguro Viagem é obrigatório para entrar em vários países, assim como é indispensável para evitar gastos extras e não planejados em qualquer viagem. Então, não fique sem proteção na sua viagem. Usando nosso link já com desconto aplicado para comprar seu seguro você não gasta nada a mais, pelo contrário, ganha desconto. E de quebra ainda nos ajuda a continuar viajando. Veja aqui como fazer o SEGURO VIAGEM com desconto!­­

 

Gostou das Dicas? Então Salve este PIN no seu Pinterest!

PIN IT!

RESOLVA SUA VIAGEM USANDO NOSSOS LINKS PARCEIROS E GARANTA SEU DESCONTO!

PASSAGEM AÉREA

Reserve passagens aéreas com até 50% de desconto e total segurança. Economize na sua próxima viagem com as ofertas do site oficial da Passagens Promo!

HOSPEDAGEM

Reserve AQUI sua hospedagem em qualquer lugar do mundo de maneira rápida e segura, com opção de cancelamento gratuito e sem pagamento antecipado!

AIRBNB

Se preferir tem o AIRBNB, que disponibiliza um cupom de até R$179 de desconto para novos turistas que reservarem acomodações pelo nosso cupom. Receba o seu CUPOM DE DESCONTO AIRBNB e use em qualquer destino.

CHIP DE CELULAR

COMPRE AQUI seu CHIP de Internet para usar em qualquer lugar do mundo. É fácil de usar e você terá internet boa sempre!

ALUGUEL DE CARROS

Precisa ALUGAR um CARRO? Na RentCars a cobrança é feita em reais, sem IOF e em até 12x sem juros no cartão ou com 5% de desconto no boleto.

SEGURO VIAGEM

E não se esqueça do SEGURO VIAGEM. Na Seguros Promo além de ser a mais barata, usando nosso código GARFOEMALA5 você garante 5% de desconto e se pagar no boleto garante ainda mais 5%. Se preferir pagar no cartão de crédito, poderá parcelar em até 6x sem juros.

PROBLEMAS COM SEU VOO E/OU BAGAGEM DURANTE A VIAGEM?

Peça já a sua indenização! Para problemas em voos nacionais nos últimos 5 anos e internacionais nos últimos 2. Confira neste link como solicitar sua indenização pelo VOETRANQUILO.

PASSEIOS, INGRESSOS E GASTRONOMIA NOS DESTINOS BRASILEIROS

Já definiu o destino da sua próxima viagem? Agora, deixe que o Garfo & Mala te ajuda a escolher os melhores passeios, transfers, compra de ingressos de atrações turísticas e opções de gastronomia. Atividades turísticas em várias cidades do Brasil. Fique a vontade aqui no nosso link e Explore Seu Destino! 

Já fez as malas?

CONHECE O FACEBOOK E INSTAGRAM DO BLOG?

Receba nossas novidades por e-mail!

No spam guarantee.

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )